Na edição no qual Jujutsu Kaisen dá adeus, vemos Ao no ganhando capa para assim comemorar o lançamento do seu anime. É a mudança de geração acontecendo em nossos olhos!
TOC Weekly Shounen Jump #44 (30/09/2024):
Ao no Hako c166 (Capa, Página Colorida de Abertura e Estreia)
01 – Nige Jouzu no Wakagimi c174
02 – SAKAMOTO DAYS c184
03 – Akane Banashi c128
04 – Kagurabachi c51
05 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c244
Jujutsu Kaisen c271 (Página Colorida, FIM)
Shinobigoto c03 (23 Páginas)
06 – Negai no Astro c23
HAKUTAKU c02 (Página Colorida, 25 páginas)
07 – Himaten! c12
Madan no Ichi c04
Nue no Onmyouji c68 (Página Colorida)
08 – Choujun! Choujou-senpai c32
09 – Undead Unluck c224
10 – Boku to Roboco c203
11 – Kill Ao c71
12 – Exorcist no Kiyoshi-kun c14
13 – WITCH WATCH c173
Youkai Buster Murakami c15
Ausentes: ONE PIECE c1127
Prévia da Weekly Shonen Jump #45 (07/10/2024):
Capa e Página Colorida de Abertura: ONE PIECE c1128
Página Colorida: Himaten! c13; HUNTER×HUNTER c401 (Retorno do Hiato); Razotsu Youkai-gari (47 áginas, One-Shot de Yoshida B6, Golden Future Cup 1/5)
Páginas Extra: HAKUTAKU c03 (23 páginas)
‘
Aqui chegamos na Weekly Shonen Jump #44, onde tivemos o encerramento de Jujutsu Kaisen e a comemoração pela estreia do anime de Ao no Hako. Essa edição é muito emblemática, pois vemos o adeus de um pilar (restando agora apenas One Piece como pilar da revista), enquanto Ao no Hako tenta mostrar aos editores que tem potencial para se tornar um novo pilar, mesmo sendo um mangá de romance, algo que não é tão comum. Um exemplo disso é Touch, que conseguiu se tornar um pilar da Weekly Shonen Sunday nos anos 1980. Será que Ao no Hako vai conseguir seguir esse caminho?
Bem, tanto a Weekly Shonen Jump quanto a TMS vão apostar muito para que a obra consiga vingar.
Quanto ao adeus de Jujutsu Kaisen, é sempre triste ver um mangá tão marcante chegando ao fim, ainda mais com um encerramento tão polêmico. Espero que esse último capítulo consiga deixar os leitores mais satisfeitos, já que não teremos um Jujutsu Kaisen 2. Os editores usaram esta edição para anunciar que a obra alcançou a marca de 100 milhões de cópias em circulação e também divulgaram que os dois últimos volumes serão lançados no dia 25 de dezembro. Um belo presente de Natal para os fãs!
Lancarei segunda-feira um vídeo comentando sobre a recepção dos japoneses em relação ao encerramento de Jujutsu Kaisen. Agora vamos para a TOC:
Em primeiro lugar na TOC tivemos Nige Jouzu no Wakagimi (The Elusive Samurai), que conquistou pela terceira vez a primeira colocação, uma grande vitória para o mangá, que está com o anime mais bem-recebido da temporada de julho. O anime elevou as vendas da obra para o patamar de 60 ou até 70 mil cópias no arco de 10 semanas, um resultado realmente espetacular. Contudo, não se acostumem a ver a obra sempre nessas posições altas, pois, mesmo vendendo bem, ainda está longe de ter vendas dignas de um pilar da revista. Quando a Jump se recuperar, essas vendas serão equivalentes às de mangás da zona intermediária. De qualquer modo, foi uma ótima semana para Nige Jouzu no Wakagimi.
Em segundo lugar tivemos Sakamoto Days, que continua estável, aguardando o anime que estreia em janeiro. Logo após, na terceira colocação, tivemos Akane Banashi, que acredito que entre novembro ou dezembro receberá uma capa anunciando o anime. Essa é minha hipótese, que pode estar errada, baseada no fato de que, antes da Jump Festa, os editores sempre anunciam os animes das obras. Como a Jump Festa acontece em 21-22 de dezembro, acredito que veremos Akane Banashi recebendo uma capa entre novembro e dezembro anunciando a adaptação.
Em quarto lugar tivemos Kagurabachi, que segue sendo um dos principais mangás da revista. Acredito que ainda este ano receberá outra capa, talvez promovendo o lançamento do volume 5 em dezembro, mas, até lá, a obra continuará ganhando páginas coloridas. Falando em volumes, agora em outubro teremos o lançamento do quarto volume, que tem boas chances de vender mais que o volume de Sakamoto Days, tornando-se a terceira obra mais vendida da revista, atrás apenas de One Piece e Ao no Hako (que deve receber um bom aumento nas vendas devido ao anime).
Em quinto lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen, e preciso corrigir alguns dos meus cálculos. A obra já tem 3 capítulos prontos para o volume 28, que tudo indica ser o último da série. Assim, ela alcançará 9 capítulos para fechar o volume na edição #49, coincidindo com o lançamento de um one-shot da GFC. Mesmo assim, é possível que a série tenha mais um ou dois capítulos extras nesse último volume, caso o autor precise de mais páginas para encerrar a história (mesmo que, sinceramente, eu consiga ver Yozakura-San encerrando a luta atual em três capítulos e tendo mais três de epílogo). Com a série terminando na edição #49 ou #50 (05 ou 11 de novembro), é possível que dois ou três novos mangás estreiem ainda este ano.
Em sexto lugar tivemos Negai no Astro, que lança na próxima semana o seu segundo volume. Estou curioso para ver o desempenho da obra e, vendo como os editores a estão classificando, parece que eles também estão relativamente otimistas de que as vendas se manterão estáveis ou até aumentarão. Estão, aos poucos, deixando de classificar Negai no Astro nas últimas colocações da TOC. Caso tenha uma classificação ruim, a situação pode começar a se complicar, mas, por enquanto, não há risco de cancelamento. Como já comentei, Negai no Astro, Choujun e Kill Ao vão chegar vivos em 2025.
Em sétimo lugar tivemos Himaten, que continua em boas posições. Na próxima semana, receberá uma página colorida comemorando sua popularidade (de novo), mostrando que os editores estão realmente satisfeitos com sua recepção. Ainda é difícil saber quanto Himaten venderá, mas tudo indica que será acima de 15 mil cópias no primeiro volume. Certamente, quem está vencendo entre os mangás da sua leva é Himaten.
Em oitavo lugar tivemos Choujun! Chojo-Senpai, que, numa situação rara sob a gestão de Saito, acabou sendo a comédia mais bem classificada, mesmo estando apenas na oitava posição. Claramente, nosso querido Saito estava de mau humor no dia da classificação e decidiu jogar todas as séries de comédia para a segunda metade da revista, roubando as risadas das crianças e adolescentes japoneses. Saito está claramente migrando do bom professor para se tornar o mais novo Torishima.
Em nono lugar tivemos Undead Unluck, e, enquanto muitos estão comemorando como “salvo do cancelamento” por causa dessa posição, repito a crítica que fiz àqueles que comemoram o cancelamento pelas três últimas colocações seguidas: tenham calma. É incrível como o pessoal se deixa levar pelos resultados da semana, sem entender que, para realizar uma análise concreta da TOC, é necessário observar os resultados de várias semanas. A situação de Undead Unluck é simples: a série está entrando em sua “batalha final”, que pode durar 9, 18, 27 ou quantos capítulos tenham sido acordados entre o autor e a Weekly Shonen Jump.
Quanto vai durar? Essa é uma especulação que ainda é muito cedo para respondermos. Aqueles que usam o autor como parâmetro ignoram que ele depende do que os editores desejam. Aqueles que usam a gestão de Nakano como parâmetro ignoram que não estamos mais sob a gestão de Nakano. E aqueles que usam apenas a TOC esquecem que a próxima leva talvez tenha apenas Murakami e Yozakura-San terminando, então todas as posições do fundo podem estar seguras. É preciso calma, não se precipitar como muitos japoneses fizeram, como muitas pessoas no Twitter fizeram. Precisamos esperar com tranquilidade para ver as próximas posições de Undead Unluck e o ritmo que esse último arco terá.
Em décimo lugar tivemos Boku to Roboco, que caiu de posição, algo que raramente aconteceu na gestão de Saito até agora. De qualquer forma, acredito que nas próximas semanas a série retornará a posições mais altas. Em décimo primeiro lugar, tivemos Kill Ao, que continua na mesma situação das semanas anteriores, variando entre as últimas colocações, mas sem risco de cancelamento na próxima leva.
Em décimo segundo lugar tivemos Exorcist Kiyoshi-Kun, que vejo muitas pessoas torcendo para sobreviver, enquanto outras torcem para o cancelamento. Himaten está em posições melhores e recebeu uma terceira página colorida antes de Exorcist Kiyoshi-Kun, o que é um claro sinal de que os editores não acreditam tanto no potencial da série. Contudo, a revista sempre tem um planejamento. Os editores não estão classificando Exorcist no Kiyoshi-Kun em último, pois ainda não é o momento de cancelar a série. O motivo? Pode ser que os resultados nas votações ainda não justifiquem o cancelamento, ou pode ser que já tenham escolhido as duas séries que estrearão na próxima leva, não podendo expandir para três.
Em último lugar tivemos Witch Watch, que está seguro. Recebeu a última colocação por motivos desconhecidos, mas, independentemente do motivo, é irrelevante. A série logo retornará à zona intermediária da revista, onde permanecerá quando seu anime estrear em abril. Concluindo entre os não classificados, temos Murakami, que também deve ser cancelado. A recepção nos fóruns está muito ruim, e a série ainda não recebeu nenhuma página colorida, mesmo Kiyoshi-kun e Himaten já tendo recebido. Mesmo sendo um mangá para preencher a revista, o normal seria receber páginas coloridas para comemorar sua boa recepção, o que claramente não está acontecendo, pois a recepção é horrível. Murakami deve ser cancelado na próxima leva.
Capítulo 202 de Boku no Roboco (WSJ #43)
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA