Nos fóruns Jump Matome (que teve mais de 800 pessoas diferentes comentando em 24 horas), Twitter e 5ch, os comentários podem ser divididos em quatro grupos:
- Os que estão comemorando o possível cancelamento de Undead Unluck (A maioria em quase todos os sites japoneses)
- Os que estão triste, mas aceitando que a série não estava indo bem em popularidade (Bem presentes também nos sites japoneses)
- Os que estão irritados com o autor por não ter se preparado ao cancelamento, que para eles chegaria cedo ou tarde (Minória, mas é possível ver vários comentários)
- Aqueles que estão irritados ou profundamente tristes com o possível cancelamento (Presente principalmente em sites destinado a Undead Unluck e ao Twitter)
Para muitos, a série era protegida pelo editor anterior, e o novo editor, que acabou assumindo, está tomando a decisão correta ao cancelá-la. Isso é refletido nos inúmeros comentários ácidos postados nesses fóruns, que têm milhares de visitas diárias: “Foi um mangá que se tornou praticamente o símbolo do fracasso da Jump (símbolo do câncer da Jump). Mesmo com muito dinheiro investido em publicidade, as vendas não decolaram. Fizeram um anime com bastante dedicação, mas não gerou nenhum impacto. No final das contas, foi cancelado de forma abrupta e inconclusiva. Será que não poderiam ter feito algo mais produtivo com o espaço que esse mangá ocupou nas páginas da Jump por quatro anos?”
Esse em um comentário no Youtube até mesmo deixou claro que iria comemorar com os amigos o cancelamento da série: “Nenhum dos meus amigos estava mais votando em Undead Unluck, então vamos sair juntos para comemorar o cancelamento. A série só estava ocupando espaço mesmo, já era hora de dar a vaga para um novo mangá que possa entregar algo melhor.”
Comentários sobre a revista deixar de ser uma “caridade” também foram frequentes, com alguns apontando que a Jump precisa agir como uma empresa: “Com o novo editor-chefe, parece que a Jump vai deixar de ser caridade, mantendo assim obras como Yozakura-San e Undead Unluck.”
Ou então comentários que destacam o cancelamento como uma decisão econômica acertada: “Uma obra mantida por negligência do editor anterior. Ia mal nas votações, vendia pouco, o anime fracassou, e assim finalmente é cancelada. Negócios são negócios.”
É possível ver um grupo de pessoas tristes, mas também um grupo que na verdade está culpando o autor por ter se concentrado no desenvolvimento de vários personagens secundários, ao invés de se concentrar no desenvolvimento principal, culpando-o pelo cancelamento. É por isso que surgem comentários como: “Foi totalmente cancelado, não é? Depois de estender tanto com a coleta de aliados, acaba no meio do caminho. Sério?” ou “Tozuka é o único culpado, perdeu tempo com vários mini-arcos de coleta de aliados ou arcos como o Idol, ao invés de aceitar que sua série poderia ser cancelada.”
Uma pessoa até tentou defender, dizendo que Undead Unluck estava se desenvolvendo cuidadosamente e não merecia ser cancelado, mas logo recebeu a seguinte resposta: “Reclamam dos editores, mas, sinceramente, o que fazer com um mangá antigo que não vende nem com anime, e que também não consegue boas posições nas enquetes?”.
E outra pessoa continuou a discussão com o comentário desnecessariamente duro: “Estão reclamando dos editores, mas quem eles pensam que são? Receberam tanto apoio até agora e não corresponderam às expectativas, então é claro que isso aconteceria. O editor-chefe anterior foi leniente. Se fosse pelo normal, nem teria sido feito um anime, e o mangá teria sido cancelado muito antes, então não têm direito de reclamar.”
Outro participante acrescentou à discussão: “Finalmente uma decisão correta. O editor-chefe anterior favorecia demais um mangá que só ocupava espaço na revista. Agora a revista está voltando à sua melhor forma.”
E outro complementou com: “Provavelmente, quando o editor-chefe mudou, decidiram cortar, mesmo com um OVA sendo lançado, porque as enquetes estavam ruins e não havia perspectiva de ganhar popularidade.”
Os defensores de Undead Unluck ainda existem e não podem ser ignorados, já que a série tinha uma fanbase muito dedicada, embora menor que as de outras obras da revista. Essa fanbase, que é vista em menor número na Jump Matome, é muito mais ativa no Twitter (já que muitos leem apenas Undead Unluck e não a revista inteira, por isso não frequentam tanto os fóruns dos consumidores da Jump).
“É inaceitável que Undead Unluck, depois de tanto tempo, seja cancelado rapidamente, como Shaman King ou City Hunter. Pelo menos deveriam dar 30 capítulos para a série terminar de forma aceitável.”
“Eu aceito que ‘foi cancelado por falta de popularidade’, mas e os lixos que estão sempre no final da revista? Se eles fossem cancelados primeiro, daria para entender que é por causa das enquetes, mas o fato de ainda estarem lá sem motivo claro é extremamente irritante.”
“Estou extremamente triste, não pode ser real”
Essas pessoas demonstram tristeza e revolta com a possibilidade de Undead Unluck ser cancelado após o autor ter se esforçado tanto para construir um bom último arco. Undead Unluck era bem conhecido por ter um grupo de leitores que sempre esteve pronto para entrar em discussões e com muita paixão e intensidade defender as qualidades do mangá. Mas a quantidade enorme de pessoas comemorando e dizendo que não gostavam mais da série indica que a obra já vinha enfrentando uma recepção muito negativa e, possivelmente, estava mesmo com um desempenho ruim na revista. Nos fóruns Jump Matome e 5ch, o possível cancelamento é visto mais como um acerto de Saito do que como um erro.
Também há quem zombe dos fãs, tanto ocidentais quanto japoneses, que se recusam a aceitar o possível cancelamento de Undead Unluck, comentando que é hilário que eles ainda estejam em fase de negação – lembrando que o cancelamento da série AINDA não foi confirmado e, por enquanto, é apenas especulação: “Recomendo procurar no X (Twitter) por ‘Undead Unluck cancelamento’. É engraçado ver que ainda há um monte de fãs que acreditam firmemente que não foi cancelado. O efeito de eco nessa comunidade é insano.”
Outro respondeu a esse comentário com: “Os fãs de Undead Unluck são realmente exagerados, né? O mangá nem é tão grandioso assim, mas eles o exaltam demais, atacam quem não concorda e ainda provocam fãs de outras obras, dizendo que Undead Unluck é melhor.” Isso mostra o motivo pelo qual, na 5ch ou Jump Matome, muitos estão comemorando o possível cancelamento, já que, entre os comentadores, se criou esse sentimento de rivalidade entre: Leitores da Jump vs Leitores de Undead Unluck.
Agora, as discussões que restam são duas: como o autor vai conseguir concluir a série com os capítulos restantes (alguns acreditam que será cancelada logo após Jujutsu Kaisen, outros acham que será na leva de novembro-dezembro); e se a série terá a possibilidade de lançar de um a três capítulos na GIGA, permitindo ao autor concluir a história com mais calma, caso seja cancelada logo após Jujutsu Kaisen. A realidade, porém, é clara: os fãs japoneses (principalmente no Twitter) estão tristes, mas a maioria nos maiores fóruns de discussão está comemorando.
Lembrando que não temos confirmação do cancelamento, e assim que tivermos informações certas sobre o destino de Undead Unluck, traremos aqui no site.
Exemplo em Japonês (para quem quiser) do clima dos comentários: