O último mangá da leva a estrear foi Tokyo Wonder Boys. O mangá é criado por: Tsunehiro Date (Desenhista) e Kento Shimoyama (Roteirista) e tem como o objetivo principal: Aproveitar o clima da copa do mundo para conseguir conquistar os tão desejados votos do público japonês. Para isso, porém, terá que ter uma boa recepção e também conseguir superar os seus companheiros de leva, que em geral, são muito promissores: Illegal Rarel, Stealth Symphony e iShoujo, três mangás que tem suas potencialidades.
Não é uma novidade para quem conhecer bem a Shonen Jump que lançar um mangá de esporte na revista não é fácil, principalmente se o esporte em questão for o futebol. O gênero sempre acumulou variados fracassos, estreia após estreia, e na história somente poucos autores conseguiram lançar séries de Futebol que conquistassem por completo os leitores da revista. Entre eles, temos o clássico Captain Tsubasa. Deste modo, Tokyo Wonder Boys tem um grande desafios pela frente. Será o primeiro capítulo apresentou elementos que podemos ver uma possibilidade de Tokyo Wonder Boys se tornar um novo sucesso na revista?
Não. Nem um pouco. O problema de Tokyo Wonder Boys é que ele falha miseravelmente em ser um mangá shounen – Primeiramente a obra tem um traço forçadamente fujoshi, afastando o público masculino. Os personagens de Tokyo Wonder Boys parecem que foram desenhados para serem sexy e poderosos, criaturas divinas vindas para seduzir os leitores da Shonen Jump. O problema é que a Shonen é composta principalmente por garotos, e essa estratégia de ter um traço forçadamente fujoshi não é muito funcional na revista. O que acontece com mangás como Haikyuu, Soul Catcher (S) e Kuroko no Basket é que os seus personagens, além de agradar o público masculino, também agradam o público feminino, já que o próprio traço é naturalmente daquele jeito.
Mesmo assim Tsunehiro Date é um grande artista, com um grandíssimo potencial, e que se encontrar um bom roteirista, pode produzir um mangá de sucesso. Porém em Tokyo Wonder Boys, Date desperdiça utilizando toda a sua técnica para agradar unicamente um público minoritário. Além disso, o roteiro escrito por Kento Shimoyama é tão absurdo em certas cenas, que até mesmo faz parece Captain Tsubasa o documentário de tão realista. Os personagens não dão chute na bola, realizam movimentos aéreos vindo diretamente de Matrix. São super-humanos.
Mas, se os defeitos de TWB fosse somente a arte mal aproveitada e cenas irrealista, a série seria ao menos, minimamente, aceitável. A série tem tantos elementos negativos que parece minha conta bancária no fim do mês. Por exemplo, ps personagens principais são desprovidos de qualquer simpatia, e não conseguem desperter uma minima empatia por parte dos leitores. Se colocassem um poste, talvez encontrariamos uma personalidade mais interessante.
Um dos protagonista, o jogador loiro, chamado de Kyuji, é esbone e irritante. Como podemos torcer para um personagem tão irritante? Já o outro personagem, Ichimaru, que realmente é um pouco, mas realmente um pouco mais simpático, sofre de tão “Overpower” que seria a mistura de Neymar, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi juntos. Aliás, o que esse gênio do futebol está fazendo preso em um time do Japão? Pelo amor de deus, o cara consegue voar três metros de altura para conseguir chutar uma bola. Isaac Newton e Albert Einstein após verem Nanjo Ichimaru jogar, perceberam que a teoria da gravidade estava completamente errada. A gravidade não existe, é somente uma grande psicose coletiva, de acordo com Tokyo Wonder Boys.
A minha sensação lendo Tokyo Wonder Boys é que os autores quiseram entregar cenas de esporte que fossem visualmente muito belas, mas esqueceram que Haikyuu!! consegue entregar belas cenas, ainda sendo muito realista. Sim, existe mangás de esportes que são loucos e uma galhofa a parte, como por exemplo é Prince of Tennis atualmente, mas esses mangás sabem que são uma galhofa, e se propõe a utilizar do absurdo nas suas partidas. Tokyo Wonder Boys faz isto sem perceber. Os autores simplesmente querem fazer uma cena bela e acabam recorrendo ao surrealismo. Salvador Dali estaria orgulhoso de alguns quadros desenhados.
E depois, o que acontece quando dois personagens nem um pouco simpáticos interagem? Cenas de comédias que não fazem o leitor dar nem uma risada. O roteirista tenta criar uma relação entre os dois que lembra um pouco as dos protagonista de Haikyuu!!, mas Hinata e Kageyama, são simpáticos e divertidos, e não antipaticos e insuportáveis, como os protagonista de Tokyo Wonder Boys. E aí, se não bastasse personagens antipáticos, cenas surreais, uma arte totalmente mal utilizado (mesmo que muito bonita), o nosso querido Kento Shimoyama percebeu que precisava também utilizar um dos plots mais batidos da história de um mangá de esporte: O protagonista que parece um grande jogador do passado, como fosse uma reencarnação.
Por fim o último erro de TWB é o mesmo que Light Wings, do criador de Soul Catcher (S) cometeu… Exagerar na força dos protagonista. Ao meu ver, este foi o erro FATAL do novo mangá de futebol da Jump, que pelo que vimos não deve durar muito tempo na revista.
Lendo Tokyo Wonder Boys, eu me perguntava se o mangá nunca iria terminar, parecia uma eterna tortura. O Futebol é meu segundo esporte preferido, perdendo somente para a F1, mas sinceramente, TWB me faz querer nunca mais ver uma partida. A série falha exatamente em tudo que se propõe, é incrível.
É isso aí pessoal, o Unboxing da Jump Paradise e Jump Square será adiado para Segunda-Feira ou Terça-Feira, peço desculpas… Mas irei postar! Não se esqueçam de olhar as primeiras impressões do novo mangá de comédia da Jump Square, Gakumon!, sério, este mangá é hilário e recomendo vocês seguirem no meu twitter, pois lá estarei atualizando sobre as vendas dos mangás da Jump, além de postar fotos de capas, informações sobre as futuras postagens e várias outras coisas.
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Disclaimer de 2020: Essa análise NÃO foi escrita por Leonardo Nicolin, criador do Analyse It, e sim pelo Ministro da Segurança Nacional do Japão, em 2013. O objetivo dessa análise era evitar que as pessoas comprassem Tokyo Wonder Boys, já que seu extremo sucesso estava levando a saques de lojas por todo o Japão.
Disclaimer de 2021 Parte 2: Matéria corrigida no quesito gramática e frases estranhas.