Uma MEGA edição explicando TODAS as séries da revista, pois a semana é mais pacífica. Não deixei nenhum mangá de fora, venha conferir a situação da primeira a última obra da Young Jump, sem exceções.
- Escrito por FelRib
TOC Weekly Young Jump #9 (01/02/24)
CAPA – Risa Yukihira (Modelo)
01 – Kingdom c786 (Página Colorida de Abertura)
02 – Dogsred c19
03 – Diamond no Kouzai c45
04 – Noa-Senpai wa Tomodachi c27
05 – Joyuu Meshi c70
06 – 4Gun-Kun (Kari) c64
07 – Aiseki Ii desu ka? c11 (Página Colorida)
08 – Catenaccio c45
09 – Illios c65
10 – Gas-tou Norainu Tanteidan c22
11 – BUNGO c376
12 – Safe Sex c20
13 – Ouritsu Mahou Gakuen no Saikasei c129 (Página Colorida)
14 – Iron Familia c13
15 – Josei Senyou c27
16 – Maru-kun: Hataraku Maltese c27
18 – Shounen no Abyss c162
19 – Shin no Yasuragi wa Kono Yo ni Naku: Shocker Side c39
20 – Batsu Hare c90
21 – Nasakenai Ze Mouri “Me perdoe, Mouri” (ONESHOT de Ueto Mae)
22 – Happy Marionette c33
23 – Shadow’s House c185
24 – Billion Racer c59
25 – Tabun, boku wa Kanojo ni Kirawa Rete Iru “Provavelmente ela me odeie” (ONESHOT de Asuka Wakabayashi)
26 – Snack Basue c314
Ausentes: “Oshi no Ko” c139, Renai Daikou c27, Kimi no Koto ga Dai Dai Dai Dai Daisuki na 100-nin no Kanojo c165, Kowloon Generic Romance c84, Junket Bank c139, Kono Heya kara Tokyo Tower wa Eien ni Meinai c14, Terra Formars (Hiato), Shin Good Job (Hiato), Real c96 (Em Breve?), Normal Girl c16 (Hiato), Uma Musume: Cinderella Gray c146 (Pequeno Hiato)
Next Issue – #10 of 2024 (08/02/2024)
Cover: Toomi Nico (Idol)
Color Pages: Shounen no Abyss, Iron Familia e Happy Marionette
Presente na Edição – Kono Heya kara Tokyo Tower wa Eien ni Meinai
Capa da edição, com a idol Risa Yukihira
Não irei perder tempo, sou FelRib essa é a Young Jump, nesta edição falarei sobre TODAS as séries, inclusive as em hiato. Primeiro a mais fácil, o pilar da revista, um dos seinens mais famosos, injustiçado e esquecido pelo ocidente, estou falando de Kingdom. 17 anos de serialização e a série continua mais forte do que nunca, ficando em 2023 como o décimo mangá mais vendido de 2023 no Japão. Kingdom é uma obra que merece respeito e está no momento com a sua quinta temporada lançando. Sobre volumes físicos, apenas a França teve coragem de publicar os volumes, pois já são 70 lançados, 0 71 lança em fevereiro, e não é fácil de se publicar. Essa indisponibilidade de ler oficialmente a série é um obstáculo para muitos fãs de mangá. Kingdom está mais do que seguro, é mais possível a revista ser cancelada do que a obra, mas não vai acontecer nenhum ok?
Para fechar o trio de ouro, temos “Oshi no Ko” e Uma Musume: Cinderella Gray, as três obras são os pilares da revista atualmente, Oshi no Ko após ter uma ótima adaptação em anime, a série foi o quarto mangá mais vendido de 2023, com mais de 5 milhões de cópias vendidas segundo o Ranking Oricon. Uma Musume é gigante no Japão, é impossível negar o tamanho da franquia em si não apenas do mangá sendo publicado na revista. Com um jogo que em março de 2023 chegou a arrecadar 2 bilhões de dólares para a empresa, diersos mangás publicados, sendo um deles Pretty Derby, que está sendo adaptado em anime (a terceira temporada acabou em dezembro de 2023) e outro sendo Star Blossom, que é publicado na Tonari no Young Jump, aumentando o sucesso da franquia. Portanto “Oshi no Ko” e Uma Musume são pilares da revista e não existe discussão.
Página colorida de Aiseki Ii desu ka?
Agora os mais novatos promissores, Dogsred segundo números iniciais de previsão do Ranking Shoseki vendeu cerca de 40 mil cópias em 11 dias, é um número ótimo para uma série se manter na revista, mas não o suficiente para ela ser um pilar. A Shueisha anunciou que Dogsred em uma semana já havia alcançado 200 mil cópias em circulação considerando os dois volumes e cópias digitas. Ou seja, foram impressos cerca de 60-80 mil cópias para cada volume. Mesmo assim vender 40 mil cópias coloca Dogsred como o quarto mangá que mais vende da Young Jump, ultrapassando Shadow’s House, que eu comento depois.
Um dos novatos promissores, Diamond no Kouzai não está apenas sendo promissor, mas está tendo fãs que querem mais da série. Apenas 4 volumes lançados e a série de baseball já tem 400 mil cópias em circulação, no ranking de recomendações de livrarias para 2024, a série ficou em quarto lugar. Não são apenas recomendações, a série já teve prêmios: ficando em 9º lugar no Next Manga Awards 2023 e em Primeiro Lugar na Kono Manga ga Sugoi. No momento dessa análise, a obra está indicada ao Taisho Awards, um dos maiores prêmios de mangás do Japão. Diamond no Kouzai é uma das mais importantes obras lançadas em 2023 para o editorial e eu não ficaria surpreso com um anime sendo anunciado neste ano, seria merecido.
Página colorida de Ouritsu Mahou Gakuen no Saikasei
Antes de falar de outros novatos, é impossível não comentar de Ouritsu Saikasei após essa página aqui em cima. Primeiramente, mulher linda e formosa, segundamente a obra é adaptação de uma light novel, o que não é muito incomum de ver em revistas de mangá. Saikasei vende em média 10 mil cópias por volume e mesmo vendendo mais que metade das séries na revista mora no fundo da revista, subindo para o meio quando recebe páginas colorida como essa. A história não vai ser cancelada no momento, possivelmente acaba apenas após a novel terminar.
Voltando para os novatos, Noa-Senpai wa Tomodachi e Gas-tou Norainu Tanteidan são dois novatos que podemos ver um apoio maior. As duas séries possuem uma quantidade notável de engajamento no Twitter da Young Jump, sendo as séries não famosas que mais recebem curtidas e comentários. Ambos tiveram a página colorida de abertura, Noa na edição 47 de 2023, conseguiu vender 5 mil cópias no seu volume, e Gas-tou na 3-4 de 2024 vendeu 2.500. Os dois mangás seguem firmes na revista, Gas-tou está em um perigo maior caso a revista consiga achar outras séries que vendam bem, até isso acontecer a história de detetives fica salvo na Young Jump.
Capa do primeiro volume de Iron Familia
As mais novas histórias da Young Jump são Iron Familia e Aiseki Ii desu ka? ambos não chegaram ainda no capítulo 20. Iron Familia eu falei na semana passada que não tinha página colorida então não tinha apoio, fui surpreendido com o anúncio de que semana que vem ele recebe cor para promover o lançamento do primeiro volume. Essa é uma estratégia comum para a revista, Dogsred recebeu capa semana passada e Happy Marionette e Renai Daikou receberam as páginas coloridas de abertura das edições 49 e 52 de 2023 respectivamente. Portanto, embora as capas sejam basicamente modelos, as primeiras páginas de abertura da revista são um local para promover o lançamento de primeiros volumes. Espero que Aiseki Ii desu ka? também ganhe página colorida de abertura quando lançar seu primeiro volume, que ainda não tem data para lançar.
Maru-kun: Hataraku Maltese fica difícil de classificar, é uma série de comédia cujo vários capítulos tem apenas 8 páginas. É uma história 4-koma, contada em apenas quatro paineis por página e seu primeiro volume está longe de ser lançado. Outro que tem uma situação mais complicada é Shounen no Abyss, a série acaba em 2024 e na próxima edição estará em cores para o arco final. Quantos capítulos faltam até o fim e até quando a série vai nós não sabemos. A obra vendeu no seu ápice 13 mil cópias, com o lançamento do volume 10, no mesmo mês que estava indo ao ar seu live-action. O mais recente volume vendeu apenas 4.144 cópias, uma queda considerável, mas que ainda mantém o mangá vivo na revista.
Capa do volume 16 de Shadow’s House
Quem gosta de Shadow’s House comenta qual seu personagem preferido, adoro a Kate, a série como sempre fica no final das edições da Young. Uma previsão que faço para 2024 é alguma novidade sobre a obra, talvez não seja mais uma temporada de anime, embora eu queira. Sem dúvidas é uma das historias mais importantes da revista no momento e suas vendas refletem isso: 38 mil por volume coloca ela como a quinta série que mais vende da Young, perdendo o quarto lugar para Dogsred.
BUNGO é uma das histórias de baseball da revista que segue forte, mesmo após dez anos de publicação na revista. São 37 volumes publicados, 376 capítulos e 5 milhões de cópias em circulação, mas ainda não tem nem sinal de uma adaptação, isso é algo que me deixa surpreso. Não consigo prever o que vem para a série no futuro, pois o momento ideal teria sido anunciar nas páginas coloridas algumas semanas atrás, pois era a comemoração de dez anos. Com cada volume vendendo em média 16 mil cópias, a série perdeu o manto de série de baseball que mais vende na revista para Diamond no Kouzai, mas ainda está segura na revista.
Volume 14 de Snack Basue
Snack Basue é uma comédia que em quase todas edições fecha a revista, sendo o último mangá antes da revista terminar. A maioria de seus capítulos tem apenas 8 páginas e agora em janeiro de 2024 a primeira temporada de seu anime está passando. Fãs do ocidente estão odiando ou ignorando a série e o Japão está adorando pelo seu uso de referências e comédia que pode ser comparada com um manzai. 100-nin no Kanojo, ou 100 namoradas como eu chamo, teve o lançamento e o término de sua primeira temporada. Conforme o previsto, a segunda temporada foi anunciada mas ainda não tem data marcada. O recente volume 16 vendeu 14.517 cópias, a série não conseguiu aumentar suas vendas com a adaptação, porém elas se mantiveram e não caíram. Ainda assim, 100 namoradas fecha o Top 11 séries que mais vendem da Young Jump no momento.
Adoraria fazer um bloco rápido sobre o “bonde dos em perigo” e os que embarcaram são 3 – Ilios, que raramente consegue vender 1.500 cópias por volume, então muitas vezes nem temos o número correto de suas vendas, e já teve vários meses como chance de aumentar suas vendas. Falhou. Billion Racer e Happy Marionette são obras que não temos nem o número de suas vendas, pois ambos só conseguiram entrar no Ranking Shoseki no seu primeiro dia. A margem de corte é 1.500 cópias, não é muita coisa, mas ambos não conseguiram o mínimo que é permanecer no ranking por 3 dias. Caso a Young Jump lance mais séries este ano, como foi em 2023 com 14 séries novas, essas duas serão certamente canceladas.
O bonde dos em perigo pode não ter apenas 3 passageiros, o problema é que eu não consigo achar números exatos das vendas, são as duas incógnitas que temos no momento: o em hiato Normal Girl, e a publicação em série Kono Heya kara Tokyo Tower. A diferença entre as incógnitas e o bonde perigo são novamente o número de cópias vendidas, sabemos que o três patetas (com carinho) do parágrafo anterior foram mal, porém essa dupla não-dinâmica (com carinho também) conseguiu entrar na lista da Shoseki por vários dias seguidos, mas mesmo assim não temos o número de copias. Eu diria que eles não estão salvos, mas que eles não correm perigo imediato, inclusive Kono Heya recebeu anúncio que irá voltar semana que vem. Seguimos no aguardo de Normal Girl, uma comedia muito sem sentido que adoraria que mais gente conhecesse.
Volume 2 de Josei Senyou / “Só para Mulheres”
Alguns mangás seguem em perigo pois suas vendas são bem baixas, mas existem obras piores como o bonde. Essas séries não estão nem um pouco salvas, caso seja um ano parado em lançamento de séries elas se mantém por pouco tempo, pois igual tem que remover algumas. Catenaccio, Joyuu Meshi e 4-Gun-Kun são as três que vendem menos, mas na mesma categoria podemos colocar um outro. Josei Senyou vende mais que todas as outras neste parágrafo com 2.528 cópias no volume 2, as outras ou decaíram como Joyuu Meshi, ou nunca subiram como Catenaccio. Safe Sex lançou apenas um volume, por isso eu não considero ele em perigo e também é uma publicação em série, por isso a obra juntamente de Gas-tou não entram neste grupo, não entram enquanto não vermos as vendas de seus próximos volumes.
Eu sinceramente não sei o que mencionar de Terra Formars, o mangá entrou em hiato em 2018 com promessas de retornar logo, e desde então o mangá foi caindo no esquecimento da audiência e nunca mais retornou. O editorial nunca mais comentou sobre o mangá mas ele ainda conta na lista de publicação. Outro que ainda está nessa lista é Shin Good Job, sequência do mangá Good Job, publicado revista de 2018 até 2020. Em 2022 o autor retornou para contar mais da história e lançou alguns capítulos, ainda está na lista de publicação. Real dispensa introduções, é gigante, é maravilhoso, e fica em hiato toda hora, em 2023 foram dois capítulos lançados, esse ano tem chances de vir mais. Série segura!
Capas de – Renai Daikou volume 2 e Batsu Hare volume 5
O lançamento em novembro do primeiro volume de Renai Daikou mostrou que o editorial acertou no que eles esperavam: que a série fosse vender bem, mas que não era necessário uma capa para série. Embora seja de um autor famoso não só dentro da revista (Akasaka Aka autor de “Oshi no Ko” e Kaguya-sama) e de uma artista famosa na internet (5mm streamer que faz modelos de vtubers e doujins) a obra não ganhou uma capa. A diferença entre Renai Daikou e Dogsred era clara, os editores previram as vendas e possivelmente acertaram: 15.998 com o seu primeiro volume conseguiu ficar em 9º que mais vende, passando o veterano BUNGO.
Batsu Hare é outra história, a obra existe para mostrar que a Young Jump tem nudez liberada em suas páginas. Da mesma mente brilhante que criou Minamoto-kun Monogatari, que esteve na Young durante oito anos, Minori Inaba segue colocando sensualidade em suas personagens.
Capas de Shocker Side volume 3 e Kowloon Generic Romance vol 9
Antes que perguntem, não foi planejado colocar as imagens pois ambas são capas com mulheres mostrando as axilas, mas ficou legal. Shin no Yasuragi wa Kono Yo ni Naku: Shocker Side é um nome longo, só uso as duas últimas palavras. A série é basicamente um spin-off do filme Shin Kamen Rider, não é preciso entender nada da franquia ou do filme para ler o mangá e se divertir. Kowloon Generic Romance é um brinde da Young Jump, as vezes tem, outras, não. A autor é famosa por publicar Koi wa Ameagari no You ni na revista mensal Spirits de 2014 a 2018. Um ano depois, em 2019, Kowloon começou na revista e está aqui desde então, a série recebe uma boa quantidade de folgas – nas 7 edições já publicadas neste ano, Kowloon só esteve presente em duas – #2 e #8. KGR vendeu 19 mil cópias e é a sétima série que mais vende, Shocker Side com 17 mil, é a oitava.
Para finalizar a mega matéria, Junket Bank é uma série da Young Jump. Não confiem nas contas de twitter falando que é da Jump+, ele é lançado lá mas com um atraso, na revista é sempre o capítulo mais recente. Seu público é fiel, nunca caindo abaixo de 5.500 vendas, o mais recente volume vendeu 7.058 cópias. Junket Bank tem seu público fiel que colocou na votação da Sony de “Séries que merecem anime” de 2023 em oitavo lugar, sendo que boa parte dos 10 melhores são adaptados. Essa semana é apenas isso, obrigado por ler, até mais!