Começou a enxurrada de anime da Magazine com a temporada de Outubro, com Amagami-san em destaque. Cinco séries da revista estarão na TV japonesa pelos próximos meses, vamos ver quais são as prioridades do editorial e recepção por aqui. Além de obviamente falar de como estão os mangá mesmo. Começando pela TOC:
- Amagami san Chi no Enmusubi (Capa e Primeiras Páginas Coloridas) Ch. 154
- Blue Lock Ch. 277
- Kuroiwa Medaka ni Watashi no Kawaii ga Tsujinai Ch. 150
- Kanan sama wa Akumade Choroi Ch. 114
- Mokushiroku no Yonkishi (Página Colorida) Ch. 164
- Banjou no Orion Ch. 32
- Batchiri Scratch! Ch. 13
- Shangri-La Frontier ~Kusoge Hunter, Kamige ni Idoman to su Ch. 194
- Yumene Connect (Página Colorida) Ch. 06
- Kaijin Fugeki Ch. 16
- Kanojo, Okarishimasu Ch. 347
- Sentai Daishikkaku Ch. 155
- Yowayowa Sensei Ch. 91
- Fumetsu no Anata e Ch. 191 – 3
- Irozuku Monochrome Ch. 07
- Kakkou no linazuke Ch. 222
- Ao no Miburo Ch. 144
- Mayonaka Heart Tune Ch. 48
- Love Forty Ch. 15
- Henkyou no Kusushi, Miyako de S-Rank Boukensha to Naru: Eiyuumura no Shounen ga Cheat-yaku de Mujikaku Musou (Capítulo Especial da Magazine Pocket)
- Gachiakuta Ch. 112
- Hajime no Ippo Ch. 1472
Ausências: GALAXIAS Ch. 08, Akabane Honeko no Bodyguard Ch. 97, Seitokai ni mo ana wa aru! Ch. 108, Megami no Café Terrace Ch. 170, Ahiru no Sora Ch. 618 (Hiato)
Quem acompanha o site sabe, é muito raro um mangá estampar a Weekly Shonen Magazine, mas Amagami-san Chi no Enmusubi teve essa honra nessa semana de estréia de seu anime!
Estreando praticamente junto da nova temporada de Blue Lock, a série que mais venda da lineup, os editores escolheram promover Amagami dessa vez, é sua primeira temporada e sempre foi uma história que mostrava bom potencial de mercado com o público de anime, que já elevou o patamar de outras romcom da revista como Gotoubun no Hanayome, Kanojo Okarishimasu, etc.
O anime em si está com uma produção decente, um forte elenco de dubladores e parece ter tido boa recepção com seus fãs. O problema, contudo, é que os volumes antigos não estão aparecendo nos ranking de vendas, como acontece com adaptações de sucesso, algo que é ainda mais importante para Amagami por sofrer com perdas em vendas volume a volume.
O começo da história é sua parte mais fraca, com a estrutura de arcos de Amagami formando-se depois de um tempo. Talvez fosse o caso do anime ter rearranjado melhor o primeiro episódio do que ser uma reprodução totalmente fiel, mas existe um respeito sempre grande pelo material original, então não dá para criticar. Torço que as vendas apareçam ao longo da temporada.
A vice liderança é do outro anime que já estreou: Blue Lock. Como qualquer uma das grandes obras do mercado, uma nova temporada implica em muitas colaborações comerciais, campanhas de marketing, promoções, etc. Blue Lock é, de longe, a obra da Magazine mais presente nesse tipo de espaço no Japão.
A nova temporada não deve causar outro pulo enorme em vendas como a primeira fez, esses novos leitores agora já compraram os volumes passados. Entretanto é algo importante para manter as vendas de volumes em alta, enquanto a franquia em si é lucrativa de várias formas.
Kuroiwa Medaka fecha o pódio, uma série sem um anime na temporada, mas com um já anunciado em produção e com trailer. Essa posição além de representar a boa recepção dos leitores, dá destaque para um mangá com potencial de crescimento para 2025.
Na quarta colocação, Kanan-sama está no meio de um arco longo e tem recebido bom destaque. Um anúncio de anime pode acontecer nos próximos meses, mas é mais provável em 2025.
Continuando com os anime da temporada, o quinto lugar é Mokushiroku no Yonkishi, com a estréia do dia 6, após Blue Lock no calendário. É daqueles que não vai crescer em vendas com mais uma temporada, mas o anime em si é lucrativo, com apelo local e internacional.
Uma sexta posição merecida para Banjou no Orion. Seu novo volume vendeu mais de 10 mil cópias em duas semanas, 2 mil a mais que o resultado do mês inteiro do volume passado! O mangá está em grande momento e os leitores estão adorando os capítulos que estão misturando perfeitamente o shogi com o lado emocional dos personagens.
Inesperado, mas não chocante, Batchiri Scratch é o setimo da TOC. A comédia 4-koma continua praticamente invisível para os leitores da Magazine, mas os editores deram uma chance essa semana. O volume 1 ainda não saiu e os editores aqui são mais lenientes e não vão abandonar completamente o apoio ainda, mas o resultado não deve ser bom.
Seguindo a ordem de estréias em anime, Shangri-la Frontier aparece no oitavo posto. Na luta final de seu arco, o mangá ganhará destaque na próxima edição, com as primeiras páginas coloridas na semana de iníco de sua segunda temporada.
Página colorida e nona colocação para Yumene Connect. A recepção do mangá está bem decente e dá para ver um número crescente de leitores da obra, são muitos elogios pela arte e o humor auto depreciativo, algo único na revista atual. Quem gosta de ecchi e comédia está recebendo uma obra que está entregando muito bem nesses aspectos logo de cara.
Décimo lugar vai para Kaijin Fugeki em capítulo visualmente espetacular numa batalha cheia de criatividade. O autor é reconhecido por sua arte e capítulos do tipo podem melhorar a recepção de uma série que já teve um bom começo em vendas.
Seguindo na tranquilidade, Kanojo, Okarishimasu aparece como décimo primeiro na TOC. O mangá não demonstra pressa nenhuma para começar o arco que hypou tanto e dedica um capítulo para Ruka, que não dava as caras tem tempo. Paz no mundo Kanokari.
Na posição de número doze, Sentai Daishikkaku aparenta estar começando novo arco e não parece ser o final também. Normalidade.
Yowayowa Sensei é o décimo terceiro colocado. O mangá não está sendo promovido de forma que me faça pensar que logo receberá anúncio de anime, mas também não está sendo ignorado, recebe páginas coloridas regularmente. Com capítulos episódicos recentemente, deve ter mais notícias em 2025.
Saindo do seu costumeiro último lugar, Fumetsu no Anata E é o décimo quarto da semana. A razão, além da variação que acontece de vez em quando, deve ser o eventos climático do seu arco. Os editores gostam de destacar momentos assim que podem atrair a atenção até de leitores não habituais.
O décimo quinto lugar é Irozuku Monochrome, que já lançará o seu primeiro volume nesse mês. Será a prova de fogo da romcom, de decente recepção online. O importante de início será chegar na casa dos 7 a 8 mil no mês. O mangá enquanto isso está mantendo uma fórmula que espero que não canse os leitores, mas o autor poderia começar a elaborar histórias um pouco maiores.
Kakkou no Iinazuke é décimo sexto colocado com um capítulo com potencial de ser o começo de um arco final. Mas é improvável que seja, ainda mais com a segunda temporada do anime para vir (Kanojo mo Kanojo acabou mesmo assim numa situação familiar, mas é um caso raro).
Longe de seus irmãos de temporada, Ao no Miburo é o décimo sétimo da TOC. Continuando a ordem de estréias, o anime Miburo só começa no dia 19. Uma posição tão baixa para uma série com adaptação é um pouco decepcionante, mas é compreensível pela baixa popularidade e o mangá de samurai deve ganhar as primeiras páginas coloridas da edição 46.
Mayonaka Heart Tune está na décima oitava posição por uma questão de rotação e ritmo de leitura da revista mesmo. Capítulos continuam rodando bem pelas heroínas diferentes, sempre tentando dar destaque para todas.
Acelerando a história, o décimo nono, Love Forty, acabou logo com a disputa entre escolas que estava rolando e deu mais destaque para o treinador dos meninos, com até sua backstory. Parecem movimentos de autores que sabem da condição precária de popularidade de seu mangá e estão ainda tentando.
Após um oneshot, Gachiakuta é penúltimo. Como já falei antes, não é motivo para preocupação, ainda mais com um anime em produção. Alguns editores até já apontaram Gachiakuta como obra com potencial de crescimento, até pela sua força internacional. Mais promoções devem vir no futuro com a proximidade do anime.
Hajime no Ippo fecha a edição. O capítulo é bem emocionante para os fãs de longa data e a escolha de colocá-lo aqui é provavelmente para deixar uma boa impressão final no leitor semanal.
Na próxima edição: a volta de Galaxias — e com página colorida!