O Fim de Haikyuu!!
Fonte: Analyse It Facebook & Jump World
Weekly Shounen Jump #35 (03/08/2020)
Capa e Página Colorida de Abertura: Boku no Hero Academia (Aniversário de Seis Anos e Inicio da Sexta Pesquisa de Popularidade dos Personagens)
Página Colorida: Chainsaw-man, Act-Age e Ao no Hako (One-shot de Kouji Miura)
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos mais uma belíssima capa para ONE PIECE, que continua sendo o rei soberano da revista. Tivemos nessa edição também páginas coloridas para MASHLE, que continua recebendo várias páginas coloridas para comemorar sua popularidade. Uma para KochiKame, que voltou para a revista para lançar um capítulo especial (Saudades KochiKame) e para Gin Iro to Seven, uma comédia com pitadas de ação do Tadahiro Miura, autor de Yuragi-Sou no Yuuna-San. É bem provável que o autor já esteja planejando para retornar a revista em menos de 1 ano.
Também tivemos nessa edição o encerramento de Haikyuu!!, uma das maiores obras de esporte da história e uma das minhas preferidas. Então, eu não irei escrever muito sobre Haikyuu!! nessa análise, pois meu plano é escrever sobre a série em uma matéria única. Por isso esperem na próxima semana um artigo de adeus à Haikyuu!!. Sobre os mangás não ranqueados: Posições mais altas para Ayakashi Triangle, pode representar uma boa recepção já nos primeiros capítulos ou simplesmente os editores tentaram empurrar um autor famoso. Esses números são sempre muito escorregadios.
Em primeiro lugar tivemos Dr.Stone, que antigamente eu até criticaria pelas suas posições, mas atualmente a série o quarto ou quinto mangá que mais vende na revista, perdendo para: One Piece, Boku no Hero Academia, Jujutsu Kaisen e talvez para Chainsaw-man. Com certeza está vencendo Black Clover e ACT-AGE, por isso, a série neste caso merece estar no TOP 5 e merece ter, em algumas semanas, a primeira colocação na TOC. Para saber mais sobre as vendas da série, recomendo dar uma olhada na análise do Ranking Oricon, publicada Sábado passado.
Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia, que voltou de vez a ter uma posição digna de um pilar da revista. Eu vi algumas pessoas teorizando que a série pode estar acabando. Eu não acredito mesmo que essa seja a última batalha da série, na minha opinião, vamos ter uma espécie de Marineford, e depois um Time-Skip na série, mas é somente uma teoria minha. De qualquer modo, Boku no Hero Academia teve uma ótima posição e continua bem estável na revista. Com o encerramento de Haikyuu!!, temos somente
Em terceiro lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que como postei no Facebook e também no Twitter, alcançou a marca de 6.5 milhões de cópias em circulação, um número absurdo, que transforma cada vez mais provável que série alcance 10 milhões de cópias com o seu anime (aliás, muito provável). A série atualmente tem uma média de 541 mil cópias por volume. Obviamente esse número é inflado pelos primeiros volumes, mas não deixam de serem ótimos números.
Em quarto lugar tivemos Chainsaw-man, que eu realmente não acredito que irá acabar esse ano ou em 2021: Eu acho que Makima se torna uma das vilãs da história, mas posso estar errado. Eu acredito que a será termine em 2022. Eu até posso ser bom em prever cancelamento de séries ou quais se tornarão um sucesso – Tenho uma taxa de erro bem pequena (Sendo que dentro dessa taxa, tem meu erro mais clamoroso que é Kimetsu no Yaiba) –, mas quando o assunto é quando uma série vai terminar naturalmente, minha taxa de erro aumenta consideravelmente, por isso, posso errar em relação a Chainsaw-man.
As vendas de Chainsaw-man continuam a crescer e a surpreender as pessoas (como vocês podem ver pelo gráfico abaixo). Deste modo, podemos deduzir que Chainsaw-man tem um grande potencial de se tornar um monstro em vendas, vendendo acima de 400 mil por volume cópias após o seu anime. Eu realmente quero ver os editores apostando bem alto em Jujutsu Kaisen, Act-Age e Chainsaw-man. Eles são a chave da reestruturação da revista.
Em quinto lugar tivemos uma grata surpresa: Undead Unluck. A série vai receber uma reimpressão no dia 18 agosto. Lembrando que na primeira semana de agosto teremos o lançamento do terceiro volume da série, por isso, essa reimpressão deve estar visando justamente um aumento de vendas na série quando o terceiro volume for lançado. Os editores tem grandes esperanças em relação a Undead Unluck e realmente espero que resulte em boas vendas.
Em sexto lugar tivemos Mitama Security, que ainda tem grandes chances de cancelamento, mas talvez os editores querem dar ainda uma última possibilidade para a série, que vai lançar em Agosto seu quarto volume. É simples, o mangá não será cancelado antes de agosto, por isso, não tem motivo para afundar de vez a série. Por isso, eu acho decidiram classificar bem a série por uma semana, para mostrar que ainda não é tudo acabado para Mitama Security. Em sétimo lugar tivemos Black Clover, que também comentei suas vendas na análise do Ranking Oricon. A série está tentando se recuperar das quedas de vendas que teve nos últimos meses.
Em oitavo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai que deve terminar entre Dezembro desse ano e Janeiro de 2021. A série está lançado capítulos extras, por isso nem é relevante para a TOC mesmo. Deve ser classificada, pois, se os editores estão preferindo classificar bem uma série que não vai a lugar nenhum, deve ter um motivo. Em nono lugar tivemos Act-Age, que espero que seja anunciado o seu anime ainda esse ano. A série está aumentando em vendas e com uma boa adaptação, pode conseguir vender 250 mil à 350 mil cópias por volume.
Em décimo lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen, que com o ruim desempenho de Time Paradox Ghost Writer e Bone Collection, vai conseguindo aumentar ainda mais seu período de sobrevivência. A série recebeu três novos grandes inimigos: Ayakashi Triangle, que tem um público cativo e é de um autor famoso. Shakunetsu no Nirai Kanai, que parece ter tido uma boa recepção inicial. E Magu-Chan, que os primeiros capítulos foram bem recepcionados no 2ch (que rapresenta um público mais “Hardcore” da revista, por isso, já aconteceu, como no caso de Mitsukubi Condor e UBS, que uma boa recepção na 2ch não resultou em um sucesso na revista). Enquanto novas séries não derem certo, Yozakura-San vai sobrevivendo.
Em décimo primeiro lugar tivemos Shinrin Ouja Moriking, que teve uma classificação ruim, mas eu acredito que simplesmente é um plano dos editores para destacar um pouco mais Mitama Security. Deste modo, não acredito que os editores “do nada” decidiram que Shinrin Ouja Moriking vai ser cancelado. A série teve uma boa recepção, e pelo menos deve sobreviver a próxima leva. Lembrando que séries de comédia podem ter uma queda de popularidade muito rapidamente. Basta uma sequência de 4 ou 5 capítulos sem graças, para o público abandonar. Lembrando que a série, na minha opinião, deve vender ao menos mais que Mitama Security para garantir seu lugar na revista. Em baixo deixo a tabela de vendas da quarta semana de junho (Lembrando que MASHLE, por exemplo, já superou a marca de 35 mil cópias, por isso não é totalmente atualizado).
Em décimo segundo lugar tivemos Time Paradox Ghost Writer: Deixa-me antes explicar uma coisa. Sim, os editores ainda utilizam o cartão de popularidade para ver a recepção de uma série, mas estamos em 2020, em uma era digital, não vamos ser inocente de acreditar que os editores utilizam somente esses parâmetros. Atualmente os editores tem vários mecanismo de pesquisa de popularidade: Números de leitores singulares na mídia digital (muito valioso como parâmetro), popularidade nas redes sociais, pesquisas de popularidade externas, pesquisas no Google. São tantos parâmetros que demonstram a popularidade de uma série no Japão e no mundo (Já que o editor-chefe disse que as séries são lançadas também pensando no apelo internacional, não somente no nacional).
Então, vamos refletir, eu com meu site consigo recolher 100 votos em 1 semana para saber a recepção dos mangás da revista. Vocês acham mesmo que os editores atualmente esperam 7 semanas para contar 100 cartazões de votação (Sim, usam 100 cartões de votação), tendo uma tecnologia e parâmetro mais confiáveis? Sim, ainda usam o cartão de votação, mas provavelmente conseguem saber, em no máximo 15 dias, a recepção de um determinado capítulo.
O que quero dizer com essa lógica de pensamento é que os editores provavelmente já sabem se o capítulo 7 de Time Paradox Ghost Writer teve uma boa recepção. Obviamente, uma edição da revista demora alguns dias para estar pronta. Pode ser de 2 semanas à 4 semanas – Não sei com quanta antecedência é produzida a Shonen Jump – Por isso, por segurança, vamos dizer 4 semanas. Eu diria que se o capítulo 11 e 12 da série não foram bem classificados, podemos praticamente ter certeza que a série não foi bem recepcionada.
Mas qual é o principal problema de Time Paradox Ghost Writer? É que mesmo o capítulo tendo sido bem recepcionado, talvez não tenha conseguido recuperar os leitores perdidos. Acontece que quando uma série não é bem recepcionada nos primeiros cinco ou seis capítulos, mais de 50% dos leitores abandonam a série (Digo isto, me baseando mais sobre as pesquisas feitas pelo Analyse It, no qual mais de 50% dos leitores abandonavam as séries consideradas “ruins”, já nos seus primeiros cinco capítulos. Os japoneses sabemos que tendem a ser bem mais severos em relação a séries da Shonen Jump, pode ser um percentual ainda maior).
Em décimo terceiro lugar tivemos Agravity Boys, que teve uma reimpressão. O que isto significa? Talvez algo bom, talvez algo ruim. Então, os editores são inteligentes, ainda não desistiram completamente de Agravity Boys e nem de Mitama Security. Em agosto será lançado o primeiro volume dos três novatos (Bone Collection, Moriking e Time Paradox). Os editores, já na semana anterior, devem estar monitorando as pré-vendas dessas séries. Quando os volumes forem lançados, vão comparar as vendas dos três novatos, Agravity Boys e Mitama Security, e vão ver qual desses mangás vale a pena ser mantido na revista, e quais desses não vale a pena. O mesmo vale para o último colocado, Bone Collection. Mas esse é quase certo o cancelamento.
Lembre-se de Seguir-me no Twitter para constantes atualizações sobre a Shonen Jump e de outras Magazines de Mangás. Além de saber várias curiosidades sobre o passado da revista:
Capas da Shonen Jump Que Fizeram História #day5
Edição: Shonen Jump #17 de 1995
Mangá: Dragon BallEssa é a última capa que Dragon Ball recebeu na revista. A série viria a terminar na Edição #25 daquele mesmo ano. Se passaram 25 anos e a saga Majin Boo continua sendo épica! pic.twitter.com/32OKGOapRz
— Leonardo Nicolin (@AnyoneNico) July 14, 2020
VOTAÇÃO SHONEN JUMP #32 – Avalie os capítulos dessa edição!
Semana passada tivemos mais uma vitória de Haikyuu!!, que conseguiu a média de 9.33, a sua maior desde que a votação foi aberta, só perde para Kimetsu no Yaiba, que tinha conquistado a média de 9.37 no capítulo 200. Em segundo lugar tivemos um fantástico Chainsaw-man e em terceiro lugar, conquistando a sua posição mais alta até então, tivemos Act-Age. Tivemos uma grande surpresa negativa nessa TOC: Jujutsu Kaisen pela primeira vez conquistou um voto inferior a 8, tendo uma média nesta semana de 7.98. A votação dessa semana (Edição #33-34) terá o retorno de One Piece, Boku no Hero Academia e o último capítulo de Haikyu!!
Votação para edição #33-34 aberta! Também abri uma pesquisa sobre o público do Analyse It, para saber quem frequenta o site e etc. Se vocês tiverem tempo de livre e puderem responder, ajudaria muito o site!
PARA VOTAR NA WSJ #33-34, CLIQUE AQUI
PESQUISA DO PÚBLICO DO ANALYSE IT, CLIQUE AQUI