Tite Kubo trollou todo mundo!
Weekly Shounen Jump #36-37 (11/08/2020)
CAPA: Protagonistas da Weekly Shonen Jump
ONE PIECE c987 (Página Colorida de Abertura)
01 – Dr. Stone c161
02 – Act-Age c123
03 – Ayakashi Triangle c08 (Primeiro Rank)
04 – Black Clover c260
Boku no Hero Academia c280 (Página Colorida)
05 – Chainsaw-man c80
Shakunetsu no Nirai Kanai c06
Shinrei Sashinshi Kono Saburou (Página Colorida, One-Shot de Kaiu Shirai <Roteiro> e Demizu Posuka <Arte>, 47 páginas)
Boku to Roboko c05
Jujutsu Kaisen c117 (Página Colorida)
Hakaishin Magu-chan c07
06 – Mashle c26
07 – Undead Unluck c27
08 – Shinrin Ouja Moriking c15
09 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c46
10 – Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c169
11 – Agravity Boys c31
12 – Bone Collection c14
13 – Mitama Security c47 (FIM)
14 – Time Paradox Ghostwriter c12
Bunkiten c04 (Mini-Série, Exclusiva da Jump Digital)
Ausente: Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos nessa edição uma capa muito interessante. Às vezes (não sempre) as capas em grupo da WSJ nos ajudam a ver como os editores veem as séries da revista, em termos de importância. Pudemos perceber que ONE PIECE e Boku no Hero Academia, são os únicos atuais pilares da revista, como eu havia comentando algumas semanas. Com o encerramento de Haikyuu!!, essas duas séries se tornaram as duas principais da revista.
Já Jujutsu Kaisen, Dr.Stone e Black Clover são colocados como “Semi-Pilares”. Também vemos Chainsaw-man e Act-Age um pouco maiores que as demais séries, o que confirma que os editores também acreditam nessas duas séries. É interessante perceber que Ayakashi Triangle, MASHLE, Undead Unluck e talvez Shakunetsu no Nirai Kani (por estar deitado, é complicado ver a real grandeza da arte) estejam da mesma grandeza que Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, uma série bem estabelecida na revista.
Também tivemos nessa edição um curioso One-Shot da dupla que criou Yakusoku no Neverland – Podemos perceber que os autores que terminaram suas séries a pouco tempo estão apresentando rapidamente ideais de novas séries (Vide o One-Shot dos criadores de Shokugeki no Souma e do criador de Yuragi-Sou no Yuuna-San).
Isto demonstra que os editores estão realmente dispostos em apostar nesses autores veteranos. Caso seja bem avaliados pelos japoneses e o roteirista (Kaiu Shirai) já tenha um projeto bem escrito, é possível que vejamos Kaiu Shirai e Demizu Posuka voltando para a revista já no próximo ano. Foi anunciado também um capítulo extra de Yakusoku no Neverland para dezembro desse ano. Para encerrar, Hiato x Hiato que está em Hiato (Surprise Face), acabou de completar 81 edições seguidas em “pausa” e conseguiu bater o seu recorde precedente, que tinha sido conquistando entre o período de 2014 e 2016.
Anúncio de Yakusoku no Neverland
Em primeiro lugar tivemos Dr. Stone, que além ter sido colocado como um “Semi-Pilar” na capa dessa edição, também vem conquistando várias primeiras colocações nas ultimas semanas. A série está conseguindo aumentar suas vendas e atualmente já vende mais que Black Clover. Por mais que Dr.Stone não tenha potencial para se tornar um pilar da revista, é uma obra importante, que está aumentando o seu valor comercial a cada semana que passa.
Em segundo lugar tivemos Act-Age, que se tudo certo, deve ter seu anime anunciado até fevereiro do próximo ano, quando completa 3 anos. Eu acho que a Weekly Shonen Jump já está negociando a adaptação da série, porém, está em busca do estúdio ideal, que possa transformar Act-Age em uma obra de grande sucesso – ou que ao menos venda um pouco mais de 300 mil unidades por volume. Eu acredito que os editores perceberam a importância de uma acertada escolha do estúdio para adaptar uma obra da Shonen Jump: O sucesso mundial de Boku no Hero Academia e Kimetsu no Yaiba se deve principalmente pela ótima qualidade da animação.
Em terceiro lugar temos uma grata surpresa: Ayakashi Triangle, mas será que essa boa posição significa realmente que Ayakashi Triangle é um sucesso? Bem, eu sempre digo e sempre repito que atualmente os editores estão esperando o capítulo 10 ou 11 antes de classificar mal uma série mal recepcionada, normalmente a série só vem classificada mal já no oitavo capítulo quando seu cancelamento é eminente ou quando a recepção é realmente terrível. E em alguns casos, nem quando o cancelamento é eminente classificam mal imediatamente, vide Bone Collection que também estreou em terceiro lugar, mas deve terminar sendo cancelado com 15 capítulos.
Deste modo, podemos já concluir, utilizando as inúmeras vezes que séries tiveram falsas colocações no seu oitavo e nono capítulo, que estrear em posições altas pode não significar nada. Devemos sempre esperar o décimo capítulo da série. Essa estréia alta tem um significado imediato somente quando vem acompanhada com um anúncio de página colorida. PORÉM, no caso de Ayakashi Triangle temos um sinal positivo diferente, que é a sua “grandeza” na capa: Os editores colocaram a série um pouco maior que Magu-Chan e Boku no Roboto, por isso, é realmente possível que Ayakashi Triangle tenha sido bem recepcionado. Caso tenha realmente sido bem recepcionado, a série seria uma ótima substituto para Yuragi-Sou no Yuuna-San, que terminou meses atrás. Agora vamos ver as próximas três edições da série para ver se essa boa colocação é real ou simplesmente uma pegadinha editorial.
Página Colorida – Boku no Hero Academia
Em quarto lugar tivemos Black Clover, que também voltou a aumentar suas vendas depois de vários volumes no qual suas vendas caiam: O motivo na minha opinião são dois. O primeiro, é o mesmo que comentei no Ranking Oricon: A pausa do seu anime (por causa do coronavirus), que estimulou vários espectadores a comprarem o mangá, já que esses espectadores queriam saber o que aconteceria na série, e não sabiam quanto tempo teriam que esperar ver o anime. O segundo motivo é muito estranho de se dizer, mas talvez seja Kimetsu no Yaiba.
Ultimamente o mercado está vendo um aumento em vendas de muitas séries, inclusive de séries mais veteranas, que voltaram a crescer em vendas depois de meses ou até mesmo anos de quedas em vendas. Quem está mais tendo vantagem com esse aumento de vendas, são justamente os mangás da Shonen Jump – Até mesmo séries que estavam em um “Trending” de queda de vendas, voltaram a aumentar em vendas: Boku no Hero Academia, Yakusoku no Neverland e Black Clover são exemplos.
Será que este pode ser uma consequência do sucesso de Kimetsu no Yaiba? Murata, artista de One Punch-Man tinha comentado que a série da Gotouge estava ajudando todo o mercado do mangá. Será que Kimetsu no Yaiba atraiu tantos novos leitores que vimos como consequência direta um aumento em vendas de todos os mangás da Shonen Jump e de certo modo para outros Shounens? Levando em conta quanto a série está vendendo, certamente muitos dos seus leitores não eram acostumados a ler mangás, por isso é uma possibilidade. É muito estranha essa coincidência de aumento em vendas das séries da WSJ no mesmo período no qual Kimetsu no Yaiba explodiu em vendas.
Página Colorida – Jujutsu Kaisen
Em quinto lugar tivemos Chainsaw-man, que lançou seu oitavo volume nessa semana: O volume estreou em terceiro lugar na Shoseki Ranking. É muito provável que a série consiga nesse Ranking Oricon superar a marca de 100 mil cópias já na primeira aparição: Chainsaw-man, com seus capítulos espetaculares e chocantes, está conseguindo arrebatar muitos leitores. O último capítulo mesmo, na minha opinião, é o melhor de 2020. E se muitos estavam preocupados com a série terminando em breve, tenho boas noticias, parece que Chainsaw-man vai durar, no mínimo, mais 3 anos. O autor comentou que a série terá TRÊS CLIMAX, e estamos, atualmente, caminhando para o primeiro clímax da série, por isso ainda tem muita estrada a vir. Quem sabe com um anime, Chainsaw-man não se torne um semi-pilar da revista.
Em sexto lugar tivemos MASHLE, que estreou na nona colocação do Shoseki Ranking (que não revela os números exatos de vendas, mas revela a classificação). No segundo dia de vendas, a série caiu para a vigésima segunda colocação, porém, sabemos que MASHLE está sofrendo com problemas de estoque. A Shueisha não imprimiu quantidade suficiente de volumes, e MASHLE já esgotou em muitas lojas japonesas. Deste modo a tendência é vermos a série despencando em posições nos próximos dias.
Essa ótima estreia de MASHLE garante a série no TOP 50 do Ranking Oricon e mostra que SIM, os editores encontraram um novo sucesso. Talvez no quinto volume, já venderá mais que Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que atualmente tem boas vendas. A tendência é que se o autor continuar desenvolvendo bem a história, o hype em torno de MASHLE vai só aumentar e suas vendas vão se tornando cada vez mais altas, como está acontecendo com Chainsaw-man. Em sétimo lugar tivemos Undead Unluck, que terá seu terceiro volume lançado em Setembro – e quando for lançado saberemos o seu real potencial comercial.
Shoseki Ranking (Fonte: @Weekly Shonen Jump)
Em oitavo lugar tivemos Shinrin Ouja Moriking, que vendeu mal: Eu digo que uma série de comédia depende mais da sua recepção interna do que das vendas para sobreviver, porém, é mesmo assim necessário que venda ao menos 10 mil cópias por volume. Shinrin Ouja Moriking estreou em quinquagésimo oitavo e não deve nem alcançar 5.000 cópias vendidas nesse primeiro volume. Porém parece que sua recepção interna tenha sido boa, e por enquanto, Shinrin Ouja Moriking não será cancelado. Então a série pode utilizar esse período para reverter sua situação e conseguir aumentar suas vendas. Se a série se manter vendendo menos de 5.000 mi cópias por um longo período, será cancelado, independente da avaliação interna.
Em nono lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen que estreou em décimo sexto lugar, um ótimo resultado, mas no segundo dia despencou para a quinquagésima segunda colocação: Uma queda que só pode ter duas justificativas. A primeira é problemas no estoque, como MASHLE, porém até agora não vi nenhuma notícia sobre falta de volumes de Yozakura-San nas bancas de jornais. O segundo motivo é que os seus fãs foram loucos já no primeiro dia comprar o seu primeiro volume para “apoiar” a série, que não está vendendo tão bem, mas os dias seguintes a série voltou ao seu normal, vendendo mal.
Segunda-Feira, quando teremos o Ranking Shoseki completo, teremos uma ideia concreta de quanto Yozakura-San vendeu, e será capaz de parecer no Ranking Oricon. Como comentei semanas atrás, até hoje nenhuma série que vendeu abaixo de 30 mil cópias no quarto volume conseguiu se se tornar um sucesso. Yozakura-San pode se tornar a primeira da história a conseguir explodir em vendas a partir do quinto volume, mas a regra diz que tem mais possibilidade de se tornar um novo Hinomaru Zumou e Sesuji wo Pin! to. Este é o momento de Yozakura-San brilhar e mostrar que pode se tornar uma grande série da Weekly Shonen Jump!
Em décimo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que deve terminar em novembro ou dezembro desse ano, quando, muito provavelmente, vai estrear a última leva do ano – Essa leva deve estrear entre a Edição #48 de 2020 e Edição #02 de 2021 (que é lançada em Dezembro). É bem possível que tenhamos uma super leva de novo, com ao menos mais quatro mangás estreando. Eu pensava que os editores lançariam uma leva de três mangás (contando Burn The Witch), mas não irão lançar uma leva de quatro mangás. Parece que teremos várias levas grandes seguidas. Não posso dizer que estou triste por esta escolha editorial, muito pelo contrário, amo novas séries. Essas três novas séries ( + a Mini-Série de Tite Kubo) prometem muito!)
Em décimo primeiro lugar tivemos Agravity Boys, que tem tudo para se salvar, mas ainda não tenho total certeza. A série para sobreviver vai ter que vencer um inimigo que sabe viajar no tempo. Temos dois cancelamentos certos: O décimo segundo colocado dessa TOC, Bone Collection, que escrevi AQUI as minhas impressões sobre a série. E o décimo terceiro colocado, Mitama Security, que realmente foi cancelado nessa edição, para a tristeza das quatro pessoas que gostavam do mangá. Talvez a série tenha um capítulo extra na Jump Plus.
Porém o real inimigo de Agravity Boys é o último colocado dessa TOC, Time Paradox Ghostwriter. Os editores vão cancelar Time Paradox precocemente ou não? O volume 1 venderá menos de 5.000 mil cópias, um resultado muito ruim, que não sustenta o mangá na revista. Agravity Boys ao menos vende 10 mil cópias, um resultado ruim mesmo assim, porém um pouco melhor. Se Time Paradox fosse de comédia poderíamos pensar no caso, mas não é. Aliás, Agravity Boys é uma comédia e foi indicado a alguns prêmios. Então, quem os editores vão escolher cancelar: Agravity Boys ou Time Paradox Ghostwriter? Ou ambos? Bem, a resposta teremos provavelmente na Edição #39 – já que na próxima teremos quase certamente o cancelamento de Bone Collection, que não tem mais nenhum capítulo programado na Manga Plus –.
Eu diria que tem 80% de chances de vermos Time Paradox sendo cancelado e 20% de chances de vermos Agravity Boys dançando. Mas quais seriam as novas séries que estreariam? Bem a primeira seria Burn The Witch de Tite Kubo, que porém será uma mini-série de 4 capítulos, provavelmente o seu lançamento será mensal e terá de 55 à 65 páginas por capítulos. Não podemos nem considerar Burn The Witch um novo real concorrente.
É uma pena que Burn The Witch seja uma série tão curta, eu esperava que durasse ao menos 5 volumes (O ideal para a Shonen Jump seria 10 volumes), mas parece que Kubo está realmente escrevendo uma Mini-Série, e não uma série curta. A diferença entre os dois é que na Shonen Jump uma Mini-Série dura no máximo 2 volumes. Uma série curta tende a durar entre 4 a 10 volumes (por isso, entre 1 à 2 anos). É, parece que Tite Kubo enganou e iludiu todo mundo. Entretanto, nada proíbe de Kubo transformar Burn The Witch em uma série, caso a recepção seja muito boa. Aliás, pode até ser uma estratégia de Marketing interessante, e que evitaria o FIASCO que foi Samurai 8. Se der errado, ao menos era somente uma Mini-Série, se for uma grande sucesso, é só transformar em série (CASO KUBO QUEIRA).
De qualquer modo as três novas séries são: Honomieru Shounen, Kokousei Kazoku e Bokura no Ketsumei. O primeiro deles, vencedor da Golden Future Cup 2018, Honomieru Shounen foi um One-Shot desenhado pelo artista de Tokyo Shinobi Squad e escrito por um autor novato, que misturava terror com B-Shounen. O protagonista é uma espécie de exorcista (mas não é exatamente uma série sobre exorcismo) e com seus poderes consegue vencer Youkais assustadores. A série tem o seu potencial, mas pode acabar não surpreendendo o público. Vai depender de quanto o roteiro será criativo, pois a arte sabemos que será boa. Abaixo deixarei a raw do One-Shot lançado na Golden Future Cup. Caso tu saiba inglês, a Mono Scans traduziu One-Shot, para ler o One-Shot em inglês clique AQUI.
Kokousei Kazoku não temos nenhuma informação ainda, porém, conhecemos o autor da série, já que ele criou a fantástica comédia: Isobe Isobee Monogatari. É um autor veterano, que conseguiu lançar uma comédia de sucesso e que vendeu muito bem no seu curto período na revista. Isobe Isobee sempre encerrava a revista, e talvez podemos ter uma nova comédia mangá que sua função será “encerrar a revista”. Lembrando que Isobe Isobee Monogatari chegou a ganhar um anime, por isso o autor é conhecido pelos leitores da revista.
O último a estrear é Bokura no Ketsumei, talvez a série que mais despertou a curiosidade dos leitores da revista e aquela que vejo mais pessoas comentando no Twitter. É um One-Shot que mistura drama familiar com vampiros. Em certos momentos a história me lembra uma narração mais Shoujo (mesmo não tendo romance), em outros momentos parece ter uma grande inspiração em Owari no Seraph ou Tokyo Shoul.
É um experimento interessante na Shonen Jump. Temos várias obras que só deram certo por um motivo: Os autores arriscaram com algo que não parecia ser compatível com a Shonen Jump: Death Note, Act-Age, Yakusoku no Neverland são alguns exemplos. Para vocês poderem ter acesso ao One-Shot, decidi carregá-lo no Imgur, colocando em algumas páginas o logo do Analyse It para nenhum outro site utilizar o meu Imgur. De qualquer modo, deixo para vocês o One Shot lançado na Shonen Jump #50 de 2019. Estou muito ansioso por essa nova leva!
PRÓXIMA SEMANA QUINTA-FEIRA NÃO TEREMOS WEEKLY SHONEN JUMP!
VOTAÇÃO SHONEN JUMP #36-37 – Avalie os capítulos dessa edição!
Resumo da Votação #35 (Edição da semana passada): Chainsaw-man, conseguiu bater o recorde do voto mais alto da história das votações, com uma pontuação de 9.48 – O recorde precedente era de Kimetsu no Yaiba com 9.37. Em segundo lugar tivemos também um incrível One Piece, que se torna um dos favoritos para a vitória dessa edição dupla, já que entregou um capítulo espetacular. O TOP 3 é concluido com Jujutsu Kaisen, que continua entregando capítulos ótimos, é a série mais constante nas votações. Surpresa para Shakunetsu no Nirai Kanai que teve o seu voto mais alto até então, e pela primeira vez conseguiu uma pontuação superior a 8.00! Abrimos a votação para a Edição #36-37!
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