One Piece mostra quem comanda, Madan no Ichi estreia com uma capa lindíssima, novas cópias em circulação para Ao no Hako e Akane Banashi, e Exorcist no Kiyoshi-Kun tem um grande tropeço. Venha ver a TOC 41 da Weekly Shonen Jump!
Chegou a nova leva para alegria geral da população mundial, e começamos com o mais esperado: Madan no Ichi, da roteirista de Mairimashita! Iruma-Kun com a artista de Act-Age, Usazaki Shiro. O mangá é um Battle-Shounen de aventura e fantasia, ambientado em um mundo dominado por bruxas. Ainda é cedo para avaliar sua recepção, mas sem sombra de dúvidas, estou muito empolgado com essa obra, tanto que neste domingo trarei minhas primeiras impressões e, em seguida, a recepção dos japoneses.
Antes de começar a TOC, tivemos algumas páginas coloridas: Como já noticiado na nossa sessão de notícias, Akane Banashi alcançou a marca de 2 milhões de cópias em circulação com 13 volumes, uma média de 154 mil cópias por volume. Não é um resultado espetacular, mas ainda assim é um bom desempenho para o mangá. Acredito que Akane Banashi só explodirá em vendas com o lançamento do seu anime, que, ao que tudo indica, será anunciado no Green Stage da Jump Festa.
Também tivemos, nesta edição, página colorida para Kill Ao e Negai no Astro. Este último teve uma posição um pouco pior na classificação, o que considero um pequeno sinal de que os editores priorizam Kill Ao em relação a Negai no Astro. Concluindo entre os não classificados, tivemos em último lugar Youkai Buster Murakami, que tem tudo para ser cancelado na leva de dezembro. Contudo, diferente de Necromance e Cycle Biyori, o mangá não entrará no Clube do U19, já que deve ser cancelado somente quando tiver mais de 20 capítulos.
Chegando à TOC, tivemos uma grande surpresa em primeiro lugar: ONE PIECE. Atualmente o mangá ocasionalmente pega a primeira colocação (três ou quatro vezes ao ano), mas normalmente fica em segundo lugar na TOC. Então, por que nesta edição decidiram colocar ONE PIECE em primeiro? Acredito que seja para deixá-lo bem próximo a Madan no Ichi, ajudando a promover a nova série. Logo após, tivemos na segunda colocação Sakamoto Days, que continua sendo, juntamente com Akane Banashi, a série mais promovida por Saito durante seus primeiros meses de gestão.
Falando em Akane Banashi, a série ganhou a página colorida mais alta da gestão Saito até então, superando a ótima posição de Himaten da semana passada.
Em terceiro lugar, tivemos Kagurabachi, que continua ganhando boas posições. Com a vitória na TsugiManga, é uma questão de tempo até Kagurabachi superar Sakamoto Days em vendas. Quem sabe isso aconteça já no próximo volume, que será lançado em outubro. Acredito que Kagurabachi não superará Ao no Hako, que ficou na quarta posição desta TOC, pois a série deve receber em outubro um grande impulso nas vendas. Estou bastante animado para o ano de 2025 na Weekly Shonen Jump, no qual teremos pelo menos três séries bem comentadas pelo público japonês: Ao no Hako e Sakamoto Days por causa dos seus animes, e Kagurabachi por sua repercussão natural.
Lembrando que Ao no Hako, como noticiado aqui no site, já alcançou a marca de 5 milhões de cópias em circulação em 16 volumes, uma média de 312 mil cópias por volume, uma quantidade espetacular. O grande aumento do número de cópias em circulação em comparação aos anteriores é que provavelmente a Shueisha começou a impressão em massa de Ao no Hako, se preparando para o lançamento do seu anime daqui a 1 mês.
Em quinto lugar, tivemos Yozakura-San, que continua recebendo promoção devido ao seu encerramento, tanto do anime (que duvido que ganhe uma nova temporada) quanto da própria série, que deve terminar entre novembro e janeiro. Em sexto lugar, tivemos Boku to Roboco, que continua bem classificado desde a entrada de Saito. Durante a gestão Nakano, a obra apresentava uma grande variação de posições (normal para comédias), mas Saito decidiu quebrar essa tradição, mantendo o mangá constantemente na primeira parte da revista. É uma escolha interessante que veremos nos próximos meses se resultará em um aumento de vendas para Roboco.
Em sétimo lugar, tivemos a primeira classificação de Himaten. O resultado é muito bom e demonstra a força de Himaten, que conseguiu uma classificação inicial melhor que Exorcist no Kiyoshi-Kun. Como comentei na recepção da série, acredito que Himaten tenha sido melhor recebido que Exorcist, e veremos isso traduzido em vendas maiores e, aos poucos, em melhores posições na TOC. Posso estar errado, mas essa é a sensação que tenho até agora, lendo os comentários de Himaten na Jump Matome em comparação aos comentários de Exorcist no Kiyoshi-Kun.
Em oitavo lugar, tivemos Nige Jouzu no Wakagimi (The Elusive Samurai), que, com o novo volume lançado agora em 4 de setembro, voltou a vender mais que Akane Banashi. O anime de Nige Jouzu no Wakagimi é um sucesso indiscutível e está trazendo um impulso contínuo em suas vendas, por isso era questão de tempo até que Nige Jouzu no Wakagimi voltasse a vender acima de 50 mil cópias por volume. Não acredito que a série venderá tão bem quanto no seu primeiro volume, mas pelo menos saiu da situação de ter uma redução contínua de compradores.
Em nono lugar, tivemos Nue no Onmyouji, que lançou seu mais novo volume. A série se encontra em uma situação estável e deve vender praticamente a mesma quantidade do volume anterior, talvez com uma variação de 2 mil cópias no máximo. Em décimo lugar, tivemos Witch Watch, que receberá uma página colorida na próxima semana como parte de um projeto para promover mais o anime da obra, que estreará em abril.
Em décimo primeiro lugar, tivemos Choujun! Chojo-Senpai, que no primeiro dia de vendas conseguiu vender quase a mesma quantidade que Boku to Roboco, indicando um aumento. Contudo, como séries novatas tendem a ter quedas maiores em suas vendas, é provável que o LONG RUN de Boku to Roboco seja bem melhor do que o de Choujun! Chojo-Senpai. Assim, a série ainda não se encontra em uma situação totalmente confortável, mas se conseguir superar a marca de 15 mil cópias em um mês, como parece que irá, eu diria que está salva do cancelamento pelos próximos quatro meses.
Em décimo segundo lugar, tivemos Exorcist no Kiyoshi-Kun, que teve uma posição bem ruim nesta semana, o que pode indicar maus presságios. Como comentei na recepção da série, os primeiros capítulos tiveram uma boa aceitação, mesmo que nada espetacular, nada que justificasse uma “HUGE POPULARITY” como disseram os editores. Contudo, os editores têm acesso a mais dados do que eu, então há chances reais de que a série esteja sendo melhor recebida pelo público que não frequenta 2ch ou Jump Matome (como os adolescentes).
O grande problema em relação a Exorcist no Kiyoshi-Kun é que estou começando a ver uma mudança nessa recepção que era boa para algo mais negativo. Espero que o autor consiga reverter isso, mas entre os capítulos cinco e oito, já percebi um aumento de críticas, que se intensificaram nos capítulos nove e dez. Então, em vez de a recepção da série melhorar na Jump Matome, ela está piorando. Ainda há tempo para o autor melhorar sua situação, já que a próxima leva e também o primeiro volume devem ser lançados somente em dezembro. Entretanto, é interessante notar que pelo menos o público da Jump Matome parece estar gostando menos do mangá (não posso dizer sobre o público casual, que talvez ainda esteja amando).
Em décimo terceiro lugar, tivemos Undead Unluck, que teve uma posição bem ruim nesta semana, mas precisa estar constantemente entre as últimas colocações para começarmos a avaliar um cancelamento ou um ultimato dos editores. Na última colocação, tivemos Cycle Biyori, que conseguiu vender mais que o segundo volume de Dear Anemone, mas ainda está longe de ter um resultado satisfatório. Cycle Biyori acabou falhando por falta de engajamento, já que tanto a história quanto a arte não chamaram a atenção do público. Faz parte da revista, a realidade é que mais de 80% das novas séries terminam canceladas.
ATUALIZAÇÃO ANALYSE IT – REORGANIZAÇÃO TOTAL
Atualização no Analyse It para todos vocês que perderam o Twitter e também para aqueles que nunca utilizaram. Reorganizei o site para que vocês possam encontrar mais facilmente o conteúdo preferido.
A grande novidade é a nova ABA NOTÍCIAS, onde vocês poderão acompanhar as principais notícias do mundo dos mangás e da Weekly Shonen Jump, sem precisar recorrer a contas no Twitter. É importante dizer que nem todas as notícias estarão visíveis na aba, apenas as mais relevantes. Para acessar também as notícias menos importantes, recomendo ir na barra preta (no celular, no símbolo de três linhas horizontais na parte superior) e clicar na opção: Notícias, onde vocês poderão encontrar todas as notícias do dia. Ao lado da aba NOTÍCIAS, mantive a ABA TOC para que vocês possam ver as quatro últimas TOCs lançadas.
Enquanto a Aba TOC continua a mesma, a aba seguinte foi alterada. Agora teremos A RECEPÇÃO JAPONESA no lugar de “Crítica”. Nesta aba, destacarei as duas últimas análises de recepção lançadas. Lembrando que as recepções mais antigas também estarão disponíveis na barra superior preta, com o nome “Recepções Japonesas”. Pretendo trazer mais matérias mostrando o que os japoneses estão pensando.
Já as críticas serão publicadas inicialmente na sessão “Novidades” e, posteriormente, ficarão guardadas na sessão de críticas, acessível pela barra superior preta “Críticas”. Concluindo, no lugar de SUPER ANÁLISES, agora teremos a zona “Weekly Shonen Jump”, onde destacarei três “Super Análises” da revista + A Última TOC da Weekly Shonen Jump lançada (isso a partir de amanhã), para que vocês também tenham sempre acesso a ela.