Qual o planejamento da Afternoon com OMORI?? O mangá da Shonen Magazine infiltrado e o sumiço de Raise wa Tanin ga Ii.
TOC Monthly Afternoon #9 – (25/07/2024)
Capa: OMORI
01 – Blue Period c69
02 – OMORI c02
03 – Dokudami no Hanasaku Koro c08
04 – Medalist c46
Hellhound c26 (Página Colorida)
06 – Skip to Loafer c62
07 – Tengoku Daimakyou c65
08 – Darwin Jihen c40
09 – Aono-kun ni Sawaritai kara Shinitai c66
Shikashi Kajijishi (One-shot)
11 – Tengu no Daidokoro c29
12 – Issak c91
13 – Fragile c117
14 – Wondance c61
7-nin no Nemuri Hime c49, c50 e c51 (Página Colorida)
16 – Nami yo Kiitekure c103
17 – Toppuu GP c98
18 – Puu-Neko c243
19 – Saihate no Serenade c17
20 – Meimeimeishoku Seiiki c15
Roku nenme no Urashima tarou (One-shot)
Tsureneko: Maruru to Hachi (Capítulo de colaboração com Comic Days)
23 – Kaettekita Karasuya Satoshi
Ausentes: Ookiku Furikabutte, Under 3, Vinland Saga, Quartz no Oukoku, Mugen no Juunin: Bakumatsu no Shou, Mirai Rai Furai, Raise wa Tanin ga Ii (hiato), Historie (hiato), Bouken Erekitetou (hiato).
Quadro do segundo Capítulo de OMORI
Uma boa noite, senhoras e senhores. Estamos de volta para mais uma edição da nossa Super Afternoon. As novidades da vez são bastante tímidas, mas ainda existentes. Bora comentar brevemente cada uma delas na nossa análise mensal.
Na primeira posição temos o já bem conhecido Blue Period, que mesmo tendo ficado por mais de meio ano em hiato, já está de volta à todo vapor. Dever cívico de quem lê (ou só passa o olho) nas análises da Afternoon estar em dia com Blue Period. É a grande referência artística e comercial da revista, quem não acompanha não sabe o que perde. Ansioso para ver mais do duelo Yaguchi x Francis Bacon.
Na posição seguinte temos o novato OMORI, desta vez ilustrando a capa. Eu já falei isso na edição passada e vou repetir na atual, nunca joguei OMORI e conheço nada sobre a série, o ponto de partida vem sendo somente o mangá, e até agora, continuo sem entender nada. Narrativa bem confusa e desconexa, não sei pra onde a história está indo ou que quer me comunicar, seguirei lendo para buscar mais informações, mas até agora não me convenceu. Sobre sua recepção, é mais complicado ainda, já que encontrar opinião popular das histórias da Afternoon é um trabalho impossível.
Poucas séries possuem algum fórum dedicado ao assunto, e o site oficial praticamente não possui uma área de comentários, então, fico totalmente no vazio, a única informação que nos alcança é o número de vendas, ou quando algum mangá fica muito grande para ser ignorado, o que não vai ser o caso para uma história de míseros 2 capítulos.
OMORI certamente é uma jogada interessante da Afternoon, ou mais propriamente, da Kodansha. O mangá funciona como uma tentativa de apresentar a história para o público japonês, ao mesmo tempo que se valida pela imensa fan base já construída no ocidente. Basta observar qualquer postagem no twitter, seja no perfil americano oficial da Kodansha, seja no perfil japonês da Afternoon, os comentários estarão sempre inundados por um público quase que inteiramente inglês.
Acho importante lembrar que a Afternoon adora dar oportunidades para histórias estrangeiras ou autores estrangeiros, Mirai Rai Furai, mangá que estreou esse ano, fala sobre estudantes universitários chineses, e no mês que vem teremos mais uma dupla de novatos, um francês e um italiano, escrevendo um novo sci-fi intitulado KRAKEN MARE.
Sempre que possível, a revista diversifica sua lineup com histórias sobre gringos ou escrita por gringos, Issak é um mangá histórico ambientado na europa do século XVII, Vinland Saga também ambientada na europa, mas do século XI. Ou seja, OMORI não apresenta essas novidades todas, é mais uma expansão de uma ideia já em prática há muito tempo. E só o tempo dirá o alcance da ‘’ousadia’’ de publicar uma história popular no ocidente em uma revista de quadrinhos japonesa.
Na terceira posição temos o modesto novato Dokudami no Hanasaku Koro. Nada novo a ser dito, mas com tantas histórias se despedindo ultimamente da Afternoon, parece que Dokudami conseguirá durar mais que muitas outras. Medalist vem logo após, e falta cada vez menos para o lançamento do seu glorioso anime, que estreia em janeiro do ano que vem.
Página Colorida de Hellhound – Feio pra caramba, meu deus.
Com a primeira página colorida da edição temos Hellhound, que continua administrando muito bem sua crescente popularidade. O mangá é escrito pelo experiente Ryouji Minagawa (autor de Peace Maker e SPRIGGAN), e é sempre bacana ver um jovem de 60 anos encontrando mais um sucesso em sua carreira. Nunca é tarde demais.
Skip to Loafer é o nosso sexto colocado da vez. Esse daqui é outro que dispensa apresentações, dever cívico de quem lê (ou só passa o olho) na análise da Afternoon estar com Skip to Loafer em dia. Tengoku Daimakyou é a exata mesma coisa, outro mangá com vendas altas e com uma aceitação crítica maior ainda. Só escrevo as Tocs para informar algumas pequenas novidades e para te lembrar que existem boas histórias, e que você deveria estar lendo todas elas.
Na oitava posição temos o mangá em ascensão Darwin Jihen. Com vendas em constante crescimento e com um anime em produção, a tendência é que a história se consolide ainda mais como um dos principais pilares da revista. Na nona posição temos Aono-kun ni Sawaritai kara Shinitai, o mangá que deveria acabar mas nunca acaba. Anunciaram em 2021 que a história estava entrando na sua reta final, mas até agora, nada de final.
Outro mangá que me faz repetir o que digo a cada posição, uma história que você absolutamente deveria estar lendo. Até o próprio Tatsuki Fujimoto concorda comigo. Para quem gosta de terror e drama com pitadas de romance (com uma vibe meio Hikaru ga Shinda Natsu) fica a recomendação de leitura. Mais uma de muitas.
Na décima primeira posição temos o excelente Tengu no Daidokoro, que para minha tristeza, nunca mais teve tradução, crueldade pura. Issak vem logo na sequência, e sem muito o que comentar sobre a série também. Velha, segura e com tradução descontinuada, assim como pelo menos metade da revista.Página Colorida de 7-nin no Nemuri Hime
Na décima quarta posição temos Wondance, que não recebe muito destaque nesta edição mas será a capa da próxima. Com a última página colorida do mês temos 7-nin no Nemuri Hime, o mangá semanal preso em uma revista mensal. Se você ler o mangá vai perceber que ele não faz muito a cara da Afternoon, é 100% uma história da Shonen Magazine. Caiu na revista por engano e segue fazendo um pequeno sucesso dentro de um espaço que não lhe pertence.
Na 16ª e 17ª temos Nami yo Kiitekure e Toppuu GP, dois importantes veteranos da revista, que seguem tranquilos e sem muitas novidades. Puu-Neko é a comédia galhofa que se perde ali no meio para aliviar as tensões de uma revista para velhos crescidos e ranzinzas.
Já adentrando a zona da degola temos Saihate no Serenade, que segue se posicionando muito mal e flertando com o cancelamento. Assim como o excelente Meimeimeishoku Seiiki, que já teve seu cancelamento anunciado. Jurava que o mangá fosse terminar neste capítulo, mas não parece ter sido o caso mais uma vez. Fica para a próxima edição,a despedida de um dos mangás mais subestimados da Afternoon.
Acho que encerramos por aqui. Um mês bem tímido e sem muitas novidades, e com mais uma ausência de Raise wa Tanin ga Ii, que entrou em um hiato misterioso e nunca mais retornou. A última atualização foi em março, onde a autora anunciou sua pausa para nunca mais tocar no assunto.
Muito estranho acontecer logo após o anúncio do seu anime, e mais estranho ainda ela ter reforçado que não é por conta de saúde, mas não acrescentar nenhuma informação sobre. Não é um mangá aleatório irrelevante, é a segunda história que mais vende e a com maior perspectiva de crescimento. Bem, torço apenas para que não seja nada grave.
Agradeço a atenção de quem ficou comigo até o final, e espero encontrar mais coisas para comentar no mês que vem. Agradeceria também se vocês pudessem simplesmente marcar uma reação na parte final do texto. Sei bem como dá preguiça ficar comentando tudo, e nem precisa, deixar uma carinha de raiva, de tristeza ou um like já me ajuda a ter um controle melhor de quantas pessoas ainda estão lendo os textos. Só isso, agradeço mais uma vez e até a próxima.