Nessa análise eu irei trazer um “RESUMO” da recepção dos japoneses do capítulo em questão, além disso, irei trazer os principais comentários positivos, comentários neutros e comentários negativos, encerrando com uma avaliação pessoal da recepção desse capítulo, indicando um voto que vai de “SP” (Super Positivo) até “T”, que é terrível / trágico. Lembrando que nos fóruns comentam mais os leitores mais “Hardcore” da Weekly Shonen Jump, aqueles leitores mais casuais tendem a não comentar em fóruns ou sites, preferindo comentar nas redes sociais abertas ou até mesmo simplesmente guardar a opinião. A opinião da internet não revela por completa a popularidade de uma série, mas nos dá uma ideia de como está indo um mangá.
A maioria dos leitores gostaram do primeiro capítulo, elogiando principalmente a arte da série que no mesmo tempo que muitos consideraram “única” para os padrões atuais, para alguns lembrou a panelização das obras do Tezuka. Os efeitos sonoros também foram elogiados, já que para algumas pessoas lembrou Chainsaw-man que utiliza efeitos parecidos. Sim, algumas pessoas admitiram que a organização dos painéis dificultou a leitura, contudo, eu vi muito mais elogios a arte do autor do que críticas. É praticamente um consenso entre os leitores que “Mama Yuyu” entregou uma arte de qualidade que normalmente não é vista nos autores novatos.
Porém, a série ainda não conseguiu convencer todos os leitores. Diferente do ocidente que muitas vezes é convencido a seguir uma série somente pela arte, vários japoneses ainda estão esperando para “ver os próximos capítulos” já que consideraram essa introdução muito genérica, sem mostrar nada de diferente, ou em outros casos uma introdução que parecia um One-Shot, sem dar abertura para o que a série irá se tornar. Esperam que no próximo capítulo o mangá apresente algo mais substancial no quesito roteiro e que desenvolve melhor a “Mama”, que não teve muita relevância no primeiro capítulo. Se a arte acabou sendo o ponto mais elogiado, de longe o roteiro acabou sendo o ponto mais criticado, mesmo não sendo considerado ruim, somente genérico. Eu acredito que mesmo assim o público DE LONGE teve uma recepção mais positiva que negativa.
Então, mesmo tendo alguns comentários que acharam pesado a autorreflexão do protagonista ou até mesmo criticando o roteiro genérico, grande parte, sem sombras de dúvidas, dos comentários elogiavam a série, que na minha opinião teve uma recepção “P” (Positiva) nesse primeiro capítulo. Temos ver que se essa recepção positiva vai se manter também nas próximas semanas, já que é normal uma série ser bem recepcionada no primeiro capítulo e só depois se tornar impopular.
Positivos:
“Parecia algo saído das obras de Osamu Tezuka. A arte e o layout do painel eram únicos e tinham originalidade, a obra me divertiu”
“Posso sentir talento aqui. Claramente não é apenas mais um artista de mangá novato qualquer”
“Mangá interessante, mesmo com uma história “OK”, conseguiu me chamar atenção pelo ritmo e pela composição. Vou continuar acompanhando”
“Eu pessoalmente gostei do primeiro capítulo. Tem algo de único e, embora o tema do herói e do senhor demônio seja usado em demasia, é um mangá revigorante (no sentido de trazer novidades)”
“Caras de choro das personagens femininas sempre são bem feitas. A história é um pouco genérica, mas ficou boa, então vou votar nele no cartãozinho”
“A história me envolveu emotivamente e a arte ajudou muito nesse processo. O mangá tem qualidades que outras séries novatas não tiveram nos último anos, é único e revigorante, por favor não cancelem”
“Apesar de sua singularidade, o impacto emocional é direto e envolvente. Este mangá é bom.”
“Gostei. Senti muita originalidade tanto na arte quanto na composição dos painéis. Espero que continue interessante também nos próximos capítulos”
“A arte é excepcionalmente boa em comparação aos últimos novatos e gostei da composição dos painéis. Espero que se torne um sucesso.”
Neutros:
“Ainda estou reservando o meu julgamento para a partir do segundo capítulo! Parece que a verdadeira emoção ainda vai começar”
“Foi um capítulo interessante, mas o layout do painel não era único demais?”
“É muito difícil na Weekly Shonen Jump atual mangás de fantasia vingarem, vamos ver até quando vai sobreviver. De qualquer modo, o foi um bom primeiro capítulo”
“O primeiro capítulo teve uma sensação satisfatória de One-Shot, então estou animado para ver onde a história vai prosseguir”
Negativos:
“Um herói mudando repentinamente de ideia e sendo salvo no final parece diferente. Se você é o protagonista, você deve viver ou morrer de acordo com suas próprias escolhas.”
“O roteiro é genérico e arrastado, o protagonista passa muito tempo refletindo, achei um saco ler todas as 50 páginas”
“Ultimamente, novas séries parecem ter muita autorreflexão. É por isso que foram canceladas. Goku ou Luffy são tão autoreflexivos? Os leitores de mangá Shonen não querem isso; não é um mangá shojo.”
Recepção de Mama Yuyu e de todos os últimos novatos da revista:
– 100% das séries que tiveram quatro ou mais recepções positivas nos sete primeiros tiveram cinco ou mais volumes.
– 50% das séries que tiveram TRÊS recepções positivas nos sete primeiros capítulos tiveram cinco ou mais volumes (PPPPPP e Kill Ao*)
– 0% das séries que tiveram DOIS OU MENOS recepções positivas nos sete primeiros capítulos tiveram cinco ou mais volumes
*Previsão que chegará a 5 volumes, e se você quiser ver a nova recepção de Kill Ao, clique AQUI!
Legenda:
SP: Super Positivo
P+: Altamente Positivo
P: Positivo
P-: Levemente Positivo
R: Regular
N-: Levemente Negativo
N: Negativo
N+: Altamente Negativo
T: Terrível / Tragédia