Finalmente a resolução do mistério de quem sairá para abrir espaço na revista! Datas para os novatos… E um hiato inesperado. Tudo isso e muito mais na análise da segunda maior revista shonen do Japão, a Weekly Shonen Magazine. Seguindo a lista da TOC:
- Akabane Honeko no Bodyguard (Primeiras Páginas Coloridas) Ch. 89
- GALAXIAS Ch. 03
- Kuroiwa Medaka ni Watashi no Kawaii ga Tsujinai Ch. 143
- Seitokai ni mo ana wa aru! Ch. 101
- Kakkou no linazuke (Página Colorida) Ch. 214
- Gachiakuta Ch. 105
- Kanojo, Okarishimasu Ch. 339
- Mayonaka Heart Tune (Página Colorida) Ch. 41
- Shangri-La Frontier ~Kusoge Hunter, Kamige ni Idoman to su Ch. 187
- Blue Lock Ch. 271
- Ao no Miburo Ch. 136
- Megami no Café Terrace Ch. 162
- Sentai Daishikkaku Ch. 148
- Yowayowa Sensei Ch. 83
- Kaijin Fugeki Ch. 09
- Amagami san Chi no Enmusubi Ch. 147
- Love Forty Ch. 07
- Batchiri Scratch! Ch. 05
- Hajime no Ippo Ch. 1465
- Kanan sama wa Akumade Choroi Ch. 106
- Jyushin no Katana Ch. 35
- Fumetsu no Anata e Ch. 189 – 1
Ausências: Banjou no Orion Ch. 26, Mokushiroku no Yonkishi Ch. 158, Ahiru no Sora Ch. 618 (Hiato)
O texto atrasou um pouco, mas sem apuros — por causa disso temos mais informações para falar sobre! Dito isso, na capa temos o Raul, cantor do grupo idol Snowman e que é o protagonista do filme de Akabane Honeko, interpretando Ibuki Arakuni. A série abre a seção de mangá com uma página colorida celebrando o lançamento desse live action.
O resultado inicial é de mais de 1,4 milhões de dólares no primeiro fim de semana e… é difícil de analisar muito. A bilheteria japonesa é um caos e muito mais focada no desempenho a longo termo que estreias, não dá para prever o quão longe o filme pode ir. Entretanto, é um resultado médio e que não indica nenhum hit explosivo mesmo com o ótimo marketing. Akabane Honeko é nicho a ponto do filme ser quase uma obra original para a maioria do público.
O mangá teve um ligeiro boost em vendas no seu último volume por causa do filme, mas mesmo que cresça mais, já está anunciado que a história está indo para seu arco final, como era meio óbvio para quem lê. Não vejo como um cancelamento, mas um fim natural — a história está realmente cumprindo seu propósito sem se arrastar. Deve terminar entre 15 a 20 capítulos, portanto abrindo um espaço na revista esse ano já.
Nosso “vice” da vez é GALAXIAS. A recepção, como já falei, é bem boa e até agora temos algumas fanarts, mas o mangá já parece ter parado de crescer online. Se manteve num ótimo patamar para um estreante, mas provavelmente só devemos ver mais crescimento substancial com o lançamento de seu volume 1 em alguns meses.
Medalha de bronze para Kuroiwa Medaka, que anda sendo colocado ali na frente com frequência, ainda mais depois do anúncio do anime. Parte disso é pela ótima recepção com os leitores da revista mesmo, que acham a leitura leve e divertida.
Na quarta colocação, Seitokai ni mo Ana wa Aru! cresceu pouco em seu novo volume e deve ter um resultado similar ao do anterior, mesmo com a explosão de seu PV. Ruim? Não mesmo. A série já é popular e muitos podem estar lendo pela Magazine Pocket, já que ranqueia muito bem lá. O mangá continua viralizando basicamente toda semana no Twitter japonês, vendas físicas devem ter um grande boost com a vinda de um anime.
Celebrando o anúncio de sua segunda temporada em anime para 2025, Kakkou no Iinazuke é o quinto da TOC. O marketing dessa temporada nova é focado bastante em Ai, a última heroína principal do mangá. Séries assim dependem muito dessas personagens pela quantidade enorme de mercadoria que geram. Enquanto isso o mangá segue num dos arcos mais focados na progressão de roteiro em muito tempo.
Sexto lugar para Gachiakuta. Acredito que por causa do anime anunciado estamos realmente vendo um status quo melhor para Gachiakuta, mais vezes aparecendo na primeira metade da revista. Outro motivo pode ser pelas revelações e clímax no arco atual.
Kanojo, Okarishimasu é o sétimo colocado, ainda no arco da preparação do encontro. A história está tomando um rumo inesperado e que pode indicar que ainda há um longo caminho pela frente até o fim da comédia romântica.
Página colorida e oitava colocação para Mayonaka Heart Tune, celebrando o resultado de sua primeira enquete de popularidade. A heroína Rikka foi a vencedora e ganhou essa página de prêmio. Fora isso, vida que segue em outro capítulo de praia.
Em nono na TOC, Shangri-la Frontier teve uma ligeira queda nas vendas de seu último volume. Praticamente irrisória, mas que ainda bem deve ser parada quando a segunda temporada do anime estrear em Outuibro. Ter adaptações constantes é a melhor forma de impedir decaídas do tipo a longo termo.
Blue Lock, o décimo colocado, é mais um que não dá nenhuma pinta de acabar logo. Um capítulo todo de backstory para um dos rivais no meio da partida, Blue Lock quer mostrar que vai longe ao dar destaque para todos seus personagens populares.
Um pouco mais para cima, dessa vez em décimo primeiro, Ao no Miburo é outro na normalidade. É uma história densa, séria e com vários personagens, então difícil de conseguir novos leitores, mas só parará de receber promoção após o anime.
Décimo segundo lugar para Megami no Café Terrace, que teve um aumento de 3000 vendas no seu último volume e assim ultrapassou as vendas do mesmo período de Kakkou no Iinazuke. Obviamente em razão do anime e também uma melhor recepção entre os leitores da revista.
Já o décimo terceiro colocado, Sentai Daishikkaku, continua sem crescer. Continuará seguro pelo anime em produção e pelo renome do autor, mas infelizmente não consegue transformar esses elementos num grande sucesso para a Magazine.
Yowayowa Sensei é décimo quarto dessa vez. O mangá teve o clímax de seu arco mais importante até então, que deve alterar um pouco o status quo da história, mas a autora quer usar isso para novas situações e não para um fim prematuro. Jogo que segue.
Com o lançamento de seu primeiro volume em apenas alguns dias, Kaijin Fugeki foi colocado como décimo quinto dessa TOC. Assim como GALAXIAS, sua recepção interna já está bem definida, com muitos fãs e alguns já desistentes por causa do estilo do autor Oh Great. O próximo passo para Kaijin é realmente ver as vendas desse primeiro volume.
Amagami-san volta um pouco para o slice of life depois de um longo arco. Posicionado em décimo sexto, é outro na espera do início de seu anime, quando tem grandes chances de crescer de forma significativa.
Love Forty é um que acho que não terei muitas chances de postar imagens aqui, então decidi colocar a capa anunciada de seu volume 1. Em décimo sétimo lugar, o mangá deve se firmar no fundão da revista — sua recepção online inexiste. Nem gosto de continuar batendo nisso, mas o Twitter do mangá semanalmente não cresce nem na casa dos dois dígitos — duvido que dure mais do que uns 30 e poucos capítulos, ainda mais entregando capítulos tão densos em texto como o dessa semana.
Tenho bem mais esperança no décimo oitavo colocado, Batchiri Scratch. O autor promove muito a série online e isso pode estar ajudando a ter uma recepção mais visível. Não é muito, não peguem essa impressão errada, mas é uma recepção positiva. Dá para ver que seus poucos leitores estão felizes que o “grupo de rap” apresentado no primeiro capítulo finalmente apareceu na história e talvez as vendas de um mangá 4-koma como ele importem menos que essa recepção interna dos leitores da revista, algo que não temos data realmente.
A lenda Hajime no Ippo aparece em décimo nono lugar. O novo volume da série vendeu uns 2 mil acima do anterior e é uma mudança pequena, mas significativa a ponto de me fazer pensar se alguns leitores de longa data de Ippo só pulam alguns volumes e compram outros quando a história está numa parte mais excitante. A luta de Mashiba e Rosario no mangá pode ser a razão desses 2 mil a mais.
Kanan-sama em antepenúltimo por questões de rotação. Continua muito forte na esfera online, principalmente pela popularidade do autor nonco e seus desenhos no Twitter.
Tenho mais preocupações com o penúltimo, Jyushin no Katana. Com baixas vendas, quase sempre no fundo da TOC e agora apresentando seu possível vilão final, a série tem cara de que não durará muito mais. Mas por sua sorte, pode talvez sobreviver caso o fim de Akabane Honeko e o hiato de Mokushiroku (falarei mais sobre depois) tenham lhe dado espaço.
Fechando a revista, Fumetsu no Anata E em sua posição mais habitual de último lugar. Questão editorial para ritmo de leitora e tudo mais, como quem lê os artigos sabe.
Por fim, foi anunciado um HIATO sem previsão de volta para Mokushiroku no Yonkishi. Ainda teremos um capítulo na próxima edição da revista, mas depois é hiato mesmo. Disseram que é por questões de saúde do Nakaba, que está escrevendo mangá semanal por mais de duas décadas. Era até estranho o número pequeno de paradas. Só fico em dúvida se era um hiato já planejado ou algo repentino, mas estaremos torcendo obviamente pela melhora do autor e que possa seguir num ritmo bom para sua saúde quando voltar.
Também recebemos informações sobre os estreantes da vez. Irotsuku Monochrome, uma romcom mais ecchi, começa na Weekly Shonen Magazine número 38; Yume Neko Connect, uma comédia também ecchi, estreará na edição 40. Podem achar um pouco estranho estrearem duas séries com elementos comuns assim em seguida, mas os autores já estão promovendo bastante suas publicações online e já são bem mais populares que Love Forty e Batchiri Scratch antes mesmo de estrearem, então a aposta pode valer a pena no fim das contas. Para encerrar, fiquem com uma ilustração de Irotsuku enquanto esperamos pelo mangá.