Akane Banashi pela primeira vez consegue duas primeiras colocações consecutivas e Boku no Hero Academia comemora 10 anos. Venha ver a TOC 35 da Shonen Jump!
‘
Em primeiro lugar tivemos pela SEGUNDA SEMANA CONSECUTIVA a nossa querida Akane Banashi. A obra é o mangá que mais teve primeiras colocações desde o começo da gestão Saito, mas então, o que significa esse bom tratamento que Akane está recebendo? Não é novidade que o mangá está com as vendas em declínio, mas eu realmente acredito que suas boas colocações sejam por um motivo bem simples: a adaptação em anime (na qual o estúdio já deve ter sido escolhido) é promissora o suficiente ao ponto de deixar Saito e sua equipe animados para o futuro de Akane Banashi. Quando irão anunciar esse anime? Provavelmente na Jump Festa 2025, que acontecerá nos dias 20 e 21 de dezembro.
Em segundo lugar tivemos Sakamoto Days, que desde que Saito estreou nunca saiu do TOP 5, e na próxima edição será a Lead Color Page da Edição Dupla 36/37. O que isso realmente significa? É mais uma indicação de que realmente Sakamoto Days é o mangá que será promovido a pilar após o encerramento de Boku no Hero Academia. Sakamoto Days já é um pilar figurativo, no qual provavelmente estará em destaque nas capas que virão após o encerramento de Boku no Hero Academia, CONTUDO, se tornará um pilar efetivo caso tenha um anime de sucesso. Muitos acreditam que, por causa do estúdio escolhido, o anime será um FLOP; eu sinceramente discordo, pois vimos muito bem com obras como Blue Lock e Tokyo Revengers que o conteúdo do anime cair no gosto dos jovens ainda é muito importante, não só a animação.
Em terceiro lugar tivemos Kagurabachi, que continua estável no TOP 5 desde a entrada do Saito. A série terá uma página colorida na próxima semana e deve receber, na edição 42 ou 43, a sua tão esperada segunda capa como comemoração do aniversário de um ano. Em quarto lugar tivemos Ao no Hako, que também está muito estável nas primeiras colocações, sendo a segunda série que mais teve TOP 5 desde a entrada do Saito, perdendo somente para Sakamoto Days. A revista parece manter a estratégia mais lógica: promover os seus quatro mangás mais promissores do mercado: Sakamoto Days, Ao no Hako, Kagurabachi e Akane Banashi.
Eu gosto desse quarteto, pois, somado a One Piece, ele consegue formar um QUARTETO FANTÁSTICO muito sólido com temáticas diversificadas: dois Battle Shounen que chegam para substituir Jujutsu Kaisen e Boku no Hero Academia, juntamente com duas obras diversificadas, uma de romance com esporte, Ao no Hako, e outra, Akane Banashi, que é sobre uma modalidade artística, mas que utiliza um sistema de competição similar aos mangás de esporte para criar tensão. Se depois colocarmos também Witch Watch, comédia que está comendo pelas beiradas, percebemos que a revista está conseguindo construir uma nova Line-Up muito interessante.
Em quinto lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que está cada vez mais próximo ao seu clímax. Quando vai terminar? Mesmo com essas pausas surpresas, ainda acho que é possível a obra terminar em novembro – dezembro deste ano, já que ainda teremos mais de 16 edições este ano. Agora, se Jujutsu Kaisen vai terminar nessas 16 edições, é outra história, pois sim, dependerá tanto do ritmo da história (que está há mil anos nessa mesma batalha) quanto da saúde do autor. Existe uma possibilidade real de que essas 16 edições (nas quais a série deve lançar entre 10 e 12 capítulos) não sejam suficientes para concluir este último arco.
Em sexto lugar tivemos Nue no Onmyouji, que nas mãos de Saito está recebendo posições melhores, mas mesmo assim a série não está tendo um aumento em vendas; muito pelo contrário, neste último volume parece que vai ter uma leve redução. Nue no Onmyouji, como aconteceu com muitos mangás do mercado atualmente, chegou ao seu pico em vendas antes do anime, já no segundo volume. Atualmente são poucos os mangás como Kagurabachi e Sakamoto Days que continuam a crescer do terceiro volume em diante sem que tenham um anime, infelizmente. Em sétimo lugar tivemos Boku to Roboco, que semana passada entregou um capítulo inteiro sobre o Saito (também conhecido na obra como o Gorila que sabe desenhar) que me fez cair na risada. Recomendo inclusive para quem não lê Boku to Roboco, ler o capítulo 194 para conhecer mais sobre o Editor-Chefe… Ou ao menos a versão de Roboco dele.
Em oitavo lugar tivemos Witch Watch, no qual os rumores do anime estão cada vez mais fortes, principalmente após o mangá receber um site para sua adaptação. Mas a questão é: quando vão anunciar esse anime? Caso o plano seja estrear já no próximo abril, então o ideal seria anunciar na edição 38 ou 39 deste ano. Caso o plano, porém, seja lançar em julho ou outubro do próximo ano, acredito que um anúncio na Jump Festa seria mais adequado. Levando em conta que os rumores estão cada vez mais intensos ao ponto de não me deixarem dormir de tão barulhentos, aposto no anime chegando em abril com o anúncio já nas próximas edições.
Em nono lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen, que continua sua caminhada para o seu encerramento, terminando provavelmente ainda neste semestre. Em décimo lugar tivemos Kill Ao, que conseguiu estar FORA, isso mesmo, FORA DO BOTTOM 5. Uma alegria para os fãs que estão sofrendo com as posições baixas desde que o Saito chegou. De qualquer modo, a situação da série não mudou: não corre risco de cancelamento imediato, mas precisa entregar um pouco mais para sobreviver às levas futuras, principalmente superar o ano de 2025. O encerramento de Boku no Hero Academia, Yozakura-San e Jujutsu Kaisen certamente são de ajuda.
Em décimo primeiro lugar tivemos Choujun! Chojo-Senpai, que continua em uma zona mais baixa. Como eu disse na semana passada, a série parou de variar de posição, como é comum nas comédias, mas é estranho o Saito não investir tanto na série, já que teoricamente vendeu somente mil cópias a menos que Boku to Roboco. Será que veremos uma queda em vendas do volume um para o dois, relacionada a uma queda na recepção? Vamos ver. Esperarei o segundo volume para opinar sobre ser correta ou não a classificação mais baixa. Em décimo segundo lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi, que os editores ainda não devem ter tido a recepção do anime (intervalo de cinco semanas entre a preparação da edição e seu lançamento). Então acho que, a partir da TOC #38, começaremos a ver se os editores gostaram ou não da recepção do anime.
Em décimo terceiro lugar tivemos Undead Unluck, que não receberá uma página colorida na próxima edição, o que é preocupante e um mal presságio, pois a edição será lançada após o seu anúncio importante de 1 de agosto e também no dia da Jump Press. Por isso, seria lógico que, caso fosse anunciada uma segunda temporada, a série ganhasse uma Página Colorida comemorativa. Estranho, mas mesmo assim caso tenha o anúncio da segunda temporada, talvez deixem a Página Colorida para a edição 38. As últimas duas colocações ficaram com os já cancelados Necromance e Cycle Biyori, que devem ser cancelados em breve. A questão é: a nova leva vai começar já na edição 38 ou irá começar entre a edição 39 e 42? Veremos.
LEIA OUTRAS MATÉRIAS EXCLUSIVAS!
ASSINE AQUI: PATREON
O Analyse It acabou de lançar o seu Patreon e você pode ajudar o site a se manter e AO MESMO TEMPO ter acesso a várias matérias exclusivas do mercado do mangá. É essencial esse Patreon para nós, pois é um dos poucos modos que temos para continuar na atividade, entregando uma grande variedade de conteúdos para vocês. No Patreon serão oferecidos vários níveis com várias recompenças, como:
No nosso Patreon também iremos disponibilizar algumas matérias de “adendos” a matérias publicadas no site. Esses adendos serão acessíveis a TODOS os membros, inclusive aqueles gratuitos. Por isso, caso você não tenha condições para ajudar o siterecomendo vocês assinarem o nosso Discord também para as matérias grátis.
Caso você assine agora, veja exemplos matérias já disponíveis:
– Quem era Kazuhiko Torishima, um dos maiores editores da Shonen Jump? (Acessível para os Free Members também!)
– Report de Vendas: Análise do valor de Sousou no Frieren para o mercado (Tier 1 ou Superior)
– Report de Vendas: O assustador declínio de Chainsaw-man (Tier 1 ou Superior)
– Report de Vendas: A preocupante perda de leitores de Akane Banashi (Tier 2 ou Superior)
– Nige Jouzu no Wakagimi pode ser o maior anime da temporada de Julho 2024? (Tier 2 ou Superior)
– QUANTO IRÁ VENDER O VOLUME 3 DE KAGURABACHI? (Para membros de Tier 2 ou Superior)
Mais matérias serão lançadas nos próximos dias para os assinantes do Patreon. Assinar o Patreon irá permitir o Analyse It aumentar o número de conteúdo destinados a todo mundo (já que assim poderemos ter mais entradas), e também garantir todos esses conteúdos exclusivos que sem o Patreon simplesmente eu não teria condições de escrever!
ASSINE AQUI: PATREON
DISCORD DO ANALYSE IT:
Venha partecipar do nosso discord, no qual comentamos sobre a TOC, mangás, animes e muito mais, partecipe clicando: