Mais um anime pra conta da Rumiko, um apanhado geral dos novatos, e será que finalmente chegou o momento de Mikadono brilhar?
TOC Weekly Shonen Sunday #31 (26/06/2024)
Capa: Kikuchi Hina (Idol)
MAO c233 (Página Colorida de Abertura)
02 – Detective Conan c1127
03 – Major 2nd c282
04 – Utsuranin desu c13
05 – Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi c119
06 – Maiko-san Chi no Makanai-san c306
07 – Ryuu to Ichigo c197
08 – Hello Work Monsters c09
09 – Red Blue c114
10 – Himeru Kokoro no zen himitsu c06
11 – Ogami Tsumiki Ki nichijou c31
12 – Kaiten no Albus c07
13 – Komi-san wa, Komyushou desu c463
Izure Ayame ka (One-Shot de Mizuki Kuriyama, autor de Hoankan Evans no Uso: Dead or Love)
15 – Mizuporo c30
16 – Rock a Rock c12
17 – Tonikaku Kawaii c278
18 – Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari c349
19 – Tatari c56
20 – Shibuya Near Family c99
21 – Tokachi Hitoribocchi Nōen c312
Ausentes: Maou-jou de Oyasumi, Te no Geka, Sousou no Frieren (hiato), Magic Kaito (hiato) Ad Astra Per Aspera (hiato).
Saudações, queridos camaradas sundayzeiros. Reunimo-nos aqui mais uma vez para celebrar as novidades da nossa revista domingueira. Meu tempo curto e as novidades são inúmeras, logo, vamos direto para a TOC.
Abrindo a revista, avistamos o filho mais novo da maior escritora de mangás da história, MAO. Como qualquer pessoa informada bem sabe, a página inicial da revista foi para MAO, mas os holofotes se desviam do exorcista, pois a maior novidade da semana é, sem dúvida alguma, o anúncio oficial do remake de Ranma ½.
O universo Rumiko Takashi é denso demais, enquanto alguns aguardavam a adaptação para anime de MAO, outra história passa na frente; foi a vez de Ranma furar a fila, assim como fez Urusei Yatsura. Tendo o remake de Urusei Yatsura sido um total sucesso, era meio óbvio aguardar antigos trabalhos da autora recebendo o mesmo destino. Sendo sincero, não vejo isso como empecilho nenhum para MAO ganhar um anime, não seria a primeira vez que a Rumiko ganha duas adaptações simultâneas. Enquanto o anime de MAO não sai, resta ler o mangá, que continua excelente.
Na posição seguinte, Detective Conan. O pequeno detetive encerra mais um caso, e se prepara para hibernar por mais alguns meses. Bem, até breve. Na terceira posição de sempre, o terceiro mangá que mais vende da revista, Major 2nd. Nada a comentar sobre a série, que continua segura e contínua como uma grande referência histórica da Sunday. Na sequência temos o promissor Utsuranin desu, recebendo mais uma excelente posição. Vou comentar sobre o mangá ao final do texto.
Na quinta posição, Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi. Senhores, aparentemente, conseguimos, nossas preces foram atendidas, teremos FINALMENTE o sonhado anime de Mikadono. Vou segurar a festa já que tudo não passa de rumor, e não quero ver minha empolgação virando farelo por conta de fake news, mas se as informações se provarem verdadeiras – as chances são altas – teremos um final feliz. Resta aguardar mais um pouco, para quem já esperou tanto tempo, uma ou duas semanas não é nada.
Recebendo uma excelente posição, como despedida, Maiko-san Chi no Makanai-san. Para meu total desespero, o mangá vai entrar em um pequeno hiato, retornando somente na edição #34. Três semanas sem dopamina nenhuma. Na sétima posição, encontramos Ryuu to Ichigo. Com os recém-chegados, o mangá vem perdendo sua vaga cativa do top 5 da revista. Não é problema, já que no top 5 ou não, a história continua segura de qualquer perigo.
Na oitava posição, Hello Work Monsters. O mangá continua na sua crescente, entregando outro capítulo bem elogiado por seus leitores. Falarei mais sobre no final do texto. Na posição seguinte temos o popular Red Blue, que não tem nenhuma novidade relevante para a semana.
O décimo colocado Himeru Kokoro no zen himitsu eu só vou comentar no final. Ogami Tsumiki Ki nichijou vem logo após, depois de um acelerado mês de constantes destaques a história volta para a parte central da revista. É hora do autor respirar um pouco e recarregar suas energias. Em seguida temos Kaiten no Albus, e esse também só comento na conclusão do texto.
Na décima terceira colocação, o milenar Komi-san wa, Komyushou desu. Para o terror de muitos, o mangá se prepara para lançar seu 34ª volume. Suas vendas já não são condizentes com um pilar há tempos, mas mesmo assim, não deixa de ser um mangá super importante, é o quarto mangá que mais vende da Sunday.
Não costumo comentar One-shots, mas alguns merecem uma breve menção, como é o caso de Izure Ayame ka, autor do excelente Sheriff Evans. Poucos devem lembrar, mas Evans sobreviveu na revista por 5 anos, e mesmo vendendo extremamente mal por boa parte do tempo, ainda recebia um bom apoio interno, tendo sido até capa da revista em algumas edições. A arte do autor parece ter ficado mais polida, bom de se ver. Tê-lo de volta na Sunday seria bem divertido, quem sabe no ano que vem.
Página Colorida do One-shot Izure Ayame ka
Na parte do fundão, Mizuporo. O mangá segue como uma história de fundo de revista, mas por enquanto, não corre risco algum, independente das posições ruins. Diferente de Rock a Rock, que recebe uma posição terrível, comentarei sua situação mais adiante. Tonikaku Kawaii é outro que foi jogado para o fundo da revista, isso após ter sido capa da edição passada. Serve apenas para mostrar a flexibilidade que o editorial adota com suas séries e com a TOC.
Na décima oitava posição, Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari. O mangá vai lançar seu capítulo número 350 na semana que vem, junto com uma página colorida para comemorar a incrível marca. Pouco conhecido do ocidente, o mangá já tem oito anos de Sunday e não promete encerrar tão cedo. Diferente de Tatari, que deve ser encerrado na próxima leva. Por último, Shibuya Near Family, que completa 100 capítulos na próxima edição, mas que de costume, passará batido. O desrespeito com o mestre Kumeta me entristece mais do que tudo nessa vida.
A super leva de 5: O que esperar?
Tendo passado tempo suficiente para todos os novatos, acho justo julgar o que o futuro aguarda para cada um deles. Quem acompanha semanalmente não vai encontrar nenhuma informação nova, mas para quem é recém chegado, talvez ache útil o apanhado geral dos estreantes da Sunday. Vou me basear primariamente nos números de likes e comentários de cada mangá no aplicativo oficial de leitura da Sunday, o sunday-webry. Os números de visualizações não são visíveis, mas se você observar o número de pessoas que gostou e comentou no capítulo, dá pra se ter uma noção aproximada de quantas pessoas leram cada capítulo. Outras fontes como comentários do twitter, 2chan e internet afora também vão perpassar pela análise, mas como base, o que mais importa são os números oficiais do sunday-webry, entendendo ele, entendemos todo o resto.
Utsuranin desu
Utsuranin desu é, de longe, o maior vencedor da atual leva. Seu primeiro capítulo já tem mais de 75 mil likes e 500 comentários. Para ter como base, mangás de grande sucesso como Tonikaku Kawaii e Mikadono costumam ter em média, 40 mil e 55 mil likes, respectivamente. Ou seja, o mangá teve uma estreia que chamou muito atenção. Naturalmente, os números após a estreia caíram bastante, se estabilizando em torno dos 25 mil likes e 150 comentários por capítulo. Números parecidos com os de Ryuu to Ichigo (26 mil), e melhores que Tatari (18 mil), Mizuporo (20 mil), Te no Geka (9 mil), para citar apenas os não-novatos. Tanto sua comédia quanto seu terror estão agradando bastante o leitor da Sunday, entre os novatos, é o mais promissor e um que certamente assombrará a revista por mais tempo.
Rock a Rock
Se o primeiro estreante tomou todas as glórias, o segundo teve a sorte inversa. Com uma estreia modesta, com apenas 40 mil likes e 200 comentários, Rock a Rock rapidamente se desmantelou aos olhos do público. Altamente criticado pela sua arte amadora e por um elenco de personagens desagradáveis, hoje Rock a Rock luta para conseguir 6 mil likes por capítulo, e não consegue somar nem 50 comentários. Entre todos os mangás da revista, tirando apenas Tokachi Hitoribocchi Nōen, é a história com o menor número de leitores. Certamente será cancelado na primeira oportunidade que surgir, sua única esperança se encontra no paciente editorial da Sunday, que adora adotar mangás fracassados na sua revista. Não sendo esse o caso, Rock a Rock vai entrar no rock.
Hello Work Monsters
Conhecendo os dois extremos, Hello Work Monsters surge como um meio termo entre eles. Estreou com 50 mil likes e 200 comentários, hoje se estabelecendo por volta dos 12 mil likes e 60 comentários por capítulo. Seu primeiro capítulo foi bem recebido, já os três seguintes foram bem criticados, principalmente por conta do seu protagonista e a arte do mangá. Nos capítulos mais recentes, a história voltou a ser elogiada, recuperando-se do seu mau começo. Juntando elementos de Dungeon Meshi e Sousou no Frieren, Hello Works resolveu apostar em um público exigente, que não vai se impressionar com qualquer trabalho meia boca. Seus leitores estão dando uma segunda chance para o mangá, se ele vai aproveitar ou não a chance dada, só o futuro nos dirá.
Kaiten no Albus é muito provavelmente a maior decepção do editorial da Sunday. Foi o mangá com o melhor posicionamento nas TOCs durante sua estreia, foi também o mangá com o maior número de páginas coloridas entre todos os novatos. Entretanto, teve a pior das estreias, com apenas 38 mil likes e 180 comentários. Isso em um capítulo inicialmente aceitável e promissor, mas que rapidamente passou a ser duramente criticado nos capítulos seguintes. Atualmente, o mangá tem uma média de 11 mil likes e 60 comentários, e a maioria dos comentários são de leitores reclamando do ritmo da série, da protagonista, do protagonista, do mundo, de tudo. Junto com Rock a Rock, é um dos favoritos ao cancelamento, somente uma reviravolta milagrosa ou o nepotismo podem salvá-lo.
Para encerrar com otimismo, podemos comentar o mais novo entre todos, Himeru Kokoro no zen himitsu. A comédia surrealista agradou imensamente os leitores, tendo uma das mais fortes estreias, ficando atrás apenas de Utsuranin, com 52 mil likes e 400 comentários no seu primeiro capítulo. O mangá se estabeleceu com uma média abaixo do desejado, com somente 13 mil likes e 80 comentários por capítulo. Deveria ser um problema, mas entre os leitores que sobraram, o consenso é de que o mangá continua excelente. Um público reduzido mas inteiramente devoto vale mais do que um público um pouco maior mas que só reclama da sua história.
Concluindo, a Sunday encontrou (aparentemente) apenas dois ‘’sucessos’’, Utsuranin desu e Himeru Kokoro no zen himitsu. Hello Work Monsters pode se encaixar nesse meio, mas vai ter que trabalhar mais. Kaiten no Albus tem poucas chances, mas ainda pode dar a volta por cima, enquanto Rock a Rock já está com o pé na cova. Em média, um mangá ‘’aceitável’’ no sunday-webry precisa ter 20 mil likes e +80 comentários por capítulo, já que menos do que isso é território de Tatari e Te no geka. Por enquanto, antes mesmo do seu primeiro volume, só Utsuranin desu atende aos requisitos, Himeru Kokoro possui apenas a média de comentários. A tendência demonstra que esses números costumam crescer com o lançamento do primeiro volume, como no caso de Ogami Tsumiki que antes possuía seus 28 mil likes, e agora já possui em média 40 mil. O mesmo para Mizuporo, que ficava na faixa dos 10 mil, e agora alcança 20 mil por capítulo. Em conclusão, um sucesso, um possível sucesso, uma incógnita, um possível fracasso e um fracasso. Um lindo e maravilhoso equilíbrio, como deve ser. Encontro vocês na semana que vem, fui!