Em uma semana no qual Kagurabachi abre a revista, tivemos uma TOC muito louca por parte da revista, que revela ainda mais as intenções dos editores para essa “Era Pós-Jujutsu Kaisen e Boku no Hero Academia”.
Signal All Red (Página Colorida, 47 páginas, One-shot de Izumi Hakase, Segundo Participante da GFC)
‘
‘
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos Kagurabachi como capa e página colorida de abertura. A gestão Saito sabe muito bem que a obra será essencial para a reconstrução da força da revista, então veremos em 2025 Kagurabachi recebendo constantemente capas (mínimo três, máximo cinco), além de várias páginas coloridas. Sobre as vendas do seu quarto volume: Amanhã saberemos quanto vendeu, e irei noticiar no Twitter. De qualquer forma, já está certo que Kagurabachi é o terceiro mangá mais vendido da revista, perdendo apenas para One Piece e Ruri Dragon (lançado exclusivamente na versão digital). É o sucesso que a revista precisava, e Saito está promovendo corretamente.
Também tivemos o anúncio de uma página colorida para Madan no Ichi, que teve uma boa recepção. No nosso Patreon, irei comentar com mais detalhes sobre isso. Lembrando que trarei, no Capítulo 7, a recepção para todos os leitores. Ainda é incerto o destino de Shinobigoto, mas Hakutaku será cancelado, já que o público rejeitou a série, principalmente pela arte considerada “datada”, excesso de diálogos e uma temática que não chamou a atenção.
Em primeiro lugar na TOC, tivemos Nige Jouzu no Wakagimi (The Elusive Samurai), que deve continuar com essas variações bruscas de posições, saindo da zona intermediária diretamente para o topo. O anime revitalizou a série no mercado, e o anúncio da segunda temporada dá confiança aos editores para continuar apostando na série. Sim, Nige Jouzu no Wakagimi não será uma das principais apostas da revista para 2025, pois One Piece, Kagurabachi, Ao no Hako e Sakamoto Days continuarão vendendo mais, mas será um mangá importante na zona intermediária (com possíveis TOP 5 dependendo da qualidade do capítulo da semana).
Em segundo lugar, tivemos ONE PIECE, que continua desenvolvendo o início do arco de Elbaf, que pode ser a última aventura da série (já que os demais arcos devem ter um tom mais sério e menos aventuresco). ONE PIECE continuará sendo o principal pilar da revista pelos próximos cinco anos, mas os editores não vão apostar apenas nele para garantir a liderança no mercado. Eles claramente estão apostando em Ao no Hako, Sakamoto Days e Kagurabachi como os principais nomes no pós-Jujutsu Kaisen e Boku no Hero Academia. Não é à toa que tivemos a sequência de capas: Ao no Hako – One Piece – Kagurabachi – Sakamoto Days. Eles são o BIG 4 atual.
Em terceiro lugar, tivemos Ao no Hako (Blue Box), que teve um boost de 46 mil cópias (média de 2,9 mil por volume). Para se tornar um pilar de verdade, a série precisa triplicar suas vendas atuais. Portanto, o boost terá que ser maior do que 46 mil cópias, mas é normal que um mangá comece com um boost mais tímido e vá aumentando ao longo da temporada. A tendência é que Ao no Hako tenha um boost ainda maior nas próximas semanas. Não podemos dizer que a Shonen Jump vai ficar insatisfeita com o dinheiro que Ao no Hako irá trazer.
Em quarto lugar, tivemos Sakamoto Days, que receberá capa na próxima semana para comemorar seu aniversário. Acredito que a obra tenha recebido antes de Yozakura-San por dois motivos: Yozakura-San provavelmente receberá sua capa na edição 48 ou 49, um capítulo antes de seu fim. E antecipar a capa cria uma distância maior entre esta e a próxima (que pode ser uma Lead Color Page) quando o anime estrear em janeiro. Juntamente com a comemoração do aniversário de Sakamoto Days, teremos o início de mais um concurso de popularidade, a revelação do elenco e o anúncio de projetos especiais.
Em quinto lugar, tivemos Witch Watch, que na verdade pegou mais uma zona intermediária, já que temos 100 páginas entre Sakamoto Days e Witch Watch. De qualquer forma, a série está aguardando a estreia do seu anime e deve receber maior divulgação quando for ao ar em abril. Lembrando que a adaptação será feita pela Bibury Animation Studios, responsável pela segunda temporada de The Quintessential Quintuplets e pela primeira de 100 Namoradas. Podemos dizer que é um estúdio acostumado com o amor.
Em sexto lugar, tivemos Undead Unluck, que deu um grande pulo, mas ainda não recebeu uma página colorida. A situação da série é a mesma explicada na semana passada: O mangá está seguro para a próxima leva, mas pode terminar entre 18, 27 ou 36 capítulos, ou seja, entre fevereiro e agosto do próximo ano. Não acredito que chegará a 2026, como muitos leitores previam. Parece que os editores não estão dispostos a dar grande promoção à série, mas ainda acredito que veremos Undead Unluck recebendo sua capa de aniversário em fevereiro.
Em sétimo lugar, tivemos Boku to Roboco, que nas últimas três edições variou um pouco de posição, indo do TOP 5 para a zona intermediária, indicando uma diminuição na divulgação. Lembrando que a TOC não é o resultado direto da votação de sete semanas atrás. A TOC é uma classificação editorial feita pelo Editor-Chefe e pelo Vice-Editor, levando em consideração a votação, a qualidade do capítulo da semana, a popularidade geral das séries e a necessidade de promoção, para garantir a melhor leitura da revista. Boku to Roboco, como uma das poucas comédias, tem a importante função de trazer humor e leveza para os leitores.
Em oitavo lugar, tivemos Exorcist no Kiyoshi-kun, que conseguiu sair do Bottom 5, dando um respiro. A série não corre risco de cancelamento na próxima leva, já que Yozakura-San terminará e talvez Murakami seja cancelado. No entanto, Exorcist no Kiyoshi-kun precisa vender bem no primeiro volume e continuar com um desempenho convincente para sobreviver à leva de fevereiro-março. Saberemos o verdadeiro destino de Exorcist-kun no começo de novembro, com o lançamento do primeiro volume. Por enquanto, as chances de cancelamento são altas, mas ainda não é uma certeza.
Em nono lugar, tivemos Himaten, que entrou no Bottom pela primeira vez. Isso significa que será cancelada? Calma, calma, é apenas uma variação normal que acontece na revista por vários motivos: Qualidade do capítulo, decisão editorial de promover outra série, queda momentânea na votação, ou tentativa de equilibrar a revista. Existem muitos motivos pelos quais uma série da zona intermediária pode entrar no Bottom 5. Saberemos a verdadeira popularidade de Himaten também em novembro, quando lançar seu primeiro volume.
Em décimo lugar, tivemos Negai no Astro, que não começou vendendo muito bem. Seu segundo volume parece que venderá menos que Undead Unluck, o que indica uma queda nas vendas. Isso não significa que será cancelado, mas coloca a obra em uma situação complicada. Para sobreviver, precisa estabilizar ou aumentar as vendas e votos na TOC, e os editores não podem encontrar muitos novos sucessos. O mangá está seguro para a próxima leva, mas sua situação para 2025 ainda está aberta.
Em décimo primeiro lugar, tivemos Kill Ao, que, embora tenha vendas estáveis, não está seguro para 2025 (somente para a próxima leva). O mangá precisa de uma votação interna para justificar sua permanência. Se os editores encontrarem séries mais populares, Kill Ao pode ser cancelado. Negai no Astro, Choujun! Chojo-Senpai e Kill Ao estão todos em risco para 2025, dependendo de como o ano se desenvolver.
Em décimo segundo lugar, tivemos Yozakura-San no Chi no Daisakusen, que anunciou a segunda temporada do anime, e os editores deram um “presente” com a penúltima colocação. A segunda temporada poderá adaptar todo o conteúdo pré-time-skip, e precisará de uma terceira temporada para concluir a série. A renovação de Yozakura-San tem a ver com lucro e função da obra: É um anime barato e adequado para todas as idades. Já Undead Unluck é mais caro e destinado a um público já saturado de adaptações, por isso o comitê de produção preferiu renovar Yozakura-San de imediato.
Em último lugar, tivemos Nue no Onmyouji, que recebeu a última colocação por causa da rotação que o Saito está fazendo. Não corre risco de cancelamento na próxima leva. Quem corre risco é Youkai Buster Murakami, que teve uma péssima recepção e ainda não recebeu uma página colorida. A dúvida é se os editores vão esperar a série completar quatro volumes ou se a cancelarão junto com o encerramento de Yozakura-San. Vamos descobrir em novembro ou dezembro. Infelizmente, eu gosto de uma comédia, mas o cancelamento de Murakami parece certo, a questão é quando.
LEIA OUTRAS MATÉRIAS EXCLUSIVAS!
ASSINE AQUI: PATREON
O Analyse It acabou de lançar o seu Patreon e você pode ajudar o site a se manter e AO MESMO TEMPO ter acesso a várias matérias exclusivas do mercado do mangá. É essencial esse Patreon para nós, pois é um dos poucos modos que temos para continuar na atividade, entregando uma grande variedade de conteúdos para vocês. No Patreon serão oferecidos vários níveis com várias recompenças, como:
No nosso Patreon também iremos disponibilizar algumas matérias de “adendos” a matérias publicadas no site. Esses adendos serão acessíveis a TODOS os membros, inclusive aqueles gratuitos. Por isso, caso você não tenha condições para ajudar o siterecomendo vocês assinarem o nosso Discord também para as matérias grátis.
Caso você assine agora, veja exemplos matérias já disponíveis:
– Quem era Kazuhiko Torishima, um dos maiores editores da Shonen Jump? (Acessível para os Free Members também!)
– Report de Vendas – Wind Breaker, o PILAR da Magazine Pocket (Tier 2 ou Superior)
– Report de Vendas: Análise do valor de Sousou no Frieren para o mercado (Tier 1 ou Superior)
– Report de Vendas: O assustador declínio de Chainsaw-man (Tier 1 ou Superior)
– Report de Vendas: A preocupante perda de leitores de Akane Banashi (Tier 2 ou Superior)
– Nige Jouzu no Wakagimi pode ser o maior anime da temporada de Julho 2024? (Tier 2 ou Superior)
– QUANTO IRÁ VENDER O VOLUME 3 DE KAGURABACHI? (Para membros de Tier 2 ou Superior)
Mais matérias serão lançadas nos próximos dias para os assinantes do Patreon. Assinar o Patreon irá permitir o Analyse It aumentar o número de conteúdo destinados a todo mundo (já que assim poderemos ter mais entradas), e também garantir todos esses conteúdos exclusivos que sem o Patreon simplesmente eu não teria condições de escrever!
ASSINE AQUI: PATREON
DISCORD DO ANALYSE IT:
Venha partecipar do nosso discord, no qual comentamos sobre a TOC, mangás, animes e muito mais, partecipe clicando: