Uma super edição completamente rechada, o penúltimo capítulo do arco atual de Conan, o penúltimo novato da super leva e a volta da incrível Maiko-san.
TOC Weekly Shonen Sunday #41 (04/09/2024)
Capa: Todas as séries da revista. Temática de festival escolar.
Strand c01 (Página Colorida de Estreia)
02 – Detective Conan c1132
03 – MAO c242
Ichika Bachika c02 (Página Colorida)
05 – Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi c128
06 – Ryuu to Ichigo c206
07 – Ogami Tsumiki Ki nichijou c38
Momose Akira no Hatsukoi Hatanchuu c05 (Página Colorida)
09 – Kaiten no Albus c16
10 – Tonikaku Kawaii c286
11 – Himeru Kokoro no zen himitsu c15
12 – Komi-san wa, Komyushou desu c479
13 – Utsuranin desu c22
14 – Rock a Rock c21
15 – Maou-jou de Oyasumi c375
16 – Red Blue c122
17 – Mizuporo c38
18 – Hello Work Monsters c17
19 – Maiko-san Chi no Makanai-san c311
20 – Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari c356
21 – Tatari c63
22 – Shibuya Near Family c106
23 – Tokachi Hitoribocchi Nōen c321
Ausentes: Sousou no Frieren, Major 2nd, Te no Geka, Magic Kaito (hiato), Ad Astra Per Aspera (hiato).
Lembram quando os leitores reclamavam da ”magreza” da Sunday? Bons tempos. Quero ver reclamar agora, com uma tonelada de histórias, uma edição pesada e trabalhosa de escrever. Bom pro japonês, ruim pra mim. Com uma edição totalmente abarrotada e uma capa lindíssima, com todos os mangá da revista, chegou a hora de também apresentarmos TODOS os mangás da Weekly Shonen Sunday, pela segunda vez no ano. Vou reaproveitar parte do texto porque assim eu economizo tempo, já que fazer isso dá um trabalho sobrenatural. Prontos? Então vamos pra TOC.
01 – Strand
Data de lançamento: 04/09/2024 (0 volume)
Página Colorida de Estreia de Strand
A penúltima estreia entra em jogo e assume a primeira colocação da revista, Strand, escrito por Number 5 (escritor de Blue Giant) e desenhado por Ryouhei Masuko. Uma das estreias mais enigmáticas e difíceis de comentar sobre, tanto pelo fato padrão de não termos tradução, quanto pela sua própria estrutura narrativa. O mangá parece se distanciar bastante dos últimos lançamentos, não é comédia, não é romance, não é esporte e não é sobre porradinha, é – aparentemente – um mangá sobre suspense e mistério. E isso diz muito pouco, mas pelo menos cria ainda mais suspense e mistério, se for parar pra pensar.
Uma história lenta que vai construindo um clima calmo e meio desconfortável, para depois destruir a calmaria e encher sua história de conflitos. Me passou uma vibe meio ‘‘Bokurano’’ Apesar de ser um mangá que se afasta bastante do padrão da revista, sendo muito mais apropriado para ser publicado em uma Big Comic Spirits da vida, o público inicialmente adorou a estreia. Estou ficando perito em identificar o perfil do leitor médio da Sunday, é uma galera meio metida, prepotente e diferentona. Se o mangá for não-convencional, eles curtem. Quer coisa de plebe vai pra Jump, quer ler coisa ruim vai pra Magazine. É o que eles pensam, não sou eu inventando…
O Sunday enjoyer quer ler coisas misteriosas, cult, e acima de tudo isso, quer ler coisa boa. A arte de Strand não é lá muito chamativa, mas é bastante lúcida, fácil de acompanhar. Os diálogos e o ‘’clima’’ da história são o centro dos elogios. O mangá em três dias já tem mais visualizações do que Ichika Bachika teve em 14, uma excelente estreia, e que também ajuda a aumentar a vergonha de Ichika. Por último, vou deixar com vocês alguns poucos comentários sobre o mangá:
1 – ”Pensei que fosse uma história de alto nível, mas parece que o roteiro foi escrito por alguém da Blue Giant. Não acredito que eles lançaram isso sem nenhuma promoção. Estou realmente ansioso por isso.”
2 – ‘’É interessante, adorei. Não há personagens sobre-humanos, mas os personagens são atraentes e a história parece ser bastante interessante. Os pequenos detalhes, como o logotipo da placa ao fundo, também são bonitos. Estou ansioso para que a história dê uma guinada repentina a partir do próximo episódio.’’
3 – ‘’Adorei! Gosto da composição dos personagens e do plano de fundo, dos detalhes e das ilustrações. Estou ansioso para ver como o cotidiano se tornará extraordinário no próximo episódio!’’
4 – ‘’Finalmente, chegou uma nova série que não é nem uma comédia romântica nem uma história de luta contra monstros. Só isso já é suficiente para que eu a recomende. Estou torcendo por vocês!!!’’
5 – ‘’As imagens são lindas. Desta vez, entendi os personagens, e o próximo contará a história. Os personagens são atraentes, então estou curioso para ver como eles se sairão. Ansioso pelo próximo episódio.’’
6 – ‘’Foi interessante. O final foi sinistro e me deixou curioso sobre o próximo episódio.’’
Sinopse: Quatro adolescentes aproveitando a mediocridade da vida até que algo sinistro começa a rolar, alterando o destino de suas vidas.
• Vendas do seu último volume: N/A • Posição média na TOC: N/A
• Tradução: Sem tradução • Status dentro da revista: N/A
02 – Detective Conan
Data de lançamento: 05/01/1994 (106 volumes)
O imperador da Sunday, o maioral, o colosso, o titã da revista. Se Rumiko Takahashi é a maior escritora, se Frieren é a maior sucesso atual, Detective Conan é simplesmente o maior entre os maiores. O mangá que alterou a revista, o mangá que sustentou e continua até hoje sustentado a Sunday, o maior sucesso comercial, um dos maiores hits da história dos quadrinhos, a cara da Shonen Sunday, um mangá incomparável em todos os aspectos. O pilar mais pilaresco de todos, que completou em 2024 seus 30 anos de vida, e que segue comemorando seu aniversário com filmes, eventos, sorteios, artes promocionais e infinitas outras coisas. Uma história que, ao longo de toda sua longa jornada, jamais perdeu seu status divino.
Sinopse: Uma criança que carrega a morte por onde passa e que luta para compensar a extrema incompetência da polícia japonesa.
• Vendas do seu último volume: 334 050 Cópias (12d) • Posição média na TOC: 1
• Tradução: Todos os idiomas do Mundo • Status dentro da revista: ☆☆☆☆☆
03 – MAO
Data de lançamento: 08/05/2019 (21 volumes)
Não existe como pensar em Weekly Shonen Sunday sem pensar em Rumiko Takashi. Uma dissociação totalmente inimaginável. O que seria da Sunday sem o lançamento de Urusei Yatsura em 78? O que seria da infância do brasileirinho sem Inuyasha de 96? E o que seria da minha vida sem os fantásticos Maison Ikkoku e Ranma ½?
A Rumiko fica em uma prateleira só dela, não só é indubitavelmente a maior mangaka mulher da história, como é também um dos maiores nomes da história dos mangás, independente de gênero.
Totalmente consolidada na indústria, responsável por criar tendências, influenciar gêneros e, com seus meros 66 anos, não consegue se imaginar parando, uma verdadeira viciada em trabalho. Viciada em criar história boa.
MAO pode não ser um super sucesso como já foram os antigos trabalhos da autora, mas dá seguimento a uma carreira incontestável, de uma artista que possui um currículo imaculável. A Sunday deve tudo a maior artista da sua revista, e enquanto Rumiko viver, ela tem a liberdade para fazer o que bem quiser.
Sinopse: A história da Nanoka, que se encontra presa e amaldiçoada dentro de um mundo passado, numa confusão maluca iniciada por um cara bonitão misterioso dos cabelos brancos. Muito sobrenatural, um pouco de terror, muita porrada, com pitadas leve de um romance ocasional.
• Vendas do seu último volume: 19 633 Cópias (9d) • Posição média na TOC: 4,5
• Tradução: Português e publicado pela Panini • Status dentro da revista: ☆☆☆☆☆
04 – Ichika Bachika
Data de lançamento: 28/08/2024 (0 volume)
Página Colorida de Ichika Bachika
Nada que não tenha sido dito na semana passada será informado nesta. O novato Ichika Bachika estreou com uma incrível e emocionante onda de negatividade, com inúmeros comentários se queixando de sua arte e roteiro. O primeiro capítulo teve um número baixíssimo de leitores, confirmando o mangá como a pior estreia do ano, e se eu pesquisar bem, dá pra dizer que é uma das piores da década. Seu segundo capítulo não fez esforço nenhum para reverter as péssimas impressões iniciais, o que coloca a série em um buraco escuro e solitário cedo até demais. A perspectiva inicial não anima. Será que o terceiro capítulo inicia a remontada ou define de vez a desgraça sem fim?
Sinopse: Blue Lock de basquete com uma arte renascentista inspirada em Tokyo Revengers, uma junção irresistível.
• Vendas do seu último volume: N/A • Posição média na TOC: N/A
• Tradução: Sem Tradução • Status dentro da revista: N/A
05 – Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi
Data de lançamento: 22/12/2021 (10 volumes)
Na última vez que eu fiz esse tipo de postagem foi no começo do ano, onde destaquei Mikadono como um dos principais prospectos da revista, e um dos favoritos para receber um anime. Felizmente, a espera finalmente terminou, e agora só resta alegria para as irmãs. Com seu anime encaminhado e em produção, Mikadono só precisa esperar e aproveitar o bom momento. Uma verdadeira e merecida celebração, de uma autora que ralou muito dentro da Sunday, com diferentes trabalhos, modestos sucessos e pouco reconhecimento. Mikadono encerra esse ciclo, e quando seu anime estrear, as expectativas são de elevar a série ainda mais, entregando para uma veterana da revista os holofotes que ela sempre mereceu.
Sinopse: Comédia romântica do garoto incompetente filho de uma mãe super competente que começa a se relacionar com outras 3 irmãs prodígias. A luta de um jovem que busca se provar digno do reconhecimento de três beldades geniais. É super divertido e está em uma fase incrível!
• Vendas do seu último volume: 15 600 Cópias (11d) • Posição média na TOC: 6
• Tradução: Português e Inglês • Status dentro da revista: ☆☆☆☆
06 – Ryuu to Ichigo
Data de lançamento: 20/05/2020 (17 volumes)
Uma história completamente segura e com bastante moral. Seu público é super fiel, o que garante uma estabilidade bem duradoura para a história. Vende pouco, mas vende o necessário para sobreviver dentro da Sunday. Suas 8 mil cópias mensais (por volume) já garantem uma boa segurança. Entregando um básico funcional, juntamente com um apoio interno invejável, Ryuu to Ichigo não possui nada com o que se preocupar. Acho bem difícil adaptarem o mangá para anime, mas quem sabe no futuro não rola.
Sinopse: Shogi e mais Shogi. Ocasionalmente com alguns elementos futurísticos? Não entendo nada, loucura total!
• Vendas do seu último volume: 5 623 Cópias (9d) • Posição média na TOC: 4
• Tradução: Sem tradução • Status dentro da revista: ☆☆☆
07 – Ogami Tsumiki Ki nichijou
Data de lançamento: 11/10/2023 (3 volumes)
Ogami Tsumiki Ki nichijou não é nada mais do que o principal novato da Sunday. Diversas páginas coloridas, bom apoio interno, boa presença online, capa da edição #36 (2024), terceiro lugar na Tsugi Awards, a lista continua. A única coisa que falta, é justamente a principal, suas vendas. O mangá vende na faixa das 13 mil cópias por volume, o que na realidade da revista, são excelentes números, mas para o cenário geral de mangás, é a mediocridade encarnada. A série continua crescendo em vendas, seus volumes antigos estão sempre surgindo nos rankings de vendas, o que transmite bastante esperança de constante melhora, mas se a história quiser fazer jus às expectativas, terá que produzir cada vez mais. Será que o mangá irá dar conta de tanta responsabilidade, ou vai acabar sucumbindo?
Sinopse: Protagonista humano interagindo com garotas monstros. Fofo. Meio reflexivo. Às vezes meio erótico?
• Vendas do seu último volume:6 773 (13d) • Posição média na TOC: 8
• Tradução: Português e Inglês • Status dentro da revista: ☆☆☆
08 – Momose Akira no Hatsukoi Hatanchuu
Data de lançamento: 21/08/2024 (0 volume)
Página Colorida de Momose Akira no Hatsukoi Hatanchuu
Com uma terceira página colorida seguida, avistamos Momose Akira. Se você abre o aplicativo de leitura da Sunday, Momose aparece como destaque, se você acessa o Sunday-webry, Momose também aparece destacada. A Sunday está empurrando o mangá, e espera encontrar nele um grande sucesso. Óbvio que ela espera isso de toda estreia, mas Momose é ainda mais especial. Com o fim de Komi-san batendo na porta, um substituto equivalente precisa ser encontrado para suprir a carência dos fãs. Com sua arte linda e sua história ‘’similar’’, Momose parece ser justamente a pessoa certa para o trabalho certo. Por enquanto, o mangá segue com uma recepção positiva, mas ainda bem modesta, precisando entregar muito mais se quiser dar certo.
• Vendas do seu último volume: N/A • Posição média na TOC: N/A
• Tradução: Português, Inglês e Espanhol • Status dentro da revista: N/A
Sinopse: Os desencontros de dois jovens destinados a se amar. Uma comédia bem atual.
09 – Kaiten no Albus
Data de lançamento: 15/05/2024 (1 volume)
Kaiten no Albus estreou na revista e teve uma promoção muito parecida com Momose, mas diferente dela, não conseguiu receber tanta positividade. O mangá ainda recebe boas posições, mas se estabeleceu com um público tão reduzido que é difícil esperar algo da história. Sua estrutura funciona no curto prazo, então um encerramento abrupto não surpreenderia muita gente. Seu primeiro volume estreia no final do mês, e nele teremos uma noção melhor do que esperar do mangá. Mas já adianto, não vai vender quase nada.
Sinopse: Um herói que busca derrotar o rei demônio. Esse herói possui o poder de voltar no tempo quando morre, mas tem um detalhe, ele já derrotou esse rei demônio mais de 20 vezes. Seu único objetivo é acelerar o processo, e matar ele cada vez mais rápido. Porque ele tá nessa speedrun maluca? Leia e descubra.
• Vendas do seu último volume: N/A • Posição média na TOC: 7
• Tradução: Espanhol • Status dentro da revista: N/A
10 – Tonikaku Kawaii
Data de lançamento: 14/02/2018 (29 volumes)
Na 10° posição encontramos um eterno refém da Sunday, Kenjirou Hata e sua obra Tonikaku Kawaii. Tonikaku Kawaii já viveu tudo o que tinha pra viver na revista, já viveu seu ápice em vendas, já viveu seu ápice na história, e hoje vive tranquilamente no marasmo, dentro da sua história e dentro da revista. Kenjirou Hata já é um cara mega experiente, autor do clássico Hayate no Gotoku, que – naturalmente – também foi lançado na Sunday.
O autor sabe bem o que é enrolar um roteiro, sabe o que é aproveitar seu tempo sem se preocupar com o amanhã. Nada o preocupa, e ele não preocupa ninguém, uma relação perfeitamente saudável do autor e seu ambiente de trabalho.
Sinopse: Comédia romântica super romântica e super comédia. O homem mais fiel e devoto do mundo com a esposa mais fofa do mundo. Não vai terminar tão cedo.
• Vendas do seu último volume: 21 602 (13d) • Posição média na TOC: 10
• Tradução: Português e Inglês • Status dentro da revista: ☆☆☆
11 – Himeru Kokoro no zen himitsu
Data de lançamento: 22/05/2024 (1 volume)
Outra aposta da leva passada é Himeru Kokoro no zen himitsu. Teve uma estreia explosiva que agradou todo mundo que leu, mas não conseguiu reter sua fanbase, estabelecendo a série como um mangá bem querido, mas pouco lido. Seu primeiro volume vai decidir se esse público reduzido é fiel de verdade ou se o mangá não passa de fogo de palha.
Sinopse: Comédia surrealista sobre tudo e mais um pouco. Nada faz sentido.
• Vendas do seu último volume: N/A • Posição média na TOC: 13
• Tradução: Português e Inglês • Status dentro da revista: N/A
12 – Komi-san wa, Komyushou desu
Data de lançamento: 18/05/2016 (34 volumes)
Uma das muitas histórias eternas da revista, que está encaminhando para encerrar sua eternidade, Komi-san wa, Komyushou desu. Já se passou tanto tempo que as vezes esqueço que o plot do mangá é as 100 amizades que a Komi precisa arranjar, é uma história que influenciou toda uma tendência, o maior nome moderno do trope de ”histórias com objetivo bem claro traçado logo no início mas que demoram demasiadamente para chegar nesse tal objetivo”.
A terceira maior receita da revista vem de Komi-san, e é incrível o que a comédia consegue entregar mesmo depois de 8 anos. Seu final vai causar uma ferida grande na Sunday.
Sinopse: Comédia não-romântica infinita sobre uma garota que quer superar sua timidez fazendo 100 amigos. Possui elementos de romance, mas certamente não é um.
• Vendas do seu último volume: 42 202 (11d) • Posição média na TOC: 12
• Tradução: Português e Inglês • Status dentro da revista: ☆☆☆☆
13 – Utsuranin desu
Data de lançamento: 27/03/2024 (1 volume)
Na décima terceira posição temos o segundo novato mais promissor da revista, Utsuranin Desu. O mangá estreou com uma excelente recepção, e desde então se manteve em boa forma, agradando bastante seus leitores. Longe de vender bem, já que seu primeiro volume vendeu tímidos 2 532 cópias em 9 dias. Um desempenho fraquíssimo ao mundo exterior, e forte aos olhos internos de uma revista em constante queda. Com o tempo certo e a divulgação certa, juntamente com sua qualidade rotineira, Utsuranin Desu tem tudo para crescer cada vez mais.
Sinopse: Horromédia. Um garoto que consegue ver fantasmas (e se odeia por isso) encontra uma garota que sonha em ver fantasmas. Muita comédia e muito terror dentro do clube de ocultismo. Excelente mangá.
• Vendas do seu último volume: 2 532 (9d) • Posição média na TOC: 13
• Tradução: Inglês • Status dentro da revista: ☆☆
14 – Rock a Rock
Data de lançamento: 03/04/2024 (2 volumes)
Rock a Rock é o maior flop da última leva. É complicado medir palavras, mas o mangá não possui muito futuro na revista. Estreou com uma péssima recepção, sendo altamente criticado pela condução de sua história e da sua arte barroca, não conseguindo cair nas graças do mimado leitor da Sunday. Certamente será cancelado num futuro próximo.
Sinopse: Um mangá certamente sobre Rock.
• Vendas do seu último volume: < 1 000 Cópias • Posição média na TOC: 13
• Tradução: Não tem • Status dentro da revista: ☠
15 – Maou-jou de Oyasumi
Data de lançamento: 11/05/2016 (28 volumes)
Mais um representante do espírito Sunday, a comédia Maou-jou de Oyasumi. Com mais de 25 volumes e 8 anos de vida, a história sintetiza bem o que a Sunday tanto ama: Histórias infinitas.
Desde sua fundação até hoje a Sunday mantém a metodologia de administrar seus autores pela eternidade. Faz sucesso? Continua até não dar mais. Encerrou sua história? Traz o autor de volta.
Rumiko Takashi, Mitsuru Adachi, Kouji Kumeta, Takuya Mitsuda, Matsuena Syun. Se você estreou um sucesso na Sunday, se prepare para morrer na Sunday. Tudo bem que o mangá está flertando com o encerramento, mas enquanto não acontence, a verdade permanece.
Sinopse: Comédia de uma princesa que gosta bastante de dormir. É bem engraçado.
• Vendas do seu último volume: 22 423 Cópias (10d) • Posição média na TOC: 11,5
• Tradução: Português e Inglês • Status dentro da revista: ☆☆☆
16 – Red Blue
Data de lançamento: 12/01/2022 (11 volumes)
Toda revista precisa de um certo recurso para sua manutenção: Diversidade. Não tem como garantir um público diverso se você publicar dentro da sua antologia 20 Battle-shonens, ou 20 romances, 20 comédias, não dá, você precisa variar o máximo possível para conquistar o maior número de leitores possível.
É aí que Red Blue entra. Vendendo migalhas, volumes após volume, a série consegue ainda assim superar a marca de 2 anos com bastante tranquilidade, resguardada pelo editorial, que enxerga nela o curativo necessário para tapar a ferida da revista, a falta de mangás de esporte.
A presença do mangá nas vendas físicas até pode ser fraca, mas o mangá consegue performar muito melhor nas vendas virtuais, onde a série demonstra um enorme número de leitores, e sempre ranqueando seus volumes em boas posições.
Na edição #43 a série terá um ‘’SUPER MEGA ANUNCIO’’, e se eu não estiver enganado, será uma adaptação para anime. Para muitos, algo inesperado e impensável, mas quem acompanha as TOCs do site já reconhece a importância de Red Blue e a possibilidade do anime ser de fato real. Resta aguardar.
Sinopse: Blue Lock de Boxe. Desvirtua o esporte com um protagonista maluco, fugindo das estruturas padrões de um mangá de esporte. Leitura divertida.
• Vendas do seu último volume: < 1 820 (14d) Cópias • Posição média na TOC: 10,5
• Tradução: Inglês • Status dentro da revista: ☆☆☆
12 – Mizuporo
Data de lançamento: 08/11/2023 (2 volumes)
Sabe aquela história que tampa buraco, nem fede nem cheira, essa história é Mizuporo. O mangá estreou na revista sem aviso prévio, pegando todo mundo de surpresa. Uma comédia criativa, que vende muito mal mas tem um apoio editorial bem intenso, o que garante sua segurança.
A autora acabou de dar a luz ao seu filho, por conta disso, o mangá terá mais pausas e passará a ser quinzenal. Parabéns para a nova mamãe da revista!!
Sinopse: Comédia curta sobre polo aquático, com bastante homem sarado e gostoso.
• Vendas do seu último volume: <1 500 • Posição média na TOC: 10
• Tradução: Sem tradução • Status dentro da revista: ☆☆
18 – Hello Work Monsters
Data de lançamento: 24/04/2024 (1 volume)
Outro grande e infeliz fracasso da revista. Mesmo implorando por votos e atenção de seus leitores – literalmente, Hello Work já encerrou um capítulo escrevendo explicitamente para que seus leitores votassem no mangá para receber posições melhores na TOC – Hello Work não conseguiu vencer.
Com um desempenho totalmente decepcionante nas vendas e um baixo interesse dos leitores, Hello Works muito provavelmente será descontinuado. Uma pena.
Sinopse: Uma agência de empregos em um mundo mágico. Em um mundo meio ”Frieren-like”, onde o grande inimigo já foi derrotado e os problemas da vida são as relações entre espécies.
• Vendas do seu último volume: <1 000 Cópias • Posição média na TOC: 16
• Tradução: Sem Tradução • Status dentro da revista: ☠
19 – Maiko-san Chi no Makanai-san
Data de lançamento: 28/12/2016 (27 volumes)
Um dos muitos veteranos da revista, consolidado e extremamente importante para a lineup, Maiko-san é uma das histórias que melhor sintetizam o que é a Sunday.
Um climinha tranquilo e paz de espírito para seus leitores. Quando você pensa em Sunday, você precisa visualizar uma caminhada na praia com o vento na cara e o sol batendo na cabeça, um clima agradável e alegre, onde o dia não passa, nada acontece, mas você sente que aproveitou seu tempo. Maiko-san é isso. E Maiko-san é a Sunday.
Vale mencionar também que a história tem uma excelente adaptação live-action na Netflix, vale a pena assistir. E você não perguntou, mas ela é minha história favorita. Recomendo sempre que possível.
Sinopse: História de uma garotinha que sonhava em ser geisha mas acabou virando a cozinheira das geishas, era pra ser triste, mas é fofo até demais.
• Vendas do seu último volume: 31 330 Cópias (10d) • Posição média na TOC: 16
• Tradução: Português e Inglês • Status dentro da revista: ☆☆☆☆
20 – Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari
Data de lançamento: 27/04/2016 (33 volumes)
O mangá veterano é mais um ocupante da área cinza da revista. Não vende muito, mas não vende pouco o suficiente para ser cancelado. E melhor ainda, ocupa um nicho muito específico, trazendo a necessária diversidade de gênero, que é muito valiosa para qualquer revista de quadrinhos. Não se deixe enganar pelas posições ruins, o editorial ama esse daqui.
Sinopse: Slice of life da tropa de elite.
• Vendas do seu último volume: 6 377 Cópiass (11d) • Posição média na TOC: 14
• Tradução: Sem Tradução • Status dentro da revista: ☆☆☆
21 – Tatari
Data de lançamento: 12/04/2023 (5 volumes)
Na parte final da revista avistamos Tatari, o sobrevivente. Tatari é um dos maiores guerreiros da revista, vive mais no fundo do que qualquer outra coisa, mas se recusa a ser cancelado. Não vende bem, não se posiciona bem, mas ainda consegue se desviar do machado. Até quando Tatari vai conseguir se esquivar?
Sinopse: Battle-shonen edgy com muita porradaria e sangue.
• Vendas do seu último volume: < 1 500 Cópias • Posição média na TOC: 15
• Tradução: Inglês • Status dentro da revista: ☆
22 – Shibuya Near Family
Data de lançamento: 27/10/2021 (3 volumes)
Kouji Kumeta é mais um membro do Monte Olimpo da eternidade na Sunday. O mangaka traiu a revista por muito tempo, indo publicar algumas histórias na sua rival Kodansha, mas seu primeiro amor foi a Sunday, e é para ela que o autor retorna. Shibuya Near Family é o décimo mangá de um dos maiores autores de todos os tempos, e que mesmo com todo o respeito que o nome Kumeta carrega, sua história sobrevive de forma bem modesta, no fundão da revista.
Sinopse: Comédia que só tem graça para quem entende bem as piadas regionais japonesas ou quem simplesmente gosta dos antigos trabalhos do autor. É bem engraçado.
• Vendas do seu último volume: 5 537 Cópias (11d) • Posição média na TOC: 17
• Tradução: Inglês • Status dentro da revista:☆☆
23 – Tokachi Hitoribocchi Nōen
Data de lançamento: 29/11/2017 (15 volumes)
Por fim, o café com leite da revista, Tokachi Hitoribocchi Nōen.
A clássica comédia que serve para encerrar toda edição num clima feliz. Não altera em nada, não influencia em nada, só existe e diverte aqueles que sobrevivem até o final.
Sinopse: Uma comédia de um mangaka que trabalha como agricultor? A sinopse oficial diz algo do tipo. Só quem acompanha vai entender, talvez nem lendo dê para entender.
• Vendas do seu último volume: < 1 000 Cópias • Posição média na TOC: 20
• Tradução: Sem Tradução • Status dentro da revista: ☆
Encerramos a TOC da semana, mas não encerramos a revista por completo. Para englobar totalmente todas as histórias, é necessário comentar também os ausentes.
Sousou no Frieren
Data de lançamento: 28/04/2020 (13 volumes)
O carro chefe da revista, a história que se apresenta através da dispensa de apresentações. Você já conhece Sousou no Frieren, é impossível encontrar quem leia a revista e não acompanhe Frieren, a maioria na verdade conhece só Frieren, mas não a Sunday.
Seu anime elevou o status da história que hoje consegue disputar pelo topo, buscando retomar a antiga glória da Shogakukan. A última vez que uma história da Shonen Sunday conseguiu se tornar o top 1 em vendas anuais foi quando eu ainda estava nascendo, em 1999, com Detective Conan. Será que Frieren consegue igualar essa conquista? Muito difícil, já que o mangá não consegue lançar dois capítulos em sequência sem dar início a 2 meses de hiato. Mas fazer o que, é bom que dura mais.
Sinopse: A jornada melancólica e contemplativa de uma elfa e seus filhos adotivos. O que é a vida?
• Vendas do seu último volume: 509 573 (33d) • Posição média na TOC: 2
• Tradução: Sim, com publicação oficial da Panini. • Status dentro da revista: ☆☆☆☆☆
Major 2nd
Data de lançamento: 11/03/2015 (28 volumes)
Mais um membro do clube dos eternamente Sunday, Major 2nd. Se o Mitsuda não tivesse encerrado sua história em 2010 e retornado com a parte dois no ano de 2015 teriamos em Major a segunda história mais longa da revista, já que o lançamento do mangá foi laaaa pro ano de 1996.
Não tão potente quanto já foi um dia, Major 2nd ainda se localiza no seleto topo da revista, como um dos maiores sucessos comerciais em publicação. Para uma série que supera os 20 anos de idade, seus números não são nada além de impressionantes.
Sinopse: Mangá de esportes. Mangá de Beisebol. Eles jogam beisebol.
• Vendas do seu último volume: 40 643 (10d) • Posição média na TOC: 3
• Tradução: Português e Inglês • Status dentro da revista: ☆☆☆☆
Te no Geka
Data de lançamento: 17/03/2023 (6 volumes)
Te no geka é um daqueles casos que muito come e pouco produz. É aquele seu amigo folgado que não participa do trabalho mas sempre coloca o nome no final e garante uma boa nota. A história não vende bem, e se antes pelo menos recebia um bom apoio editorial, hoje em dia nem isso. O mangá tá sempre no fundão e só não foi ainda cancelado porque as estrelas não se alinharam. Mas a porta tá cada vez mais estreita, e com tantas estreias promissoras, o vão que Te no Geka se aproveita tá pra fechar.
Sinopse: Um médico estiloso e misterioso com uma tatuagem muito foda no pescoço. Especialista em cirurgias de mãos, não pés, mãos.
• Vendas do seu último volume: <1 500 Cópias • Posição média na TOC: 15
• Tradução: Sem tradução • Status dentro da revista: ☠
Magic Kaito (hiato)
Data de lançamento: 27/05/1987 (5 volumes)
O mangá mais antigo da lineup, escrita pelo autor de Detective Conan e com a publicação datada do ano 1987. A história deu um olá para seus fãs em abril de 2024, e já voltou para o purgatório, quando teremos um capítulo novo, ninguém sabe.
Sinopse: Rival do Conan. A história de um ladrão que só pega as coisas emprestadas.
• Vendas do seu último volume: N/A • Posição média na TOC: N/A
• Tradução: Inglês • Status dentro da revista: ☆☆☆
Ad Astra Per Aspera (hiato)
Data de lançamento: 02/09/2015 (3 volumes)
Esse é um mangá que a Sunday ainda lista na sua revista como ”em hiato”, então tenho a obrigação de comentar. Mas a bem da verdade, é uma história que o Hata esqueceu no fundo do porão. Com o último capítulo lançado em 2016 e sem nenhum sinal de retorno, a história segue no seu eterno limbo, esperando um milagre que a recupere do eterno esquecimento.
Sinopse: Um garoto é comprado por um robô e sofre bullying por conta disso. Era bem divertido.
• Vendas do seu último volume: N/A • Posição média na TOC: N/A
• Tradução: Inglês • Status dentro da revista: N/A
E é com isso que encerramos mais uma edição. Todos os mangás da revista, sem faltar nenhum, foram comentados. Na semana que vem um membro novo entra pra família, Kaihen no Mahoutsukai, do lendário Yellow Tanabe (autor de Kekkaishi e BIRDMEN). Espero que seja uma boa estreia, espero que tenha tradução, e espero que você tenha um excelente domingo. Até a próxima!