
Em uma edição de aniversário de 4 anos de Witch Watch, os editores tentam de qualquer modo transformar Shinobigoto e Exorcist no Kiyoshi-Kun no novo Battle-Shounen de sucesso. Venha ver essa TOC louca:
Prévia da Weekly Shonen Jump #13 (24/02/2025):
Em primeiro lugar, tivemos Ao no Hako, que pela quinta vez em 2025 conseguiu alcançar a primeira colocação – praticamente Ao no Hako esteve no topo da TOC em metade das edições da revista até então -, enquanto, por exemplo, Sakamoto Days ainda não conquistou nenhuma primeira colocação. Mas por qual motivo Ao no Hako está indo tão bem? Eu acredito que os editores estão extremamente satisfeitos com a fase atual do mangá e também com o desempenho do anime, promovendo massivamente a obra.
Ao no Hako começa a receber um verdadeiro tratamento de pilar, no qual obtém constantemente regalias por parte dos editores. É interessante perceber que muitas pessoas não acreditavam no potencial da série por ser um mangá de “romance”, mas, mesmo assim, entre todos os lançamentos dos últimos cinco anos da revista, é aquele cujo anime teve maior sucesso para a editora, superando as adaptações dos battle shounen da revista: Yozakura-san, Undead Unluck e Sakamoto Days.
Em segundo lugar, tivemos Shinobigoto, e em terceiro, Exorcist no Kiyoshi-Kun, ambas séries novatas que estão vendendo entre 10 e 13 mil cópias por volume, uma quantidade reduzida. Os editores, cientes da necessidade de novos battle shounen de sucesso, estão tentando promover esses dois mangás ao máximo, esperando que ocorra o impulso milagroso que aconteceu com Chainsaw Man e Kimetsu no Yaiba (que só começaram a ter um crescimento em vendas após o terceiro ao quinto volume).
Essa estratégia dará certo? O mais natural é esperar que não funcione, já que normalmente essas promoções não resultam em nada. Entretanto, diante da situação da revista, na qual a maioria das séries já se estabilizaram em vendas, resta apenas tentar impulsionar esses dois títulos (e Himaten, o esquecido do rolê).
Em quarto lugar, tivemos Sakamoto Days, que, além do anime estar proporcionando um aumento relativamente pequeno nas vendas do mangá, também está apresentando um desempenho um tanto decepcionante na TOC. Digo relativamente porque, claramente, Sakamoto Days está indo bem, já que se encontra frequentemente no ranking Shoseki e nas primeiras cinco colocações da TOC. No entanto, ao mesmo tempo, o resultado comercial parece inferior ao que a maioria das pessoas esperava.
O segundo cour do anime, que estreará em julho, deve manter a qualidade atual. Por isso, é bem provável que tenhamos pelo menos 22 episódios com uma qualidade mediana para baixa (dependendo da cena e do episódio). O marketing, no entanto, deve continuar bastante forte, já que tanto a produtora quanto a Shueisha estão destinando um grande orçamento para essa área.
Concluindo, acredito que, assim que o anime terminar, continuaremos a ver a obra recebendo um impulso significativo nas semanas seguintes, já que, como Sakamoto Days tem muitos volumes, ainda haverá vários leitores tentando completar a coleção (tanto aqueles que começaram a colecionar após o encerramento da primeira temporada quanto aqueles que iniciaram durante a exibição).
Em quinto lugar, tivemos Boku to Roboco, que continua estável na revista.
Em sexto lugar, tivemos Nige Jouzu no Wakagimi, também conhecido como The Elusive Samurai, que é a segunda série com mais primeiras colocações na TOC em 2025: foram três vezes, ou seja, 30% das edições do ano. O anime da série elevou o patamar do mangá dentro da revista, proporcionando uma estabilidade que a obra não tinha no passado. Antes do anime, comentávamos que talvez pudesse ser cancelado caso continuasse caindo em vendas. Agora, é o segundo mangá com mais primeiros lugares.
Em sétimo lugar, tivemos Akane Banashi, que ganhará capa de aniversário na próxima edição (e talvez o anúncio do anime, mas precisamos aguardar). A possibilidade de uma adaptação existe, mas recomendo que ninguém crie grandes expectativas, pois a decepção pode ser grande também.
Em oitavo lugar, tivemos Himaten, que está recebendo menos destaque por parte dos editores. No entanto, acredito que, quando for lançado seu terceiro volume, voltará a ganhar mais visibilidade. Entre o grupo dos desesperados (Shinobigoto, Kiyoshi-Kun, Choujun e Himaten), composto por novatos que vendem entre 10 e 15 mil cópias, Himaten ocupa a terceira posição em prioridade dos editores, superando apenas Choujun! Chojo-Senpai, que parece ter sido completamente descartado.
Em nono lugar, tivemos Kagurabachi, que está sendo colocado em posições inferiores para dar mais visibilidade a Shinobigoto e Kiyoshi-Kun. Trata-se de uma situação temporária, pois as vendas de Kagurabachi já estão bem sólidas, e é necessário encontrar outro mangá com potencial de boas vendas. Em breve, Kagurabachi retornará às colocações mais altas.
Em décimo lugar, tivemos Syd Craft, que continua no Bottom 5, mas sem apresentar posições extremamente ruins. Sua situação é complicada, mas ainda não crítica. É necessário acompanhar as próximas semanas para fazer uma previsão mais precisa. Logo após, na décima primeira colocação, tivemos Nue no Onmyouji, que já tem seu lugar garantido no Bottom 5 e dificilmente sairá dessa posição até o lançamento de seu anime.
Em décimo segundo lugar, tivemos Negai no Astro, que continua em risco e tem chances reais de ser cancelado em 2025. Contudo, ainda não está apresentando uma constância nas últimas duas ou três colocações que garantam seu cancelamento na próxima leva. A probabilidade de um mangá ser cancelado não se mede apenas pela frequência no Bottom 5, mas sim por estar entre os três últimos de maneira praticamente fixa.
Sim, fixo (com algumas raras semanas fora), como está acontecendo atualmente com Choujun! Chojo-Senpai, que se mantém praticamente nas últimas duas colocações. No entanto, isso ainda não ocorre com Kill Ao ou Negai no Astro. Se tivermos uma leva de 1 mangá, aquele que está praticamente FIXO (quase sempre) em último será cancelado. Se a leva for de dois mangás, os dois últimos colocados praticamente FIXOS, serão cancelados. E assim por diante. Atualmente não temos nenhum mangá FIXO, por isso não temos certeza absoluta de nenhum cancelamento.
É assim que vocês devem olhar quem será ou não cancelado.