Chegou o momento de avaliarmos a recepção dos cinco primeiros capítulos de Mama Yuyu, excluindo o primeiro que eu já realizei uma análise AQUI. Eu irei dividir a análise em capítulos, para vocês assim entenderam a evolução da opiniões dos japoneses, capítulo após capítulo. Depois disso eu irei dar um pequeno resumo da opinião geral, para assim vocês terem um quadro geral da situação série, incluindo suas chances de sucesso e expectativas para os próximos capítulos. A recepção de Kagurabachi vai sair na próxima semana, assim que a série completar cinco capítulos. Já Two on Ice naquela sucessiva.
Os comentários e a recepção são extraídos dos seguintes lugares: Youtube, “X”, 2ch, Jump Matome e alguns outros sites menores japoneses. Sem mais delongas, vamos para ver o que os japoneses estão achando:
Capítulo 02: “Corra, Corleo”
O que aconteceu nesse capítulo: Nesse segundo capítulo o protagonista “Corleo” continua a sua crise existencial, no qual não entende a sua função como “herói” nessa sociedade no qual os demônios e seres humanos convivem. Essa crise leva Corleo confrontar a sua mãe, rainha dos demônios. Enquanto eles discutem no túmulo do herói precedente, são atacados por uma estranha, agora Corleo terá que proteger a sua mãe.
O que os japoneses estão achando: O pessoal gostou desse capítulo, com elogio com o ritmo da história, atmosfera e várias pessoas elogiando a arte, mas muitos deixaram claro que estão com dificuldades de seguir a quadrinização da série, considerando-a muito complexa. Também percebi algumas críticas ao excesso de informações ocultas na série, que ajudam a criar um mistério, mas deixam a história bem confusa. Por isso eu acredito que não podemos considerar esse capítulo “POSITIVO” e sim mais “REGULAR”, já que teve opiniões mistas em relação a série como um todo, com várias críticas, mas também vários elogios.
Principais Comentários sobre o capítulo:
- “O capítulo 2 foi interessante. Parece que será uma história sobre como lidar com o herói e o lorde demônio de outro mundo, agora que o lorde demônio apareceu. Espero que o Capítulo 3 nos dê uma direção mais clara do rumo da história”
- “É interessante, mas não posso negar que por causa da quadrinização é difícil de se ler.”
- “Eu gostaria que ele não tivesse usada aquela quadrinização estranha e apenas se limitasse a um estilo para todo o capítulo.”
- “A atmosfera geral parece um mangá antigo de uma época passada. Eu gosto da atmosfera sombria. A história é completamente diferente, mas me lembra Yumeki Merri.”
- “O Capítulo 2 é perfeito. Pessoalmente, me lembra Boku no Hero Academia em seus estágios iniciais.”
- “Tem vários quadros muito legais, mas alguns são dificeis de se entender. Acho que com experiência ele vai entregar a melhor arte da revista”.
- “Mama Yuyu! O capítulo 2 também foi ótimo! Posso ver isso se transformando em uma história sobre o extermínio do lorde demônio agora que eles apareceram. Espero que o capítulo 3 esclareça as coisas.”
- “A história de Mama Yuyu é lotado de informações e eles não estão explicando bem essas informações. As partes cruciais estão subexplicadas, o que torna difícil a imersão na história. Pelo menos como o herói terminou a guerra através de sacrifícios deve ser descoberto em breve, já que é quase de conhecimento comum neste mundo.”
- “Há muita informação oculta. Pelo menos, as relações entre Mama Yuyu, o herói atual, e o ex-herói deveriam ser logo reveladas para fornecer clareza na história. Mesmo as partes não ocultas não precisam ser tratadas com tanto sigilo, os leitores podem se preocupar porque não há muita substância.”
- “Gosto da atmosferas mais obscura da série, a quadrinização é muito bonita de se ver, me divirto com as ideias criativa que ele cria. A história ainda é um mistério, mas quero ver o que vai acontecer”.
Capítulo 03: “A Torneio e o Passarinho”
O que aconteceu nesse capítulo: Corleo é salvo pelo General Pannello, que leva ambos para o QG central. O militar explica a situação do mundo e consegue convencer Corleo a se tornar o herói que ele sonha ser. Assim, nas últimas páginas desse capítulo, protagonista parte para o treinamento com o general, deixando a sua mãe para trás. Esse é o encerramento do prologo da história.
O que os japoneses estão achando: Se o segundo capítulo dividiu ainda muitas pessoas por causa da quadrinização, esse teve uma recepção mais positiva, com quase a mesma quantidade de comentários. Isso é um indicativo importante, pois algumas pessoas que não gostaram poderiam ter já abandonado o mangá (e assim os comentários tendencialmente parecem mais positivos como acontece com alguns mangás cancelados). Não parece ter acontecido isso com Mama. Os leitores elogiaram a maior clareza na história e a quadrinização mais contida desse capítulo, e a grande maioria gostou dessa ideia de “prologo”, mesmo alguns se preocupando com o ritmo da série.
Principais Comentários sobre o capítulo:
- “O capítulo 3 foi muito bom. Justamente quando pensei que o autor iria se concentrar na luta contra o cachorro estranho, a história avançou rapidamente e eles revelaram algumas informações.”
- “Então essa era a introdução da história? Três capítulos como introdução é bom ritmo, mesmo que lento para os padrões atuais”
- “O Capítulo 3 foi muito bom. Eles revelaram todas as informações que queríamos. Corleo e Haruharu não são parentes de sangue.”
- “Até agora, parece que este é foi o prólogo mesmo. Agora espero que a ação aumente a partir daqui.”
- “De uma forma boa ou ruim, este mangá parece bem diferente de outras novas séries. Mama Yuyu é fofa e, pessoalmente, estou torcendo por ela.”
- “Tivemos uma pequena luta, várias informações foram reveladas e tivemos a conclusão do prologo. Ele (o autor) poderia ter se dedicado mais um pouco para as batalhas, entregando uma ação mais emocionante, talvez terminando o prologo no capítulo quatro ou cinco, mas mesmo assim estou gostando do mangá.”
- “A leitura foi mais fácil nesse capítulo, a quadrinização foi melhor”.
- “Usar o título no final sempre parece ser uma assinatura do autor.”
- “Parece uma versão depressiva de Mahoujin Guru Guru”
- “Melhor que Kagurabachi e Two on Ice, mas acho que não vai sobreviver, muitas pessoas criticando a quadrinização”
Capítulo 04: “O Leão Se Impõe Bravamente”
O que aconteceu nesse capítulo: Nesse capítulo, enquanto o general e Corleo viajam, eles decidem treinar um pouco, no qual o autor mostra uma rápida cena de ação. Chegando no destino planejado, Corleo encontra “Elysia Wool Pool” uma outra heroina que acabou terminando nesse mundo. O protagonista acaba gritando em choque, terminando assim o quarto capítulo da série.
O que os japoneses estão achando: Esse capítulo acabou agradando quem gosta de personagens femininas, já que o design de Elysia foi muito elogiado – vi alguns leitores de Nue no Onmyouji aparecendo para elogiar o mangá. São leitores que tendencialmente gostam de mangás com personagens femininas atraentes -. Contudo, Mama Yuyu sofreu críticas por causa da sua ausência de lutas. Os leitores que esperavam que a série fosse um Battle-Shounen começaram a demonstrar uma insatisfação que sinceramente me preocupa um pouco. Sempre vejo uma divisão na opinião dos leitores, nunca visão única sobre a série. Já as críticas a quadrinização praticamente desapareceram.
Principais Comentários sobre o capítulo:
- “Outra personagem feminina peculiar apareceu.”
- “Correo finalmente fez algum progresso e Elysia é fofa. Está ficando interessante.”
- “Eu ri do ‘Continente das Dez Letras’. Este autor é surrealista?”
- “O ‘Continente das Dez Letras’ é tão absurdo que é estranhamente divertido. Estou começando a sentir a vibração meio louca vindo deste mangá.”
- “O “Continente das Dez Letras” é uma tentativa de construir um mundo divertido e louco, é uma piada que me fez ri, mas vejo que muitos não entenderam”
- “O autor evita desenhar cenas de batalha, ao que parece. Na cena do soco ele desenhou somente uma mão, o ataque cortante anterior foi disfarçado com layout de painel, e desta vez, a maior parte do treinamento foi apenas com as mãos, exceto a parte final. “
- “É possível que o autor não queira desenhar cenas de ação? A forma como evita representações de batalhas é bastante distinta. Desenhar apenas a configuração e negligenciar o processo é característico deste mangá.”
- “A forma como retratam as cenas de ação é única e o ritmo não é convencional.”
- “Eu esperava que fosse um mangá com mais ação, até agora não tivemos nenhuma cena de ação. Estou pensando em abandonar a leitura”
- “Esta semana, tanto MamaYuyu quanto Kagurbachi foram divertidos. Ambos tiveram heroínas mais velhas, com capítulos fofos e de bom humor. Estou indeciso sobre qual delas colocar no topo da pesquisa.”
Capítulo 05: “Eu não tenho nada pelo que viver”
O que aconteceu nesse capítulo: Nesse capítulo conhecemos um pouco mais do passado e da história de vida da heroína “Elysia”, enquanto tanto ela quanto o protagonista são atacados por uma outra criatura estranha. Temos uma rápida cena de ação que resulta no protagonista salvando “Elysia”.
O que os japoneses estão achando: Capítulo polêmico, meus amigos, bem polêmico. Eu acho que talvez esse tenha sido o capítulo mais importante da história, por dois motivos: O primeiro é que a introdução de Elysia resultou em uma grande briga, nem tanto na 2ch que no geral gostou bastante dessa introdução, mas nos demais sites. Os leitores que sentem saudades de Mama acabaram não gostando de Elysia e aqueles que não gostavam de Mama, amaram a introdução de Elysia. É pau, é pedra, é bomba, é guerra. Depois tivemos uma grande discussão sobre ambientação da série. O público, que já se acostumou com a quadrinização, continua porém ainda não entendendo muito bem nem a história e nem ambientação. O autor precisa SIM ser mais claro para assim convencer os leitores da revista.
Principais Comentários sobre o capítulo:
- “Honestamente, estou apoiando bastante esse mangá. Eu me pergunto como está a opinião pública. Esta semana, parecia que a quadrinização estava um pouco sinuoso, mas foi um bom capítulo para o protagonista e com uma boa interação inicial com a heroína. “
- “Elysia é uma das melhores adições, estou amando ela. Estava perdendo o interesse, agora que ver mais dela”
- “Elysia-chan é fofa, tem peito grande e é mais velha. A melhor! Os personagens assim realmente melhoram o mangá. Ter Mama como heroína seria um desastre!”
- “O quê!? A capa era tão focada na Mama, e a heroína é uma garota de 24 anos? Quero reembolso!”
- “Alguém pode explicar o motivo do autor ter mudado a heroína de Mama para Elysia? Eu preferia muito mais a Mama. Vou parar de ler o mangá até Mama voltar”
- “O melhor capítulo da série até o momento, finalmente com uma boa cena de ação”
- “Ver um mundo com semáforos vermelhos e faixas de pedestres, é bastante inesperado. Achei que fosse baseado em um mundo medieval com espadas e magia.”
- “Isso significa que definitivamente existem armas de fogo, considerando que existem elementos de design da Era Showa. Achei que era baseado em um mundo medieval com espadas e magia, mas não é nada disso.”
- “Como é uma história em mundo moderno, agora estou ansioso para que Tóquio, carne Wagyu e pachinko apareçam.”
- “É claro que os capítulos 1 a 3 eram muito longos. Em termos de ritmo da história, os três primeiros capítulos poderiam ter sido condensados em um capítulo, e o conteúdo desta semana poderia ter sido o terceiro capítulo para assim deixar a história mais dinâmica. Agora é tarde demais.”
- “Desde o primeiro capítulo que estou tentando descobrir se esse é um mangá de magia medieval ou em um mundo mais moderno”.
Podemos concluir assim que a recepção de Mama Yuyu é muito polêmica ainda, pois mesmo o pessoal se acostumando pouco a pouco a quadrinização da história, poucos estão completamente convencido com a história, com vários pontos sendo questionados ao longo dos capítulos. É normal os leitores apontarem uma questão ou outra, mas quando um mangá está constantemente sobre inquérito nunca é positivo. Mesmo assim, ainda vejo muitas pessoas elogiando a arte, elogiando vários elementos do autor, mostrando que Mama Yuyu tem seus apoiadores. É inegável que a série é uma das mais únicas desse ano.
O mangá na Jump Matome e também na 2ch está conseguindo ter mais comentários que Kagurabachi, demonstrando que o público mais “Hardcore” da Weekly Shonen Jump está sim mais interessado em Mama Yuyu que Kagurabachi, mas quando olhamos as visualizações na Jump Plus japonesa, vemos que Kagurabachi tem muito mais leitores, indicando assim que Kagura consegue agradar bem mais o público casual. As visualizações de Mama Yuyu não são ruins, mas estão naquele “LIMBO” de incerteza sobre sucesso ou fracasso. Two on Ice está atrás de ambos os mangás tanto na Plus japonesa quanto nos fóruns.
Porém tem algo de MUITO positivo em Mama Yuyu, os leitores ainda não abandonaram o mangá e a série no quinto capítulo consegue quase ter 400 comentários na Jump Matome, por exemplo, algo espetacular, somente Nue no Onmyouji, Ruri Dragon, Earthchild e Nige Jouzu Wakagimi tiveram mais comentários que Mama Yuyu no seu quinto capítulo. Os editores devem estar gostando da repercusão da série, mesmo que quantidade de comentário indica engajamento, mas não a qualidade desse engajamento. Por isso que realizo essas análises no qual eu digo também o que o público está pensando, para vocês entenderam a qualidade do engajamento.
Voltando, diferente de outros mangás que já chegavam mortos em popularidade no quinto capítulo (vide Tenmaku Cinema e Ice-Head Gill), as cartas ainda estão na mesa para Mama Yuyu, que está prendendo atenção dos leitores mais Hardcore, que caso se convençam de uma vez por toda da qualidade da série, podem começar a fazer uma boa publicidade da série. É muito interessante a situação no qual Mama se encontra. O mangá precisa nos próximos capítulos entregar uma BOA CENA DE AÇÃO e um ROTEIRO CLARO que apresente de uma vez por todas o mundo da obra, para assim conquistar de vez os leitores, garantido a sua sobrevivência. Caso não consiga e mantenha a recepção que está tendo atualmente, as diria que tem chances medianas de sucesso.
Legenda:
C1, C2, C3: Capítulo 1, Capítulo 2, Capítulo 3
SP: Super Positivo, P+: Altamente Positivo, P: Positivo, P-: Levemente Positivo, R: Regular
N-: Levemente Negativo, N: Negativo, N+: Altamente Negativo
T: Terrível / Tragédia
– 89% (8/9) das séries que tiveram quatro ou mais recepções positivas nos sete primeiros superaram 1 ano de vida ou mais de 45 capítulos (Exceção: Doron Dororon com 36 capítulos)
– 33% (1/3) das séries que tiveram TRÊS recepções positivas nos sete primeiros capítulos superaram 1 ano de vida ou mais de 45 capítulos (PPPPPP superou 1 ano)
– 0% das séries que tiveram DOIS OU MENOS recepções positivas nos sete primeiros capítulos superaram 1 ano de vida ou mais de 45 capítulos
*Lembrando que o grau de positividade é calculado através da quantidade de comentários positivos e negativos, e os resultados das votações das séries preferidas nos SITES JAPONESES.
Quantidade de Comentários na Jump Matome: