Chegou o momento de abrirmos as portas do Analyse It para a Square Enix!
TOC Gekkan GFantasy Julho 2024:
01. Tokyo Aliens (Capa e Página Colorida de Abertura)
02. Miyabichi no Onmyouji
03. Memories of a Certain Elf (One-Shot)
04. Kuroshitsuji
05. Mezase Gouka Kyakusen!! (Página Colorida)
06. Shihyakushiki
07. Login Survival
08. Mahouka Koukou no Rettousei – Shizoku Kaigi-hen (Página Colorida)
09. Mahouka Koukou no Rettousei – Isolation Arc
10. Youkai Gakkou no Sensei Hajimemashita!
11. Chitekai Kidan
12. Ryuu no Hanayome Okotowari (Página Colorida, FIM)
13. Gin no Mugibatake
14. Ketsugou Danshi – Commitments to Dawn – (FIM)
15. Disney Twisted Wonderland 4Koma (Página Colorida)
16. DISNEY TWISTED-WONDERLAND THE COMIC ~EPISODE of SAVANACLAW~ (Página Colorida)
17. Ookami-kun no Kakushigoto
18. Fake Buddy (One-Shot)
19. Milk Chocolate (Página Colorida)
20. Jibaku Shounen Hanako-kun
21. Abel to Makai no Ou
22. Maydare Tensei Monogatari: Kono Sekai de Ichiban Warui Majo
23. Utsukushii Bakemono
24. Around 40 Otoko no Isekai Tsuuhan Seikatsu
25. Saikou no Oshi no Mitsukekata
Tokyo Aliens (Página Colorida de Abertura)
Como prometido no mês passado, trago para vocês a primeira das novas revistas que serão cobertas aqui no Analyse It. As revistas cobertas serão: Shonen Gangan, Ribon e GFantasy, abrangendo duas revistas da Square Enix e uma revista Shoujo. E nada melhor do que começar justamente com a GFantasy, uma revista Shonen que, porém, agrada a um vasto público feminino, por isso certos sites listam como Shoujo (tem outros que listam como Seinen também). Embora não tenhamos dados demográficos detalhados da revista, sabemos que muitos de seus mangás de sucesso (Tokyo Alien, Kuroshitsuji e Hanako-kun) são um grandíssimo sucesso entre as mulheres.
Como são lançados 25 mangás, não tenho condições de avaliar cada um deles. Portanto, nesta edição, darei uma introdução geral à revista, comentando sobre os mangás que tiveram volumes lançados no mês passado e aqueles que tiveram novidades nesta edição. Nas próximas TOCs, continuarei com essa mesma lógica, comentando apenas sobre as principais obras do mês, sem entrar em detalhes sobre todas as obras em lançamento.
Fundada em 1993, a GFantasy é uma revista mensal da Square Enix, editora responsável pelo lançamento de outras revistas como a Big Gangan (The Apothecary Diaries, Goblin Slayer), Shonen Gangan (Fullmetal Alchemist, Soul Eater) e Gangan Joker (Kakegurui, Akame Ga Kill). No passado, a GFantasy lançou vários mangás muito conhecidos pelo público geral, como Horimiya, Pandora Hearts, Durarara!! e Switch. Atualmente, a revista mantém uma Line-Up ainda muito forte, tendo dois pilares que vendem acima de 200 mil cópias por volume: Kuroshitsuji e Jibaku Shounen no Habako-kun.
Disney Twisted Wonderland 4-Koma (Página Colorida)
Kuroshitsuji, também conhecido como Black Butler, é um mangá sobrenatural ambientado na Londres vitoriana, no qual um mordomo demônio ajuda um herdeiro a vingar a morte dos seus pais. A obra conquistou o público de ambos os sexos, mas grande parte dos seus leitores são mulheres. A obra é lançada desde 2006 e tem mais de 34 volumes. Já “Jibaku Shounen no Hanako-kun” é um mangá de comédia sobrenatural que conta a história de Hanako-Kun, uma criatura que vive no banheiro feminino da escola e pode realizar desejos caso seja invocado. A obra é lançada desde 2014 e tem 21 volumes.
Outro mangá realmente promissor na revista é Tokyo Alien, que recebeu capa e página colorida de abertura nesta edição. Tokyo Aliens é um dos mangás mais promissores do mercado, já que, mesmo sem anime, vende acima de 100 mil cópias, estando entre os TOP 5 Mangás Shonen sem anime mais vendidos – superando obras como Kindergarten Wars, Gokurakugai, Dandadan, Akane Banashi e muitos outros. É por isso que a GFantasy está apostando tanto em Tokyo Alien.
Tokyo Aliens conta a história de um jovem que acaba encontrando um alienígena, e isso interfere completamente em sua vida, inclusive no seu sonho de se tornar policial. A obra é um mangá de ação que também agrada muito o público feminino por causa do design dos personagens. Tokyo Aliens é escrito e desenhado por Naoe, autor(a) que também criou Seishun x Kikanjuu. Acredito que este ano ou no próximo teremos um anúncio do anime de Tokyo Aliens, que tem tudo para se tornar um pilar da revista após a adaptação. Qual estúdio pegaria a obra? Tenho a sensação de que poderia ser a I.G Production.
Mezase Gouka Kyakusen (Página Colorida)
Também tivemos página colorida para “Mezase Gouka Kyakusen!!”, um Isekai que conta a história de um garoto que, após reencarnar em outro mundo, descobre ter a habilidade de invocar barcos. A GFantasy é uma daquelas revistas que mais se aproximam do público que gosta de animes, por isso, enquanto a Magazine, Shonen Jump e Shonen Sunday evitam lançar séries Isekai, a GFantasy se concentra principalmente em: Isekai, adaptações de Games e Light Novels, e obras originais com apelo para as mulheres. Isso não é comum apenas da GFantasy, mas de várias revistas de médio e baixo alcance.
A realidade é que o Isekai agrada a um público nichado, e por isso, as revistas maiores não gostam de investir tanto no gênero. Contudo, as revistas de médio e baixo alcance precisam de leitores para sobreviver, por isso, apostar em obras para um nicho acaba sendo muito vantajoso economicamente. É por isso que obras como Mezase Gouka Kyakusen estão na revista e têm bom resultado comercial.
Em sétimo lugar tivemos Login Survival, um mangá de ação sobre um devastador jogo VR que vende menos de 1.150 cópias. Contudo, em revistas como a GFantasy, muitos mangás vendem entre 500 e 3.000 cópias, tornando sua popularidade na revista mais importante que as vendas do volume. O que define a continuidade ou o cancelamento desses mangás é a avaliação dos editores sobre sua importância para a revista. Aqueles que conseguem vender acima de 3.000 ou 4.000 cópias estão sempre seguros. Assim, Login Survival pode vender pouco, mas em comparação aos demais mangás que vendem muito pouco, por enquanto, os editores decidiram mantê-lo.
Mahouka Koukou no Rettousei (Página Colorida)
Em oitavo lugar tivemos Mahouka Koukou no Rettousei, um mangá baseado na Light Novel de mesmo nome. Mahouka é uma grande Light Novel com vários arcos diferentes. Esta adaptação cobre os volumes 17 a 19, que é o arco “Master”. Na nona colocação tivemos outro Mahouka, mas que está cobrindo o arco “Isolation”, que é o vigésimo terceiro volume da Light Novel. É comum as adaptações de mangás de Mahouka terem artistas diferentes adaptando a mídia, sendo lançadas em revistas diferentes. Mahouka Koukou no Rettousei conta a história de um jovem garoto que vive em um mundo onde a magia é utilizada como tecnologia e armas militares.
Em décimo primeiro lugar tivemos Chitekai Kidan, que lançou seu primeiro volume, mas vendeu menos de 1.150 cópias. Como não dá para saber nem pela TOC (já que mangás populares são classificados em posições baixas) nem pelas vendas quais são os mangás cancelados, podemos dizer que Chitekai Kidan, pelas suas vendas, está em uma “zona de perigo”, mas não é certo o seu cancelamento.
Ryuu no Hanayome Okotowari (Página Colorida)
A série de fantasia “Ryuu no Hanayome Okotowari”, lançada desde 2021, chegou à sua conclusão, mas certamente não fará falta à revista, pois vendia menos de 1.500 cópias por volume.
Outro mangá que terminou, provavelmente cancelado (não temos certeza), é Ketsugou Danshi – Commitments to Dawn, baseado no jogo e Visual Novel produzido pela própria Square Enix. Seu lançamento visava promover o jogo e talvez lançar um novo mangá de sucesso, como aconteceu com Disney Twisted, mas não obteve sucesso e foi cancelado. Caso queiram conhecer mais sobre o jogo, deixo o trailer abaixo. Vocês podem jogá-lo através do Switch, iOS e Android:
Em décimo sexto lugar, logo abaixo de Ketsugou Danshi, temos uma franquia de jogos que deu muito certo e também resultou em mangá de sucesso: Disney Twisted Wonderland, baseado no jogo gacha da Square Enix, Aniplex e F4Samurai, no qual você joga em uma escola de magia onde cada dormitório é baseado em um vilão da Disney. O mangá, além de adaptar cada arco do jogo, também tem um 4-Koma, já que a IP como um todo é um grande sucesso no Japão. Esta parte do mangá está conseguindo vender mais de 50 mil cópias por volume, sendo um dos mais vendidos da GFantasy.
Voltando a comentar sobre Kuroshitsujo, quarto lugar nessa TOC, a obra entrará em hiato a partir da próxima edição. O motivo? A autora quer se preparar bem para lançar o último arco da série. Não sabemos quando a obra irá retornar, mas com certeza deve voltar em no máximo um ano. Kuroshitsujo entrar em seu último arco é certamente um momento marcante para a GFantasy, já que é o “One Piece” da revista. Contudo, tenho certeza que esse último arco irá durar ao menos até 2028, por isso, ainda teremos muitos anos da obra.
Disney Teisted Wonderland (Página Colorida)
Também tivemos uma página colorida para Milk Chocolate, que não tem vendas muito altas, mas mesmo assim os editores estão tentando ver se consegue se tornar um sucesso. Provavelmente, em comparação a mangás como Ketsugou Danshi e outros cancelados que vendiam abaixo de 1.500 cópias, Milk Chocolate apresenta resultados um pouco melhores.
Em vigésimo segundo lugar tivemos Maydare Tensei Monogatari: Kono Sekai de Ichiban Warui Majo, baseado em uma Light Novel. O oitavo volume da série vendeu um pouco mais de 2 mil cópias e, por isso, está seguro na revista, mas mesmo assim, não é um resultado para se orgulhar.
Milk Chocolate (Página Colorida)