Mais uma análise introdutória, venha ver como estão todas as séries da revista, que agora tem uma nova leva e todos números para avaliar a revista. Lançamento da obra de tênis de mesa e página colorida para Shadow’s House e também para Shishioh.
Escrito por FelRib
TOC Weekly Young Jump #24 (16/05/24)
Capa: Shirahama Miu (Idol)
Owaranai Yosuga c01 (Página de Abertura – Nova Série de Satoru Tatsukawa e Suzuhira Hashimoto)
Kingdom c796
“Oshi no Ko” c149
Batsu Hare c103
Tokimeki! Chigai Houken Shishi Oushou c04 (Página Colorida)
Diamond no Kouzai c57
Uma Musume: Cinderella Gray c151
Gas-tou Norainu Tanteidan c35
Noa-Senpai wa Tomodachi c40
Havila Senki: Tales of the Butterfly c05
BUNGO c387
Shadow’s House c194 (Página Colorida)
Nasakenai Ze Mori c04
Illios c75
4Gun-Kun (Kari) c75
Maru-kun: Hataraku Maltese c40
Aiseki Ii desu ka? c24
Iron Familiar c25
Kimi no Koto ga Dai Dai Dai Dai Daisuki na 100-nin no Kanojo / “100 Namoradas” c176
Shin no Yasuragi wa Kono Yo ni Naku: Shocker Side c50
Shounen no Abyss c175
Safe Sex c27
Happy Marionette c47
Soko ne Jizo / “Jizo Inferior” (One-shot Assustador de Ueyama Hiro)
Snack Basue c328
Ausentes: Catenaccio c54, Junket Bank c150, Renai Daikou c37, Josei Senyou. c39, Joyu Meshi c81, Ouritsu Mahou Gakuen no Saikasei c141, Terra Formars c61 /Cap 234, Dogsred c25, Kowloon Generic Romance c87, Kono Heya kara Tokyo Tower wa Eien ni Meinai c14-7?, Real c97 (Volta em Maio), Normal Girl c16 (Hiato)
Próxima Edição – #25 de 2024 (23/05/2024)
Capa: Nodoka Shizume (IDOL)
Página Colorida: Kingdom, Renai Daikou, 4Gun-Kun (Kari) e Brinde de Uma Musume
As personagens de Shishioh que foram bem recebidas
Pequeno contexto, essa tabela abaixo é baseado nos números gerais do Yanjan, o aplicativo da Young Jump e Tonari no Young Jump oficial, em que os capítulos são publicados oficialmente para leitura dos mais ávidos fãs de mangás que usam o celular para consumir suas obras preferidas.
Vamos direto ao que interessa, na esquerda temos uma tabela fácil de entender, primeira coluna tem o nome de porcentagem mas é a ordem em que ela estreou na revista, não contando as concluídas. Após temos o nome da série, seguido de sua numeração em likes, isso é, a quantidade de curtidas que os capítulos da série receberam no total. Coloquei uma coluna em seguida para mostrar qual seria a colocação, o rank, em que a série está contando apenas essa curtidas totais, é também como a tabela está ordenada. Depois temos os favoritos <3, que é para o membro ser notificado a cada capítulo novo, uma boa métrica para saber mais ou menos quantas pessoas de fato leem a obra. Por último, a quantidade de capítulos, todos dados são do dia que foi feito essa tabela, 20 de maio, quatro dias após a edição mais nova.
Primeiro, coloquei três séries já concluídas para situar bem onde cada mangá ficaria, logo de cara podemos ver o quão gigante Golden Kamuy é no Japão, a série nunca emplacou no ocidente, mas na sua casa é absurdo o quão popular é. Vou pular para o sexto colocado, BUNGO, e explicar o motivo da série ser maior do que você pensa, mas ao mesmo tempo, não tanto assim. BUNGO possui 5 milhões de copias em circulação com 33 volumes lançados, ou seja, são aproximadamente 151 mil cópias por volume. Mas isso é bom, certo? Vamos comparar com CinGrey, que está uma posição acima, o mangá de Uma Musume possui 6 milhões de cópias em circulação, para 14 volumes, a média ficaria perto de 428 mil para cada volume. Mas mesmo assim, BUNGO pode não ser um pilar para revista, mas ainda é muito importante, constantemente recebendo páginas coloridas e mostrando que sua fanbase continua firme e forte, investida na série.
É preciso comentar sobre Kingdom e “Oshi no Ko”? As duas obras são enormes, pilares da revista, suas vendas sempre no topo do ranking semanal Oricon, titãs colossais, destruidores de muralhas. Shadow’s House para os atentos, ou para quem é fã de carteirinha da Kate, já notou que está duas vezes na tabela, eu explico. A versão com maiores números, a Monochrome, é a versão que lança na revista, capítulos em preto e branco, e ganha cor apenas quando também ganha na revista. A segunda versão tem bem menos fãs, mas ainda sim são números altos, é a versão completamente colorida. Fechando o topo temos Shounen no Abyss, que eu já cai no conto do malandro, acreditando que a série estava mal por vender pouco. Pois então, ela é uma obra que vende bem digitalmente, tendo 1.6 milhão de copias em circulação, nos leva a crer que são 100 mil copias para cada um dos 16 volumes, fica certinho.
Página colorida de Shadow’s House
Temos duas séries importantes em 10º e 11º, a primeira é Terra Formars, o famoso pilar que pode ter passado de seu ápice de popularidade, mas isso só saberemos em Julho com o lançamento do volume 23. Desde 2018 que não tínhamos um volume novo da obra, e seu retorno repercutiu positivamente nas redes sociais, resta saber como vão ser as vendas, mas no digital os fãs estão a todo vapor. 100 Namoradas vem logo mais, a série já possui uma segunda temporada a caminho e está firme e forte com 1.8 milhão de cópias para os 16 volumes. Desconstrução de categorias e subversão de gêneros é algo amado por muitos fãs, porém 100 Namorados é ignorado já na sinopse, sem que estes fãs consumam a série. A obra é sim uma desconstrução, não só de harém e comédias românticas, como também ele subverte todos os estereótipos possíveis de opções românticas já imaginadas, mas isso é assunto para um super artigo. Mas o fato é, a série está segura na revista, não tenho como prever se vai realmente durar até 2036, seguindo o cálculo que fiz aqui! Porém ela sobrevive no mínimo mais uns anos apenas com a popularidade atual.
Para uma comédia que possui 8 páginas por capítulo, Snack Basue tem um número muito alto de curtidas, o seu anime não veio de tabela, foi apenas devido ao seu alto público, que na maior parte adorou a adaptação. Junket Bank é uma obra que não consigo medir completamente seu sucesso, afinal ela também lança na Jump Plus, eu sei que a obra está salvo de um encerramento, e constantemente seus fãs pedem por um anime, infelizmente o anúncio recente foi de uma exposição em museu. O último que possui mais de um milhão de likes é Kowloon Generic Romance, que estou apenas esperando o anúncio do anime, cada edição com a série presente estou eu lá de olho para ver se vai ter a página colorida, para quem não sabe está popular um vazamento da adaptação da obra, a fonte é confiável, mas cadê a confirmação. A Young Jump não precisa de uma obra estilo Sakamoto Days, de “será que vai ter anime ou nao” se não for anunciar nem tinha que vazar.
Capa da edição
Ouritsu Saikasei está quase com um milhão de curtidas, é um número bom, a série conseguiu mudar completamente o seu rumo, de uma série em que o protagonista é forte e derrota todos em poucas páginas para uma série em que o protagonista continua forte, mas agora ele… cozinha bolo, toca piano, e vive a vida escolar com as duas namoradas dele. Olha, eu prefiro muito mais essa segunda parte do que a primeira, sendo completamente honesto, o mini arco de piano foi hilário. Em seguida? Os dois promissores, os dois novatos que chegaram para mostrar que a revista está viva, o vencedor de diversos concursos Diamond no Kouzai, que a cada dia que passa é menos uma obra de esporte e mais uma obra de ler e falar “pelo amor de Deus manda esse cara pra terapia”, pois o Ayasegawa merece melhor. O segundo da dupla dispensa introduções, Dogsred, do mesmo criador do primeiro mangá que falei sobre, a série começou tão bem que o mangá agora é quinzenal, inclusive nessa semana não tem, só na próxima. Prevejo que os três desse parágrafo até o fim do ano cheguem em 1 milhão de curtidas.
Mas e o resto das séries? Nem todos os números da tabela devem ser levados como regra, por exemplo, Ilios está com esses números praticamente pausados, o crescimento é quase nulo, com mil curtidas por capítulo, enquanto que Noa-Senpai e Catenaccio fazem 2.500 em média por capítulo, é questão de tempo até que Ilios fique abaixo deles. Renai Daikou também é fora da realidade, seus maiores números são 9 mil, e nos capítulos mais odiados são 6 mil curtidas. A questão é simples, séries mais longas estão estagnadas, recebem poucos corações pois poucas pessoas estão lendo, as mais novas são séries que ainda tem a atenção de um público, caso fiquem sem graça, os japoneses não perdoam.
Capa do volume 2 de Iron Familiar / “Familiar de Ferro”
Não vou escrever sobre todas as séries, pois Real está la embaixo, afinal seus fãs nem sabem o que é um aplicativo. Nós velhos (pois estou me incluindo nisso) somos da era das cavernas, gostamos de papel, volume físico? Comprarei. Mas vou comentar sobre as quatro novas obras da leva recente. Eles estão ordenados por curtidas totais, mas também pela ordem de lançamento, e o que posso dizer só olhando as curtidas por capítulos é simples, Havila fez 4.578 curtidas no seu mais recente capítulo, se esses números continuarem sem cair, a série consegue passar todas as séries abaixo de Aiseki, facilmente subindo oito posições. Shishioh já teve a caída esperada, mas também chegou em seu público, 2.500 curtidas para os últimos dois capítulos, se permanecer assim também consegue subir bastante em posições. Nasakenai Ze é triste, nenhum dos capítulos novos chegou em mil curtidas, o público do aplicativo largou a série já na pré-serialização, ele não consegue nem ultrapassar Iron Familiar, algo que é fácil. O último da leva é o que é a página principal dessa matéria, Owaranai Yosuga está com 15 mil curtidas no instante que escrevo essa linha.
Analisando apenas o primeiro capítulo, em ordem de curtidas:
Havila Senki – 25.985
Shishioh – 19.709
Owaranai – 15.106
Nasakenai Ze – 757
Esses números são normais, não há motivo para pânico, a menos que você seja fã da última série, aquela não vai durar muito não então não se apeguem. É completamente comum o primeiro capítulo fazer um alvoroço geral e depois o público largar a série, eu não mencionei, mas o aplicativo precisa de pontos para você ler alguns capítulos antigos de certas séries. Além é claro de poder comprar esses pontos, você pode ganhar eles lendo o primeiro capítulo de séries novas, então tem geralmente um grande público lendo esses capítulos, ou pelo menos abrindo, folheando as páginas e nem olhando direito pois só querem pontos para ler algo melhor, acontece. Mês que vem eu faço a tabela novamente e vamos comparar com a de maio, agora semana que vem, se tudo que eu vi for certo, podemos ter a melhor edição do ano de 2024. É quase uma edição perfeita, mas isso veremos semana que vem.