Um mês curto, uma despedida dolorosa, um cancelamento inesperado. Tudo isso e muito mais na edição de abril da Afternoon.
TOC Monthly Afternoon #6 – (25/04/2024)
Houseki no Kuni c108 (Capa e Encerramento)
02 – Dokudami no Hanasaku Koro c06
03 – Medalist c44
04 – Ookiku Furikabutte c205
05 – 7-nin no Nemuri Hime c40, c41 e c42
06 – Tengoku Daimakyou c63
07 – Quartz no Oukoku c14
08 – Puu-Neko c240
Wondance c58 (Página Colorida)
10 – Hellhound c23
11 – Chaos Game c22
12 – Vinland Saga c210
13 – Issak c88
14 – Fragile c114
Kimi to Uchuu wo Aruku Tame ni (Capítulo Promossional &Sofa)
16 – Mugen no Juunin: Bakumatsu no Shou c59
17 – Nami yo Kiitekure c100
18 – Topppu GP C95
19 – Jigoku no Ashita c14 (Encerramento)
20 – Under 3 c116
21 – Inui to Tatsumi: Transbaikal Senki c65
22 – Saihate no Serenade c14
23 – Aono-kun ni Sawaritai kara Shinitai c65
Hatasarenai Yume (One-shot)
25 – Kaettekita Karasuya Satoshi
Ausentes: Tengu no Daidokoro, Mirai Rai Furai, Meimeimeishoku Seiiki, Darwin Jihen, Raise wa Tanin ga Ii, Blue Period (hiato), Historie (hiato), Bouken Erekitetou (hiato).
Boa Afternoon, queridos leitores. Estamos de volta para mais uma edição da mais prestigiosa revista Seinen da atualidade. O que o mês de abril preparou para seus leitores, quais as novidades, quais as previsões?? Quais os dramas? Descobriremos, juntos, na TOC.
Ilustrando a belíssima capa da revista, temos ninguém menos do que o colossal e maravilhoso Houseki no Kuni, se despedindo, após 12 anos de serialização. Completamente satisfeito e emotivo com essa reta final, a despedida de Land of the Lustrous machuca bastante, e alegra na mesma medida. Até o universo se manifestou com o final da história.
Eu falei na edição passada e vou repetir nesta, sou incapaz de realizar qualquer tipo de análise que seja condizente com a qualidade de Houseki no Kuni. Queria, mas não consigo, não por agora. Uma obra impecável e densa, sua falta será enormemente sentida pela revista e pelo público, era o mangá que mais vendia na Afternoon, um dos mais bem cultuados, um dos mais adorados, de uma qualidade incontestável. Produzir algo na mesma medida talvez não seja possível. Haruko Ichikawa não indicou os seus próximos passos, essa pode ter sido a última publicação da autora, espero que não seja o caso. Mas o que importa é a jornada, e que ela foi bem aproveitada. O que sobra é, assim como a Phos, seguir nossa jornada, irradiando luz pelo nosso caminho.
Página do Cápitulo final de Houseki no Kuni
Seguindo, na segunda posição, um mangá bem menos luxuoso, Dokudami no Hanasaku Koro. O mangá é a serialização mais fresca da revista, de um autor novato, lutando para conquistar seu espaço na revista. Sem traduções, infelizmente, então, não posso opinar sobre a qualidade da história, e sua recepção é ainda mais complexa, já que ninguém fala sobre a série. Medalist aparece na sequência, trabalhando quieto e tranquilamente, na espera do seu anime.
Ookiku Furikabutte retorna para o topo da revista. O lendário mangá de beisebol continua no seu reinado eterno, com 21 anos de publicação, é a história mais longa da Afternoon. Na posição seguinte, o curioso 7-nin no Nemuri Hime. Qual a lógica de manter um mangá semanal em uma revista mensal?? Nunca entenderemos, excentricidade de uma revista excêntrica. Melhor ainda é ver a história recebendo boas posições nas TOCs, mesmo vendendo mal.
Encontramos na sexta posição a obra do mestre Masakazu Ishiguro, Tengoku Daimakyou. Sem muitas novidades para a série por enquanto, preciso colocar minha leitura em dia. Na sétima posição, temos Quartz no Oukoku. Um dos mangás mais bonitos da Afternoon, e um dos muitos mangás da revista que flertam com o cancelamento. Com vendas invisíveis e um baixo apelo entre os leitores, Quartz no Oukoku vive na corda bamba. Puu-Neko vem logo em seguida, apenas uma comédia curta, sobre o que o título te informa, um gatinho.
Recebendo a única página colorida da edição, temos Wondance. O mangá não é nenhum pilar comercial da revista, mas é um dos mais queridos, sempre com páginas coloridas, capas e destaque dentro da TOC. Não seria estranho para a história ganhar um anime no ano que vem. Outro mangá promissor aparece na sequência, Hellhound. Esse é ainda um infante, mas que performa bem nas vendas e nas TOCs. Um mangá que a Afternoon deve e precisa divulgar cada vez mais. Faltando somente as traduções…
Voltando para os que vivem na berlinda, temos na 11º colocação Chaos Game. Tanto ele quanto Quartz no Oukoku tiveram uma folguinha do fundo da revista, mas isso de forma alguma esconde o péssimo desempenho do mangá nas vendas e na TOC. Mais um com sérios riscos de cancelamento.
Vinland Saga se encontra na posição de sempre, na 12º colocação. O tempo e o hype de outras séries maltrataram Vinland. Vejo poucos comentários sobre a série, mas não se deixem enganar, o mangá continua tão bom quanto sempre foi, e melhor, no clímax do seu principal arco. Em seguida, temos Issak. Um mangá de baixas vendas, que giram em torna das 8~10 mil cópias mensais. Não corre riscos de cancelamentos, mesmo se posicionando mal nas TOCs.
Na 14º posição, Fragile. Acho estranho Fragile não ter recebido até hoje uma adaptação para anime. O mangá já recebeu prêmios, vende relativamente bem e tem um apoio interno bem sólido. Oportunidade perdida. Na 16º posição, Mugen no Juunin: Bakumatsu no Shou. O mangá é um spinoff do lendário Blade of the Immortal, escrito e desenhado por um outro autor, já que o trabalho original pertence ao Hiroaki Samura, autor do nosso próximo colocado, Nami yo Kiitekure. O mangá alcançou sua marca de 100 capítulos, vende bem e é o segundo hit do mesmo autor na mesma revista. Cada a página colorida? Canalhas.
Topppu GP vem logo após, na décima oitava colocação. Se você gosta de motos ou de corridas, deveria estar lendo esse mangá, porque é o que têm nele, motos e corridas. Na 19º posição, um cancelamento gratuito e impiedoso, o de Jigoku no Ashita. O mangá vinha se posicionando muito mal nas TOCs, e nos seus dois primeiros volumes, não correspondeu em nada nas vendas, e agora, foi cancelado. Não foi um fim inesperado, mas um fim abrupto, já que não teve textinho de despedida na TOC ou no site da Afternoon, apenas um fim seco e já era, junte suas malas e suma.
Pior foi ter lido os primeiros capítulos, uma leitura surpreendente divertida, tinha potencial. Uma pena o fim trágico. Quebrou meu coração ler os tweets da autora lamentando seu cancelamento e sua incapacidade de atender as expectativas da revista. Que ela receba uma nova oportunidade, capacidade ela tem. A Afternoon já foi mais leniente com esse tipo de história, hoje em dia, ela se assemelha mais com qualquer outra grande revista de mangás. Sem piedade para os pequenos.
Na 20º posição, Under 3. Mais uma comédia curta da revista, mas esta aqui não é sobre gatos, é sobre putaria. Isso mesmo, safadeza pura. Na décima primeira posição, Inui to Tatsumi: Transbaikal Senki. Escrito e ilustrado por uma das maiores lendas da indústria, Yoshikazu Yasuhiko, o mangá sobrevive calmamente no fundão da revista. Ninguém seria maluco de cogitar o cancelamento da obra de um dos principais nomes de Mobile Suit Gundam. Deixem o homem trabalhar.
Mais um candidato a cancelamento, temos na vigésima segunda posição, Saihate no Serenade. É impossível prever o próximo passo do editorial da Afternoon, tudo é muito nebuloso por aqui. Podem decidir manter um mangá que vende muito mal, como também podem cancelar ele sem aviso nenhum, como fizeram com o pobre Ashita. Mas se um mangá vende mal enquanto também se posiciona mal na TOC, naturalmente, ele ficará com um alerta vermelho na cabeça. É o caso de Saihate e alguns outros.
Por ultimo, Aono-kun ni Sawaritai kara Shinitai. O mangá altera bastante suas posições a cada edição, não é incomum ver ele no topo ou no fundo da revista. Não vende mal o suficiente para ser cancelado, e é um mangá bem avaliado pela crítica, tendo sido indicado para o 25º Prêmio Cultural Osamu Tezuka. Uma posição que não reflete a real situação do mangá na revista ou muito menos qualidade da sua história, que é absurdamente excelente.
Capa do Volume #11 de Aono-kun ni Sawaritai kara Shinitai
Terminamos. Vou me esforçar para daqui em diante comentar tudo que for possível da revista, mesmo que seja bem superficial em alguns casos. Aguardo vocês no mês que vem. Cuidem-se. Blue Period estará de volta na proxíma edição!!