Alerta Vermelho para Souma.
Em uma TOC cheia de One-Shots e Mini-Séries de veteranos, tivemos algumas surpresas nas primeiras colocações, um mangá que dá uma pequena respirada na zona intermediária, uma situação alarmante nas últimas colocações, um grande mangá ausente, o autor de Ansatsu Kyoushitsu voltando com um pequeno One-Shot na próxima edição e uma série de sucesso tendo que dar uma pequena pausa também na próxima edição. Por isso, eu acho que não devemos perder muito tempo nessa introdução, pois temos uma TOC muito interessante a ser analisada:
Weekly Shounen Jump #46 (15/10/2018)
Haikyuu!! c320 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – Kimetsu no Yaiba c130
02 – Act-Age c37
03 – Dr. Stone c78
Jujutsu Kaisen c31 (Página Colorida)
The Comiq c01 (Nova Mini-Série de Kazuki Takahashi, 53 páginas)
04 – Yakusoku no Neverland c107
Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c83 (Página Colorida)
05 – Boku no Hero Academia c202 (11 páginas)
Watashi no Hero Academia (One-Shot de Youkou Akiyama)
06 – Black Clover c177 (13 páginas)
Black Clover Gaiden: Quartet Knights (One-shot)
Hajimete no Mochikomi (One-Shot de Mitsutoshi Shimabukuro, 6 páginas)
Shishunki Renaissance! David-kun c05
07 – Yuragi-sou no Yuuna-san c131
08 – Hunter x Hunter c384
09 – Hinomaru Zumou c213
10 – Shokugeki no Souma c283
11 – Alice to Taiyou c15
12 – Sougou Jikan Jigyou Kaisha Daihyou Torijimariyaku Kaichou Senzoku Hisho Tanaka Seiji c16
Jimoto ga Japan c05
Ausentes: One Piece c921, Boruto c27 (Série Mensal) e World Trigger c165 (Hiato)
Weekly Shonen Jump #47 (22/10/2018)
Capa e Página Colorida de Abertura: One Piece
Página Colorida: Jujutsu Kaisen, Boruto (41 páginas) e Kimetsu no Yaiba
Extras: Hajimete no Mochikomi c02 (6 páginas, One-shot de Yuusei Matsui)
Ausentes: Boku no Hero Academia c203 e World Trigger c165 (Hiatus)
Começando pelos mangás não ranqueados, como já é de tradição, tivemos capa e página colorida de abertura para Haikyuu!!, série que mesmo não recebendo tratamento de pilar na TOC, continua sendo o terceiro mangá mais lucrativo da revista. Para algumas pessoas pode preocupar as posições na TOC de Haikyuu!!, porém eu acredito que a situação da série esteja muito estável, enquanto vender acima de 300 mil cópias – Tal queda, se nada de drastico não acontecer, não devemos ver nas próximas semanas -. Por isso, Haikyuu!! está seguro. Também tivemos nessa mesma TOC vários especiais: Dois relacionados a Boku no Hero Academia e Black Clover, um que foi um One-Shot de Shimabukuro, autor de Toriko, e por fim tivemos a estréia da mini-série The Comiq, do autor de Yu-Gi-Oh. Esperamos que essa mini-série seja tão amada pelos leitores que o autor se convença a retornar definitivamente para a revista, ver Kazuki Takahashi na Weekly Shonen Jump novamente seria muito interessante.
Em primeiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que depois de várias semanas retornou a primeira colocação da TOC – Lembrando que a TOC não é resultado da votação do público, mas sim decidida pelos editores, a informação sobre ser resultado da votação é falsa – Os editores acreditam MUITO no potencial da série e com certeza querem ver Kimetsu no Yaiba se tornando um dos pilares da revista. Próximo semana a série irá receber página colorida. Em segundo lugar tivemos uma grande surpresa: Act Age. A série ainda não vende bem o suficiente, mas os editores gostam muito da série e percebem a sua importância para a revista. Digo que Act-Age é importante, pois a série traz a revista algo de diferente, que foge de um B-Shounen ou de um mangá de aventura normal. É necessário os editores lançarem séries diferenciadas para assim agradar quanto mais leitores possíveis. Vamos esperar que esse apoio editorial resulte em um bom aumento de vendas no mangá, que ainda não vende bem o suficiente para sobreviver por 2 anos.
Em terceiro lugar tivemos Dr.Stone, que depois da interessante página colorida da semana passada, retornou a ter um capítulo sem nenhuma regalia. Como eu já disse nas semanas anteriores, a série deve receber o seu anúncio do anime somente quando completar dois anos de vida, em Fevereiro ou Março (dependendo de quando decidirem comemorar seu aniversário). O motivo é são dois: É uma data muito especial para a série e o segundo motivo é que a revista já tem três animes de novatos em produção, por isso é melhor esperar que ao menos um seja lançado (Yakusou no Neverland em Janeiro) antes de anunciar um quarto. Falando em Yakusoku no Neverland, a série ficou na quarta colocação e continua muito bem na revista. A série deve receber a sua capa de divulgação do anime em Janeiro mesmo, por isso entre a edição #3 e #6 de 2019 (Lembrando que o ano para a WSJ começa em Dezembro e que temos duas edições duplas nesse período). Até lá, Yakusoku no Neverland deve receber somente páginas coloridas.
Em quinto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que novamente lançou um capítulo com menos de 14 páginas, dessa vez SOMENTE 11 páginas e na próxima semana estará ausente da revista. Primeiramente, sim, o autor está passando por problemas de saúde e está precisando realizar mais pausas constantemente. É importante os editores tratarem bem da saúde de Horikoshi, Boku no Hero não pode entrar em um hiato eterno como aconteceu com World Trigger, seria muito negativo para a revista. Segundo, falando em Hiato, é somente uma pausa que MUITO PROVAVELMENTE deve durar somente uma semana, no máximo duas. Falando sobre a posição da série, repito o que comentei nas semanas anteriores: “Agora que a série está tendo poucas páginas, os editores voltaram a classifcar Hero constantemente no TOP 5, interessante”. A série não está entrando em hiato. Em sexto lugar tivemos Black Clover que também teve poucas páginas, mas não deve ser por problemas de saúde crônico, no máximo um resfriado. A saúde de Tabata Yuuki parece estar em grande forma.
Em sétimo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que essa semana recebeu uma colocação um pouco mais alta que o seu normal, muito provavelmente é os editores mostrando aos leitores e dando uma garantia ao autor que sua série não será cancelada nos próximos três meses. O anime de Yuragi-Sou no Yuuna-San acabou não sendo um grande sucesso comercial, entretanto, os seus volumes venderam bem o suficiente, ao ponto de pagar a produção do seu anime e trazer um pouco de lucro para o estúdio responsável, por isso existe uma possibilidade da série receber uma segunda temporada. Lembrando que é muito comum os animes da Weekly Shonen Jump receberem uma segunda temporada mesmo vendendo mal. Ás vezes a Shueisha e a Jump planejam mesmo 24 episódios, mas decidem dividir em duas temporadas, e mesmo com a primeira falindo, juntamente com o estúdio responsável pela produção do anime, decidem lançar uma segunda temporada. Em oitavo lugar tivemos Hunter x Hunter, que está à quatro capítulos sem entrar em hiato. Parabéns Togashi.
Em nono lugar tivemos Hinomaru Zumou, que voltou a estar em uma colocação baixa após duas semanas bem classificado. Os editores colocaram a série em uma colocação alta somente por causa do seu anime e depois que o anime foi lançado, decidiram voltar a classificar a série entre os cinco últimos colocados – colocação habitual do mangá -. Hinomaru Zumou ainda tem chances de melhorar sua situação, caso o seu anime seja um sucesso de público ou, se não for um super sucesso, ao menos ajude a série aumentar suas vendas em 40 ou 50 mil cópias – Lembrando que atualmente a série vende cerca de 40 mil cópias por volume -. Hinomaru Zumou é muito querido pelos leitores da Weekly Shonen Jump e também é muito querido pelos editores da revista, porém nunca conseguiu se tornar o sucesso comercial que os editores e o público acreditavam que a série se tornaria quando foi lançada. A série recebeu muitas chances de vingar, e o seu anime é a última chance que a série tem para dar certo. Será conseguirá? Bem, somente as próximas semanas dirão.
Em décimo lugar tivemos Shokugeki no Souma que continua estando entre os últimos três colocados: A posição da série é FIXA nessa colocação e posso dizer que isto é muito preocupante. Quando um mangá pega colocações ruins, mas consegue em algumas semanas sair dessa colocação, é preocupante, mas não chega a ser alarmante. Porém quando a série começa a ficar semana após semana entre os últimos três colocados, aí sim, a situação começa a se tornar preocupante, pois significa que os editores estão disposto a cancelar a série a qualquer momento. Contudo, ainda acredito que veremos Shokugeki no Souma chegando a 2019. Diferente dos últimos dois colocados, Alice no Taiyou e Tanaka Seiji que para mim ainda serão cancelados nesse ano de 2018, talvez justamente nas últimas duas edições do ano. Para mim, teremos uma leva de dois ou três mangás nesse ano – Quem sabe não estreie o mangá de Kishimoto que PROMETERAM lançar nesse ano -.