Vocês pediram muito, e chegou o momento de comentar sobre a recepção no JAPÃO desse mangá que está conquistando ótimos números na MangaPlus (Ocidente). Sim, não é como os números iniciais de Kagurabachi, mas Himaten está conseguindo mais leitores que séries bem estabelecidas como Akane Banashi e Ao no Hako. Será que essa boa recepção se repetiu no Japão? Ou os japoneses simplesmente odiaram? Vamos descobrir.
Como sempre, reuni opiniões de vários lugares: 2ch (5ch), Jump Matome, Twitter e Animanch, sendo os dois primeiros os mais importantes. Twitter tende a ter opiniões quase sempre positivas (como os comentários no YouTube), enquanto Jump Matome e 2ch trazem comentários mais sinceros. Animanch também tem uma boa dose de sinceridade por parte de seus visitantes, mas com bem menos comentários do que Jump Matome, que chega a ter mais de 500 em certos capítulos. Sem mais delongas, vamos ver o que acharam dos cinco primeiros capítulos de Himaten.
RESUMO DA RECEPÇÃO:
Para quem não conhece, Himaten é uma rom-com (comédia romântica) que conta a história de um garoto que trabalha como faxineiro. Sua vida muda quando ele é contratado para limpar a casa de uma garota famosa que frequenta sua escola. A partir do terceiro capítulo, o mangá adota uma narrativa mais voltada para o triângulo amoroso, introduzindo uma segunda personagem interessada no protagonista.
É importante lembrar que, mesmo sendo um só site, 2ch/Jump Matome/Twitter, como qualquer lugar na internet, é composto por bolhas. A 2ch representa uma bolha específica, e dentro dela há ainda mais bolhas. Por isso, é comum termos comportamentos e comentários divergentes dentro da plataforma. É um erro comum generalizar a opinião dos “japoneses” como algo uníssono, o que não é a realidade. Hima-Ten, assim, pode ter uma variedade de opiniões saindo de cada bolha.
Quero começar comentando sobre o que os japoneses mais estão gostando: as garotas. Começando por Himari, a protagonista da história. Mais da metade das discussões sobre a série gira em torno de sua beleza, personalidade, expressões faciais e também suas cenas mais sensuais. Sabemos o quanto é importante, em um mangá de romance, ter uma protagonista que o público simplesmente adora. Hima-Ten faz isso muito bem.
“É ótimo que a heroína, apesar de ser determinada, não seja uma garota desagradável como muitas desse tipo, mas sim alguém que se preocupa com os outros.” – Comentário do Primeiro Capítulo
“Himari está ficando cada vez mais fofa, isso é quase trapaça. Ela é tão perfeita… ou melhor, é forte demais. Não há como uma heroína clichê e destinada a perder possa vencer contra ela.” – Comentário do Quinto Capítulo
Aliás, sobre o quesito sensual: não duvido que o autor invista mais nisso nos próximos capítulos. Com a ausência do ecchi, os leitores da Weekly Shonen Jump estão clamando por fan service – essa é a dura realidade da revista e não vou negá-la. Nue no Onmyouji teve muitos fãs da sexualização das personagens, e com Hima-Ten isso já está acontecendo também. De fato, os dois capítulos mais bem recebidos foram aqueles que mostraram a bunda de Himari, resultando em muitos comentários como estes:
“Mostrar a calcinha da Himari já no segundo capítulo mostra que eles entendem bem o que o público quer, isso é incrível. Espero que continuem assim em todos os capítulos.” – Comentário do Segundo Capítulo
“Novamente mostrando a bunda da Himari, ele sabe desenhar muito bem, então é sempre uma visão linda.” – Comentário do Quinto Capítulo
“Olhem para o meu bumbum também 🍑” – Comentário do Quinto Capítulo
Com a introdução de Kanai, a segunda garota do trio, começaram a surgir alguns comentários comparando as duas personagens, especialmente daqueles que estão gostando mais de Kanai. Seu jeito mais silencioso e maduro, além do fato de ela demonstrar interesse imediato pelo protagonista Tenichi, agradou bastante os leitores, criando um grupo de fãs que torce por ela, mesmo com a série tendo apenas cinco capítulos.
Se Himari conquistou o público pelo seu lado sensual e pelas expressões faciais, agradando pela fofura, o apreço por Kanai vem de sua personalidade. Acredito que o autor está conseguindo, de forma inteligente, apresentar duas personagens com personalidades tão distintas que acabam agradando a diferentes tipos de leitores. Quem gosta de Kanai está principalmente pedindo um maior desenvolvimento sobre o motivo de ela gostar de Teinichi e comentando bastante sobre quanto ela merece mais que Himari.
“Kanai é uma personagem bem mais interessante, espero que o autor dedique um arco para explicar o motivo pelo qual ela gosta de Teinichi.” – Comentário do Terceiro Capítulo
“O sentimento de Kanai parece muito mais sincero e genuíno.” – Comentário do Terceiro Capítulo
“Pessoalmente, eu gosto mais da Kanai, então espero que ela se dê bem, mas do jeito que as coisas estão agora, parece que vai seguir o caminho da Onodera em Nisekoi, e eu realmente gostaria que surpreendessem a gente. Provavelmente, novas garotas aparecerão em breve também.” – Comentário do Quinto Capítulo
Indo mais para o lado negativo, há duas principais críticas a Hima-Ten: ser clichê e desinteressante ou ser uma cópia de Nisekoi. Esse é o ponto mais problemático para a série, já que em TODOS os capítulos houve comentários relacionando Hima-Ten a Nisekoi. Tendem a chamar os personagens de Hima-Ten pelos nomes dos personagens de Nisekoi, como Chitoge e Onodera, e em um determinado episódio chegaram a chover comentários zombando de Hima-Ten por isso.
No terceiro capítulo, onde é apresentada a segunda garota, coincidiu justamente com um episódio de Boku to Roboco chamado “Hisekoi”, onde a protagonista Roboco vai até a Weekly Shonen Jump entregar um One-Shot de uma cópia descarada de Nisekoi. O que motiva Roboco a lançar esse Hisekoi é que o novo editor-chefe, Saito, foi o editor que ajudou na criação de Nisekoi, dando a Roboco uma chance na revista. Muitos começaram a brincar chamando Himaten de “Hisekoi” e dizendo que o autor aproveitou a chegada de Saito.
Esses comentários negativos chamando de clichê ou comparando com Nisekoi continuaram nos capítulos seguintes, como vocês podem ver abaixo:
“Espero que siga mais a rota erótica do segundo capítulo, pois a história é chata.” – Comentário do Terceiro Capítulo
“É sempre aquela mesma dinâmica de Nisekoi, nada de novo. Estou revendo Chitoge vs Onodera.” – Comentário do Quarto Capítulo
“Parece que a Chitoge de Nisekoi foi atualizada para um estilo mais moderno, enquanto a Onodera apareceu praticamente do jeito que era.” – Comentário do Quinto Capítulo
“A arte é bem diferente de Nisekoi, mas ainda assim tem uma sensação muito forte de Nisekoi.” – Comentário do Quinto Capítulo
Apesar dessas críticas e comparações a Nisekoi, acredito que Hima-Ten está recebendo mais comentários positivos do que negativos, indicando que suas chances de sobrevivência são das maiores da leva. O público que está lendo realmente gostou de Kanai ou Himari, criando assim uma boa simpatia por elas. Quando o assunto é o interesse pelo protagonista ou pela trama de ele estar limpando a casa, isso é praticamente inexistente – ninguém realmente se importa com a questão moral de ser descoberto limpando ou com a vergonha que Himari sente.
Hima-Ten tem o necessário para sobreviver: personagens carismáticos. Contudo, a situação que circunda os personagens é considerada desinteressante, então o autor precisa criar situações melhores para convencer os leitores de que vale a pena votar pela série (já que certamente algumas pessoas estão votando pelas personagens, mas para sobreviver em uma revista tão concorrida é necessário algo a mais).
Outro elemento que pode ajudar muito Hima-Ten a sobreviver é o público mais casual. Os sites que li são ótimos para ver uma diversidade de bolhas diferentes, mas todas são compostas por pessoas que não só leem a Weekly Shonen Jump, mas também vão a FÓRUNS comentar sobre a mesma. Chamamos esses de “Leitores Hardcores”, são eles que mais votam e compram. A única exceção é o Twitter, composto mais por um público casual mais velho que não vota tanto, segundo o autor de GGG. O público casual até vota menos, mas é numericamente maior e acaba impactando na popularidade de uma série.
Hima-Ten, como uma série de romance, pode estar agradando bastante o público casual. Algo parecido aconteceu com Ao no Hako, que teve uma boa recepção na 2ch, o suficiente para ser um sucesso, mas na realidade Ao no Hako teve uma recepção extremamente positiva, com mais de 100 mil cópias impressas no primeiro volume. Assim, esses comentários são um indicativo de uma boa recepção também com o público casual, mas não uma garantia. Em poucas semanas, descobriremos as chances de sobrevivência do mangá.
Atualmente, entre as novas séries lançadas, Hima-Ten é aquela que me dá maior confiança em suas chances de sobrevivência, mas mesmo assim, está longe de ser algo garantido. É isso, espero que tenham gostado!
“Murakami está completamente fora de questão, e eu até achei que Kiyoshi era surpreendentemente bom até o quinto capítulo, mas com as batalhas sérias e inimigos como Kamigami-san ficando cada vez mais difíceis de aguentar, comecei a gostar mais de Hima-Ten, que segue o clichê de forma consistente.” – Comentário na Jump Matome