Na semana no qual tivemos o anúncio NÃO OFICIAL da mudança editorial da Weekly Shonen Jump, tivemos também uma TOC muito interessante.
Ausentes: Boku no Hero Academia c426m, Jujutsu Kaisen c263
Weekly Shonen Jump #31 (01/07/2024):
Bom dia, meus amigos. Não é um belo dia ensolarado? E se não, não é gostosa essa sensação de chuva caindo? Eu até consigo ouvir os passarinhos cantando de alegria nessa jornada maravilhosa. Falando em dia lindo, tivemos uma notícia que eu já tinha previsto que chegaria esse ano: Nakano não é mais o Editor Chefe da Weekly Shonen Jump, agora o novo editor é Yu Saito. Essa mudança não vem de uma demissão do Nakano, mas sim de uma reestruturação programa dos poderes da Shueisha. Então é possível que Nakano seja promivodo ou transferido para um outro departamento.
Essa semana a TOC será um pouco menor, pois eu tinha escrito um artigo gigantesco que recomendo vocês lerem sobre como poderá ser a gestão do Yu Saito (AQUI). Essa artigo estava dentro dessa TOC, mas decidi criar um artigo próprio, pois as informações eram bastante importantes. Se vocês quiserem conhecer mesmo o autor, e também entender como funciona a revista, recomendo muito ler a matéria.
Indo para a TOC bem rapidamente, tivemos a estreia do novo mangá Battle-Gag “Exorcist no Kyoshi-kun” que deve ter bem mais cenas de ação que “Youkai Busters Murakami” que parece que se tornará uma comédia curta que conclui sempre a revista, como era Jaguar! e Isobe Isobee Monogatari. Sempre deixei claro que eu sentia falta de uma série de comédia que sempre fechasse a revista, por isso gostei dessa adição. Espero que Youkai Busters Murakami passe a entregar bons capítulos.
Em primeiro lugar tivemos Sakamoto Days que continua sendo a principal aposta da revista para o ano de 2025, e acho que mesmo na gestão de Yu Saito deve continuar sendo. Eu continuarei repetindo que mesmo Sakamoto Days não tendo um grande estúdio, temos várias obras que conseguiram um ótimo boosto com animações de mediana para boa qualidade: Blue Lock e Tokyo Revengers são grandes exemplos. Em segundo lugar tivemos ONE PIECE que está voltando, pouco a pouco, a ter um ritmo de três capítulos e um de pausa, mostrando que Eichiiro Oda está se recuperando no quesito saúde.
Em terceiro lugar tivemos Akane Banashi, no qual coloquei entre os melhores primeiros capítulos já lançados nesse artigo AQUI. Se você ainda não leu Akane Banashi, eu realmente recomendo, pois além de ter um dos melhores primeiros capítulos que eu já li, também é uma história muito bem narrada e construída. Akane Banashi é por enquanto um dos melhores mangás da Line-Up atual. Em quarto lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen que está caminhando ao seu encerramento: O Yu Saito pegará um dos momentos mais complicados da revista, pois terá que gerir o encerramento de Boku no Hero Academia, Jujutsu Kaisen e Yozakura-San, que devem terminar em um intervalo de 6 meses entre eles.
Assim, o professor Yu Saito (foi instrutor da “Jump Manga Scool”) está certamente em uma situação parecida com aquela de Torishima em 1996, que assumiu uma revista que tinha acabado de terminar Dragon Ball e estava preste a acabar Slam Dunk, Dragon Quest e Rokudenashi Blues, três grandes sucessos. Em curto prazo não tem muito o que realizar, mas em longo pranzo é necessário melhorar vários elementos internos dentro do departamento: Melhorar principalmente os editores para assim que eles possam guiar melhor os autores que entram. O trabalho de Yu Saito será duro, mas mesmo assim, caso seja um editor competente, pode entrar na história, como o Torishima entrou.
Outra complicação que o Yu Saito vai enfrentar também é o equilibrio entre Fisico e Digital – a previsão de todos os especialistas e estudiosos é que o digital continue crescer nos próximos, mas o ritmo está cada vez menor. Cedo ou tarde chegará a estagnação no qual o público que prefere o fisício continua no fisico e aquele que prefere o digital fica no digital, como aconteceu com os livros e outras mídias similares. Então o trabalho do Yu Saito é conseguir fortalecer quanto mais possível o sistema de assinatura para assim fidelizar aqueles que gostam do Digital, e principalmente evita que a revista como um todo tenha uma grande queda em vendas com a diminuição da população japonesa.
Em quinto lugar tivemos Witch Watch que só está esperando o anúncio do anime, que eu acredito que aconteça na Jump Festa. Em sexto lugar tivemos Boku to Roboco que continua sua grande variação de posições na TOC. Em sétimo lugar tivemos Negai no Astro, que não dá para saber se realmente teve uma boa recepção ou é projetido pelo Nakano (lembrando que essa TOC é provavelmente ainda organizada pelo Nakano). Descobriremos agora em Julho com o primeiro volume e depois com as posições na TOC nas semanas seguintes. Eu sinceramente espero que Negai no Astro dê certo, pois a revista precisa de novos sucessos mais leves.
Em oitavo lugar tivemos Choujun! que está em uma zona mais intermediária, mas eu acredito que sua situação na revista será mais de uma constante variação na colocação, algo parecido com Boku to Roboco. O primeiro volume de Chojun, de qualquer maneira, vendeu 12 mil cópias, uma boa quantidade para uma comédia (Hakaishin Magu-Chan sobreviveu um ano e meio vendendo a metade), e se tiver um crescimento em vendas nos próximos volume, vejo conseguindo alcançar 20 mil cópias em 1 mês. Para um comédia, como eu já disse, é um ótimo resultado, já que normalmente mangás de comédia tem boa recepção interna, mas vendas baixas (Lembrando que os compradores da revista são mais importantes que compradores de mangás individuais).
Em nono lugar tivemos Nue no Onmyouji que lembrando, como discutimos no discord, tem um cafe temático. Isso parece uma besteira, mas na verdade é uma informação muito importante, pois mostra que a obra tem um apelo comercial com um público alvo que compra seus produtos (por exemplo Akane Banashi e Ao no Hako ainda não ganharam um cafe temático). A realidade é que Nue no Onmyouji é uma obra nichada por enquanto, mas parece ser um nicho disposto a gastar com o mangá, por isso mesmo pegando posições ruins na TOC, deve continuar sobrevivendo nos próximos meses. Em décimo lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi que ganhará capa para comemorar seu anime na próxima edição.
Em décimo primeiro lugar tivemos Undead Unluck que mesmo nessa posição horrível não corre risco de cancelamento para a próxima leva. Em penúltimo lugar tivemos Kill Ao, que também agora não está correndo risco de cancelamento. A obra está claramente em um trending de piora suas posições na TOC e suas vendas estão estagnadas, por isso os editores talvez (não é uma certeza) não estejam tão satisfeitos com o resultado alcançado, mas mesmo assim Kill Ao por enquanto não está correndo risco de cancelamento. Começará a correr risco quando for ranqueado abaixo do último colocado Necromance. Isso não significa que Kill Ao não corra risco daqui a alguns meses ou em 2025, mas por enquanto, não está correndo risco.
Provavelmente o primeiro cancelado na mão do Yu Saito será Necromance, que não tem mais salvação.
Correção: Foi revelado dia 21-06 que essa edição (#30) já foi responsabilidade de Yu Saito, essa é então a sua primeira TOC.
DISCORD DO ANALYSE IT:
Venha partecipar do nosso discord, no qual comentamos sobre a TOC, mangás, animes e muito mais, partecipe clicando:
AQUI (NOVO LINK)