Conspirações, o primeiro cancelado de 2025, o incrível início de Momose Akira, Ogami Tsumiki surpreendendo novamente e pequenas pitadas de novidade para o anime de Mikadono. Adeus, 2024.
TOC Weekly Shonen Sunday #02-03 (11/12/2024)
Capa: Sousou no Frieren
Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi c141 (Página Colorida de Abertura)
02 – Sousou no Frieren c139
03 – Tonikaku Kawaii 298
04 – Mizuporo c48
Kaihen no Mahoutsukai c14 (Página Colorida)
06 – Ogami Tsumiki to Kinichijou c48
07 – MAO c256
08 – Maou-jou de Oyasumi c385
Red Blue c134 (Página Colorida)
10 – Komi-san wa, Komyushou desu c492
11 – Ryuu to Ichigo c220
12 – Maiko-san Chi no Makanai-san c323
Momose Akira no Hatsukoi Hatanchuu c19 (Página Colorida)
14 – Utsuranin desu c35
15 – Shite no Hana – Nougakushi Haga Kotarou no Sakikata c08
16 – Kaiten no Albus c30
17 – Ichika Bachika c15
Te no Geka c68 (Página Colorida)
19 – Strand c15
Wakaba-san Chi no Aoi Koi (Capítulo Promocional, serialização Sunday-webry)
21 – Tatari c75
22 – Himeru Kokoro no zen himitsu c29
23 – Rock a Rock c35
24 – Hello Work Monsters c31
25 – Tokachi Hitoribocchi Nōen c335
Ausentes: Detective Conan, Major 2nd, Shibuya Near Family, Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari, Magic Kaito (hiato), Ad Astra Per Aspera (hiato).
Boa noite, caros leitores. Estamos de volta para mais uma edição da super Weekly Shonen Sunday, sentiram saudades? Pelo jeito, não muito. Alguns poucos devem ter estranhado o sumiço, outros nem se importaram com ele. Eu sou um cara muito sensível, não me agrada essa indiferença, me deixa tristonho.
Passei noites sem dormir, fiquei mal e tudo. Queria ter recebido cartas de preocupação, pedidos de resgate, esse tipo de coisa, mas tá tranquilo, vou tentar não levar para o coração, o que importa é que estamos de volta, para a penúltima edição de 2024, da nossa querida e edificante revista domingueira. Vamos para a TOC.
Página Colorida de Abertura de Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi
Na primeira posição da revista e sempre com belíssimas páginas coloridas, temos ninguém menos que Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi. A série lançou seu último volume do ano, que figurou nos primeiros três dias nas posições 22, 58 e 37 do ranking shoseki, nesta sequência. O que isso significa? Por enquanto, nada.
Só dá pra calcular as vendas do shoseki quando temos um parâmetro de comparação, que costuma ser o ranking oricon. Mas isso não impede as simplificações generalistas, os prognósticos. Sim, podemos muito bem especular com uma boa chance de acerto quantas cópias cada mangá deve vender no final da sua primeira semana, siga o raciocínio.
Mikadono tende a vender entre 7-8 mil cópias nas primeiras semanas de vendas, isso se repetiu nos últimos 3 volumes. A série continua bem popular, com bastante qualidade e apoio interno, e nada aponta para uma queda relevante nas suas vendas. Por ser fim de ano, o mangá deve vender timidamente menos que de costume, por volta das 6-7 mil cópias na primeira semana, recuperando nas seguintes e encerrando o mês com 20 mil cópias, sem muitas perdas.
Além disso, tivemos também uma pequena novidade sobre o anime, a irmã mais velha (Kazuki) teve sua Seiyu anunciada, Yurina Amami será sua voz no anime, que se junta a Minami Hinata, voz do protagonista Yuu. Dois nomes bem desconhecidos, sem qualquer trabalho de destaque no currículo, que terão sua primeira oportunidade atuando em papéis principais. Boa sorte para elas.
Na segunda posição temos Sousou no Frieren, com seu penúltimo capítulo antes de mais um sumiço anunciado. A série divulgou que estará entrando em mais um hiato, outro por tempo indeterminado. Não será a primeira nem a última vez, é o ritmo que a dupla de autores encontrou para administrar a qualidade da série. Chuto que depois do próximo capítulo Frieren só retorna em fevereiro, ou no mais tardar, em março. Paciência.
Na terceira posição temos… Tonikaku Kawaii? Bem diferente encontrar o mangá na parte frontal da revista, estamos acostumados a encontrá-lo no meio da revista, ou às vezes na parte final, raramente no começo. Não chega a ser inexplicável, já que a história estreou seu último volume do ano no dia 18, ou seja, a boa posição serve para divulgar suas vendas.
O mangá já é velho e por isso segue em constante queda, não deve ser diferente no seu 30° volume. Prevejo 12 mil cópias vendidas na primeira semana, uma queda de 15%, comparado ao volume anterior.
Na posição seguinte temos outro penetra, Mizuporo. O mangá não é nenhuma referência comercial ou qualquer coisa do tipo, também não precisa de divulgação, já que não tem novidade nenhuma para o final do ano. Aparece na quarta posição unicamente por decisão editorial, uma pura demonstração de amor, de uma equipe que gosta bastante da série.
Página Colorida de Kaihen no Mahoutsukai
Kaihen no Mahoutsukai é o próximo da fila. Recebeu a segunda página colorida da edição para, de acordo com a própria equipe de marketing da Sunday, agradecer pela sua grande recepção. Veremos em fevereiro, quando o primeiro volume do mangá estiver à venda, se essa grande recepção é de fato real.
Na posição seguinte temos Ogami Tsumiki to Kinichijou, que resolveu encerrar 2024 com mais uma excelente notícia. A série aponta para mais um boost de vendas, pois conseguiu ficar na frente de Mikadono nos primeiros dias de vendas, de acordo com o ranking shoseki. A série eventualmente foi superada depois do terceiro dia de vendas, sabemos que Mikadono vende mais e deve mais uma vez vender mais, mas a distância se encurtou novamente, e é provável que a ultrapassagem ocorra no quinto volume, onde a menina lobisomem deve superar as três irmãs.
Na sétima posição temos MAO, da tia Rumiko. A série segue com poucas novidades, mas o rumiko world segue se expandindo, com a segunda temporada de Ranma 1/2 anunciada. O anime parece ter sido um grande sucesso, atraindo vários novos fãs para a série. Vender remake para fãs velhos é um trabalho sempre complexo, lidar com nostalgia não é fácil, manter o espírito original é uma tarefa cruel, por isso que a coisa mais positiva que podemos tirar desse tipo de projeto é sempre a capacidade de atrair novos leitores, algo que será sempre bem-vindo, e algo que o remake vem fazendo muito bem.
Maou-jou de Oyasumi aparece na oitava posição, com uma semaninha sem muitas novidades para a série. Na posição seguinte temos Red Blue, com mais uma página colorida, desta vez, para divulgar seu mais novo volume. Como sempre, a série está se posicionando muito mal nas vendas físicas, aparecendo lá pra posição 202 do shoseki. Já nas vendas online, o mangá apareceu em várias lojas na frente de Mikadono e Ogami Tsumiki. Tudo parece confirmar a tese de que Red Blue vende o dobro ou um pouco mais do que o dobro nas vendas digitais, um dos únicos que realizam essa façanha na revista.
Página Colorida de Red Blue
Na décima posição temos Komi-san wa, Komyushou desu, com mais um capítulo lembrando do encerramento da série, com a Komi procurando por um novo cantinho para morar. Na décima primeira colocação temos Ryuu to Ichigo, que foi chutado do início da revista, cedendo espaço para divulgar outras histórias de maior relevância. Na próxima edição o mangá deve voltar para sua posição padrão, que é no começo da TOC.
Outro que caminha para sua reta final é Maiko-san Chi no Makanai-san. A série alcançou a marca de 4 milhões de cópias em circulação com seus 28 volumes, números louváveis. Vendeu também em 4 dias 20 584 cópias do seu último volume, que mais uma vez deve vender acima das 40 mil cópias no encerramento do primeiro mês. São oito longos anos de serialização e não sei se estamos realmente preparados para seu final, falo por mim e pela revista, que está para perder seu quinto maior sucesso comercial.
Na próxima posição temos a esperança da Sunday, a menina de ouro da vez, Momose Akira no Hatsukoi Hatanchuu. A série ganha mais uma página colorida para divulgar o lançamento do seu novo volume, um que está tendo uma estreia excelente. O mangá surgiu em posições elevadas nos primeiros dias de venda, colada com Mikadono e Ogami Tsumiki no ranking shoseki. Tudo aponta para algo perto das 5-6 mil cópias nas primeiras semanas, o que vai colocar o mangá como o principal novato do ano, por uma boa margem.
Página Colorida de Momose Akira no Hatsukoi Hatanchuu
A Sunday não vem procurando sucessos de curto prazo, mas sim um cultivo de boas histórias de longa duração. Momose parece ser o candidato perfeito, tanto que na semana que vem o mangá recebe mais uma página colorida, de abertura, ainda por cima. É uma série que precisa receber cada vez mais apoio, com sua arte maravilhosa e personagens divertidos, o sucesso parece uma simples consequência.
A outra esperança da Sunday vem logo na sequência, falo de Utsuranin desu. Reconheço na história uma qualidade muito difícil de ser ignorada, acredito seriamente que o mangá vai seguir o mesmo ritmo de Ogami para o ano que vem, com indicações e até a vitórias em algumas premiações de destaque, que serviriam bem para popularizar a série. O retorno das traduções seria perfeito, também…
Um pouco perdido no meio da festa aparece Shite no Hana – Nougakushi Haga Kotarou no Sakikata, um caso difícil de ser analisado. A série foi lançada em leva única, sem muito hype, sem muita divulgação, o que resultou em uma recepção previsivelmente fraca. O tratamento que a série recebeu, principalmente por ser um novato, acabou sendo bem injusto. A série vai se perder num marasmo incontornável se os editores não fizerem algo a respeito.
Kaiten no Albus é o próximo colocado e serve como exemplo. A série recebeu uma porrada de páginas coloridas, boas posições nas TOCS, tudo para forjar algo maior, algo que o mangá jamais foi. Albus apareceu em posições bem medíocres para o seu segundo volume, que deve vender um pouco mais que Red Blue (mais ou menos 2 ou 3 mil cópias na primeira semana).
Nunca entendi muito bem as intenções do editorial com a propaganda agressiva sobre Albus, questionei várias vezes se estava deixando algo passar. Mas não parece ser o caso, o mangá realmente não vai vender bem, e a única coisa que justifica tanto amor pelo mangá é o nepotismo. O Autor deve ser filho do editor chefe, amante de alguém importante, fora isso, pouca coisa explica tanto apoio para uma história que não engaja o público dessa maneira toda.
Ichika Bachika é o próximo colocado, e para respeitar o espírito natalino, irei poupar Ichika das piadinhas e das ofensas. Desejo tudo de bom para o mangá, que lança seu primeiro volume no começo do ano que vem. Seguiremos na torcida por uma super reviravolta.
Página Colorida de Te no Geka
Na posição seguinte temos outro filho do nepotismo, Te no Geka. Existe uma teoria de conspiração bem curiosa que costuma percorrer os corredores dos fóruns japoneses, que diz que o autor de Te no Geka, que responde pelo pseudônimo Shiishihi, é ninguém menos que Takenori Ichihara, ex editor-chefe da Shonen Sunday.
Ichihara saiu do cargo por decisão própria, no ano de 2022, justamente para seguir na carreira de mangaká, como roteirista. Meses depois nasce Te no Geka, uma série que nunca teve um bom apoio do público e coleciona vendas ruins, mas sempre aparece blindado pelo editorial, que tem um grande – e misterioso – carinho pela série.
Acreditar nesse tipo de conspiração conjectural é a mesma coisa que acreditar na teoria da terra plana, mas ei, onde há fogo, há fumaça. Melhor crer numa mentira bem elaborada do que na verdade turva e sem graça.
Falando em sem graça, temos logo em seguida Strand, com mais um capítulo totalmente suspeito. A história mostra um mundo despencando e caindo aos pedaços, mas nossos protagonistas estão jantando fora de casa e fazendo skincare antes de dormir. Não dá pra levar esse mangá a sério, e o público geral segue descontente.
Já adentrando na penumbra do bottom temos o culpado de sempre, Tatari. A série não tem muitas novidades para a semana, mas parece ter se safado mais uma vez do cancelamento, isso porque tivemos um dos eliminados anunciado esta semana. Chegaremos nele jajá.
Na próxima posição temos Himeru Kokoro no zen himitsu, outro que se safou, momentaneamente. Rock a Rock também se safa, mas esse aqui é definitivamente o próximo da fila, já que seu terceiro volume estreou e não apareceu por um único dia no top 500 do ranking shoseki. A série está completamente condenada e deve ter seu cancelamento anunciado para a edição número #7.
Isso porque nesta semana vazou a informação de que o pobre Hello Work Monsters será encerrado na edição #6, na segunda semana de janeiro. Triste, mas no funcionamento de uma revista comercial de quadrinhos, aquele menos rentável acaba sendo uma hora ou outra descontinuado. Muita gente desacostumada costuma tratar a Sunday ou outras revistas menores como anomalias, como se seu funcionamento fosse relevantemente distinto de uma Jump da vida, sendo que isso está longe de ser verdade.
Penúltima capa do já falecido Hello Work Monsters
A Sunday costuma ter uma ‘’paciência’’ maior com suas histórias, pois sua nota de corte nas vendas é menor. A revista também tende a estrear menos histórias e, quando o faz, prefere manter os mangás e aplicar uma rotação maior, em vez de cancelar histórias a rodo.
Mas de resto, nada muda. Histórias que passam meses no fundo da revista, histórias com poucos leitores e histórias com baixas vendas serão sempre canceladas. As circunstâncias podem adiar ou adiantar o encerramento, mas o final é sempre o mesmo, o machado é universal e opera igualmente, independente do lugar.
E é com essa morte anunciada que encerramos a última edição do ano. A Sunday lança sua próxima edição amanhã, no dia 25 de dezembro (nosso 24), mas não esperem de forma alguma que eu vou gastar o meu feriado, um dos poucos momentos do ano que viajo para rever minha mamãe querida, longe do meu computador, escrevendo com um teclado improvisado, com vários trabalhos da faculdade para entregar até o começo do ano que vem, que deixarei tudo isso de lado para escrever mais TOCs. Jamais.
Encontro vocês agora só no ano que vem. Irei compensar com as duas novas edições da Sunday, a Afternoon de dezembro e outros projetos que estão saindo do forno. Fim dos recados, fiquem bem, boas festas, feliz natal, feliz ano novo e até a pŕoxima. Fui-me.