Dear Anemone, escrito e desenhado por Rin Matsui, é o mais novo mangá da Weekly Shonen Jump. Rin Matsui é um autor novato, que tinha lançado alguns One-Shots na Jump NEXT, e se tornou assistente de Kohei Horikoshi, autor de Boku no Hero Academia. Isso levou Rin Matsui a se inpirar bastante na série do seu mestre.
Dear Anemone, porém, é bem mais “dark” que Boku no Hero Academia, e uniu Survival Horror com uma arte bem impactante. Mas será que o mangá tem o necessário para agradar o público japonês? Venha descobrir o que os japoneses acharam dos dois primeiros capítulos da série. Lembrando que vou trazer a recepção desses dois primeiros capítulos e depois voltarei para quando a série completar cinco ou seis capítulos.
Sem mais delongas, vamos ver o que os japoneses acharam dos dois primeiros capítulos da nova série.
Capítulo 01: Paraíso.
Resumo da Recepção: O público gostou muito da arte, mesmo que algumas pessoas criticaram um pouco o design parecido dos personagens. Foi muito elogiada a história, a ambientação e o design dos monstros, além de várias pessoas disseram que iriam votar na série nesse primeiro capítulo. A sensação que eu tive lendo as discussões é que a recepção foi bem positiva. Até mesmo os comentários sobre parecer com Jigokuraku, Boku no Hero Academia ou Terra Formars não tinha um tom negativo, e sim mais neutro. A série começou com o pé certo.
Comentário dos japoneses: “Arte espetacular, fiquei admirando as páginas por tanto tempo”
“É completamente diferente do One-Shot”
“Eles fizeram uma mudança drástica em relação ao one-shot. Investigar uma ilha misteriosa invadida por monstros transmite uma vibração Jigokuraku. A arte também é muito boa, então tenho grandes esperanças”
“Uma versão moderna de Jigokuraku?”
““A arte detalhada, a ponto de chamar atenção para a serialização, causou impacto, mas os personagens são fracos. O personagem principal, os personagens secundários se misturam por causa do design parecido”
“Parece um mangá da Monthly Shonen Magazine (revista de Shingeki no Kyojin)”
“O design dos monstros com as páginas mais obscuras é incrível. Sempre quis ver um mangá estilo Monthly Shonen Magazine na Weekly Shonen Jump”
“Então, não é apenas um terror, é um Survival Horror em uma ilha deserta. Se ele conseguir manter esse nível de arte até o fim, isso seria incrível. Ainda existem muitos mistérios sobre o cenário mundial, mas parece ser clara os fundamentos básicos, como um vírus de mutação repentina ou experimentos insanos de armas biológicas do governo usando o ambiente da ilha. A anêmona mutante no final se tornará um contrato de amizade com o protagonista, aceitando apenas o sangue do protagonista, e levará a uma missão de resgate de um amigo com amplo conhecimento científico? Várias questões em aberto Por enquanto, vou ficar de olho nisso.”
“Tem vários problemas, mas em comparação as últimas novas séries, está acima da média. Vou torcer para se salvar!
“Incrível, vou votar no mangá nessa semana!”
“Sensação de Deja Vu com Jigokuraku, mas a arte e história é muito boa”.
“O design dos monstros é muito bom e a história é promissora. O design dos personagens é fraco e seus nomes são dificeis de se ler, mas gostei do mangá”.
“Não parece um mangá da Weekly Shonen Jump, e isso é bom, é algo novo”
Capítulo 02: Mutação.
Resumo da Recepção: Então, se o primeiro capítulo teve uma boa recepção, esse segundo tudo mudou infelizmente. Eu até percebi alguns raros comentários elogiando a personagem Anemone, mas a discussão acabou se concentrando principalmente no fato de não estarem entendendo quem é cada personagem. Essa discussão se tornou tão central que todas as qualidades da série acabaram sendo esquecidas: Eu não acredito que o público passou a odiar, mas a realidade é que esse defeito chamou mais atenção que as qualidades do capítulo.
Isso é um dado preocupante, pois traz um tom de negatividade a discussão sobre o capítulo que precisa ser espantado imediatamente na próxima semana, para assim Dear Anemone não começar a ser odiado pela maioria dos leitores. Essa negatividade vemos menos em rede sociais no qual você não pode ser totalmente anonimo, mas isso é bem comum no Japão: A 2ch e Jump Matome por serem completamente anônimos tendem a ser comentários mais sinceros que Twitter ou no Youtube. Pelo menos a quantidade de pessoas seguindo ainda parece ser boa, por isso a série tem chance de reverter essa má recepção.
Comentários dos japoneses: “Está começando a ficar interessante”
“É bom, contudo o design de personagens é fraco. Em compensação, o design dos monstros é muito bom”
“Todos os penteados parecem iguais, dificultando a distinção dos personagens. A personagem principal, as duas garotas e até Anêmona têm penteados parecidos. Talvez o autor goste desse tipo de penteado.”
“Eu não consigo entender quem foi arrastado para a água”.
“Também não consegui entender, os personagens são todos iguais”
“É impossível ler um mangá no qual você não consegue nem reconhecer os personagens pois são todos iguais, se torna tudo confuso”
“A atmosfera é muito boa, passando uma sensação de pânico. A última criatura é muito bem desenhada, diferente dos personagens que são iguais”.
“Se ignorarmos um pouco as críticas ao design, a história não é ruim”
“Se passaram dois episódios e não sei o nome de ninguém, até mesmo do protagonista. Todo mundo parece igual”
“A história parece ter alguns erros de digitação irritantes”
“Como os personagens não se apresentaram, eles não sabem o nome um do outro e não se chamam pelo nome. O autor mencionou somente uma vez os nomes e não parece se esforçar para ajudar os leitores se lembrarem. Isso é uma falha no mangá”
“Eu sei que o pessoal está criticando bastante o mangá, mas eu acho que os pontos levantados são corrigíveis, a história é boa”.
“Parece uma união de Jigokuraku e Boku no Hero Academia”
“Outro erro de digitação? A história é do mesmo editor de Dr. STONE?”
“Como não consigo diferenciar os personagens, a história se torna chata”
Tabela de Recepção:
Voltaremos na próxima TOC com nossa querida tabela de recepção que conseguiu acertar a grande maioria dos mangás que superou 30 capítulos. Lembrando que essa tabela é referente a recepção dos primeiros capítulos, por isso é mais importante para saber quais mangás tiveram uma boa recepção inicial e tem menos chances de ser cancelado na sua primeira rodada em cancelamento. Não serve para definir se um mangá será um grande sucesso a longo prazo.
A tabela também é referente a minha visão sobre os comentários em fóruns, em alguns casos os comentários podem ser bem negativos ou positivos, mas o público geral que não está comentando em fóruns, talvez tenham uma visão diferente, assim criando uma divergência entre a opinião dos fóruns e as opiniões do público geral. Para Dear Anemone eu já aviso que a recepção será positiva no primeiro capítulo, um P (Positiva). E para o segundo capítulo será um N (Negativa).
DISCORD DO ANALYSE IT:
Venha partecipar do nosso discord, no qual comentamos sobre a TOC, o mercado dos mangás os mangás da Weekly Shonen Jump (incluindo Dear Anemone), animes e muito mais, partecipe clicando:
AQUI (NOVO LINK)