Chegou o Natal (pelo menos para a Weekly Shonen Jump), e junto com o Natal temos mais uma TOC espetacular com várias novidades… Mas as novidades não estarão apenas na TOC, já que, nesta análise, vamos comentar tudo que aconteceu na Jump Festa desta semana. Aliás, a Jump Festa + período de festas é o motivo deste atraso. Eu tive algumas reuniões importantes na quinta e sexta, por isso não consegui escrever a matéria. Poderia ter lançado ontem (sábado), mas estaria trazendo metade das informações da Jump Festa, por isso decidi esperar até domingo.
Weekly Shounen Jump #04/05 (23/12/2024):
Capa: Heróis da Jump
ONE PIECE c1134 (Página Colorida Inicial)
01 – WITCH WATCH c184
02 – SAKAMOTO DAYS c195
03 – Ao no Hako c178
04 – Shinobigoto c15
05 – Kagurabachi c62
Syd Craft no Saishuu Suiri c06
Undead Unluck c236 (Página Colorida, 25 páginas)
06 – Akane Banashi c140
07 – Boku to Roboco c215
Ijiken Sentai Cyborg 0-ban (Página Colorida, 47 páginas, One-Shot de Momota Ryousuke)
08 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c256
09 – Exorcist no Kiyoshi-kun c26
10 – Nige Jouzu no Wakagimi c185
11 – Madan no Ichi c16
12 – Himaten! c24
13 – Negai no Astro c35
14 – Kill Ao c83
15 – Nue no Onmyouji c80
16 – Choujun! Choujou-senpai c44
17 – HAKUTAKU c14
Ausentes: HUNTER×HUNTER c411 (Hiato)
WSJ#06/07 (06/01/2025):
Capa: Heróis da Jump
Página Colorida de Abertura: SAKAMOTO DAYS c196
Página Colorida: Ao no Hako c179; Kagurabachi c63; KochiKame × Choujun! Choujou-senpai (12 páginas, One-shot crossover de Osamu Akimoto & Numa Shun)
Começando pelos mangás não ranqueados desta edição, tivemos abrindo a revista ONE PIECE, o rei dos mangás. Nesta Jump Festa tivemos alguns anúncios: um novo filme em produção, o novo dublador do Franky e uma mensagem do Oda, mas não tivemos nenhuma informação sobre o live-action (que ainda está em gravação) e o remake. Imagino que muitas pessoas tenham se decepcionado, mas a realidade é que ambos estão no início da produção, não havendo nada para apresentar.
Também tivemos novidades sobre Undead Unluck, que revelou que o OVA (1 hora) será sobre o arco de Winter, mas com a presença de uma UMA nova que não pôde ser incluída na história original. Sobre o encerramento: como já revelei no Twitter, o anúncio era do SUPER CLÍMAX DA GUERRA FINAL (Ragnarok), e assim a luta contra o grande inimigo terminou, mas Undead Unluck ainda terá outro conteúdo, mantendo a previsão de terminar entre 1 e 6 capítulos (atualmente entre 1 e 5 capítulos). Pessoalmente, vejo como maior possibilidade o encerramento na edição #09 ou #10.
Em primeiro lugar na TOC tivemos Witch Watch, que conquistou essa colocação justamente quando a obra lançou, na Jump Festa, um novo trailer incrível, que deixou várias pessoas ainda mais “hypadas” para a adaptação, já que a série está transmitindo corretamente a essência e a personalidade dos personagens. Caso você queira ver, deixo o trailer logo abaixo:
Logo após, na segunda colocação, tivemos SAKAMOTO DAYS, que também recebeu um trailer, mas teve a reação contrária: tanto o público ocidental quanto o oriental odiaram completamente, tanto pela animação ruim quanto pelo fato de o trailer ter passado uma atmosfera muito diferente do que é esperado por Sakamoto Days. Eu deixarei o trailer logo abaixo para que vocês possam opinar:
Em terceiro lugar tivemos Ao no Hako, que está tendo dificuldades neste mês em alcançar 150 mil cópias, mas, em compensação, deve continuar vendendo mais que Dandadan, mesmo sem um boost tão grande. Dandadan claramente está com bastante dificuldade em converter novos leitores em leitores dos últimos volumes, o que resulta em um boost forte em volumes, mas relativamente fraco em vendas recentes. É quase certo que Dandadan não consiga vender mais de 180 mil cópias nos novos volumes até junho, enquanto Ao no Hako deve conseguir alcançar essa quantidade até junho do próximo ano.
Isso não significa que o anime de Ao no Hako seja um grande sucesso. Eu acredito que esteja performando de modo bem modesto. Sinceramente, esperava que ao menos duplicasse suas vendas, mas a realidade é que, no mercado atual de mangás, está cada vez mais complicado vermos um mangá duplicar ou triplicar suas vendas, como acontecia mais facilmente no passado.
Em quarto lugar tivemos Shinobigoto, que recebeu um aumento de posição justamente por causa do lançamento do seu volume. Esta é a última Weekly Shonen Jump antes do lançamento, por isso os editores, ao invés de darem uma página colorida, decidiram promover pela posição na TOC. É interessante essa escolha, que pode indicar que os editores não acreditam tanto na série, mas, ao mesmo tempo, não desistiram por completo: ainda é um mistério quanto irá vender, já que não temos dados das pré-vendas, mas assim que saírem, irei escrever sobre.
Em quinto lugar tivemos Kagurabachi, sobre o qual muitos estavam especulando um anúncio surpresa do anime na Jump Festa, mas, como também já foi explicado por várias pessoas, é preciso ter um stage para haver um anúncio. Assim, a Jump Festa acabou e não tivemos nenhuma novidade sobre Kagurabachi. Contudo, acredito que na próxima Jump Festa certamente Kagurabachi terá um stage com o anime (não sei se será o anúncio, pois ele pode acontecer também no aniversário de setembro, mas tenho certeza que haverá um stage).
Em sexto lugar tivemos Akane Banashi, que também não teve anúncio. Diferente de Kagurabachi, Akane Banashi teve um stage, por isso havia chances de ser revelado, contudo as chances eram medianas por dois motivos: os convidados para o stage eram os mesmos do ano passado, e é normal que um mangá que vai ganhar um anúncio receba capa ou página colorida antes ou depois da estreia. Como Akane Banashi não recebeu uma página colorida, isso foi um sinal claro de que não haveria anúncio.
Em sétimo lugar tivemos Boku to Roboco, que deve trazer a novidade do filme que irá estrear em abril. Em oitavo lugar tivemos Yozakura-San, que concluiu a sua história principal nesta semana: a luta final terminou, e agora começou o epílogo. Na Jump Festa, Yozakura-San revelou que a segunda temporada chegará em 2026 e que o mangá alcançou 3 milhões de cópias em circulação com 27 volumes, uma média de 111 mil cópias por volume. Não é nada espetacular, mas Yozakura-San terminou no seu melhor momento: com vendas acima de 40 mil cópias, uma segunda temporada confirmada e sem ter apressado a conclusão.
Em nono lugar tivemos Exorcist no Kiyoshi-Kun, que vai lançar seu segundo volume em fevereiro. Em décimo lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi, que não teve novidades relevantes na Jump Festa. Logo após, tivemos Madan no Ichi, que vai ganhar o seu primeiro volume em breve. Ele está tendo pré-vendas melhores que Kill Ao, mas ainda é cedo para dizer como será realmente a situação da série. A dupla de autores tem levado, nos últimos capítulos, a série mais para o estilo battle shounen, o que pode se tornar uma boa estratégia. Mesmo assim, caso Madan no Ichi venda bem, pode se tornar um novo battle shounen de sucesso.
Em décimo segundo lugar tivemos Himaten, sobre o qual ainda não temos dados das pré-vendas, mas terá seu volume lançado juntamente com Madan no Ichi. É importante que Himaten aumente suas vendas para conseguir ficar mais seguro na revista – vender 15 mil cópias por volume não é um bom resultado.
Em décimo terceiro lugar tivemos Negai no Astro, que está caindo em vendas volume após volume. O terceiro volume deve vender abaixo de 24 mil cópias no mês. Levando em conta que Negai no Astro vendeu acima de 33 mil cópias no primeiro volume, é certamente uma redução preocupante. O que pode levar Negai no Astro a comemorar um ano de vida é que ainda há muitos mangás que vendem menos (Kill Ao, Himaten, Kiyoshi-Kun e Choujun! Chojo-Senpai). E
m décimo quarto lugar tivemos Kill Ao, que, pelo que tudo indica, vai realmente escapar do cancelamento. Com0 eu já tinha comentando aqui e no Twitter eu não estava sentindo que a história de Kill Ao estava caminhando para sua conclusão, mesmo a obra estando morta na TOC – contudo, a TOC por mais que seja um indicativo para nós, não é uma certeza de algo -. Por isso eu comentava com uma pulga atrás da orelha. Eu acredito que a posição dessa semana com o início do novo arco (que está apresentando um novo personagem), faz despencar as chances de cancelamento de Kill Ao. Não se tornam zero, mas bem mais baixa.
E em décimo quinto lugar tivemos Nue no Onmyouji, que também está apresentando uma queda em vendas. Praticamente todos os mangás que vendem abaixo de 30 mil cópias e que têm mais de dois volumes estão enfrentando quedas nas vendas, mostrando que o “bonde da mediocridade” não está dando bons resultados.
Em décimo sexto lugar tivemos Chojo-Senpai, que, mesmo indo mal, não está dando muitos sinais de cancelamento para a próxima leva. Inclusive, os editores vão lançar, no próximo capítulo, um crossover com KochiKame para divulgar a série. Chojo-Senpai está realmente recebendo apoio editorial para se tornar a mais nova grande comédia da revista, mas, para sobreviver ao ano de 2025, precisa também melhorar as vendas e votos internos.
E concluo com Hakutaku, que, esse sim, será cancelado, com certeza. Atualmente, a leva está caminhando para ser de três mangás, com a possibilidade de quatro, caso seja ocupada a vaga de Hunter x Hunter. Ainda há a possibilidade de o quarto mangá ser Kill Ao, mas ele não está dando sinal algum de estar acabando. Atualmente, só temos como certas as conclusões de Yozakura-San e Undead Unluck, e o cancelamento seco de Hakutaku.
Chances de Encerramento para a Leva de Janeiro-Fevereiro:
- 100% – Hakutaku
- 95% – Yozakura-San
- 95% – Undead Unluck
- 20% – Kill Ao
- 10% – Negai no Astro
- Restante abaixo de 10%
Eu acho esse banner bem emblemático, pois além de estar promovendo a Weekly Shonen Jump, também percebemos quais são os quatro pilares atualmente: One Piece, Kagurabachi, Sakamoto Days e Ao no Hako. Essas obras, após o encerramento de Boku no Hero Academia e Jujutsu Kaisen, se tornaram a cara da revista. O problema é que tirando One Piece, os outros não estão a altura daqueles que terminaram (pelo menos ainda).
Ao no Hako com esforço consegue superar a marca de 200 mil cópias, Sakamoto Days depende do rendimento do seu anime (que começa a ter comentários bem negativos também entre os japoneses por causa do marketing errado), e Kagurabachi, mesmo tendo potencial, só deve ganhar um anime em 2026. Assim o que temos a frente é um ano de 2025 muito complicado, voltado mais em encontrar novos sucessos do que realmente depender do atuais (tirando Kagurabachi).