O ano do dragão chegou na Afternoon. A promessa de novos animes, a reflexão de velhas histórias, e uma edição, como sempre, recheada.
- Escrito por DNSS
TOC Monthly Afternoon #3 – (25/01/2024)
Capa: Medalist
Hellhound c20 (Página Colorida de Abertura)
02 – Tengoku Daimakyou c61
03 – Dokudami no Hanasaku Koro c04
04 – 7-nin no Nemuri Hime c31, c32 e c33
05 – Raise wa Tanin ga Ii c38
06 – Medalist c41
07 – Vinland Saga c208
08 – Nami yo Kiitekure c98
09 – Puu-Neko c237
10 – Jigoku no Ashita c11
11 – Aono-kun ni Sawaritai kara Shinitai c63
12 – Skip to Loafer c58
13 – Wondance c56
14 – Darwin Jihen c35
15 – Mugen no Juunin: Bakumatsu no Shou c56
16 – Ookiku Furikabutte c202
17 – Topppu GP C92
18 – Fragile c112
19 – Saihate no Serenade c12
20 – Chaos Game c19
21 – Issak c85
22 – Inui to Tatsumi: Transbaikal Senki c62
23 – Quartz no Oukoku c12
Square Knot (One Shot)
Kaettekita Karasuya Satoshi (Página Colorida)
Ausentes: Under 3, Tengu no Daidokoro, Meimeimeishoku Seiiki, Mirai Rai Furai, Blue Period (hiato), Houseki no Kuni (hiato), Historie (hiato), Bouken Elektriciteit-tou (hiato).
Página Colorida de Hellhound
Acabei furando com vocês na TOC #2 do mês passado, por isso, peço minhas sinceras desculpas. Pleno 25 de dezembro, natal, covardia total lançar uma edição numa data indelicada dessas. Mas tá tudo bem, o que importa é, estamos de volta, e não quero saber de reclamações. Para a TOC!
Na primeira posição da revista, não, não é o mangá da capa, esse ficou mais pra frente, já que o verdadeiro primeiro colocado da presente edição foi Hellhound. O mangá distópico-futurista-sci-fi segue sendo o principal e mais promissor novato da Afternoon. O mangá não possui tradução para qualquer outro idioma que não o próprio japonês, então sua leitura para nós pobres limitados e monolíngues qualquer comentário a respeito da qualidade técnica de sua história torna-se impossível. Eu não li.
Mas com o aumento gradual de suas vendas e a promoção constante, com boas posições na TOC e páginas coloridas que a Afternoon sempre lhe entrega, acredito que seu sucesso também irá escorrer – muito em breve – para o ocidente.
Na posição seguinte, temos o veterano Tengoku Daimakyou. A história do mestre Masakazu Ishiguro segue confortavelmente no topo da revista. O anime lançado no ano passado conseguiu estancar a ferida das suas vendas, que vinham seguindo em decadência. No seu último volume lançado, a história conseguiu retomar a boa forma e voltou mais uma vez a superar a marca das 50 mil cópias mensais. Fico curioso e quero observar se essa recuperação vai se estender para seu próximo volume, que ainda não possui uma data de lançamento.
Falando em anime e falando em coisas sem data de lançamento, podemos falar também do 5° colocado, Raise wa Tanin ga Ii. O principal romance da revista promete se elevar ainda mais com seu vindouro anime, resta-nos saber o estúdio e a equipe de animadores responsáveis pelo projeto, pois se for para anunciar algo como no caso do 6° colocado Medalist, é melhor se preparar para a ruindade.
Medalist teve seu anime anunciado e não encontrei até hoje uma única alma viva com boas expectativas, só mau agouro. O anime não caiu nas mãos de um bom estúdio, e a equipe envolvida também não é das mais competentes. Não seria a primeira vez que uma grande história da Afternoon é entregue um estúdio medíocre, resultando em um produto final totalmente abaixo da qualidade da obra original, como no caso do ausente Blue Period.
Adaptações para anime serão sempre bem vindas, é necessário espalhar boas histórias. O meu problema se encontra em certas decisões e projetos, que são organizados com um desdém tão grande pelo material original que nos fazem questionar a real necessidade de certas adaptações. Não tem para onde correr, empresas precisam lucrar, a qualidade calhar de andar lado a lado com o sucesso financeiro de uma determinada história não passa muitas vezes de uma grata coincidência, que os deuses dos animes abençoem Medalist e Yakuza Fiance com a dádiva da boa animação, principalmente Medalist, vai precisar.
E na sétima posição, o irmão mais novo do Big 3 Seinen, The Royal Trio, um dos poucos e únicos mangás Seinens criados, um dos mangás já feitos, ele, Vinland Saga, que segue firme sendo um clássico moderno. Na 8ª colocação, Nami yo Kiitekure, outro excelente e pouco apreciado mangá da Afternoon. Escrito por outro gênio, Hiroaki Samura, escritor de Blade a Lâmina do Imortal. Mais uma história com adaptação para anime (um bom anime), que também segue firme com suas 30 mil cópias mensais, um veterano de alta prioridade e alta qualidade da revista.
Volume #10 de Nami yo Kiitekure
Acho curioso como, enquanto Hiroaki Samura trabalha em sua própria história, a Afternoon também publica uma sequência direta de uma outra história do autor, o seu antigo e maior mangá de sucesso, Mugen no Juunin: Bakumatsu no Shou. Como ele não está escrevendo o roteiro nem desenhando a história, não dá pra considerar propriamente como uma obra do Samura, mas como os direitos são deles, e a marca Blade sempre será dele, é quase como se tivéssemos duas histórias do mesmo autor, na mesma revista.
Saltando para a 12° posição, outro mangá de alta prioridade e que se elevou ainda mais graças ao seu excelente anime, Skip to Loafer. A história que vendia 28 mil cópias mensais agora consegue vender 50 mil em 15 dias, um sucesso estrondoso, que considerando a temática do mangá, representa um sucesso ainda mais fora da curva.
Como canso de comentar, é um saco ficar reduzindo as histórias ao seu sucesso financeiro, isso não diz nada sobre sua qualidade. Mas é igualmente satisfatório a realização que esse sucesso financeiro está sendo entregue para uma fantástica história, aquele mangá que você julga merecer tal reconhecimento, Skip to Loafer é um desses casos. A revista ganha com isso, o público ganha com isso, e a arte ganha com isso, às vezes há justiça no mundo.
E no 13° colocado, você já ouviu falar?? Nem só de grandes sucessos vive uma revista, e Wondance é um desses não-sucesso, que ainda sim, carrega uma excelente história. Sempre na parte frontal da revista, com páginas coloridas e até capas ao longo do ano, as 8 mil cópias mensais de Wondance não assustam o editorial, o fantástico mangá de dança não deve em nada para as outras histórias da revista, e a Afternoon reconhece bem isso, ignorando suas vendas baixas e não largando mão de seu constante apoio e promoção.
Expressividade, plasticidade, a arte maravilhosa de Wondance
Por fim, a turminha do fundão, os “novatos” Saihate no Serenade, Chaos Game, Quartz no Oukoku. Seria normal apontar histórias de 12 capítulos como novatos, mas esses 12 capítulos mensais equivalem a aproximadamente 50 capítulos semanais, então, os novatos não são tão novatos assim. Todos já possuem, pelo menos, dois volumes lançados, e nenhum deles superou a marca das 3 mil cópias mensais.
Devido a isso, possuem, naturalmente, um certo risco de cancelamento, com Chaos Game sendo o primeiro dessa fila sangrenta. Aliás, falando em Chaos Game, a Panini anunciou que vai trazer o mangá para o Brasil a partir de Abril, curiosa decisão da editora, eles sem dúvidas sabem de algo que não sabemos, seja esse algo bom, ou ruim para Chaos Game. Talvez pegaram o mangá já sabendo de seu encerramento, para assim publicar uma história curta? É possível, fica aí a questão.
Mais uma vez, obrigado pela atenção, terminamos por aqui. Sem despedidas elaboradas, pois já preciso escrever o texto da Sunday. Fui-me, até a próxima, leiam a Afternoon!!