Em uma semana no qual The Elusive Samurai (Nige Jouzu no Wakagimi) é capa da revista, tivemos notícias incríveis relacionadas a Kiyoshi-Kun e Himaten. Venha ver!
‘
Em primeiro lugar na TOC tivemos Akane Banashi, que é atualmente o mangá que mais conquistou primeiras colocações desde o começo da gestão Saito. Foram 5 vezes em 17 edições. Mas por qual motivo os editores devem estar promovendo tanto a obra? É importante lembrar, antes de tudo, que Akane Banashi está em um momento muito chocante com várias reviravoltas no seu roteiro. Essas reviravoltas parecem estar agradando bastante os seus leitores, o que também pode estar levando a um aumento dos votos. Esse aumento de votos pode sim estimular o Editor-Chefe Saito a classificar constantemente a obra entre as primeiras colocações.
Sim, o tratamento que Akane Banashi recebe não é muito diferente do tratamento que tínhamos na gestão Nakano, mas é inegável que o Saito está dando prioridade a Akane Banashi nas posições da TOC em comparação a demais mangás da revista. No mesmo período, The Elusive Samurai conquistou duas vezes a medalha de ouro, One Piece uma vez, Sakamoto Days uma vez, Ao no Hako duas vezes e Kagurabachi três vezes. Na próxima semana Akane Banashi será capa da revista, e assim muitas pessoas começam a se perguntar: Será que teremos o anúncio do anime? Bem, saberemos em breve.
Em segundo lugar na TOC tivemos Sakamoto Days, que acabou de lançar o seu volume 19 no Japão. Esse é o último antes da estreia do anime, que acontecerá em janeiro. Em terceiro lugar tivemos Madan no Ichi, que está recebendo um grande destaque por causa de sua ótima recepção. Algumas pessoas me perguntaram se há possibilidade de, nas próximas semanas, Madan no Ichi ser capa da revista. E a resposta não é tão curta: Sim, mas são baixas. Antigamente (durante os anos 2010) era bem mais comum séries receberem capa nos seus primeiros 20 capítulos, muitas vezes próximo ao lançamento do volume 1.
Contudo, ultimamente, principalmente na gestão Nakano, a estratégia mudou. Muitas séries, até mesmo populares, só vêm receber sua segunda capa no aniversário de um ano. Temos exceções, entre as mais recentes é Kill Ao no capítulo 18. Eu acredito que, caso a recepção de Madan no Ichi seja realmente muito boa (e suas posições não sejam só uma estratégia de promoção), por causa também da importância das duas autoras no mercado, é possível vermos a série recebendo uma segunda capa antes do capítulo 20 – talvez algumas semanas antes ou depois do lançamento do seu primeiro volume. Digo semanas antes ou depois, pois como o volume é lançado em janeiro, é provável que tenhamos uma capa em grupo naquele período.
Em quarto lugar tivemos Undead Unluck, que está recebendo boas posições na TOC, mas mesmo assim, para muitos, a sua história está sendo “rushada”, abrindo uma discussão sobre quando realmente a série irá terminar. Antes desse último arco, era muito comum vermos leitores de Undead Unluck brigando e dizendo que a série iria acabar no segundo semestre de 2026, mas eu acredito que essa data seja impossível. É muito provável que Undead Unluck acabe mesmo no próximo ano, e durante esse último arco deve conseguir ter boas posições intercaladas com posições mais baixas.
A ausência de página colorida, para muitos uma afronta para a série, mesmo sendo triste, é algo muito normal na Weekly Shonen Jump. Como podemos ver com séries como Toriko, Bleach e, mais recentemente, Shokugeki no Souma: Mangás que já ganharam anime e não têm nenhuma nova temporada a vir sofrem uma redução drástica de páginas coloridas no ano, alguns meses após o encerramento da temporada. Para os leitores mais novos, talvez isso seja novidade: Não tivemos depois de 2020 nenhum mangá em lançamento na revista sem que uma segunda temporada estivesse programada, mas agora que voltamos a ter um, vemos que certas ações continuam iguais. Não é perseguição contra Undead Unluck, é somente uma metodologia para dar destaque a obras mais novas.
Em quinto lugar tivemos Ao no Hako, que não está mais entrando no TOP 10 mais vistos da temporada no Netflix (diferente de Dandadan, que está continuamente em primeiro), e também o seu boost está esfriando, devendo ficar entre 60 e 90 mil por semana pelos próximos dois meses, pelo menos. Não é um resultado ruim, muito pelo contrário, é um bom boost que vai garantir a série entre os vinte mangás que melhor vendem em um volume único no mercado atualmente. O anime de Ao no Hako é um sucesso e deve ganhar novas temporadas, por isso os leitores devem comemorar.
Em sexto lugar tivemos Himaten, que, mesmo recebendo bem mais destaque que Exorcist no Kiyoshi-Kun, deve vender um pouco menos. É complicado prever quanto a série vai vender, já que os números estão mudando bastante de site para site – a série no ranking de compras do Rakuten está acima de Choujun, mas muito abaixo de Kill Ao. Já na Amazon está atrás tanto de Choujun quanto de Kiyoshi-Kun. Ao mesmo tempo, algumas pessoas estão relatando não encontrar mais Himaten em algumas lojas, indicando que está esgotado. De qualquer modo, amanhã saberemos o seu primeiro dia de vendas, e assim teremos uma resposta, que postarei no Twitter.
Em sétimo lugar tivemos Negai no Astro, que, mesmo tendo pego uma boa colocação essa semana, eu diria que não está muito seguro para 2025. Não parece um alvo para a próxima leva de cancelamento, já que outros mangás estão mais em risco, como Kill Ao, mas mesmo assim, não se deixem enganar por uma sétima colocação. TOC não é avaliar uma posição isolada, mas sim a constância de colocações, e, no geral, Negai no Astro tende a estar frequentemente na segunda metade da revista, indicando que nem os editores e nem o público estão completamente satisfeitos com a obra.
Em oitavo lugar tivemos Boku to Roboco, que são obras que tendem a ter vendas um pouco mais baixas, mas mesmo assim podem ter um bom rendimento na revista. A obra já tem quatro anos de vida e está caminhando para o seu quinto ano. Em nono lugar tivemos Hunter x Hunter, que deve continuar pelo menos na revista até o capítulo 406 – não sabemos quando irá ter uma nova pausa, talvez depois do 406, talvez depois do 410, mas pode acontecer a qualquer momento -.
Hunter x Hunter, como obra, não tem muita utilidade em atrair leitores adolescentes e pré-adolescentes, já que é um mangá de difícil acesso por causa de sua grande quantidade de volumes, mas tem uma utilidade em aumentar as vendas da revista temporariamente, já que pode atrair de volta alguns leitores mais velhos, que, mesmo não sendo o público-alvo da revista, ajudam a revista a não despencar em vendas, principalmente agora que terminaram Jujutsu Kaisen e Boku no Hero Academia.
Em décimo lugar tivemos Yozakura-San no Chi no Daisakusen, que, como comentei nas últimas duas semanas, não mostrava nenhum sinal de que terminaria na edição 49-50, e é provável que a obra tenha mais um volume, terminando com 29 volumes (nesta edição a série completou o volume 28). Caso termine no volume 29, como deve acontecer se o autor não adicionar algum elemento que prolongue ainda mais esse último arco, é provável que vejamos Yozakura-San terminando na edição #08 ou #09 do próximo ano, por isso, em janeiro.
Em décimo primeiro lugar tivemos Exorcist no Kiyoshi-Kun que, PASMEM, vai vender mais do que era esperado, pois está tendo um rendimento espetacular. Descobrimos nesses últimos dias que as suspeitas de que o autor era assistente do Oda (suspeitas levantadas justamente pelo seu traço e quadrinização similar) eram verdadeiras, e assim o autor pediu diretamente para o Oda recomendar a sua série. O criador de One Piece decidiu acolher o pedido do seu ex-assistente e recomendou a obra.
Ainda é incerto o quanto essa recomendação pode influenciar nas vendas do primeiro volume, que está em uma ótima posição no ranking Rakuten (acima de obras como Witch Watch), mas mal no ranking da Amazon (abaixo de obras como Choujun). Ainda mais pessoas que Himaten estão dizendo que o volume 1 esgotou em algumas lojas, mas ambas as séries ainda estão disponíveis para compra na Amazon, por isso não estamos vendo um caso similar a Kagurabachi. Eu, quando estava em Osaka, vi algumas lojas esgotarem Choujun!, mas mesmo assim o mangá passou longe de ser um grande sucesso comercial.
Caso Exorcist no Kiyoshi-Kun consiga vender tanto quanto Choujun, isso vai garantir a obra a sobrevivência da leva de janeiro-fevereiro, por isso é muito importante um bom rendimento comercial nesse primeiro volume. Na próxima semana, os editores vão dar uma página colorida para a obra, para assim promover esse seu primeríssimo volume.
Em décimo segundo lugar tivemos Nue no Onmyouji, que está estagnado em vendas e está com uma média na TOC bem ruim, mas mesmo assim eu acredito que se encontra em uma situação melhor que Choujun! Chojo-Senpai, que está na décima terceira colocação, e Kill Ao, que está na décima quarta colocação. Esses dois mangás estão também estagnados em vendas, em uma quantidade menor, e não parecem estar indo tão bem assim na votação. Choujun! Chojo-Senpai pelo menos parece estar indo bem na Amazon Digital (em comparação ao FÍSICO), já Kill Ao começa a se tornar uma situação bem preocupante.
Mesmo não sendo 100% garantido o seu cancelamento, a sua curva na TOC está cada vez mais parecida com Robot x Laserbeam, e sua presença nas últimas colocações está cada vez mais frequente. A obra ainda não perdeu totalmente o apoio editorial, por isso a página colorida para promover o sétimo volume na próxima semana, mas é bem óbvio que seu rendimento está lentamente piorando. Para sobreviver ao ano de 2025, a série precisa que a revista encontre vários fracassos, ou que séries já pré-existentes terminem naturalmente, mas mesmo com isso acontecendo, a luta pela sobrevivência por parte de Kill Ao será dura.
Mas, meus amigos, vocês sabem, a esperança é a última que morre… Aliás, a esperança de Murakami morreu. A obra será cancelada em breve.
MUDANÇA NO SITE
ASSINE AQUI: PATREON
Graça a visitas de vocês e a ajuda do pessoal do Patreon, vou poder mudar de Host do site, fazendo assim que o site do Analyse esteja mais estável, e principalmente, mais rápido de se carregar. Essa mudança acontecerá a partir da próxima semana, e peço para vocês terem calma, já que necessário tanto a transferência de domínio quanto de Hosting. Por isso, é possível que a partir da próxima semana (e nos 14 dias seguintes) o site fique ainda mais instável.
Obrigado pelo suporte de todo mundo e também pela ajuda do Patreon, no qual continuarei trazendo vídeos e matérias exclusivas.