Enquanto o anime de Nige Jouzu no Wakagimi está preste a estreiar, Kagurabachi sobe um pouco no “degrau” da TOC e Negai no Astro tropeça.
07 – WITCH WATCH c162
Antes de completar a leva, tivemos uma pequena pausa para divulgar o lançamento do anime de Nige Jouzu no Wakagimi (The Elusive Samurai), que irá estrear na próxima semana. Eu tenho que ser sincero, estou muito curioso para ver o rendimento desse anime, pois a CloverWorks reservou uma equipe muito interessante para sua produção, e a obra, em seu primeiro volume, conseguiu chamar a atenção do público, perdendo leitores nos volumes seguintes. Por isso, existe uma possibilidade (não tão remota) de que o anime também consiga chamar a atenção dos espectadores, mas isso vai depender também da promoção da Weekly Shonen Jump.
Caminhando pelas ruas de Tokyo e Osaka, logo percebi que o primeiro colocado dessa TOC, Yozakura-San Chi no Daisakusen, não tinha muita promoção nas ruas, diferente de Wind Breaker ou Kaiju no.8, que receberam uma divulgação em massa em vários telões, produtos vendidos em supermercados e muito mais. O pessoal ignora quanto a presença de uma obra no dia a dia do japonês pode acabar influenciando em seu sucesso, resumindo tudo a “qualidade da animação”. Obras com animes de média qualidade em animação (mas interessantes na história) podem sim ter um grande boost em vendas se tiverem um investimento em publicidade. Yozakura-San, em nenhum momento, teve, então suas chances de vingar eram bem baixas.
Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que continua estacionado na segunda colocação, quase nunca saindo dessa posição. Mudou de editor, mas é muito improvável que certas características mudem: One Piece vai continuar 90% das vezes na segunda colocação, e 10% das vezes em primeiro lugar (tirando quando for capa, mas sem nunca ganhar página colorida, já que não ganha uma desde 2004). Também não devem mudar o tratamento de Jujutsu Kaisen e Boku no Hero Academia, mesmo sendo os últimos capítulos: esses não devem receber uma primeira colocação, somente, talvez, maybe, forse, quizás, Boku no Hero Academia em um capítulo muito importante dessa conclusão.
Em terceiro lugar tivemos Nue no Onmyouji, que recebeu uma colocação mais alta, mas esperem, isso não significa que Yu Saito agora vai promover de modo agressivo Nue no Onmyouji. Vamos esperar ao menos cinco TOCs para começarmos a ver se alguma série terá mudança de tratamento ou não. Lembrando que Nue no Onmyouji vai ter um evento em breve (justificando a promoção) e o lançamento de um novo volume na semana que teve a boa colocação (como aconteceu nas outras vezes que a série ganhou um TOP 5), então é justificável uma colocação mais alta.
Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia que terminará em cinco capítulos, como anunciado na última Jump Press. É triste perceber que Boku no Hero Academia está terminando, mas é realmente o momento. O autor tinha tido que o epílogo duraria ainda muito tempo, mas eu acho que interpretamos mal a sua mensagem. Normalmente um epílogo dura um capítulo na Weekly Shonen Jump, e o seu durará sete, por isso, sim bem acima do esperado. Com o encerramento de Boku no Hero Academia teremos o primeiro grande desafio de Yu Saito, encontrar um pilar substituto, provavelmente ficará entre Ao no Hako e Sakamoto Days. Em quinto lugar tivemos Ao no Hako, que só está esperando o seu anime estrear.
Em sexto lugar tivemos Akane Banashi, que também se encontra em uma situação de “espera” juntamente com o sétimo colocado Witch Watch. Ambos têm grandes chances de terem seu anime anunciado na Jump Festa desse ano, que deve acontecer em dezembro. Os estúdios? Eu tenho grandes expectativas para o estúdio escolhido para Akane Banashi, mas não tenho muitas esperanças para Witch Watch – mesmo os dois mangás tendo vendas parecidas. Vendo o tratamento dentro da revista, os editores parecem ver um potencial muito maior em Akane Banashi, e por isso, também acredito em um investimento maior.
Em oitavo lugar tivemos Sakamoto Days, que também está esperando seu anime estrear, porém em janeiro. Em nono lugar tivemos Kagurabachi, que Yu Saito decidiu colocar acima do Bottom 5 – eu acredito que, a partir de agora, será bem mais frequente vermos Kagurabachi fora do Bottom 5, mesmo que ainda não tenha chegado o momento de classificar a série entre os cinco primeiros colocados. Sobre o sucesso de Kagurabachi nas redes sociais, o autor de Green Green Green comentou algo muito importante em sua Live: ele não esteve tão surpreso pelo fracasso comercial de Green Green Greens, pois o seu público era mais velho, e esse público é muito ativo no Twitter (e também em fóruns como 2ch), enquanto o público mais jovem tende a ser menos ativo, contudo vota mais.
A Weekly Shonen Jump ainda é uma revista que quer manter um público jovem – adolescente e jovem adulto atualmente -, por isso um mangá que agrada mais o público mais velho não é tão ideal. Green Green Greens vendeu também muito mal, não justificando uma salvação de nenhum modo (esse público velho não quis nem comprar o volume, mostrando assim que o interesse em Green Green Greens não era tão grande). Contudo, será que Kagurabachi tem um grande apelo ao público mais velho e por isso acaba não se traduzindo em grandes resultados na votação realmente? É uma opção a ser considerada. Eu continuo achando que Kagurabachi irá receber melhores posições após a conclusão de Boku no Hero Academia e Jujutsu Kaisen, contudo, não podemos ignorar a questão da demografia.
Por fim, a Shonen Jump anunciou que Kagurabachi tem 350 mil cópias em circulação, contando as impressões do volume 3 que será lançado no dia 4 de Julho. É uma quantidade espetacular que prova mais uma vez o sucesso de Kagurabachi, prova o seu apelo comercial gigantesco. Mas caso vocês queiram saber quanto realmente vai vender o volume 3 de Kagurabachi, recomendo ler o nosso artigo exclusivo para os membros do nosso Patreon (que abrimos hoje mesmo). Leia AQUI.
Em décimo lugar tivemos Kill Ao, que teve uma melhoria em posição, mas não saiu do Bottom 5. Será comum vermos a obra no Bottom 5 pelas próximas semanas. Em décimo lugar tivemos Negai no Astro, que teve uma grande queda de posição, que pode ser temporária, mas pode indicar também a real recepção da obra. Contudo, essa sua posição ainda não é de cancelamento: os editores a colocaram acima de Boku to Roboco (que continua com sua normal flutuação e não corre risco de cancelamento). Por isso, até quando a obra estiver realmente sendo classificada entre os últimos três colocados constantemente, não vejo risco de cancelamento.
O décimo terceiro colocado, Necromance, e o décimo quarto colocado, Cycle Biyori, porém, já estão realmente cancelados, sem chances de salvação. Eu acredito que a próxima leva deva estrear em agosto, por isso existe uma alta possibilidade de Yu Saito cortar essas séries antes mesmo de elas completarem 19 capítulos, como aconteceu com Dear Anemone. Eu espero que esse seja um sinal de que o ritmo da revista relacionado aos cancelamentos voltou a aumentar. Era inaceitável que muitas séries não populares estivessem chegando a ter quatro volumes. A próxima leva deve ter entre dois e três novos mangás.
Fechando a revista tivemos Murakami que a partir de agora sempre será concluir a revista, mas mesmo assim estará nos questionários de votação como qualquer outro mangá. Por isso, caso vá mal, será cancelado como qualquer outra obra.
LEIA AS MATÉRIAS EXCLUSIVAS
ASSINE AQUI: PATREON
O Analyse It acabou de lançar (hoje mesmo) o seu Patreon e você pode ajudar o site a se manter e AO MESMO TEMPO ter acesso a várias matérias exclusivas do mercado do mangá. É essencial esse Patreon para nós, pois é um dos poucos modos que temos para continuar na atividade, entregando uma grande variedade de conteúdos para vocês. No Patreon serão oferecidos vários níveis com várias recompenças, como:
Tier 1 (Mangá Novato)
Prêmios:
1. Acesso as matérias mensais especiais dedicados aos Membros Novatos (e níveis superiores).
2. Tem seu nome escrito nos agradecimentos nas matérias da TOC da Weekly Shonen Jump, Jump SQ e Ranking Oricon.
3. Acesso ao Chat Exclusivo do Discord para Apoiadores do Patreon do Analyse It, no qual você terá informação exclusivas vindo dos escritores.
Preço: 1 Dólar (5.50 reais) + VAT
Tier 2 (Mangá Promissor)
Prêmios:
Todos os anteriores e mais prêmios novos como:
1. Report Exclusivo do Ranking Oricon, com direito a enquente exclusivas para vocês votarem a temática de algumas análises.
2. Acesso aos artigos exclusivos para os Membros Promissores e aqueles superiores. Os artigos especiais serão publicados quinzenalmente.
3. Destaque nos agradecimentos do Site + Aparece nos Agradecimentos dos Vídeos.
Preço: 2 Dólares (11 reais) + VAT
Tier 3 (Mangá Veterano)
Prêmios:
Todos os anteriores e mais prêmios novos como:
1. Acesso antecipado aos Podcast Mensais.
2. Recebe Report Exclusivo do Ranking Shoseki Mensal.
3. A partir de Agosto um vídeo exclusivo por mês, editado como os do Youtube.
Caso tenhamos 6 ou mais apoiadores (desse nível e dos superiores) será ativada o sorteio bimestral (meses pares) de revistas japonesas!
Preço: 5 Doláres (28 reais) + VAT
Tier 4 (Pilar do Analyse It)
Prêmios:
Todos os anteriores e mais prêmios novos como:
1. Acesso exclusivos a análise com imagens de vários One-Shots Jump GIGA e outras revistas japonesas compradas pelo Analyse It, com direito a explicação do seu One-Shot preferido da GIGA
2. Chances de dobradas no sorteio bimestrais das revistas japonesas
3. Participação dos sorteios bimestrais exclusivos da Weekly Shonen Jump (se alcançarmos 4 ou mais apoiadores desse nível)
Preço: 10 Dólares (55 reais) + VAT
Caso você assine agora, você já terá a acesso a duas matérias:
– Report de Vendas: O assustador declínio de Chainsaw-man
– QUANTO IRÁ VENDER O VOLUME 3 DE KAGURABACHI? (Para membros de Tier 2 ou Superior)
Mais matérias serão lançadas nos próximos dias para os assinantes do Patreon. Assinar o Patreon irá permitir o Analyse It aumentar o número de conteúdo destinados a todo mundo (já que assim poderemos ter mais entradas), e também garantir todos esses conteúdos exclusivos que sem o Patreon simplesmente eu não teria condições de escrever!