Com possivelmente a melhor line-up do ano, a revista vem com força, colocando seus pilares no início e no final mostrando que não tem piedade para mangá que não vende.
- Escrito por FelRib
TOC Weekly Young Jump #50 (9/11/23)
CAPA: Hello! Project (Grupo Musical)
01 – Aiseki Ii desu ka? c01 (Página Colorida de Abertura, Nova Série)
02 – BUNGO c368
03 – Uma Musume: Cinderella Gray c138
04 – Kingdom c777
05 – Kimi no Koto ga Dai Dai dai Dai Daisuki na 100nin no Kanojo c156
06 – “Oshi no Ko” c131 (Página Colorida)
07 – Batsu Hare c80
08 – Gas-tou Norainu Tanteidan c13
09 – Safe Sex c16
10 – Diamond no Kouzai c37
11 – Illios c58
12 – Noa-Senpai wa Tomodachi c17
13 – 4Gun-Kun c55 (Página colorida)
14 – Maru-kun: Hataraku Maltese c17
15 – Iron Familia c03
16 – Happy Marionette c23
17 – Shin no Yasuragi wa Kono Yo ni Naku: Shocker Side c32
18 – Junket Bank c132
19 – Kono Heya kara Tokyo Tower wa Eien ni Meinai c10
20 – Shounen no Abyss c156
21 – Yasashiku naru megane (One-Shot de “MMK”)
22 – Ouritsu Mahou Gakuen no Saikasei c121
23 – Snack Basue c304
24 – Stand Up Start c123 (FIM)
Ausentes: Renai Daikou c19, Catenaccio c41, Josei Senyou c20, Joyuu Meshi c62, Shadow’s House c179, Dogsred c12, GANTZ: E c54, Normal Girl c16, Billion Racer c50, Katagi Modoshi c52, Kowloon Generic Romance c81, Terra Formars (Hiato), Shin Good Job (Hiato)
Nesta edição nós temos muitas coisas: Um poster de um Live-action de Golden Kamuy, anúncios de mercadorias de 100 Kanojo e de Kingdom, e por fim as séries mais importantes da Young Jump estão presentes. Tem tantas séries presentes na edição quanto idols japonesas na capa da revista.
Começando com uma nova série: Aiseki Ii desu ka? (tradução: “É bom compartilhar um assento”), do criador de “Cigarette & Cherry” (serializado na Manga Cross), é uma série de comédia entre uma universitária e uma trabalhadora de escritório conversando enquanto almoçam juntas. A série está substituindo o lugar de Stand Up Start (que falarei mais sobre) e colocando mais risadas na revista, que tem poucas obras de comédia.
Antes de conversar sobre as séries da Line-Up, farei uma breve escrita sobre MMK, o autor do one shot desta semana e também do one shot da semana passada. Para aqueles que notaram, MMK lançou dois one shots nas duas edições mais recentes da Young Jump. Li ambos (com meu japonês limitado) e adorei a arte dele e também o que entendi da história, estou torcendo para que MMK tenha a chance de publicar alguma série na revista futuramente e estarei lá no dia que lançar!
Página Colorida de Abertura de Aiseki Ii desu ka?
Após essa linda página colorida da Miyako Saitou, a melhor personagem da história da indústria de idols (o comentário não reflete a visão do site Analyse It, apenas do escritor da matéria FelRib) vamos falar um pouco sobre Dogsred, criado por Saturo Noda, criador de Golden Kamuy, que nessa semana teve seu live-action em destaque na revista. Eu vou repetir bastante o nome de Dogsred, pois acho importante destacar que agora nós temos um nome oficial da série com o nosso alfabeto romano: Dogsred! Não é tudo maiúsculo, não tem um R capitalizado, é assim como eu escrevi, e a maneira pela qual o ocidente recebeu essa informação é simples: O mangá agora tem publicação simultânea global pelo Manga PLUS! Vamos soltar fogos de artifício, dançar na rua, beber uma gelada, é comemoração aqui! Com isso nós temos…. duas séries da revista para ler oficialmente no aplicativo. Ok, não é muito, e isso foi triste de se dizer, mas vamos aos dados!
O Manga PLUS é o principal aplicativo de mangás no ocidente. Quem mora no Japão tem o aplicativo da J+ e muitos outros, mas no ocidente se tem a Manga Plus ou mundo dos piratas.. No app temos quais séries da Young Jump? Duas estão sendo publicadas na revista, e mais três que já encerraram. As atuais: Dogsred (lançou todos os seus onze capítulos dia 08/11) e Oshi no Ko (lançou em abril de 2022, quatro capítulos a cada 7 dias). Agora as três séries que já foram concluídas são Tokyo Ghoul (juntamente com a sua sequência), Kubo-san wa Mob wo Yurusanai e Terra Formars, que na verdade está em hiato. Se pararmos para pensar, esse número é muito pequeno e fica mais aparente quando notamos que existem 36 séries em andamento na revista, porém imagino que as outras revistas da Shueisha sejam em média a mesma história, poucas séries no aplicativo, e algumas revistas (como as de shoujo) não tem nada para ser achado.
Com todas essas informações na nossa mente, voltamos a Dogsred e podemos ter um ar de certeza ao cravar que o mangá não irá ser cancelado, pelo menos não tão cedo. Tá, mas e as vendas? Essa é uma ótima questão, pois a obra não teve o seu primeiro volume lançado ainda, porém os editores teriam escolhido alguma outra série para colocar tradução no ocidente se não tivesse certeza de uma boa recepção. Pode comemorar fã de hockey, a série ficará por um tempo viva e presente, mas as vendas do primeiro volume serão importantes para entender quanto bem recepcionado foi, ficaremos de olho.
Vamos comentar sobre a line up da revista agora: É muito importante lembrar que a Young Jump não segue um TOC rigoroso que nem a Weekly Jump, eles colocam as séries onde quiserem, e poucas séries nunca ficam para o final da revista em algum momento. Contudo essa edição é um bom exemplo das vezes que a revista não segue a sua casualidade, já que as séries estão em ordem de vendas. Da segunda obra da edição “BUNGO” até o sexto colocado “Oshi no Ko” estão entre as 10 séries que mais vende atualmente para a Young Jump. As que faltam para fechar o top 10 são Shadow’s House, Kowloon Generic Romance e GANTZ:E (as três não estão presentes na edição desta semana), e Shocker Side (que sempre está perto do meio da revista) e Diamond no Kouzai que está logo na metade nesta edição. Ficou Confuso? Calma, fiz uma pequena tabela para mostrar a ordem das séries, sem problemas.
Aqui está o TOP 15 para vocês verem as quinze séries que melhor vendem na revista (não, Terra Formars não existe, não pergunte). Na primeira coluna a posição da série em vendas, na segunda o nome da obra, na terceira temos a quantidade de vendas e após a barra em quantos dias esse número foi alcançado. Por exemplo: o quinto colocado GANTZ:E vendeu 19 681 cópias em 10 dias. Todos os dados estão levando em consideração os últimos dados de vendas de cada série no momento da publicação dessa análise (novembro 2023). Ainda estou estudando os dados e logo mais trago tudo em vendas totais para vocês, o que podemos tirar dessa tabela é simples, essas são as séries que em questão de vendas estão a salvo. Como não podemos utilizar puramente TOC para saber quais séries serão canceladas, temos que usar o número de cópias compradas para completar a informação. Pode ser que elas sejam cortadas da revista? Sim, são aquelas mais seguras.
Vamos olhar o outro lado da tabela, aqui temos os mangás mais abaixo, aqueles que suas vendas são mais preocupantes, incluindo o apenas cancelado Stand Up Start. O mangá vendia mais que metade da revista, mas suas vendas não apenas estagnaram, como diminuíram bastante nos últimos anos, assim os editores perceberam que deram chances o suficiente e cancelaram a série após ela completar 3 anos.
Sobre Snack Basue, ele é para a Young Jump o que “Fumetsu no Anata e” é para a Magazine, ou o que Isobe Isobee Monogatari foi para a Jump semanal, em outras palavras, Snack Basue encerra a revista (salvo raras exceções), ele é basicamente a Young Jump dando tchau para seus leitores. Nessa edição não foi a última obra, foi a série cancelada, deixo na mente de vocês que essa série não foi encerrada com abraços e choros, mas foi mutilada com o machado grotescamente. Adicionando as informações da tabela, existem 8 séries que ainda não tiveram seus primeiros volumes lançados: a que lançou essa semana e a lançada na semana Iron Familia; também tivemos 3 irei falar no próximo parágrafo; e os outros 3 que são Dogsred, Maru-kun: Hataraku Maltese e Gas-tou Norainu Tanteidan. Agora nos resta ver as grandes apostas de novembro, o que o mês reserva para os fãs de mangás está na próxima imagem.
Página promocional dos volumes de novembro da Young Jump e da Tonari no Young Jump
Semana passada cometi um erro dizendo que Renai Daikou teria seu primeiro volume lançado em dezembro, mas essa informação é falsa, a data de lançamento é 17 de novembro, peço perdão pelo erro. Agora com as informações corretas, as séries que terão seus primeiros volumes lançados em novembro são: Renai Daikou, Happy Marionette e Normal Girl. A primeira da lista só por estar lançando juntamente com um novo volume de Oshi no Ko é uma baita jogada de marketing. Imagina os fãs ao ir na livraria comprar o novo volume de seu mangá favorito de Idols encontrarem um cartaz bem grande “Do mesmo autor de Kaguya sama e Oshi no Ko, leve também Renai Daikou”, seria uma estratégia genial para aumentar suas vendas. O segundo da lista é Happy Marionette, que recebeu a página colorida de abertura na semana passada, mostrando um apoio dos editores. Agora Normal Girl, não teve nada, não sei nem o que comentar sobre, talvez semana que vem tenha alguma página colorida? Na imagem temos 9 obras da Young Jump: em destaque o volume 13 de Oshi no Ko (acima) e o volume 1 de Renai Daikou. As outras são as que estão na direita da Ai (a garota de cabelo roxo), em ordem: Kingdom vol 70, Normal Girl vol 1, Junket Bank vol 13, Kanojo 100 vol 16, GANTZ:E vol 6, Happy Marionette vol 1 e Shocker Side vol 3. Todas as 11 obras restantes são da Tonari no Young Jump.
Essa edição acabou e não teremos Página da Edição, porém fiquem aqui com a imagem dos últimos três volumes lançados de 100 Kanojo. Semana que vem teremos história sendo feita, Kingdom será a capa da revista por duas edições seguidas. Até lá!