
Nova leva chegando, com autor semi-novo amado pelo público ocidental retornando! Venha ver a TOC #20 da Weekly Shonen Jump!
Weekly Shonen Jump #20 (14/04/2025):
Boku to Roboco c229 (capa e páginas iniciais coloridas)
Boku to Roboco Tokubetsu Bangai-hen
01 – SAKAMOTO DAYS c209
02 – WITCH WATCH c198
03 – Exorcist no Kiyoshi-kun c40
04 – Ao no Hako c192
Madan no Ichi c30 (página central colorida)
05 – Akane Banashi c154
06 – Nige Jouzu no Wakagimi c199
Sara no Ue no Akuma (página central colorida, 47 páginas, one-shot de Kaneko Tarou, 9º participante do JUMP FUTURE PROJECT 2025)
07 – Shinobigoto c29
08 – Kill Ao c97
09 – Kagurabachi c75
10 – Nue no Onmyouji c94
Himaten! c38 (página central colorida)
11 – Syd Craft no Saishuu Suiri c20 (23 páginas)
12 – Negai no Astro c49
13 – Choujun! Choujou-senpai c58
14 – B no Seisen c10
15 – Embers c11
Ausentes: ONE PIECE c1146, HUNTER×HUNTER c411 (Hiato)
WSJ #21 (21/04/2025):
Capa e Página Colorida de Abertura: NICE PRISON c01 (Nova série de Suganuma Tatsuya)
Página Colorida: Ao no Hako c193, Kill Ao c98 e Shinobigoto c30
ANIME DE WITCH WATCH
O anime de Witch Watch estreou com uma animação muito agradável e abertura de YOASOBI, que tem grandes chances de viralizar. Pretendo escrever uma análise sobre a recepção dos dois primeiros episódios na segunda-feira, mas, no geral, as impressões são bastante positivas. Contudo, o anime está recebendo menos divulgação que Sakamoto Days (mesmo sendo superior em qualidade), e os resultados nas vendas são evidentes: um boost semelhante ao de Yozakura-san.
Como já mencionei, o objetivo de Witch Watch não é se tornar um pilar da revista, então o fato de seus primeiros volumes já figurarem constantemente no TOP 500 diário é positivo. Seria um desempenho superior ao de Undead Unluck, e permitiria que a série alcançasse sua meta principal: vender mais de 50 mil cópias após o término do anime. Com esse número, Witch Watch garantiria sua permanência na revista até seu encerramento natural, previsto para 2026 ou 2027. Deixo abaixo a abertura da série:
AS VENDAS
Foram divulgadas as vendas da primeira semana dos novos volumes da Weekly Shonen Jump (lançamentos de abril), de acordo com os rankings Oricon e Shoseki:
- Akane Banashi: 18.196 mil cópias
- Witch Watch: 16.876
- Nue no Onmyouji: 10.377
- Himaten!: 6.550
- Kill Ao: 6.130
- Boku to Roboco: 5.360
- Syd Craft: 3.811
- Hakutaku: Não entrou no TOP 500
O que isso significa? Temos duas notícias: Himaten! superou Kill Ao e Boku to Roboco em vendas, ficando cada vez mais seguro na revista. A série de romance ainda não vende excepcionalmente bem, mas caminha lentamente para um desempenho sustentável que pode garantir sua sobrevivência a médio prazo.
Já Syd Craft teve um desempenho decepcionante, não alcançando sequer 4 mil cópias. Para um autor veterano, o resultado é preocupante, e o mangá deve vender menos de 10 mil cópias no mês. Esses números não indicam cancelamento imediato (nesta leva), mas colocam Syd Craft como um dos favoritos a ser encerrado entre junho-julho ou setembro-outubro.
A situação é ainda mais complicada para Kill Ao, que enfrenta uma queda acentuada nas vendas. Claro, há outras séries com maior risco de cancelamento (Choujun! Chojo-Senpai, Negai no Astro, Embers e B no Seisen), mas é inegável que Kill Ao está com um desempenho preocupante.
O que poderia salvá-la? Um anime em produção. Porém, se os editores julgaram que a série não duraria o suficiente para ganhar uma adaptação, é possível que tenham recusado propostas. Portanto, sua sobrevivência até completar três anos é incerta.
A NOVA LEVA
Dois novos mangás foram anunciados. Eu havia feito várias previsões sobre a leva, e o Saito parece ter decidido contestá-las. Minha última hipótese era: “O Saito pode esperar até junho para cancelar Embers e B no Seisen, estreando apenas um mangá nas edições #21 ou #24. Isso daria um ‘cancelamento mais justo’ às duas obras.”
Após ler minha análise, o Saito claramente quis refutar essa ideia. A solução? Lançar “uma leva e meia” — sim, 1,5 mangá. Teremos provavelmente apenas um cancelamento e duas estreias.
NICE PRISON:
Estreará na edição #21, por um autor novato que não publica um one-shot desde 2019 (nesse período, só lançou yonkoma, um estilo de tirinha popular no Japão). Ao saber disso, comentei no Discord do Analyse It (que recomendo!) que provavelmente seria uma comédia curta, no estilo Murakami, Isobe Isobee Monogatari ou Jaguar.
Essa possibilidade ganhou força ao vermos que o primeiro capítulo terá apenas 38 páginas (contra as 50 habituais). Portanto, é bem provável que Nice Prison ocupe meia vaga, sem que nenhum mangá seja cancelado para abrir espaço. Também há a chance de ser uma série curta (10-12 páginas por capítulo) ou até mesmo fechar a revista. Ainda não é certeza, mas as chances são altas.
Sobre o que será? Aparentemente, uma comédia sobre prisioneiros em uma prisão nada convencional. Algo diferente para a Shonen Jump, que pode ser a chave do sucesso.
Tomoshibi no Otel:
Estreará na edição #24, sendo o segundo trabalho do autor de Red Hood — que, apesar do fracasso no Japão, conquistou muitos fãs no Ocidente. Diferente do anterior, este parece ser um mangá completo (18-20 páginas por capítulo), provavelmente um battle shounen ou aventura com ambientação nórdica.
Ainda não está claro se substituirá alguma série ou ocupará a vaga de one-shots. Se houver cancelamento, os mais ameaçados são Embers, B no Seisen, Negai no Astro e Choujun! Chojo-Senpai. A edição dupla #22-23 trará mais respostas.
Minha opinião: Não acho sábio deixar Tomoshibi no Otel como segunda estreia (já que Nice Prison reduzirá o hype), e uma leva fraca prejudicará sua visibilidade. A série terá dificuldade para decolar, pois naturalmente poucos lerão. O autor precisará, então, reverter essa tendência com qualidade pura.
A TOC
Pela primeira vez no ano, Sakamoto Days ficou em primeiro lugar. A série também será capa da Jump GIGA, então a vitória na mesma semana desse anúncio foi uma jogada inteligente. No entanto, é inegável que seu desempenho comercial está abaixo do esperado — dificilmente ultrapassará 200 mil cópias por volume.
No resto, nada surpreendente: Embers e B no Seisen continuam nas últimas posições. Ainda veremos se o Saito optará por esperar até junho ou julho para cancelá-los, ou se agirá antes. Negai no Astro e Choujun! Chojo-Senpai também estão em risco.
Syd Craft é outro candidato a cancelamento até julho. No total, cinco obras estão ameaçadas, mas as únicas certezas são Embers e B no Seisen. O destino dos outros três dependerá da “reestruturação” da revista. Acredito que o Saito só lançará uma leva grande quando estiver seguro de ter bons editores — afinal, más orientações podem arruinar séries promissoras, como visto em Dear Anemone.
Por isso vamos descobrir ao longo das semanas SE e QUANDO Embers, B no Seisen, Choujun! Chojo-Senpai, Negai no Astro e Syd Craft serão cancelados.