Primeiramente peço desculpa pelo atraso, agora que voltei para casa depois de várias semanas viajando, tive que “colocar tudo em ordem” para voltar a normalidade. De qualquer modo nessa análise eu irei trazer um “RESUMO” da recepção dos japoneses do capítulo em questão, além disso, irei trazer os principais comentários positivos, comentários neutros e comentários negativos, encerrando com uma avaliação pessoal da recepção desse capítulo, indicando um voto que vai de “SP” (Super Positivo) até “T”, que é terrível / trágico. Lembrando que nos fóruns comentam mais os leitores mais “Hardcore” da Weekly Shonen Jump, aqueles leitores mais casuais tendem a não comentar em fóruns ou sites, preferindo comentar nas redes sociais abertas ou até mesmo simplesmente guardar a opinião. A opinião da internet não revela por completa a popularidade de uma série, mas nos dá uma ideia de como está indo um mangá.
O capítulo dividiu bastante a opinião japonesa, mas teve no geral uma recepção mais positiva que negativa se somarmos todas a redes sociais e sites. Claramente a 2ch teve uma visão mais positiva sobre o capítulo, elogiando bastante a arte, a evolução do autor e também a composição, enquanto na Jump Matome vi uma carga maior de comentários negativos, com algumas discussões entre os leitores. Já no Youtube, como quase sempre acontece, os comentários com mais “gostei” eram aqueles que elogiavam a série, enquanto no Twitter também vi mais comentários positivos que do negativos.
Quem não gostou do mangá criticou principalmente a história, que consideraram confusa ou sem graça. Tanto o design dos personagens quanto a personalidade do protagonista também foram objetivo de crítica pelos leitores que não gostaram da obra. É, porém, um consenso entre aqueles que gostaram e também aqueles que não gostaram a qualidade da arte da obra, o que diverge é QUANTO DÃO DE IMPORTÂNCIA A ESSA ARTE. Os leitores que gostaram, no geral, se concentraram muito em elogiar a arte e as cenas de ação, o que para aqueles que desgostaram não foi o suficiente para render o mangá bom.
Comparações com Naruto foram constantes, acharam tanto ambientação quanto a arte parecida com a série de Kishimoto. Também tivemos outras comparações com outros mangás, como Kimetsu no Yaiba e Bleach, mas a maioria das comparações foram com Naruto mesmo, positivamente e negativamente. O autor precisa encontrar uma identidade própria, mas talvez por enquanto essa comparação pode ajudá-lo. Criar personagens secundários que ajudem a melhorar a personalidade do protagonista também pode ajudar a criar uma identidade mais original para a série e AO MESMO TEMPO resolver a quantidade alta de críticas que a série recebeu em relação a personalidade do herói (considerada chata).
Algo que muitos me perguntaram é se o “HYPE” criado no ocidente se repetiu no Japão. Para isso eu utilizei quatro sites: Matéria no Google, Twitter e Matome, criando uma tabela de comentários desse último, no qual coloquei todas as séries de 2023 e 2022, e aquelas mais importantes de 2021 e 2020, somando mais de vinte mangás. A matome é atualmente o site com mais comentários em relação a Weekly Shonen Jump. Decidi não usar o número de visualizações do Youtube, pois como Kagurabachi FUROU A BOLHA DO JAPÃO, muitas visualizações já são ocidentais, público que NÃO VOTA.
Tabela: Quantidade de Comentários dos 7 primeiros capítulos das séries (Matome)
*Não encontrei o tópico do Capítulo 6 de Sakamoto Days. O Capítulo 2 de Ichigoki! Sojuchu teve tão poucos comentários que decidiram não abrir mais os tópicos de discussão da série.
Na Jump Matome tivemos 588 comentários, uma quantidade considerada alta, que coloca a série como o sexto melhor primeiro capítulo da série, em quantidade de comentários, perdendo somente para: Nige Jouzu no Wakagimi, Akane Banashi, Ruri Dragon, Dai Tokyo Oniyome e Witch Watch respectivamente. Podemos também perceber, olhando o grupo “SELETO” no qual a série pertence agora, que a maioria conseguiu sobreviver na revista, somente Dai Tokyo Oniyome terminou sendo cancelado com quatro volumes. Essa última série teve uma ótima recepção no primeiro capítulo, mas já a partir do segundo começou a desagradar o público, se tornando grande FLOP.
O mangá se tornou “trending” no twitter japonês, nesse caso ajudado também pelos memes que nasceram no ocidente, mas conseguiram atingir EM MENOR GRAU, os leitores japoneses também. A diferença é que enquanto esses memes no ocidente chamaram atenção do público casual, que raramente leem a Weekly Shonen Jump, no Japão isso não aconteceu tanto, já que ler a Weekly Shonen Jump é bem mais comum.
Se compararmos a recepção de “Mama Yuyu”, o outro mangá da leva, percebemos que o seu primeiro capítulo teve praticamente a mesma quantidade de comentários na Jump Matome (572 comentários). Mama Yuyu de fato, na tabela é o sétimo mangá com mais comentários no primeiro capítulo. A questão é que diferente de Kagurabachi, os comentários de Mama Yuyu tenderam a ser bem mais positivos, com muitas mais pessoas elogiando tanto a arte quanto a história (O mesmo vale para a 2ch e para a MDB). O mesmo vale para o “Twitter”, que mesmo Mama Yuyu não tendo o mesmo números de tweets que Kagurabachi, conseguiu ter mais tweets positivos. Eu diria que em relação AO PRIMEIRO CAPÍTULO, Mama Yuyu conseguiu ter um resultado melhor que Kagurabachi no Japão. Mas isso é em relação ao primeiro capítulo, já que o segundo de Mama Yuyu vi várias reclamações com o seu ritmo, por isso, Kagurabachi com um bom segundo capítulo pode superar o seu companheiro de leva.
O autor precisa, deste modo, continuar entregando páginas espetaculares que conseguiram convencer até mesmo aqueles que não gostaram da obra, mas PRECISA URGENTEMENTE de entregar algo de interessante em sua história, para converter aqueles que não gostaram, que eu diria que pode chegar a 40% do público vendo a quantidade de comentários. Um número que levaria a série a talvez ser cancelada.
Positivos:
- “A arte e a composição é realmente de alto nível, pode competir com Sakamoto Days”
- “É uma composição bastante audaciosa. A arte é excelente, fiquei surpreso. Não mostrar a cena da morte do pai provavelmente é uma indução ao erro ou vão trazê-la no segundo episódio. Isso me dá a sensação que o roteiro é muito bem planejado. Este autor pode ir longe.”
- “Com KaguraBachi, Mama Yu Yu e Nue no Onmyouji, parece que a “Era das Trevas” da Shonen Jump, que durou tanto tempo pode estar chegando ao fim e uma nova era está prestes a começar.”
- “Não sei do que eu gostei mais, dos memes que vi no twitter ou das cenas de ação. A história não me diz nada, mas gostei da leitura, vou votar nele”
- “O nível do mangá não parece ser de um novato. Se você me dissesse que eles eram assistentes de Kishimoto ou Gotouge, eu acreditaria. É fácil de ler, puxa você para a história e se o humor for polido, pode dar certo”
- “A arte é incrivelmente boa. Vale a pena ler só por isso. Se conseguir uma adaptação para anime, pode se tornar popular.”
- “Simplesmente amei a arte e o design dos personagens”
- “A história é direta e fácil de entender, e a arte é tão impressionante que as cenas de ação parecem incrivelmente dinâmicas quando você vira as páginas.”
- “O mangá não é uma simples história de bom contra o mal, eu gosto dessas narrativas”.
- “É legal, estiloso e fácil de ler. Estou torcendo para que continue!”
- “De todas as novas serialização, essa é a de longe aquela que mais gostei”
Neutros:
- “Eu não esperava ver na Jump o método de tortura e exposição dos corpos usado pelas gangues América do Sul e Central”
- “É mais violento que Sakamoto Days, não é?”
- Pergunta: “O nome Kagura vem de Kimetsu no Yaiba?”, Resposta: “Kagura se refere a tradicional dança utilizada em oferendas para os deuses. Kimetsu no Yaiba só adaptou o conceito”.
- “A piada inicial foi um pouco fraca e decepcionante. A atmosfera da arte e do mundo parece Naruto, e o uso do preto nas lutas de espadas parece Bleach. Esse mangá pode ser um sucesso no exterior.”
- “Claramente o pai está vivo e quem morreu foram os peixinhos”
- “Eu vi alguns edits sobre a série, parece que se tornou uma piada pelo mundo. Pode ajudar nas vendas, mas não sei se na votação”
- “Gostei de como retrataram os últimos momentos da infância com o pai, usando as sementes gigantes de gergelim nas costas. A ação é boa, mas não sinto nenhum interesse em nenhum dos personagens neste momento.”
Negativos:
- “A ação é de alto nível, mas tenho minhas dúvidas sobre a qualidade da história”
- “O sangue-tinta ajuda aqueles que podem ser sensíveis com os respingos de sangue, a arte é muito boa, mas eu ainda não consigo entender a história. Em qual período histórico se passa? É um Japão fictício?”
- “Ainda é cedo para se criar uma opinião, mas teve muita coisa desnecessária nesse primeiro capítulo. Leitura chata”
- “Foi uma leitura bem cringe que cheguei a pensar “Não podemos simplesmente avançar logo na história?”. Eu estava praticamente pulando os quadros na primeira parte.
- “Tenho a sensação de que o autor gosta de Naruto e Hunter x Hunter. A primeira metade foi chata e achei que eles poderiam ter pulado muita coisa, exceto as partes importantes.”
- “Acho que a arte é incrível, mas falta a história. O primeiro episódio pareceu fraco pelo quanto foi apresentado. Bem, ainda é apenas o primeiro episódio, então há potencial para o futuro.”
- “O protagonista está tentando recuperar a espada que seu pai fez ou é por vingança? A maneira como o autor não está explicando os motivos me deixa confuso”
- “Teria sido melhor se o autor tivesse mostrado a morte do pai, ao invés de esconder”
- “O autor certamente era um fã de Naruto, pois cópia muitas coisas, do cenário até o uso do “Enten”. Não sei se isso é algo bom, vamos ver”
- “Avançar na história sem mostrar que tipo de personagens eles são e suas motivações é uma estratégia ruim.”
- “É difícil ter empatia pelo personagem principal quando não sabemos o que aconteceu com ele, mas as batalhas são chamativas.”
Recepção de Kagurabachi e de todos os últimos novatos da revista:
Legenda:
C1, C2, C3: Capítulo 1, Capítulo 2, Capítulo 3
SP: Super Positivo, P+: Altamente Positivo, P: Positivo, P-: Levemente Positivo, R: Regular
N-: Levemente Negativo, N: Negativo, N+: Altamente Negativo
T: Terrível / Tragédia
– 89% (8/9) das séries que tiveram quatro ou mais recepções positivas nos sete primeiros superaram 1 ano de vida ou mais de 45 capítulos (Exceção: Doron Dororon com 36 capítulos)
– 33% (1/3) das séries que tiveram TRÊS recepções positivas nos sete primeiros capítulos superaram 1 ano de vida ou mais de 45 capítulos (PPPPPP superou 1 ano)
– 0% das séries que tiveram DOIS OU MENOS recepções positivas nos sete primeiros capítulos superaram 1 ano de vida ou mais de 45 capítulos
*Lembrando que o grau de positividade é calculado através da quantidade de comentários positivos e negativos, e os resultados das votações das séries preferidas nos SITES JAPONESES.