1 – Ao no Hako
Em primeiro lugar, tivemos Ao no Hako, uma obra de romance (e não comédia-romântica) e esporte, lançada semanalmente na Weekly Shonen Jump. O anime está sendo lançado pela Telecom Film Animation, e é um dos maiores investimentos da temporada.
A obra vendeu 46 mil cópias na semana passada e deve vender entre 80 e 120 mil cópias somando todos os volumes na próxima. O começo de Ao no Hako é muito bom, mas devemos ver se continuará a aumentar: normalmente, um mangá começa vendendo pouco e vai aumentando seu boost semana após semana. Para se tornar um dos principais mangás do mercado, teria que mais do que triplicar suas vendas mensais dos novos volumes (Ranking Oricon). Atualmente, seu volume vende 94 mil cópias, e teria que superar 300 mil cópias para estar entre os dez mangás mais vendidos do mercado atualmente.
Para que isso aconteça, Ao no Hako deve ter uma média de 140 mil de boost semanais nos próximos 6~7 meses. Digo esse número pois essas 140 mil cópias de boost são diluídas nas vendas dos 16 volumes de backlog lançados, o que significa 8.750 novos leitores entrando todas as semanas. Parece uma quantidade absurda e quase impossível de ser alcançada (já que obras como Undead Unluck e Yozakuran-San passaram longe de ter um boost assim), mas as principais obras de sucesso conseguiram boosts semanais acima de 150 mil cópias, então é algo essencial para qualquer mangá que espera se tornar um pilar da Weekly Shonen Jump.
Mas o que os japoneses estão gostando tanto em Ao no Hako? Acho que tem um comentário que resume muito bem o sentimento que muitos leitores estão sentindo com a série, que é: “Eu queria ter tido uma adolescência como a de Ao no Hako.” Para muitos que não são japoneses, a obra é simplesmente um mangá qualquer, mas para outros é como um conto nostálgico de uma adolescência que nunca existiu. Já para os adolescentes, é um conto sobre uma adolescência escolar que eles esperam ter.
A inocência de Ao no Hako é justamente o que está rendendo à obra, por enquanto, o maior sucesso dessa temporada. Seguiremos nas próximas semanas para saber até onde Ao no Hako pode chegar em vendas.
2 – Dandadan
Com 28 mil cópias, tivemos também Dandadan, que conseguiu, nos dois dias seguintes ao lançamento, um boost parecido com o de Ao no Hako, mas já está perdendo um pouco em relação à série. No ocidente, certamente Dandadan será o anime mais comentado, mas como o Analyse It é um site focado no mercado japonês, tudo indica que a série será o segundo maior sucesso da temporada, um resultado simplesmente espetacular.
Dandadan é um mangá Battle-Shounen com comédia romântica, lançado na Shonen Jump +, e tem seu anime produzido pela Science Saru, um dos principais estúdios do mercado quando o assunto é qualidade.
A obra ainda vai ter vários capítulos chocantes que podem dar novos saltos nas vendas, mas para se tornar um dos principais mangás do mercado, precisa de um rendimento um pouco melhor que Ao no Hako, já que Ao no Hako já vendia menos que Dandadan antes do anime. Para piorar, a série vai precisar contar com um boost maior por ter apenas 13 episódios, e vai precisar também de um boost pós-anime forte, como o de Blue Lock ou Sousou no Frieren, para se fixar como “TOP 10” do mercado.
Acredito que vender acima de 200 mil cópias por semana nos próximos 4 meses será essencial para que Dandadan se posicione de maneira mais imponente no mercado, como seus companheiros da Shonen Jump +, Kaiju no.8 (mais de 400 mil cópias por volume) e Spy x Family (1 milhão de cópias por volume). Lembrando que, para Dandadan, também é muito importante quantos novos leitores começarão a seguir a série na Jump + (atenção, eu disse Jump + e não MangaPlus).
Dandadan é uma obra incrível que os japoneses acham extremamente divertida, com elementos de comédia romântica que agradam bastante. Por isso, é inevitável que a obra se torne um grande sucesso de vendas. Não sei se terá o suficiente para se tornar TOP 10 do mercado, mas certamente entrará no TOP 20.
3 – Chi: Chikyuu no Undou ni Tsuite
O último mangá a ter ganho um boost até agora é Chi: Chikyuu no Undou ni Tsuite. Lançado na revista Weekly Big Comics Spirits, Chi é uma obra seinen que está sendo adaptada para anime pelo grandioso estúdio Madhouse. O mangá é um daqueles mangás históricos (ambientado no século 15) que começa de forma mais tímida, mas logo vai conquistando espectadores de todas as idades (adolescentes que procuram obras mais “cults” e adultos que gostam de mangás menos frenéticos).
Essa semana, o mangá teve um boost de aproximadamente 13 mil cópias, que não é uma quantidade muito alta, mas ainda assim é boa, pois coloca a obra como o terceiro anime de maior destaque na temporada (entre os novos lançamentos, obviamente). A previsão é que Chi: Chikyuu no Undou ni Tsuite venda entre 10 mil e 30 mil nas próximas semanas.
Demais Obras
Amagami-San não conseguiu ter nenhum boost até agora, e pelo que tudo indica, não deve ter um grande aumento. É raro que um anime consiga ter um boost tardio, até mesmo Kimetsu no Yaiba, que muitos usam erroneamente como exemplo, já estava aparecendo no TOP 500 quando lançou seu primeiro episódio. O mesmo vale para Magilumiere, que não deve conseguir se destacar nesta temporada no quesito vendas. Algumas outras obras como Ao no Miburo, Shangri-La Season e Maou-sama Retry! R ainda não estrearam.
Iremos comentar mais sobre elas nas próximas semanas.
Segundas Temporadas e Temporadas Passadas
Alguns mangás da temporada passada ou que ganharão uma segunda temporada estão tendo seu merecido boost: o anime de esporte Blue Lock conseguiu colocar tanto seus primeiros volumes quanto os últimos no ranking (mas não os volumes do meio), e vendeu 45 mil cópias. Nige Jouzu no Wakagimi (The Elusive Samurai), lançado em julho, também ainda está aparecendo no ranking, vendendo 15 mil cópias totais nesta semana. O boost perdeu intensidade, mas continua sendo um dos principais entre os animes em exibição. Oshi no Ko é outro também que está tendo um boost tímido, com 13 mil cópias, mas como é a segunda temporada e estreou em julho, passa longe de ser um resultado ruim.
A partir da próxima semana, vou colocar esses mangás juntos com as primeiras temporadas, já que começaremos a ter um quadro mais completo dos boosts em vendas. A matéria também vai começar a sair toda sexta-feira, pois há a possibilidade de começarmos a depender também dos resultados do Ranking Oricon.