A Weekly Shonen Jump anunciou o cancelamento de Youkai Buster Murakami com 21 capítulos (após vendas terríveis e uma recepção ainda pior) e a chegada de uma nova série: Syd Craft no Saishuu Suiri, escrita e desenhada por Tsutsui Taishi, criador de Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, também conhecido como We Never Learn.
O retorno do autor veterano deixou muitas pessoas alegres, principalmente aqueles que gostavam da comédia romântica criada por ele. Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai foi uma série de sucesso lançada na revista entre 2017 e 2020, que contava a história de Nariyuki Yuiga, um estudante modelo que ajudava suas colegas de sala a superar as provas. A obra não era um ecchi, tendo apenas alguns momentos de fanservice, mas era com certeza um harém misturado com rom-com.
Antes de lançar Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, o autor já tinha uma vasta experiência, lançando mangás há quase uma década. Sua primeira obra, Esprit, lançada em 2008 na Monthly Comic Blade, durou 8 volumes e unia elementos de Battle Shounen com Waifus. A série, para os padrões da revista, teve uma boa recepção, e assim o autor recebeu uma segunda chance na Comic Blade.
Seu segundo mangá, Fukashigi Philia (2011-2012), seguiu esse esquema, mas se aprofundou no Dark Fantasy, gênero que o autor já explorava bastante em Esprit. No entanto, acabou não dando certo, sendo cancelado com 3 volumes. Ao mesmo tempo, Tsutsui começou a trabalhar em adaptações para mangá de STEINS;GATE, o que podemos dizer ter sido o primeiro contato do autor com obras de investigação.
Sua vida mudou em 2014, quando foi convidado por seu futuro editor, Saito Yuu, para produzir um spin-off de Nisekoi, obra na qual Saito também era editor. Ao mesmo tempo, o autor se tornou desenhista de Missile to Plancktone, um mangá que unia a construção de mísseis com romance.
Mas o que realmente mudou sua vida foi o spin-off de Nisekoi, que acabou sendo também um sucesso comercial, motivando Tsutsui e seu editor Saito a trabalharem em uma obra que viria a se tornar a sucessora de Nisekoi, nascendo assim Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai.
Após 2020, o autor desapareceu, mas seu editor se tornou, em meados deste ano, o Editor-Chefe da Weekly Shonen Jump, e não é por acaso que Tsutsui retornou à revista com uma nova série. A questão é: seu novo mangá será mais próximo dos Dark Fantasy que ele criou no começo da carreira? Da sua experiência desenhando STEINS;GATE? Ou dos seus rom-coms lançados sob os conselhos de Saito Yuu? Bem, acredito que teremos um pouco de tudo.
Sua nova série ainda não tem sinopse, apenas uma imagem e um título, mas já podemos concluir alguns elementos. O seu título significa “A Última Dedução de Syd Craft”, reforçando a ideia que será um mangá de investigação. Syd Craft será uma obra que manterá todos os elementos de “Waifu” comuns em todas as obras de Tsutsui Taishi, além de provavelmente ter aquele clima de comédia que agrada tanto o atual Editor-Chefe Saito (que nesse quesito lembra bastante os gostos de Torishima) quanto o próprio autor.
Mas Syd Craft, com suas roupas de época e acessórios de detetive, parece dialogar muito mais com o gênero de investigação. É possível que tenhamos um mangá investigativo que una as técnicas que ele aprendeu desenhando STEINS;GATE – e quem sabe alguns elementos mais misteriosos e fantasiosos como os que ele já adicionava em Fukashigi Philia. Em uma nota mais pessoal (by Leonardo Nicolin) eu amaria que esse “Syd Craft” fosse uma referência a Lovecraft.
São apenas suposições, e só saberemos realmente do que se trata no dia 18 de novembro. Mangás de investigação são de longe o gênero que tem mais dificuldade de sobreviver na Weekly Shonen Jump, então não é certo que o mangá terá como prioridade a investigação (pode ser uma comédia ou até mesmo um rom-com, com a investigação sendo secundária). É provável que tenha, mas não é certo. E por causa da expectativa do público, autores veteranos tendem a fracassar MAIS QUE AUTORES NOVATOS. Isso mesmo, autores veteranos, quando retornam à Weekly Shonen Jump, têm mais chances de não vingar.
De qualquer modo, pela vasta experiência do autor, eu diria que podemos sim esperar boas coisas, e certamente será um mangá sobre o qual irei escrever minhas primeiras impressões assim que sair.