Como foi a grande recepção do novato GALAXIAS, mais um provável anúncio de anime e mais novidades e análises sobre a linha inteira da Weekly Shonen Magazine, a segunda maior revista shonen do Japão. Nessa semana recheada de páginas coloridas mais picantes (fica de aviso!), a Magazine abraça o verão com a seguinte TOC:
- Kanojo, Okarishimasu (Primeiras Páginas Coloridas, Quarta Temporada do Anime Anunciada) Ch. 338
- GALAXIAS Ch. 02
- Banjou no Orion Ch. 25
- Kakkou no linazuke Ch. 213
- Blue Lock Ch. 270
- Kanan sama wa Akumade Choroi (Página Colorida) Ch. 105
- Shangri-La Frontier ~Kusoge Hunter, Kamige ni Idoman to su Ch. 186
- Mayonaka Heart Tune Ch. 40
- Fumetsu no Anata e Ch. 188 – 5
- Yowayowa Sensei (Página Colorida) Ch. 82
- Akabane Honeko no Bodyguard Ch. 88
- Gachiakuta Ch. 104
- Love Forty Ch. 06
- Amagami san Chi no Enmusubi Ch. 146
- Ao no Miburo Ch. 135
- Kuroiwa Medaka ni Watashi no Kawaii ga Tsujinai Ch. 142
- Batchiri Scratch! Ch. 04
- Megami no Café Terrace Ch. 161
- Seitokai ni mo ana wa aru! Ch. 100
- Hajime no Ippo Ch. 1464
- Sentai Daishikkaku Ch. 147
- Jyushin no Katana Ch. 34
Ausências: Kaijin Fugeki Ch. 09, Mokushiroku no Yonkishi Ch. 158, Ahiru no Sora Ch. 618 (Hiato)
Após a típica capa de modelo, a seção de mangá é iniciada pelas primeiras páginas coloridas de Kanojo, Okarishimasu anunciando oficialmente a quarta temporada do anime na revista em si. Sinceramente, apesar de sua popularidade, não havia garantia de outra temporada já que o anime tinha terminado o arco considerado ápice da história e as vendas de volume tiveram caída natural, mas considerando que chegamos até aqui é possível acreditar numa adaptação completa. Vitória para o autor Reiji Miyajima, que deve logo iniciar o próximo arco do mangá, pelo andar da carruagem.
A medalha de prata vai para GALAXIAS. Como falei no artigo anterior, a recepção inicial estava boa, mas já superou todas as minhas expectativas para estreias da Shonen Magazine. GALAXIAS está recebendo muitos elogios em todos os aspectos possíveis: arte, história, personagens, etc. Existem até, pasmem, fanarts dos protagonistas Neraid e Jio! Isso pode soar banal para quem acompanha mais a TOC da Jump, mas é totalmente incomum para um novato da Magazine, ainda mais de um autor sem hits.
Fazendo comparação com seus “irmãos”, Galaxias já possui mais de 5 mil seguidores no Twitter, Batchiri Scratch está com 1200 e Love Forty com… 170. O capítulo 1 recebeu 700 comentários na plataforma digital Magazine Pocket, Batchiri Scratch tem 58 e Love Forty 76. Performou muito acima do padrão e é quase fácil de cravar sobrevivência já, mas vamos deixar para comemorar um pouco mais tarde — mesmo que pela alta qualidade do segundo capítulo a boa recepção deva prosseguir.
Completando o pódio, Banjou no Orion anda recebendo reprints e é bem elogiado. Continuará a ser bem promovido assim vez ou outra, principalmente em capítulos com partidas e desenvolvimentos mais relevantes como o dessa semana.
Na quarta colocação, Kakkou no Iinazuke ganha página colorida na próxima edição com um grande anúncio. Já divaguei algumas vezes nesses artigos sobre uma possível continuação do anime e achava que pendia mais para o não, já que o pico de vendas passou tem muito tempo e apesar do sucesso da série, sempre assumi que as expectativas eram ainda mais altas. Mas pelo visto o time de licenças multimedia da Kodansha não está bem só em arranjar novos anime, mas garantir continuações. Saberemos mais a respeito ao longo da semana.
O quinto colocado, Blue Lock, poderia ser mais interessante de falar se não fosse tão popular a ponto de banalizar tudo! Painéis internacionais com dubladores, campanhas promocionais com outras marcas, etc, novidades são anunciadas todo mês. Mas para trazer algo curioso: já revelaram a música de abertura da segunda temporada: Boujaku no Charisma pelo UNISON SQUARE GARDEN, que já fez a primeira OP. Mais de 2 meses antes do anime sair, o marketing para a música vir cedo assim é inusitado e representa bem o quão grande Blue Lock é.
Recebendo página colorida e a sexta posição, Kanan-sama é bem promovido de novo pelo editorial num mês de novo volume. Meio que tecnicamente empatado em vendas físicas com Sentai e Yowayowa, é possível que Kanan seja maior que os dois pelas vendas digitais. A história em si continua normalmente, enquanto prepara seu próximo grande arco, que deve durar vários meses.
Novidades para o sétimo colocado Shangri-la Frontier? Bom, terá uma colaboração com o icônico MMO Phantasy Star Online 2 e o arco atual continua brincando com a aparência do Sunraku (não spoilarei, mas combina com a temática mais de verão dessa edição). O oitavo da TOC, Mayonaka Heart Tune, é outro que abraçou o tema verão, com um capítulo nessa temática de praia e roupas de banho — até dá uma impressão que foi uma espécie de conceito da revista nessa semana, mas deve ser só coincidência. Aliás, já foi anunciado o lançamento americano do mangá, acrescentando ainda mais motivos para encará-lo como sucesso a longo termo;
Variando o tom na nona posição, Fumetsu no Anata e lançou um capítulo puxado para o psicológico e chocante. Agora com mais anime de Kanojo Okarishimasu e, provavelmente, Kakkou no Iinazuke, tenho esperanças que Fumetsu seja o próximo a revelar uma data para uma continuação animada.
Yowayowa Sensei, décimo da TOC, também traz roupas provocativas na sua página colorida e o arco atual está se desenvolvendo de uma forma, com um clímax no próximo capítulo, que daria para imaginar o fim do mangá aí… mas a autora Fukuchi Kamio fez questão de ir ao Twitter falar que não estamos perto do final e a história prosseguirá após esse arco. Então ok, sem motivos para alarde dos fãs.
Num bom décimo primeiro lugar, Akabane Honeko ganhará as primeiras páginas coloridas da próxima edição, em celebração do seu filme live action. Os editores devem saber do potencial desse filme multiplicar a popularidade do mangá e estão promovendo-o muito. Dito isso, a progressão da história, com muitos desenvolvimentos e revelações — essa semana mesmo teve uma bem grande — dão a impressão que o mangá não será um desses super longos.
Bom de ver é Gachiakuta finalmente recebendo uma colocação mais para o meio do que para o fundão, sendo o décimo segundo dessa TOC. Quem sabe se torne algo normal por causa do anime? Oposto de Love Forty, que começa a cair e é décimo terceiro. O mangá é talvez o mais ignorado pelo público que já cobri aqui e, depois de um break, voltou com um capítulo focado em técnica e data, elementos que acho que não vão atrair tantos leitores num capítulo 6. É difícil imaginar que a série não despenque logo para o fundão.
Amagami-san, em décimo quarto posto, finalmente acabou o arco que comentei por tantas semanas. Com meio ano num arco só para uma das heroínas, é possível que a série dê mais um ano só para cobrir as outras duas em arcos próprios.
Continuando com a mesma tática de apostar nos seiyuu de seu anime em Outubro e anunciando um evento especial com todos eles para Setembro, Ao no Miburo é o décimo quinto lugar da edição com um capítulo de violência incomum na revista. Kuroiwa Medaka tem uma semana morna, sem anúncios e um capítulo mais casual, sendo o décimo sexto colocado.
Citei anteriorment os números de Batchiri Scratch, o décimo sétimo da vez, mas ele performa muito melhor que Love Forty no Twitter, com mais de 1100 seguidores para os 170 do spokon de tênis. Na Pocket, embora Love Forty tenha conseguido mais comentários no começo, despencou de 70 por capítulo para nem 20 no mais recente, enquanto isso Batchiri Scratch manteve-se acima dos 20 comentários e parece ter estabilizado. Não é para dizer que é um super sucesso, mas entre os dois é quem mais demonstra sinais positivos de ter agradado seu público alvo.
Com um anime em exibição, Megami no Café Terrace dá as caras apenas no décimo oitavo lugar. Isso não significa muito, só variação normal da revista e a série está sendo muito promovida por várias lojas e serviços no Japão em razão do anime, mas pelos números do Shoseki, aparentemente não superará as vendas de Kanojo, Okarishimasu ou Kakkou no Iinazuke, ficando ali perto ao menos.
Li alguns comentários essa semana sobre Galaxias ser o possível novo hit da Magazine, mas desculpa, pessoal. O décimo nono lugar dessa TOC objetivamente é o novo grande hit da Magazine: Seitokai ni mo Ana wa Aru, que chega ao capítulo 100 com mais gás que nunca. O seu viral PV no Youtube oficial da Magazine já chegou a 1.3 milhões de visualizações! Só para contrastar, o voice comic de Kaijin Fugeki tem apenas 3 mil, o de Banjou no Orion 2 mil e o de Love Forty… 700 visualizações. O segundo vídeo mais popular dos últimos meses do canal é o PV de Yowayowa Sensei, com 70 mil, seguido do teaser do anime de Gachiakuta nos 50 mil. Ou seja, Seitokai está viralizando muito mais que os demais, mesmo que seja um pouco injusto comparar um PV animado com outros tipos de promoção.
Dito isso, na imagem acima temos uma pop-up store da série, uma loja temporária vendendo produtos oficiais, ilustrações e volumes. A rede Tsutaya disse que os volumes novos estão esgotados já, com a série provavelmente chegando perto dos 50 mil ao mês por novo volume sem um anime. O céu é o limite para Seitokai.
Em antepenúltimo lugar, Hajime no Ippo entrega outro capítulo incrível em uma luta que já se torna uma das grandes da série, completando idéias iniciadas mais de 1000 capítulos atrás. Sua posição na TOC obviamente não importa.
O penúltimo é Sentai Daishikkaku que já está colado em vendas com Kanan e Yowayowa, tanto por seu declínio quanto pelo crescimento das outras séries. Complicado, mesmo sem o risco de cancelamento. Jyushin no Katana é último, possivelmente se preparando para uma transferência ou cancelamento, já que anda revelando muitos mistérios da história.
Para encerrar convido de novo os leitores para que leiam GALAXIAS se possível, o mangá realmente pode preencher esse espaço para quem curtir uma boa aventura shonen! Nos vemos semana que vem.