O ano agora começou para nós e a Weekly Young Jump já lançou 4 edições! Vamos comentar um pouco sobre ecchi nas séries da revista e como isso não impede histórias boas de serem contadas.
- Escrito por FelRib
TOC Weekly Young Jump #5-6 (4/01/24)
CAPA – Fujisaki Yumia (Modelo)
01 – Snack Basue c311 (Página Colorida de Abertura – Celebração do início do Anime)
02 – Dogsred c16
03 – Kingdom c783
04 – “Oshi no Ko” c136
05 – Uma Musume: Cinderella Gray c144
06 – 4Gun-Kun (Kari) c61
07 – Noa-Senpai wa Tomodachi c24
08 – Shadow’s House c183 (Página Colorida)
09 – BUNGO c373
10 – Renai Daikou c24
11 – Gas-tou Norainu Tanteidan c19
12 – Diamond no Kouzai c42
13 – Batsu Hare c87
14 – Josei Senyou c24 (Página Colorida)
15 – Aiseki Ii desu ka? c08
16 – Shin no Yasuragi wa Kono Yo ni Naku: Shocker Side c37
17 – Iron Familia c10
18 – Kimi no Koto ga Dai Dai Dai Dai Daisuki na 100-nin no Kanojo c162
19 – Maru-kun: Hataraku Maltese c24
20 – Joyuu Meshi c67
21 – Junket Bank c136
22 – Shounen no Abyss c160
23 – Happy Marionette c30
24 – Billion Racer c56
25 – Ouritsu Mahou Gakuen no Saikasei c126
26 – Nasakenai ze Mōri (Mini Série de Ueto Mae)
Ausentes: Safe Sex c19, Illios c63, Catenaccio c44, Kowloon Generic Romance c83, Kono Heya kara Tokyo Tower wa Eien ni Meinai c14, Normal Girl c16, Terra Formars (Hiato), Shin Good Job (Hiato), Real c96 (Em Breve?)
Weekly Young Jump #7 of 2024 (18/01)
Capa: Dogsred
Página Colorida: Dogsred, 4Gun-Kun (Kari) e Safe Sex
Capa da edição
2024 oficialmente começou para todos nós, não apenas para o mercado editorial. Gostaria de começar falando sobre a prévia da próxima edição, na qual Dogsred não apenas ganha uma página colorida de abertura, mas também a capa da edição! Sempre é bom comentar que um mangá conquistar a capa da Young Jump é, geralmente, motivo de celebração, pois não ocorre com frequência. Dogsred, de Satoru Noda, o criador de Golden Kamuy, lançou na Young Jump nos anos de 2014 a 2022 e foi um dos maiores sucessos da revista nos últimos anos. Agora, estará lançando seu primeiro volume. Devido a isso, os editores decidiram investir bastante na obra. Vale ressaltar que Renai Daikou recebeu apoio editorial com páginas coloridas, mas nunca chegou à capa. Reforço mais uma vez que mangás na capa da Young Jump são raros.
A última vez que isso aconteceu foi nas edições 51 e 52 de 2023, quando Kingdom recebeu essa honra por alcançar a marca de 100 milhões de cópias em circulação, algo que apenas 20 mangás na história conseguiram alcançar até o momento desta análise. No entanto, antes disso, o último mangá a receber a capa foi Real, na edição 39 de 2023, marcando seu retorno após um ano de hiato. Antes disso, foi na edição 49 de 2022, com o encerramento de Kaguya-sama! Isso é extremamente incomum para uma obra 2D, ainda mais sendo um mangá que não é pilar, e mais ainda que o primeiro volume nem foi lançado! Pelo meu conhecimento, isso não acontecia desde 2015, ou pode ser que tenha ocorrido antes desse ano, mas, mesmo assim, são 9 anos sem algo do tipo acontecendo. Uma vitória para Dogsred, sem dúvida.
Página Colorida de Shadow’s House
Com a página colorida de Shadow’s House, a obra fica com uma posição na revista mais elevada do que o normal. Contudo, não somos a WSJ e a posição das obras geralmente não importa para nós, o que torna meu trabalho mais difícil do que o possível, haha! Uma informação que devo deixar aqui é que Snack Basue finalmente saiu do fundo da revista. A série, em 13 de janeiro, terá o primeiro episódio de seu anime lançado, e gostaria de convidar todos para dar uma olhada. É uma série de comédia totalmente descontraída que se passa em um bar em Hokkaido, regido por Mama Akemi e Mama Basue. Não sou profeta para saber a qualidade dos episódios. Como o mangá não é traduzido em nenhum idioma por fãs online ou mesmo publicado oficialmente fora do Japão, a série fica desconhecida no Ocidente. Contudo, este anime é a melhor oportunidade para chegar aos olhos do público. Recomendo o primeiro episódio para ver se a comédia é um estilo que agrada vocês.
Página Colorida de Josei Senyou
A página de Josei Senyou me lembra que estamos em uma revista para adultos, em que a censura não chega, pelo menos em parte. Para todos que conheceram o Big Three (One Piece, Naruto e Bleach), hoje na Young Jump temos um big three da putaria, que está mais para big six (quem entendeu, entendeu). Josei Senyou, Batsu Hare e Happy Marionette são as três séries que geralmente, quando folheio a revista, consigo ver de longe, pois sempre têm pessoas nuas por algumas páginas. E para o pessoal que é novo por aqui, isso não é algo fora da realidade. Safe Sex, Shounen no Abyss e até mesmo 100 Kanojo já tiveram cenas do estilo na Young Jump. Eles podem não continuar fazendo, mas é mentira dizer que nunca foram parte.
Por favor, não se enganem, não estou dizendo que essas séries são apenas ecchi que querem atrair leitores dessa forma. Ter cenas provocativas não tira o mérito das obras de lidar com temas maduros. Vejamos as que comentei. Josei Senyou, embora se chame “Apenas para mulheres”, trata sobre a vida e o trabalho de acompanhantes homens, que muitas vezes se dão mal para que a história consiga progredir. Batsu Hare pode parecer o mais depravado desses, e embora tenha realmente cenas picantes demais, a série trata sobre o abuso mental sofrido por um homem após sua ex-esposa traí-lo e tratá-lo como lixo. Happy Marionette não está fora dos exemplos. A série trata sobre uma jovem que tenta fugir de um stalker, mas infelizmente acaba morando em uma casa compartilhada que ele também usa.
Volumes da Young Jump e da Tonari no Young Jump lançados em dezembro
Para terminar com uma conclusão, embora eu realmente seja bem mais indiferente quanto ao fanservice em obras, quis escrever isso para pelo menos trazer uma discussão, ou para jogar fora o que penso. Nem mesmo eu sei direito o motivo, apenas achei que seria algo útil para colocar na análise da edição, com a página colorida fortalecendo a ideia. Gostaria de corrigir um erro que cometi, não em uma, mas em duas edições. Vim falando que Nasakenai ze Mōri era um oneshot, porém, já é a terceira vez que o mangá está aqui e na próxima edição ele está de volta. Então, fui pesquisar e constatei que se trata de uma mini-série que está sendo lançada, e aparentemente, o próximo capítulo é o último. A próxima edição será apenas no dia 18 de janeiro. Até lá, pessoal.