A calmaria está de volta na revista. O fim da super leva de cinco, o interminável destaque de Ogami Tsumiki, o desaforo de Tatari e muito mais.
TOC Weekly Shonen Sunday #27 (29/05/2024)
Capa: Ebata Kisaki (Cantora)
Ogami Tsumiki Ki nichijou c27 (Página Colorida de Abertura)
02 – Kaiten no Albus c03
03 – Major 2nd c280
04 – MAO C230
05 – Ryuu to Ichigo c193
Himeru Kokoro no zen himitsu c02 (Página Colorida)
07 – Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi c116
08 – Tonikaku Kawaii c274
09 – Rock A Rock c08
10 – Utsuranin desu c09
11 – Red Blue c110
12 – Hello Work Monsters c05
13 – Te no Geka c47
14 – Mizuporo c27
15 – Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari c346
16 – Tatari c52
17 – Shibuya Near Family c96
18 – Tokachi Hitoribocchi Nōen c308
Ausentes: Sousou no Frieren (hiato), Komi-san wa, Komyushou desu, Maou-jou de Oyasumi, Maiko-san Chi no Makanai-san, Detective Conan (hiato), Magic Kaito (hiato) Ad Astra Per Aspera (hiato).
Boa noite, queridos leitores. Sejam bem-vindos a TOC não da maior, mas da melhor revistas de quadrinhos japonesas, a Weekly Shonen Sunday. Com o fim das estreias e dos encerramentos, a revista finalmente volta para sua normalidade, tomando forma novamente. Veremos as novidades da semana, o que o futuro nos aguarda e o que esperar desse período de maior ”normalidade”.
Na primeira posição da revista, um déjà vu , Ogami Tsumiki Ki nichijou, mais uma vez. O mangá recebeu uma segunda página colorida, um semana seguida da outra, e dentro de um mês, recebeu sua segunda página colorida de abertura. São três destaques dentro de quatro semanas. O último mangá da line up inteira que conseguiu tal feito foi Sousou no Frieren. Se alguém ainda tinha dúvidas a respeito do sucesso de Ogami, ela já deveria ter sido sanada. O editorial vai continuar promovendo e apoiando a história, reconhece seu potencial e não vai deixar de prestar todo o apoio necessário para que o mangá se torne um verdadeiro hit.
Kaiten no Albus aparece na segunda posição da revista, e como a maioria dos novatos, já começa a flertar com o insucesso. Do primeiro pro segundo capítulo o número de comentários e visualizações caiu pela metade, e já vejo mais gente reclamando do segundo capítulo do que o elogiando. A protagonista vem recebendo a maioria das críticas, o publíc não consegue enxergar a sua função dentro da história, sua utilidade. Situação delicada, mas totalmente reversível. Veremos o que o autor apronta daqui pra frente, na tentativa de engajar seu leitor, que apresentou um bom feedback no prímeiro capítulo, mas que já demonstra uma reticência bem grande no segundo.
Os dois super veteranos Major 2nd e MAO surgem na sequência. Os dois estão entrando na terceira semana de vendas no seu mais novo volume. Espera-se que Major venda 70 mil cópias mensais, enquanto MAO deve vender 30 mil cópias mensais, aproximadamente. Números parecidos com seus volumes anteriores, com uma pequena margem de erro para menos.
Logo após aparece Ryuu to Ichigo. O décimo sexto volume do mangá sai daqui duas semanas, onde muito provavelmente veremos alguma página colorida para a série. Estou curioso para observar se a loucura narrativa que o mangá se afundou vai resultar em uma queda ou num ganho de compradores. O último estreante aparece na sequência, Himeru Kokoro no zen himitsu, com mais uma página colorida. Não irei comentar muito sobre a série nesta semana, seria repetir o que já foi dito na edição passada. O mangá teve uma das melhores estreias do ano, com uma recepção surrealmente positiva, um mangá que promete entregar algo totalmente novo para a revista. Na semana que vem terei o feedback do seu segundo capítulo, e falaremos mais sobre a série.
Página colorida de Himeru Kokoro no zen himitsu
Mikadono Sanshimai wa Angai, Choroi aparece na sétima colocação. Chega ser engraçado a forma que a Sunday demonstra sua eterna preguiça, em comparação com a concorrência. Em uma semana lotada de anúncios de novas adaptações, a Sunday seguiu incólume. Poderiam surfar na onda e entrar na brincadeira, quem sabe anunciar um anime novo, mas obviamente, não foi o caso, ninguém esperava o contrário disso. Com o fim da adaptação de Frieren, a revista não tem um ÚNICO anime em exibição, e nenhum anime em produção também, tirando Yofukashi no Uta, que já foi de base faz tempo. A prioridade é fazer remakes, nada mais. Mas tá certo, faz parte, se não tem anime pra ver, tem mangá pra ler. Azar de quem ficar esperando por algo que talvez nunca chegue.
Na posição de sempre, Tonikaku Kawaii. O mangá lança seu vigésimo oitavo volume no dia 18 de junho, e já estou juntando minhas moedas para comprar. Quero ajudar a série a ultrapassar a marca de 6 milhões de cópias em circulação, já foram os 5 milhões e meio, falta só mais um pouco. Os dois novatos Rock A Rock e Utsuranin desu aparecem na 9ª e 10ª colocação, subsequentemente. Já se aproxima o momento em que as duas séries serão ranqueadas ‘’de verdade’’, e prevejo Utsuranain mais na parte central e superior da TOC, enquanto Rock A Rock deve permanecer na parte intermediária. Em uma análise bem precipitada, é de se esperar que Rock a Rock seja eventualmente cancelado, o mangá não tem um bom engajamento, não tem um publíco ativo e muito provavelmente terá um péssimo desempenho nas vendas. O único refugio que a série pode encontrar é no apoio editorial, que não podemos mensurar ou sequer teorizar qual será. Enquanto seu primeiro volume não sai do forno, a Sunday manterá as formalidades, ranqueando a série em posições intermediárias.
Recebendo a posição padrão de sempre, Red Blue, que não tem muitas novidades para a semana. Mas quem recebe uma posição levemente estranha é Hello Work Monsters. Não é normal encontrar novatos tão distantes do topo da TOC, mas também não é nada absurdo, já que o próprio Ogami Tsumiki passou por isso. O que verdadeiramente preocupa é o baixo engajamento da série, que continua perdendo leitores e comentaristas, que já não se interessam tanto pela série. Juntar o desinteresse do público pelo desinteresse editorial é reunir uma perigosa dupla.
Te no Geka volta para o fundo da TOC, no lugar que, para muitos, não deveria sair. Mizuporo também retorna para o fundo, que deve ser a posição padrão da história dentro da revista, que mesmo no fundão, estará segura. Falando em segurança, surge Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari, na posição de sempre, sem novidades, como sempre.
Tatari no fundo da TOC já não mais impressiona. O mangá zomba da nossa cara, sabendo que se tem um momento para se afundar na TOC, esse momento é justamente esse, nesse intervalo entre estreias e cancelamentos. A engenhosidade do menino Tatari não deixa de impressionar, quando for ver, o mangá alcança os 100 capítulos, tudo isso com péssimas vendas e um constante perigo de cancelamento. Resiliência admirável.
E já chegando no fim de verdade, Shibuya Near Family, que está próximo do seu centésimo capítulo. Quero uma página colorida de abertura e isso não será negociável!!
Por hoje, terminamos. Tenho que encerrar o texto o mais rápido possível, tenho trabalho para entregar segunda-feira. Mas como meu compromisso com a Sunday não pode falhar, prefiro entregar meus trabalhos com atraso do que não escrever a TOC. Tenho minhas prioridades em ordem. Aguardo vocês no próximo domingo, adiós.