Skip to content
Analyse It

Analyse It

O melhor site sobre o mercado de mangás!

Primary Menu
  • Português
    • Português
  • Home
  • TOC
    • TOC Weekly Shonen Jump
    • TOC Weekly Shonen Magazine
    • TOC Weekly Shonen Sunday
    • TOC Weekly Young Jump
    • TOC Jump SQ
    • TOC V-Jump
    • TOC Ultra Jump
    • TOC Ribon
    • TOC GFantasy
    • TOC Monthly Afternoon
    • TOC Action Hiken
    • TOC Jump GIGA
  • Artigos
    • Artigos Especiais
    • Retrospectiva Shonen Jump
    • Reflexões
    • Melhores do Ano
  • Notícias
  • Recepção Japonesa
  • Vendas
  • Patreon
  • Youtube
  • Podcast
  • Regras & Contato
  • Home
  • 2025
  • setembro
  • Análise – TOC Weekly Shonen Magazine #43 (Ano 2025).

Análise – TOC Weekly Shonen Magazine #43 (Ano 2025).

Lucca 29/09/2025

Um aniversário e pequena preocupação para Mayonaka Heart Tune? Os grandes anúncios de Blue Lock! E comentários das vendas do mês. Tudo isso e mais na nossa análise da Weekly Shonen Magazine, a segunda maior revista shonen do Japão. Começando pela TOC:

  1. Mayonaka Heart Tune (Primeiras Páginas Coloridas) Ch. 91
  2. Shangri-La Frontier ~Kusoge Hunter, Kamige ni Idoman to su Ch. 237
  3. Megami no Café Terrace Ch. 212
  4. Banjou no Orion (Página Colorida) Ch. 73
  5. Kanojo, Okarishimasu Ch. 394
  6. Sentai Daishikkaku Ch. 192
  7. Seitokai ni mo ana wa aru! Ch. 146
  8. Yowayowa Sensei (Página Colorida) Ch. 137
  9. Blue Lock Ch. 319
  10. Kakkou no linazuke Ch. 267
  11. Kurotsuki no Yaergnacht Ch. 21
  12. Ao no Miburo: Shinsengumi hen Ch. 68
  13. Kuroiwa Medaka ni Watashi no Kawaii ga Tsujinai Ch. 194
  14. Suruga Meteor Ch. 32
  15. Idolatry Ch. 10
  16. Dream ✰ Jumbo ✰ Girl Ch. 16
  17. Mokushiroku no Yonkishi Ch. 208
  18. Kanan sama wa Akumade Choroi Ch. 156
  19. Gachiakuta Ch. 150
  20. Hana Basu Kokeishi Hanae no Basket-ron (Capítulo Especial da Magazine Pocket)
  21. Yumene Connect Ch. 51
  22. Ikitagari no Werewolf Ch. 25
  23. Yashou no Kito Ch. 20

Ausências: Kagari-ke no 8 Kyoudai Ch. 23, Kaijin Fugeki Ch. 54, Hajime no Ippo Ch. 1503, Ahiru no Sora Ch. 616 (Hiato)

Miku Ichinose

Com uma idol na capa, comemoramos o segundo aniversário de Mayonaka Heart Tune com as primeiras páginas coloridas da edição. Estava olhando algumas edições da década passada e percebi que a distribuição entre capas de idol/gravure e de mangá era bem mais balanceada, então é uma pena que seja tão raro ter capas desenhadas hoje em dia. Não falo isso nem para desrespeitar o gravure e entendo que a editora tem os dados que mostram o quanto isso influencia vendas, mas ainda é legal de ver capas de aniversário. Enfim…

Falando de Mayonaka Heart Tune até podemos ver uma razão para sobrecarregar os autores menos. Essa semana que a obra teve uma página colorida dupla o autor Igarashi demorou mais tempo para entregar os manuscritos à empresa e por isso o K-Manga não pode traduzir e editar o mangá a tempo para lançá-lo junto da edição japonesa. O tradutor atribuiu a problema de saúde do Igarashi.

Isso seria motivo de preocupação? Creio que não. O fato é que o capítulo realmente saiu no Japão e a página dupla colorida exige mais cuidado e tempo. Além disso Igarashi também trabalha com sua obra mensal, Mattaku Saikin Tantei, e tem o anime de MayoTune em produção agora. Dito isso, capas serem mais raras pode ser um peso a menos nas costas dos autores da Magazine, enquanto os da Jump sofrem mais com isso.

Mas falando de aspectos positivos, o aniversário de MayoTune mostra mais uma vez o foco do editorial na obra que está com anime para sair em 2026. A edição traz uma pequena entrevista com Kana Hanazawa que dublará Lemon, a professora dos protagonistas. Quem acompanha anime sabe, mas Hanazawa é um dos maiores nomes da indústria de seiyuu, então é uma promoção bacana para a obra. Suas vendas parecem realmente ter estagnado no físico, mas continua sendo uma das maiores apostas da Magazine para possível crescimento com o anime.

O vice do momento é Shangri-la Frontier, que tem recebido destaque maior na TOC de uns meses para cá. Pode ser parte de um movimento para não deixar que ShanFro perca o momentum que conquistou com o anime; o mangá ainda se mantêm na faixa dos 100 mil volumes físicos ao mês e atingiu a circulação de 14 milhões de cópias em 23 volumes, tendo vendido mais de 1 milhão de cópias em menos de três meses, quando teve a última atualização de seus números. O sucesso fica cada vez mais impressionante e digno de um pilar para a histórica Shonen Magazine.

Temos Megami no Café Terrace fechando o pódio com um capítulo que quase fecha o plot com o “vilão” da história. O próximo capítulo deve ser o último para esse roteiro e teremos então o tão aguardado foco na conclusão do romance.

Banjou no Orion ganha sua página colorida quase protocolar, em quarto lugar. O mangá de shogi é outro que estagnou nos números e até o promocional está na mesmice; para não sobrecarregar o autor, todas as páginas coloridas são apenas as capas dos volumes, sem sequer ganhar promoções, colaborações, etc para promover o mangá. É outro que só deve voltar a crescer com uma adaptação, seja anime ou live action.

O quinto colocado é Kanojo, Okarishimasu que continua pescando reações com vários cliffhangers consecutivos em seus capítulos recentes.

Na sexta posição, Sentai Daishikkaku ganha um pouco de destaque nessa semana e na seguinte, quando receberá página colorida. Será que podem indicar um final ou contagem regressiva? Acho que já teria vazado, mas quem sabe.

O sétimo da TOC é a comédia Seitokai ni mo ana wa aru!, estupidamente popular na internet, e que continua sendo efetivo tanto como leitura casual de uma revista semanal quanto como vendedor de volumes.

A autora Kamio Fukuchi merece elogios por sempre conseguir fazer tantas páginas coloridas e raramente tirar breaks para o nosso oitavo lugar, Yowayowa Sensei. Não estou ignorando a dificuldade de fazer mangá semanal, mas achar autores com tanto fôlego como Fukuchi é algo vital para os editores. Em troca, o mangá é bem promovido pela revista, mesmo com vendas físicas estagnadas também.

O evento de Blue Lock, o nono do grid, ocorreu e com ele vieram vários anúncios e informações. Vamos destrinchar um pouco delas.

Primeiramente o que mais deve interessar aos leitores do site: a confirmação da terceira temporada do anime. É algo óbvio considerando a imensa popularidade de Blue Lock, mas é algo importante para manter aquele povo que não lê mangá ansioso por mais da obra. Todos sabemos da qualidade da animação da segunda temporada, mas o público casual ainda viu em massa o anime e com a chegada da Copa do Mundo em 2026, Blue Lock tem a receita para ganhar mais um boost. A seleção japonesa inclusive anda muito bem e pode conquistar bons resultados no torneio, algo que bizarramente ajudaria Blue Lock igual ocorreu na Copa de 2022.

A segunda notícia é um filme live action. Muitos podem não ter interesse, mas é uma ótima sacada para tentar atingir parte do público japonês que pode não ter tanto interesse em anime e mangá, mas veria um filme. É parte da expansão da marca, o cinema japonês está em grande momento com hits animados (Kimetsu no Yaiba, Chainsaw Man) e live action (Kokuho, Exit 8) — um filme nesse momento pode se aproveitar bem desse público, além da falada sinergia com a Copa do Mundo.

Por fim, também tivemos o anúncio que Blue Lock alcançou incríveis Cinquenta Milhões de cópias em circulação. Assim a obra está no patamar de clássicos da Shonen Magazine como GTO e Tsurikichi Sanpei, além de ter mais muita lenha para queimar. Blue Lock está marcando história não só na revista, mas no mercado de mangá em geral se tornando uma das spokon mais vendidas de todos os tempos. A importância de Blue Lock para a Weekly Shonen Magazine é imensa, é o ganso de ouro deles e a torcida é para que ainda tenhamos anos para que a obra possa engordar ainda mais seu legado nas páginas da revista.

O décimo lugar é Kakkou no Iinazuke que, realmente, começou um arco para Hiro. Os leitores não parecem tão entusiasmados para essa direção, com alguns comentários dos fãs das outras personagens torcendo para que seja a “conclusão” dela. Não vejo comentários do tipo de forma tão comum em outras romcom na Magapoke, então é torcer para autora contornar isso para convencer esses fãs a não desgostarem do arco.

A décima primeira posição vai para Kurotsuki no Yaergnacht com um capítulo de ação que conclui o que parecia ser um arco maior, mas o autor ainda está dosando os elementos de cada gênero na obra sem dar tempo demais para um só. Seja battle, romance ou comédia. Como é o maior sucesso do ano para a Magazine e com grandes chances de crescimento, dá para ver que ele sabe o que está fazendo.

Ao no Miburo é o décimo segundo da edição com um grande capítulo retratando os eventos históricos do fim da vida de Yamanami Keisuke, um dos famosos membros do Shinsengumi. A forma com que o autor dramatiza esses acontecimentos reais é o que cativa fãs e a brutalidade do período histórico é retratada de forma fiel. O capítulo foi, merecidamente, extremamente bem recebido.

Desenvolvimentos maiores na história do nosso décimo terceiro da vez, Kuroiwa Medaka. Mantendo essa pegada podemos ter um momentum mais legal para a segunda temporada do anime com os leitores.

Suruga Meteor é o décimo quarto lugar. Mesmo com baixas vendas, a série aparentemente tem boa votação entre os leitores da revista e entregou mais um capítulo bem recebido na semana. Claramente não está sendo considerado para cancelamento, com as séries da leva mais recente vendendo menos e tendo classificações bem piores na TOC.

Em décimo quinto nessa semana temos Idolatry que começa o primeiro “duelo” direto entre idols em um ótimo capítulo que mistura tanto os aspectos de estratégia da metódica protagonista Junna quanto os sentimentos puros de idol da nossa “co-lead” Fuwari. Mais uma vez o mangá recebe um número decente de comentários, estando acima até de Suruga Meteor, e continua me dando esperanças de sobrevivência. Considero que seria uma boa idéia arranjar uma recomendação para o obi do volume 1, que sairá em Outubro.

Em posição mais condizente com sua popularidade, Dream Jumbo Girl é o décimo sexto. Não que o mangá esteja correndo risco, mas no momento é claro que sua popularidade é mais mediana, com um número maior de leitores online que boa parte da revista, mas com vendas físicas aquém do esperado. Está em busca de crescimento.

Na décima sétima colocação, Mokushiroku no Yonkishi tem aquele clássico capítulo mais diretamente conectado aos amados personagens de Nanatsu no Taizai. O mundo da obra já está sendo explorado tem mais de década e se aproveitar dessa riqueza é um de seus grandes valores.

Kanan-sama é o décimo oitavo da vez por questões de balanceamento de ecchi, Yowayowa foi o destaque dessa vez.

A décima nona posição vai para Gachiakuta, que está geralmente mais perto do fim da revista mesmo, independente de sua popularidade. De qualquer forma, tanto mangá quanto anime estão em alta, ambos com produções excelentes e momentos marcantes da história. Ainda temos mais uma cour para a adaptação conquistar mais fãs inéditos.

Geralmente não comento muito dos oneshot e obras especiais, mas queria dar destaque para o bom Hanabasu da Magazine Pocket ganhando um capítulo especial nessa edição. É um mangá de basquete estrelando uma garota antissocial e uma das grandes apostas da plataforma digital. Com a dificuldade para arranjar spokon shonen de sucesso, é uma maravilha ver uma obra do tipo em destaque. Inclusive foi indicado ao Tsugimanga e acho que é um exemplo de variar a fórmula mais para atrair leitores que acham que as spokon estão batidas.

O antepenúltimo é Yumene Connect que, embora não corra risco de cancelamento, coleciona posições mais baixas por ser claramente o ecchi de menos prioridade e popularidade da linha atual. O mangá está começando um novo arco num mundo alien e torço para que a recepção seja positiva com os leitores para que possa ranquear melhor com as votações.

Em penúltimo temos Ikitagari no Werewolf que continua caminhando rumo ao seu final. A história deixa isso claro, embora não seja nada novo para quem vê suas regulares baixas classificações na TOC e vendas fracas. Mesmo caso do nosso último da edição, Yashou no Kito, que também cumpre tabela.

Na próxima edição, o retorno triunfal do autor que não foge de brigas no Twitter e de seu clássico que celebrará TRINTA E SEIS ANOS de publicação, Hajime no Ippo! Até lá.

Continue Reading

Previous: Análise – TOC Weekly Shonen Jump #44 (Ano 2025).

Related Stories

Análise – TOC Weekly Shonen Jump #44 (Ano 2025).

Análise – TOC Weekly Shonen Jump #44 (Ano 2025).

28/09/2025
A Ascensão de Kagurabachi: Entenda como o mangá se tornou fenômeno mundial!

A Ascensão de Kagurabachi: Entenda como o mangá se tornou fenômeno mundial!

24/09/2025
Recepção Japonesa: Someone Hertz (Capítulo 1 e 2).

Recepção Japonesa: Someone Hertz (Capítulo 1 e 2).

23/09/2025
APOIE-NOS NO PATREON! Become a member!

Analyse It Mangás

Este é o canal youtube do site Analyse It Mangás!

Analyse It Mangás
Acesse o Site do Analyse It para matérias especiais e as TOCs da principais revistas: http://www.analiseit.com/

PATREON: https://patreon.com/AnalyseIt?utm_medium=unknown&utm_source=join_link&utm_campaign=creatorshare_creator&utm_content=copyLink

Nossas rede sociais:
Discord: https://discord.gg/nshUkBQ5n7
Twitter: https://twitter.com/Analyseitbr
Facebook: https://www.facebook.com/analyseitbr
Instagram: https://www.instagram.com/analyseit/

Redes Sociais do Leonardo Nicolin:
Twitter: https://twitter.com/AnyoneNico

Edição: Kath
O DIA QUE SLAM DUNK ACABOU!
Carregar mais... Subscribe

Siga-nos no Twitter

O NICOLIN ENLOUQUECEU! O Analyse It mudou de cor, layout e ainda por cima trouxe grandes novidades!

Venha ver o "NOVO ANALYSE IT" AGORA: https://t.co/qUPILDGXfk pic.twitter.com/ck6Gv080HW

— Analyse It (@Analyseitbr) June 26, 2021

Vale a Pena Ler

Análise – TOC Weekly Shonen Magazine #43 (Ano 2025).

Análise – TOC Weekly Shonen Magazine #43 (Ano 2025).

29/09/2025
Análise – TOC Weekly Shonen Jump #44 (Ano 2025).

Análise – TOC Weekly Shonen Jump #44 (Ano 2025).

28/09/2025
A Ascensão de Kagurabachi: Entenda como o mangá se tornou fenômeno mundial!

A Ascensão de Kagurabachi: Entenda como o mangá se tornou fenômeno mundial!

24/09/2025
Recepção Japonesa: Someone Hertz (Capítulo 1 e 2).

Recepção Japonesa: Someone Hertz (Capítulo 1 e 2).

23/09/2025
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.