Sunday buscando seus antigos autores, o apoio infinito de Albus e um pouco de alegria para os furrys.
TOC Weekly Shonen Sunday #35 (24/07/2024) TOC Weekly Shonen Sunday #36 (31/07/2024)
Capa: Reiyo Matsumoto (Atriz) Capa: Enako (Em cosplay de Ogami Tsumiki Ki nichijou)
MAO c237 (Página Colorida de Abertura) Ryuu to Ichigo c202 (Página Colorida de Abertura)
02 – Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi c123 02 – Ogami Tsumiki Ki nichijou c35
03 – Major 2nd c284 03 – Tonikaku Kawaii c282
04 – Ryuu to Ichigo c201 04 – Komi-san wa, Komyushou desu c468
05 – Tonikaku Kawaii c281 05 – MAO c238
06 – Shibuya Near Family c102 06 – Mizuporo c35
07 – Himeru Kokoro no zen himitsu c10 Kaiten no Albus c12 (Página colorida)
08 – Kaiten no Albus c11 08 – Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi c124
09 – Ogami Tsumiki Ki nichijou c34 09 – Utsuranin desu c18
10 – Te no Geka c53 10 – Red Blue c118
11 – Utsuranin desu c17 11 – Rock a Rock c17
Maou no musume wa, shi ni takunai (One-shot) Live Saver Witch (One-shot de Nekoguchi)
13 – Rock a Rock c16 13 – Himeru Kokoro no zen himitsu c11
14 – Komi-san wa, Komyushou desu c467 14 – Maou-jou de Oyasumi c370
15 – Mizuporo c34 15 – Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari c352
16 – Hello Work Monsters c13 16 – Tatari c58
17 – Maiko-san Chi no Makanai-san c308 17 – Maiko-san Chi no Makanai-san c309
Tekkyaku no Ryoko (One-shot vencedor do Sunday Rookie Award 2024) 18 – Te no Geka c54
19 – Tokachi Hitoribocchi Nōen c316 19 – Shibuya Near Family c103
. 20 – Tokachi Hitoribocchi Nōen c317
Ausentes: Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari, Tatari, Ausentes: Hello Work Monsters, Major 2nd, Detective Red Blue, Maou-jou de Oyasumi, Magic Kaito (hiato), Conan, Sousou no Frieren (hiato), Magic Kaito (hiato), Detective Conan, Ad Astra Per Aspera (hiato). Ad Astra Per Aspera (hiato).
Uma excelente noite, meus queridos leitores, estamos de volta para mais DUAS edições da nossa maravilhosa Weekly Shonen Sunday. Acabei aproveitando demais o meu pequeno recesso e a última semana de férias, viajei e não tive tempo para escrever a TOC da edição passada, quando pensei em compensar, já havia sido lançada mais uma edição. Então, por que não agrupar as duas e fazer logo uma única análise? É justamente o que temos para hoje. Para não ficar muito confuso, o ponto de partida será a edição mais recente, a passada será usada somente como contraponto para destacar uma coisa ou outra, se não, fica mais bagunçado do que já tá. Vamos logo para a(s) Toc(s).
Página Colorida de Ryuu to Ichigo
Na primeira posição da semana, temos a comemoração tardia de Ryuu to Ichigo, que celebra a marca de 200 capítulos. Pontualidade nunca foi uma grande preocupação da Sunday, nisso eu me espelho bastante. Com atraso ou sem atraso, o importante é comemorar a incrível marca do mangá, que seja com seus arcos mais pés no chão ou os totalmente fumados e viajados, permanece firme como uma rocha.
Na segunda posição e parcialmente na capa temos o promissor Ogami Tsumiki Ki nichijou. Para quem ainda não conhece, apresento-lhes a famosíssima Enako, a maior cosplayer do Japão. A artista é um colosso da indústria, possuindo uma incrível fanbase de mais de 3 milhões de seguidores, no Instagram e no Twitter.
Sua última aparição na revista foi no ano passado, com um pequeno cosplay de Detective Conan, antes disso, em 2022, uma série de cosplays comemorando as obras da Rumiko Takahashi. E em 2021, um cosplay de Frieren, logo no seu primeiro ano de publicação.
Notaram o padrão? Podemos destacar mais uma vez, Conan, Rumiko Word e Sousou no Frieren, só os casca grossa, os três principais nomes da Sunday. A Sunday não gosta de dar capa para seus mangás, e quando rola, é porque sua confiança nele é irresoluta.
Como já mencionado inúmeras vezes, Ogami é o mais promissor recém chegado da revista, e cada pequeno esforço para cultivar sua popularidade será despendido. Se somente 1% da fanbase da querida Enako comprar um volumezinho de Ogami para ajudar, a série já alcança a marca das 38 mil cópias. Recomendação da Enako vale muito mais que uma do Kishimoto, abram o olho.
Na quinta e depois na terceira posição temos Tonikaku Kawaii, que continua excelente, nada mais a ser dito. A história conseguiu me reconquistar e retomar seu bom ritmo, mesmo sem ir pra lugar nenhum, o mangá só voltou a ser bom mesmo, o que alegra seu público e faz bem para a revista. Que continue assim. Depois de ilustrar a capa e na semana seguinte ficar no bottom, temos Komi-san wa, Komyushou desu, que já retorna para a parte inicial da revista. Onde Tonikaku vai, Komi-san costuma ir junto, sempre bem próximos um do outro na TOC.
Na posição seguinte temos MAO, que foi a página colorida da semana passada, tanto para comemorar o início do seu novo arco e da volta de um personagem crucial, como também para relembrar o lançamento do seu mais novo volume, com data marcada para o dia 17 de agosto.
Mais uma vez no seu sobe e desce eterno temos Mizuporo, que não para de intercalar posições extremas dentro da TOC. A seleção japonesa de polo aquático perdeu para a França nas olimpíadas, prevejo o mangá no fundo da TOC na semana que vem por conta disso. E se não tomar cuidado e acabar dando vexame, o mangá corre o risco de ser cancelado. O povo quer comprometimento.
Página Colorida de Kaiten no Albus
Com mais uma página colorida temos Kaiten no Albus, o novo protegido do departamento. A história embarca em seu mais novo arco, revestida pela confiança do editorial, que segue apoiando a história diante da inicial recepção ruim, mas que vale mencionar, nem de perto preocupa como já preocupou um dia. Agora, quem sobrou é quem curte a série, os curiosos/odiadores já se cansaram e partiram para outra. Somente após o lançamento do seu primeiro volume que teremos uma visão mais clara das intenções da revista com Albus, por enquanto, seu apoio segue bem constante.
Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi aparece no meio da tabela, curtindo sua boa fase e esperando com muita paciência a produção do seu anime. Falando em paciência, encontramos Utsuranin desu, outra grande promessa da revista que aguarda o lançamento do seu primeiro volume, que será lançado no mês que vem.
Na posição seguinte temos o humilde Red Blue, que segue trabalhando quieto sem incomodar ninguém. Após ele temos Rock a Rock, que parece ter conquistado uma pequena paz, isso enquanto não se aproxima a nova leva.
Página Colorida do One-shot Live Saver Witch
O one shot Live Saver Witch merece um breve comentário. O mangá foi desenhado e escrito por Nekoguchi, autor do antigo sucesso da revista Amano Megumi wa Suki Darake!, e também do flop Kono Manga no Heroine wa Morisaki Amane desu. Uma curiosidade inútil e de baixo interesse é que o autor de Tatari já foi seu assistente, aprendeu parte do que aprendeu com esse cara aqui.
Amano Megumi deve ser bem pouco conhecido, Kono manga no Heroine menos ainda, já que foi cancelado, mas o autor conseguiu seu espaço por 6 longos anos na Sunday, e agora flerta com um novo retorno, dando continuidade ao que faz de melhor, o ecchizão descarado.
Assim como o One-shot do autor de Sheriff Evans’ Lies lançado há algumas semanas, Liver Saver Witch demonstra o interesse da Sunday pela volta dos seus antigos sucessos. Em época de vacas magras, retornar aos velhos vícios pode ser uma possível solução.
Himeru Kokoro no zen himitsu vem logo na sequência, o mangá que se preocupa e se destaca pouco. A história segue tranquila, divertindo seu reduzido público, sem se importar com o que acontece ao seu redor, e sem aparentes perigos de cancelamento, não encanta, mas também não desencanta. Logo após temos Maou-jou de Oyasumi, que como sempre, sem novidades. O mesmo vale para Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari, que só gera destaque em época de volume novo ou aniversário, fora isso, vive isolado no seu mundo particular.
Após mais uma semana de descanso forçado temos Tatari, que se mantém na zona da degola. Nada novo a ser dito que já não tenha sido dito, o mangá corre um grande risco de ser cancelado na próxima leva. Sua sorte é que não sabemos quando teremos tal próxima leva. Na sequência temos o melhor mangá do mundo, Maiko-san Chi no Makanai-san, o guardião do fundão. Zero riscos de cancelamento, fica no fundo da revista somente como um alívio de espírito, o melhor precisa ficar sempre para o final.
A frase anterior não se aplica ao nosso próximo colocado Te no Geka, já que esse fica no fundo da revista por outras razões, sendo o possível cancelamento uma delas. Por fim, temos o café e o leite, Shibuya Near Family e Tokachi Hitoribocchi Nōen, que não se validam pela TOC mas pelo apoio do editorial e por serem comédias curtas. Não se preocupam com nada nessa vida.
Por hoje, terminamos. Na semana que vem teremos uma verdadeira edição dupla, a #37-38. Nela, teremos o retorno de Detective Conan para mais um caso, e melhor ainda, o retorno da nossa querida elfinha Frieren. Fiquem ligados e espero vocês na próxima semana. Fui.
Weekly Shonen Sunday #35