Fairy Tail faz um pequeno retorno à casa, a doçura do primeiro capítulo do novato Batchiri Scratch e divagações sobre quem pode se despedir da revista. Isso e muito mais na análise da Weekly Shonen Magazine, a segunda maior revista shonen do Japão, seguindo a ordem da TOC:
- Fairy Tail (Primeiras páginas coloridas, Oneshot de Hiro Mashima)
- Kuroiwa Medaka ni Watashi no Kawaii ga Tsujinai Ch. 139
- Akabane Honeko no Bodyguard Ch. 85
- Batchiri Scratch! (Página Colorida) Ch. 01
- Seitokai ni mo ana wa aru! Ch. 97
- Love Forty Ch. 04
- Yowayowa Sensei Ch. 79
- Kaijin Fugeki (Página Colorida) Ch. 06
- Kakkou no linazuke Ch. 210
- Mokushiroku no Yonkishi Ch. 155
- Senpai Kouhai Kanarazu Shinu – Oru yu nido (Oneshot)
- Amagami san Chi no Enmusubi Ch. 143
- Shangri-La Frontier ~Kusoge Hunter, Kamige ni Idoman to su Ch. 183
- Kanan sama wa Akumade Choroi Ch. 102
- Banjou no Orion Ch. 22
- Kanojo, Okarishimasu Ch. 335
- Blue Lock Ch. 267
- Ao no Miburo Ch. 132
- Hajime no Ippo Ch. 1462
- Mayonaka Heart Tune Ch. 37
- Megami no Café Terrace Ch. 158
- Jyushin no Katana Ch. 32
- Fumetsu no Anata e Ch. 188 – 2
Ausências: Sentai Daishikkaku Ch. 145, Gachiakuta Ch. 103, Ahiru no Sora Ch. 618 (Hiato)
Por algum motivo achei que a capa seria de Fairy Tail, mas tivemos uma modelo como de costume. As primeiras páginas coloridas no entanto, são realmente do clássico Fairy Tail. Parte da celebração das obras de Hiro Mashima, esse oneshot especial é escrito e desenhado pelo autor para promover a estreia do anime de Fairy Tail 100 Years Quest, mangá continuação que é escrito por Mashima, mas ilustrado por Atsuo Ueda.
O oneshot é realmente um presente fanservice aos fãs e conecta as duas séries de maneira humorosa. Uma boa e merecida promoção e a despedida (temporária) de Mashima das páginas da Weekly Shonen Magazine, até que tenha uma nova história preparada. É um até logo.
O pódio é composto também de Kuroiwa Medaka, com anime em produção e por isso promovido regularmente, e Akabane Honeko que está só esperando pela estreia do seu filme live action em um mês, as campanhas estão fortíssimas nas redes sociais, principalmente as em torno da música tema do filme, feita pelo grupo idol Snowman. São dezenas de milhares de interações, só resta saber se isso influenciará o mangá de maneira significativa.
No quarto lugar, a estreia de Batchiri Scratch! É de autoria de Punatsu, autor de duas paródias gag de clássicos da Magazine: Kindaichi e Tokyo Revengers que traz sua experiência em piadas para uma história original na revista principal.
É um mangá 4-koma (quatro quadros por piada, como uma tirinha) que conta a história de uma garota, desenhada no estilo mais moe [fofo] possível, que tem interesse em rap. Esse contraste causa humor quando se vê personagens nesse estilo falando de Eminem e outros rapper famosos.
O tom da história é muito semelhante a de obras da linha de revistas Manga Time Kirara, que podem conhecer por obras como Bocchi the Rock, K-ON!, Gochuumon wa Usagi desu ka, etc. Basicamente, um elenco primariamente de garotas, estilo moe, várias piadas. É intencional e uma forma de tentar expandir as demografias da revista.
O primeiro capítulo foi curto e o mangá deve se manter nesse ritmo de poucas páginas por semana. Essa estrutura 4-koma até pode ser vista como uma forma de ocupar um espaço que o quinto colocado dessa TOC, Seitokai ni mo ana wa aru, está abrindo ao usar cada vez menos a estrutura de quatro quadros — seu capítulo dessa semana não teve nenhuma página no estilo.
Em sexto lugar, Love Forty está com interações baixíssimas nas redes sociais. Sua conta do Twitter tem menos seguidores que Batchiri Scratch já inclusive, uma série que quase não teve promoção. É triste pois está entregando bons capítulos nesse estilo de spokon clássica, mas sabemos como o gênero está sofrendo atualmente. Ao menos o mangá ganhou uma recomendação na TOC da Shonen Jump, pelo autor Yuuto Suzuki (Sakamoto Days) que teve o artista Shinichi Itou como assistente. Quem sabe ajuda em algo?
O sétimo colocado é Yowayowa Sensei, com outro capítulo não focado na personagem título, expandindo os horizontes do que pode ser feito na história. Terá um novo volume esse mês e a boa recepção pode implicar em algum crescimento, ficaremos de olho.
Oitavo posto e uma página colorida incrível para Kaijin Fugeki, celebrando a recepção positiva da série. Lembram o que falei de entregar uma batalha? Bom, o autor está preferindo construir o seu mundo e expor os temas da história pouco a pouco. E pessoalmente, acho o mangá shonen mais interessante e criativo do ano por isso. Pode não conquistar o apelo geral, mas é sempre bom vermos revistas dando chance para conceitos únicos.
Kakkou no Iinazuke é o nono da TOC e começa um novo arco. E é meio que isso, mas para complementar postarei um pouco abaixo um desenho da autora Miki Yoshikawa da Erza de Fairy Tail, parte de uma campanha na qual vários autores famosos da Kodansha ilustram personagens para promover a franquia.
Décimo lugar para Mokushiroku no Yonkishi que revelou nesta semana um Key Visual para sua nova temporada de anime em Outubro. O marketing deve se intensificar pelos próximos meses.
Após um oneshot, Amagami-san é o décimo segundo lugar. O mangá continua o grande arco focado em Asahi de mais de 20 capítulos e o anime, estreando em Outubro também na super leva de anime da Magazine, terá presença no evento americano Anime Expo em alguns booth como o do Crunchyroll, plataforma aonde será lançado no Ocidente para quem queria saber.
Nosso décimo terceiro na lista é Shangri-la Frontier, outro com anime em Outubro e que anunciou 9 milhões de cópias em circulação com 18 volumes — meio milhão por volume. É um enorme sucesso para a revista e o mercado atual, merecidamente ganha página colorida semana que vem em meio à batalha épica sendo travada no mangá.
Kanan-sama prossegue normalmente com a construção de seu novo arco, é décimo quarto da TOC e vive seguro. O autor nonco inclusive foi convidado para criar uma arte bem fanservice (é um aviso) para campanha de promoção de Fairy Tail, já sendo visto como autor de sucesso pela Kodansha. Aliás, podem ver mais colaborações na página da campanha, incluindo autores como Oh! great, Yuji Terajima de Daiya no Ace, etc.
Na décima quinta posição, Banjou no Orion em duas semanas superou as 8 mil cópias para seu segundo volume, crescendo quase 2 mil em relação ao anterior, que aparece na Shoseki também de vez em quando. O mangá de shogi mostra um bom potencial graças à recepção positiva da história e seus personagens com os leitores.
Grandes notícias para o décimo sexto da semana, Kanojo, Okarishimasu. Celebrando seu sétimo aniversário, a série terá em breve um grande anúncio! Pode ser o anúncio da quarta temporada do anime, algo que não era garantia alguma considerando um declínio em vendas e o fato da terceira terminar no arco mais popular da história. Sei da recepção de muitos leitores de fora, mas a série é bem recebida no Japão, muito pelas expectativas diferentes em relação às comédias românticas. É natural que comitês tenham interesse.
Blue Lock é Blue Lock, pouco a se falar de um pilar tão pilar, mesmo que em décimo sétimo na TOC. Posso ressaltar que a Bandai Namco terá um evento para a franquia no Anime Expo também, com dubladores, editor do mangá e produtor do anime. É tratado como realmente uma das grandes obras da indústria.
Ao no Miburo é décimo oitavo lugar e terá um espacinho para se promover no Anime Expo também. O trailer que temos do anime exibe uma animação mais simples, mas se bem dirigida ainda pode criar algo interessante pela boa história de samurai. Já Hajime no Ippo, décimo nono colocado, revela a capa de um novo volume enquanto prossegue com uma incrível luta no mangá — quem quer uma boa série de ação tem mais de 1400 capítulos de Ippo para curtir, o nível se mantêm altíssimo ao longo das décadas. Não é por acaso que o autor George Morikawa é tratado como uma lenda e aparece em lugares inesperados, como na celebração de 21 anos de Eyeshield 21.
Mayonaka Heart Tune é vigésimo dessa vez — lembrem-se que as posições variam bastante na Magazine — e seu volume 4 vendeu por volta de 13.500 cópias, um crescimento de quase 4 mil volumes no mesmo tempo em relação ao anterior. Levando em conta também que os volumes anteriores ainda aparecem às vezes no Shoseki e temos o cenário de outro mangá em crescimento e muito potencial, Mayonaka Heart Tune já pode ser visto como uma série consolidada.
Curiosamente, Megami no Café Terrace é antepenúltimo na semana de estreia da nova temporada de seu anime. A celebração ficará para semana que vem com as primeiras páginas coloridas, também comemorando 1.8 milhões de cópias em circulação em 16 volumes, um número bom no mercado moderno.
Penúltimo lugar para Jyushin no Katana, sofrendo em vendas, a história está acelerando revelações e lutas. Seria sinal do fim? Temos mais estreias para os próximos meses e acredito que pelo menos uma série precisará abrir espaço e, infelizmente, o mais provável é ser Jyushin no Katana. Um bom cenário seria uma transferência para a Magazine Pocket ou uma das revistas mensais, algo similar ao que aconteceu com Orient.
E em último, Fumetsu no Anata e. Normalmente falo que é sua posição básica, mas penso se suas vendas em constante queda e os capítulos irregulares podem levar o mangá a ser transferido. Estamos no arco que pode ser o final, mas a falta de candidatos óbvios para cancelamento me fazem pensar se o editorial considera isso para uma história consolidada tal qual Fumetsu. Dito isso, não acredito em cancelamento e encarem esse comentário mais como uma especulação, não existe sinal de que o mangá sairá das páginas da Magazine por enquanto.
Nesta semana também tivemos várias artes novas reveladas para a estreia do dia 21 de Agosto, Erotic Monochrome. Que como podem perceber pelo nome, será uma romcom mais puxada para o ecchi. O mangá é de autoria de Atsushi Uchiyama, famoso por Koi ka Mahou ka Wakaranai, e pelo visto também terá aquele elemento harém de várias heroínas. Fiquem com uma imagem mais comportada, as demais mais fanservice podem ver na página da série no Twitter. Nos vemos na próxima.