Enquanto Kingdom faz história na revista, conseguimos entender melhor sobre o futuro de algumas das mais novas séries da Young Jump.
- Escrito por FelRib
TOC Weekly Young Jump #51 (16/11/23)
01 – Kingdom c778 (Capa, Página Colorida de Abertura)
02 – Uma Musume: Cinderella Gray c139
03 – Dogsred c12
04 – BUNGO c369
05 – Renai Daikou c19
06 – Gas-tou Norainu Tanteidan c14
07 – Iron Familia c04 (Página Colorida)
08 – Aiseki Ii desu ka? c02
09 – Catenaccio c41
10 – Illios c59
11 – 4Gun-Kun c56
12 – Kimi no Koto ga Dai Dai Dai Dai Daisuki na 100nin no Kanojo c157
13 – Junket Bank c133 (Página Colorida)
14 – Noa-Senpai wa Tomodachi c18
15 – Josei Senyou c20
16 – Maru-kun: Hataraku Maltese c18
17 – Joyuu Meshi c62
18 – Kowloon Generic Romance c81
19 – Batsu Hare c81
20 – GANTZ: E c54 (Página Colorida)
21 – Happy Marionette c24
22 – Shounen no Abyss c157
23 – Shadow’s House c179
24 – Billion Racer c50
25 – Snack Basue c305
Ausentes: “Oshi no Ko” c132, Safe Sex c17, Diamond no Kouzai c38, Shin no Yasuragi wa Kono Yo ni Naku: Shocker Side c33, Kono Heya kara Tokyo Tower wa Eien ni Meinai c11, Ouritsu Mahou Gakuen no Saikasei c122, Normal Girl c16, Katagi Modoshi c52, Terra Formars (Hiato), Shin Good Job (Hiato)
Prévia da próxima edição – #52 de 2023
Capa e Página Colorida de Abertura: Kingdom
Página Colorida: Renai Daikou, Shin no Yasuragi wa Kono Yo ni Naku: Shocker Side e Kimi no Koto ga Dai Dai dai Dai Daisuki na 100nin no Kanojo
Página Colorida de Junket Bank
Vamos manter as introduções curtas, FelRib aqui de volta pra Young Jump da semana, você já sabe o papo. Junket Bank anunciou não apenas o lançamento de seu mais novo volume, mas também que terá com exposição de arte em um museu de Osaka em dezembro. Também, como publicidade para a obra, o artista colocou em sua conta um sorteio de posters autografados da série, o que sempre é legal de ver. Junket Bank pode não vender muito, mas tem um público fiel que está lendo desde que a série começou, com 6 mil cópias vendidas por volume em média. Seus volumes nunca caíram em vendas, sempre manteve a sua fanbase estável. O artista sabe disso, e possivelmente os editores também, deste modo essas exposições de arte servem como uma boa oportunidade para aumentar as vendas do mangá. Espero que seja um sucesso e consiga aumentar as cópias em circulação.
Dogsred voltou de seu hiato de três semanas, logo agora que a série é mais conhecida fora do Japão com sua tradução simultânea saindo globalmente. O primeiro volume da obra será lançado em 18 de janeiro de 2024, temos que esperar para ver o quanto irá vender.
Temos também as informações da próxima edição. Renai Daikou terá páginas coloridas para promover o lançamento de seu primeiro volume, de fato, todas as obras que ganham página colorida na próxima edição pelo mesmo motivo. Shocker Side tem seu terceiro volume lançado e as 100 Namoradas (100 Kanojo) tem o volume 16 em lançamento. Kingdom ganha a capa da próxima edição, está lançando o volume 70 da obra este mês também, e com isso pela primeira vez na história da Young Jump uma obra é a abertura e capa da revista por duas semanas seguidas.
Página colorida de Iron Familia
Deixei para comentar sobre Iron Família no final desta análise, afinal tenho certas informações e quero entrar em detalhes específicos. Sejamos claros, Young Jump NÃO possui uma TOC que coloca as séries em uma ordem de mais popular para menos popular, não temos como analisar sempre a colocação de certas séries, pois mesmo elas ficando entre os 3 últimos colocados, ela pode se manter por anos na revista. Um dos melhores exemplos para isso é Shadow’s House, a obra já ganhou duas temporadas de anime adaptadas pelo estúdio Clover Works e embora a série não seja um dos pilares, não seja um mangá que venda muito, ele é (segundo dados de novembro) a quarta obra que mais vende na revista, e mesmo assim ele constantemente fica nos últimos cinco colocados da revista. Shadow’s House basicamente mora no fundo da revista, onde a sombra bate bem. (Me desculpe) Porém, nós temos outra informação para levar em consideração, não podemos consultar a TOC, mas podemos analisar em quais capítulos a obra ganhou páginas coloridas. Para vermos isso com calma, eu fiz outra tabela (vai, pode rir) então vamos aos dados!
Explicar a tabela é a parte mais importante, na primeira coluna o nome das séries, quanto mais abaixo mais recente ela é, e temos na direita os primeiros vinte capítulos. A cor verde representa que o capítulo já lançou, a cor rosa é que ela ganhou páginas coloridas na edição e na laranja é por ter sido a primeira série da revista, estando com um destaque na capa. Agora todos quadros brancos são pelo motivo do capítulo não ter sido lançado ainda, os maiores culpados são os que mais recebem hiato e são exatamente essas séries que precisamos ficar de olho. Diferente da Weekly Shounen Jump que coloca os dois primeiros capítulos com páginas coloridas, a Young Jump prefere esperar um pouco e dar páginas coloridas no capítulo 4, as vezes demora mais como no sexto capítulo de Josei Senyou; quando o autor é renomado os primeiros capítulos recebem cores – Oshi no Ko recebeu os dois primeiros em cor, GANTZ E os 3 primeiros, como exemplo.
O outro “checkpoint” é perto do capítulo 11, em que as obras também ganham páginas coloridas, o motivo é simples, perto desta edição é quando o primeiro volume está sendo anunciado, então como promoção os editores colocam cor. Sim, as vezes demora mais, pois não é um número fechado exato. Noa-senpai é um bom exemplo para nós analisarmos, apenas no seu 15º capítulo que veio o anúncio do seu primeiro volume, e ganhou a primeira colocação na revista. E Happy Marionette? Os leitores mais fiéis das análises da Young Jump aqui do site talvez lembrem que a obra ganhou o mesmo tratamento que Noa-senpai, no 22º capítulo Happy Marionette foi a primeira colocada, com cor para promover seu volume, porém usei como base apenas os primeiros 20 capítulos como base para a tabela, então ficou fora da margem.
Tá, muita informação, me fala um resumo: SIMPLES, temos que ficar de olho em Normal Girl, Dogsred, Maru-kun, e claro no futuro, as duas séries mais recentes. Normal Girl é a que mais me confunde de todas as séries da revista, e não apenas pela sua história, a série está constantemente em hiato e ainda não teve páginas coloridas para promover o seu volume (que lançou dia 17 de novembro), toda publicidade foi para os outros volumes lançados no mês. Shocker Side e 100 Namoradas irão na próxima edição receber páginas coloridas para promover os novos livros, e Normal Girl nada nem nessa semana e nem na próxima. Dogsred eu não me preocupo no momento, foi anunciado que o primeiro volume será lançado em janeiro, temos bastante tempo para páginas coloridas, e até quem sabe uma página de abertura. Maru-kun é uma série de comédia que tem oito páginas em cada edição da revista, acho difícil analisar mas diria que a série está segura.
Página da Edição 51 – Batsu Hare Capítulo 81
Sentiram saudades do quadro? Estamos de volta essa semana com a melhor página da revista, um desenho de lobisomem. Quer mais do que isso? Batsu Hare é de Minori Inaba o gênio por trás da antiga série da Young Jump Minamoto-kun Monogatari, em que uma tia quer fazer um harém para seu sobrinho com o intuito de reconstituir a clássica história japonesa “O Conto de Genji”. Batsu Hare tem várias semelhanças com a série anterior do autor, tem comédia, uma pitada de nudez, e uma história descontraída. Neste capítulo de número 81, os personagens principais querem fantasias para o halloween por motivos muito complicados de se explicar em uma análise, portanto vamos fingir que é apenas com o intuito de vestir cosplay. Na foto, a fantasia do personagem principal Ichiro, algo tão inesperado e diferente que tive que incluir na minha análise. Para os interessados, a fantasia da Kurumi pode parecer que vai ser algo completamente impossível de se colocar aqui no site, mas não, é apenas uma fantasia um pouco sensual de mulher-gato, nada de mais se comparado com as normas da indústria de mangás. Acabei o que é necessário comentar sobre a edição, semana que vem Kingdom novamente, até logo!