Uma batalha caótica pelos direitos de Dragon Ball deixa a situação da V-Jump ainda mais complicada! Enquanto isso Boruto tenta manter a revista em pé, após mais um mangá entrar em hiato!
V-Jump #08 (21/06/2024):
01. DRAGON QUEST: Dai no Daibouken -Yuusha Avan to Gokuen no Maou- c44 (Capa e Página Colorida)
02. YU-GI-OH! OCG STORIES Magistus-hen c07
03. YU-GI-OH! OCG Structures c62
04. BORUTO -TWO BLUE VORTEX- c12 (Página Colorida)
05. N・E・O Shindou no “Pro”logue c06
06. Inu Mayuge Deikou c366
Ausentes: DRAGON BALL SUPER c104 (Hiato)
Saiu mais uma V-Jump, revista dedicada a jogos e mangás, mas dessa vez serei sincero com vocês: Não temos muitas novidades, além do piorar da situação da revista. Por isso comentarei rapidamente sobre os lançamentos deste mês e, depois, irei comentar sobre a “Briga por direitos autorais” que está acontecendo em relação a Dragon Ball, pois isso pode vir a influenciar diretamente o lançamento de Dragon Ball Super, que está em hiato desde a morte de Akira Toriyama. Vamos lá:
Em primeiro lugar, tivemos Dragon Quest, que entrará em hiato após o encerramento da sua primeira parte: a franquia é uma das maiores da Square Enix e também da Shueisha, por isso continua recebendo um bom destaque na revista, mas esse hiato de três meses demonstram ainda mais quanto a desesperadora a situação da V-Jump, que está dependendo cada vez mais de Boruto. Pelo menos a segunda parte que se chamará Sensei-hen voltará em três meses, mas mesmo assim, serão três meses ainda mais duros.
Nesta edição, além de apresentar o último capítulo da primeira parte de Dragon Quest, usaram o espaço da série para divulgar o remake de Dragon Quest III, intitulado Dragon Quest III HD2D Remake, que será lançado no dia 14 de novembro para PC, Nintendo Switch, Xbox Series e PS5.
Depois, tivemos o espaço dedicado a Yu-Gi-Oh, que além de apresentar os seus capítulos: Stories, dá continuidade à narrativa da série, e depois um capítulo de Structures, que serve para ensinar ao público da revista (adolescentes que estão terminando o Ensino Fundamental e entrando no Ensino Médio) a jogar Yu-Gi-Oh de modo correto. Sabemos muito bem que, quando somos pequenos, temos regras bem “freestyle” de Yu-Gi-Oh, mas com o Structures eles podem aprender técnicas, estratégias, segredos e as regras do jogo.
Em quarto lugar, tivemos BORUTO, que teve mais uma página colorida. O mangá é a principal obra da revista, e seria loucura não dar uma página colorida para a obra em uma situação como essa. Boruto, agora sem Dragon Ball Super, se mantém como o GRANDE PILAR da V-Jump. É necessário, porém, que os editores encontrem novos mangás que possam dividir a função de pilar com Boruto, pois a revista está realmente com poucas obras. Trazer uma adaptação de um jogo para celular, que os jovens gostam tanto, eu acho que seria uma decisão muito inteligente. As últimas duas colocações ficaram com NEO e Inu Mayuge Deikou, este último é uma comédia de seis a oito páginas por capítulo que sempre conclui a revista.
Na edição de 13 de julho de 2024, a revista Weekly Tokyo Keizai revelou que está acontecendo uma batalha pelos direitos de Dragon Ball após a morte de Akira Toriyama. Deixarei a imagem da matéria logo abaixo: a tradução é responsabilidade do incrível site Kami-sama, mas a edição da imagem abaixo é autoria da página “Canal Budokai”, uma das melhores para se atualizar sobre Dragon Ball. Por isso, todos os créditos são deles:
Meus comentários: Agora, estamos vendo uma batalha entre a Capsule Corporation Tokyo, de Akio Iyoku, e a Shueisha, mas acredito que veremos a vitória da Shueisha. O motivo? Sem Akira Toriyama por perto, eu sinceramente acredito que a família optará pela empresa que tem a capacidade maior de continuar investindo milhões em Dragon Ball, além de já ter uma grande rede de colaborações com as empresas que tornaram Dragon Ball grande, como a Bandai Namco e Toei Animation.
Certamente Akira Toriyama estava se aproximando muito de Akio Iyoku e estava satisfeito com o modo como ele tratava a série, mas quando vemos essa “passagem de direitos”, acontece que a família não tem o mesmo cuidado que o autor tinha pela obra. Não por não respeitarem o familiar morto, pois tenho certeza de que toda a família de Akira Toriyama o amava e quer que sua memória continue viva na mente das pessoas, mas por ser complicado seguir em frente com algo tão monumental que eles nunca produziram. É por isso que se torna mais simples permitir que a maior empresa, que já tem uma tradição com Dragon Ball, continue gerindo os seus direitos.
Mas será interessante ver quais cartas nas mangas Akio Iyoku tem para convencer a família a deixar a propriedade intelectual de Dragon Ball nas mãos de sua empresa. Até lá, existe a possibilidade que Dragon Ball Super continuará em hiato, independente da decisão do desenhista em continuar a obra ou não. E claramente isso não é positivo para a V-Jump, que sem Dragon Ball Super perdeu muito da sua presença no mercado.
O Analyse It acabou de lançar o seu Patreon e você pode ajudar o site a se manter e AO MESMO TEMPO ter acesso a várias matérias exclusivas do mercado do mangá. É essencial esse Patreon para nós, pois é um dos poucos modos que temos para continuar na atividade, entregando uma grande variedade de conteúdos para vocês. No Patreon serão oferecidos vários níveis com várias recompenças, como:
No nosso Patreon também iremos disponibilizar algumas matérias de “adendos” a matérias publicadas no site. Esses adendos serão acessíveis a TODOS os membros, inclusive aqueles gratuitos. Por isso, caso você não tenha condições para ajudar o siterecomendo vocês assinarem o nosso Discord também para as matérias grátis.
Caso você assine agora, veja exemplos matérias já disponíveis:
Mais matérias serão lançadas nos próximos dias para os assinantes do Patreon. Assinar o Patreon irá permitir o Analyse It aumentar o número de conteúdo destinados a todo mundo (já que assim poderemos ter mais entradas), e também garantir todos esses conteúdos exclusivos que sem o Patreon simplesmente eu não teria condições de escrever!