Matéria escrita por Leonardo Nicolin
O ano está terminando, e é o momento de começarmos a pensar nos autores que podem voltar a revista em 2024. Assim trago a vocês uma lista de dez mangakás que podem retornar na revista no próximo ano. Obviamente tem mais de 10 autores que podem retornar, mas como em um ano temos entre 10 e 13 novas séries, sendo a grande maioria são novatos, decidi apresentar somente 10 nesse artigo.
É importante dizer que não vou colocar autores que tiveram suas séries encerradas em 2023, já que precisam de mais tempo para trabalhar em um novo projeto e ESPERO que eles não retornem logo. Também, para deixar a lista mais variada, irei citar 5 autores que lançaram sucessos e 5 autores que lançaram fracassos. E concluindo, esse NÃO É UM TOP 10, já que simplesmente odeio criar TOPs (tirando o TOP 30 Melhores do Ano que já se tornou uma tradição), mas sim uma lista com dez possíveis nomes.
Togo Goto e Kento Matsuura (Honomieru Shounen)
Nada melhor do que começarmos com o polêmico “Honomieru Shounen”, também conhecido como “Phantom Seer”. A série que agradou gente bastante no ocidente, mas dividiu o público no oriente ao ponto de ser cancelado mesmo tendo vendas medianas para a época. Os autores, porém, continuaram trabalhando em novos projetos, tentando conseguir uma nova serialização na revista. Juntos lançaram o One-Shot “Harukaze Mound”. Já o Matsuura, que também tinha desenhado o fracasso Tokyo Shinobi Squad, lançou um outro One-Shot chamado “Sekai no Owari no Pen-friend” juntamente com o roteirista Iwata Sekka.
Eu acredito que ambos retornarão JUNTOS a Weekly Shonen Jump em 2024, talvez com o One-Shot de “Harukaze Mound” ou uma ideia completamente nova. Uma coisa é quase certa, se retornam juntos, provavelmente continuarão sempre no campo do Battle-Shounen ou aventura, para assim agradar o público que gostou de “Phantom Seer”, e se o roteirista souber corrigir os seus principais erros durante a serialização precedente, a série tem boas chances de se tornar um sucesso, já que a arte será de altíssimo nível.
Haruichi Furudate (Yotsuya Sensei, Haikyuu!!)
Já se passaram três anos desde que Furudate deu “adeus” a Weekly Shonen Jump em 2020. Como o autor ainda está bem de saúde e não lançou nenhum outro projeto em outras revistas, tudo indica que já deve estar trabalhando em seu retorno a Weekly Shonen Jump (ou também pode estar aproveitando suas férias merecidas após oito anos de publicação semanal, o que seria comprensível). Mas é natural, assim, nos perguntarmos se o Furudate vai retornar com um outro mangá de esporte.
Acredito de não. A primeira de série de Furudate foi um mangá de aventura e terror, lançado na Weekly Shonen Jump em 2010. Não acredito que o mangaká vá voltar ao terror, mas esse projeto é a prova que a sua arte pode trabalhar em outros campos. Deste modo, eu não restaria chocado em vermos Furudate lançando uma série de aventura (similar a Dr. Stone) ou até mesmo de investigação (algo mais próximo ao seu primeiro projeto). As chances do autor retornar a revista em 2024 são altas, por isso vamos torcer para ser um mangá de alta qualidade!
Shun Numa (Samon-kun wa Summoner)
Desde o cancelamento de Samon-kun wa Summoner que o autor Shun Numa está vagando pelas edições, lançando vários One-Shots com boa recepção, mas que não convencem os editores. Contudo depois de alguns anos desaparecido, ano passado e esse ano o autor lançou dois One-Shots, sendo “Choujun! Choujou-senpai” aquele de maior destaque. Está mais do que claro que os editores querem apostar de novo no mangaká, que mesmo tendo lançado um mangá que não durou um pouco menos de 2 anos, conseguiu agradar muitas pessoas.
A questão é, Shun Numa vai continuar no campo da comédia? Provavelmente sim. Contudo, a sua comédia será o suficiente para fazê-lo sobreviver na revista ou o mangaká lançará mais um quase sucesso? Eu realmente espero vê-lo de volta em 2024, mas até mesmo se retornar, não será simples a sua sobrevivência.
Shiro Usazaki (Act-Age)
É o momento de nomear o inominável: Act Age. O cancelamento justo, mas inesperado da série, por causa do crime realizado pelo roteirista é um dos acontecimentos mais trágicos da revista nos últimos anos, já que veio a prejudicar a carreira da artista Shiro Usazaki. Por isso nada mais do que justo que vê-la retornando a revista com um grande projeto.
E realmente esse ano ela lançou, juntamente com outros autores, um dos One-Shots mais promissores que já li: “Kimi to Aoi Yoru no”, mangá de investigação no qual o leitor pode interagir com a investigação utilizando uma app. A boa recepção me leva a crer que temos boas chances de ver esse mangá estreando em 2024 ou 2025 na revista, dependendo de quanto é complexo produzir a obra (já que planejar essa interação não será simples para uma obra semanal). Mas certamente, Shiro Usazaki está trabalhando em um dos projetos mais ambiciosos da revista, com uma boa chance de retornar na segunda metade de 2024.
Fusai Naba (Aliens Area)
Aliens Area pode não ter sido um grande sucesso, mas a Weekly Shonen Jump parece acreditar no potencial do autor, por isso podemos vê-lo de volta a Weekly Shonen Jump em breve, talvez justamente com o One-Shot que ele lançou nesse ano na Jump GIGA Summer 2023. Sim, o mangá era bem fechado e precisa de várias mudanças para poder ser adaptado a Weekly Shonen Jump, mas não deixava de ser um One-Shot bem interessante.
É importante dizer que as possibilidades do Fusai Naba retornar no primeiro semestre desse ano são relativamente baixas, mas é possível vermos o autor na revista no segundo semestre de 2o24 ou em 2025. E se não for com o One-Shot previamente lançado, quem sabe com mais um outro Battle-Shounen.
Tadahiro Miura (Yuragi-Sou no Yuuna-San)
Outro mangaká veterano que pode retornar a revista é Tadahiro Miura, que lançou esse ano na Jump GIGA um One-Shot bem promissor para quem gosta de Ecchi: “Junketsu no Asmodeus”. É inegável que os editores querem que o Miura retorne a revista, já que desde o encerramento de Yuragi-Sou no Yuuna-San, ele lançou três One-Shots, mas as chances de Asmodeus ser serializado é certamente maior que os demais.
A concorrência para retornar a revista atualmente é bem alta – e a maioria dos autores aqui citados não retornarão a revista em 2024, já que teremos entre 11 e 14 vagas se abrindo, mas mais de metade serão ocupadas por autores novatos -. Por isso as chances de Miura são menores que alguns outros que citei e vou citar nesse artigo, mas a boa recepção do seu último trabalho “Junketsu no Asmodeus”, One-Shot ecchi sobre demônios e exorcismo, aumentam as chances do autor retornar no próximo ano ou naquele seguinte.
Kei Kamiki (Hakaishin Magu-Chan)
Tem dois autores de comédia que quero ver de volta: O primeiro é o veterano Shuichi Asou, que escreveu Saiki Kusuo no Sainan. Já o outro é o Kei Kamiki que lançou o ótimo Hakaishin Magu-Chan. Eu entendo que os editores estão mais concentrados em achar novas séries de ação ou aventura, inclusive o autor lançou o One-Shot “Salamander no Shuukin” que não era uma comédia, mas se Kei Kamiki tiver uma nova ideia de comédia promissora, é justo que seja lançada. Hakaishin Magu-Chan é um dos melhores quase sucessos dos último anos.
E o autor não é que era bom somente em comédia, conseguia entregar momentos simples, mas bem emocionante. Kei Kamiki merece uma nova chance.
Naoshi Komi (Double Arts, Nisekoi)
Eu estava em dúvida entre Naoshi Komi e BOICHI, mas depois de pensar por algumas horas, decidi colocar o Naoshi Komi. O BOICHI mesmo tendo boas chances de voltar em 2024, está trabalhando em vários projetos, o que poderia ser um pouco pesado para ele. Além disso, Nisekoi terminou em 2016, por isso no próximo ano irá completar 8 anos do seu encerramento. Prefiro ver Naoshi Komi retornando em 2024 e Boichi em 2025.
De qualquer modo, já vimos autores demorarem anos para retornar a revista, Shinohara retornou após 9 anos ausente, por exemplo, mas a situação de Naoshi Komi é mais complicada, já que o mesmo não lançou nenhum One-Shot entre 2019 e 2021. Contudo, mesmo estando na geladeira da revista, ano passado, após anos desaparecido, o autor lançou um material original, o One-Shot “Seijo no Chi”, mostrando assim que Naoshi Komi está de volta ao jogo. Eu acredito que 2024 pode ser o ano do seu retorno, o ano que Naoshi Komi lance o seu tão amado Battle-Shounen ou até mesmo um novo mangá de romance. Se será um sucesso é um outra história, mas seria incrível ver de volta o criador de Nisekoi.
Yuki Kawaguchi (Red Hood)
Yuki Kawaguchi conquistou o coração de muitas pessoas no ocidente com Red Hood, mas quase ninguém no Japão. Mesmo assim é claro que os editores sabem o potencial do mangaká, já que ele lançou o One Shot “Kinniku Jorei” na Jump GIGA Spring 2023 e recebeu Página Colorida de Abertura, mas não acho que o Kawaguchi vai voltar com o Kinniku Jorei, ao menos espero já que a qualidade era duvidosa.
Eu espero o autor retornar com um Battle-Shounen de aventura de novo, pois mesmo Red Hood não dando certo, é possível ver a capacidade do autor de desenhar cenas de ação, devendo somente melhorar o ritmo da sua história. Quais são as chances de Kawaguchi voltar em 2024? Boas, mas existe uma possibilidade real que os editores decidam antes testar um outro One-Shot, dessa vez na Weekly Shonen Jump.
Gotouge (Kimetsu no Yaiba)
E nada melhor do que concluir com Gotouge, que lançou o maior sucesso comercial da década passada: Kimetsu no Yaiba. Independente se você gosta ou não de Gotouge, é inegável que muitas pessoas estão ansiosas para o seu retorno já que antes mesmo de lançar Kimetsu no Yaiba, Gotouge tinha lançado vários One-Shot de sucesso, incluindo Haeniwa no Zigzag, que teve um das melhores recepções que eu vi na 2ch. O sucesso de Kimetsu no Yaiba aumentou ainda mais o hype em relação ao seu próximo trabalho.
Eu acredito que as chances de vermos ano que vem um seu novo trabalho são altas, já que em 2024 completará quatro anos do encerramento de Kimetsu no Yaiba, mas a pergunta que devemos nos fazer é; Gotouge lançará um novo Battle-Shounen ou uma série de mistério/drama? Todos seus trabalhos e One-Shots foram com uma temática mais obscuras, mas nem todos foram Battle-Shounen, por isso podemos ver um mangá de mistério, drama ou até mesmo aventura. Como Gotouge não lançou nenhum One-Shot nesses últimos quatro anos, nos resta somente uma grande dúvida sobre o que será seu tão esperado próximo projeto.