Sempre gostei do conceito de “Carta Aberta”, é bem divertido. Então, depois de 1 mês refletindo sobre o futuro do site, decidi lançar uma: Nos últimos dois meses praticamente não lancei quase nenhuma matéria pelo Analyse It, e por mais que muitas das minhas pausas não tenham sido propositais, esta não foi.
O Analyse It foi criado por mim em 2011 com um grupo de amigos, mas morreu um ano após por falta de adesão dos membros. Eu decidi “ressuscitar” o site em 2013, no dia 8 de Outubro, concentrando minha análise mais na Weekly Shonen Jump – o resultado acabou sendo muito mais do que eu esperava e praticamente sem realizar nenhuma publicidade vi o Analyse It se tornar o maior site sobre a Weekly Shonen Jump do Brasil, superando na época outros sites que tratavam do assunto.
Acredito que o crescimento do Analyse It foi por causa do meu amor pela revista e pelo meu amor pela escrita, duas coisas que sinceramente ainda não morreram. Eu gosto do passado da Weekly Shonen Jump, mesmo eu não conseguindo me conectar tão bem as séries atuais. E eu ainda amo escrever, muito mais do que fazer vídeos no youtube (que eu também estou aprendendo a gostar, pois está abrindo um novo horizonte). Contudo, algo mudou nos últimos dois anos.
Eu não sinto pouco prazer em comentar as TOC’s, excluindo raras exceções – E eu acredito que isso aconteça, pois eu não estou achando interessante o rumo mercadológico da revista. Não é uma questão sobre A QUALIDADE das séries, mas após a “Grande Extinção de 2020”, a maioria dos mangás relevantes acabaram sendo encerrados, e muitos dos substitutos estão sendo encerrados antes de se tornarem relevantes no mercado. Eu não me sinto animado em comentar MASHLE ou Undead Unluck, pois eu não verei os frutos do sucesso desses mangás na revista. Eu não poderei escrever sobre os mesmos nas minhas matérias. E cada vez eu tenho menos pontos positivos para escrever sobre a Weekly Shonen Jump.
Se antes eu discordava de algumas ações editoriais, como por exemplo o cancelamento de Illegal Rare ou do anime estúdio escolhido para adaptar Black Clover. Eu tinha confiança total na direção que a revista estava tomando – mesmo com alguns erros, não posso negar que os editores acertavam MUITO MAIS do que erravam.
Eu via um sentido lógico nos lançamentos das novas séries (Víamos levas de 3 a 6 mangás equilibradas, com mangás de vários estilos diferentes), víamos um real planejamento de lançamento dos animes (que sempre ganhavam uma adaptação com quando tinham 2 anos, com raras exceções) e víamos até mesmo um planejamento melhor no cancelamento das séries, que terminavam no momento correto.
Agora vemos uma revista terminar SETE MANGÁS veteranos em menos de um ano, vemos uma revista que não consegue lançar uma leva de quatro mangás, vemos uma revista que falha em anunciar um anime no aniversário de 2 anos de uma série que vai durar somente 4 anos, vemos uma revista que lança um mangá para que ele entre em hiato cinco capítulos depois, vemos mil mangás sobre demônios e fantasma, mas nenhum mangá de esporte. Isso é DESORGANIZAÇÃO, é inaceitável.
Eu não tenho dúvidas que esse é o PIOR momento da revista na história e a Weekly Shonen Jump está simplesmente sendo muito mal guiada pelo Editor-Chefe, que não está conseguindo honrar a história que essa revista merece. O amadorismo que vemos na Shonen Jump não deve ser visto como algo natural, aceitável. A maior revista de mangás da história NÃO pode aceitar a mediocridade das vendas atuais. Simplesmente não podemos COMEMORAR um mangá vender 20 mil cópias em 1 mês. Comemorar que os novos sucessos da revista alcancem resultados menores que os sucessos da Shonen Magazine, Jump Plus ou da Young Jump!
Se a Jump Plus, com uma equipe editorial muito parecida, é capaz de achar sucessos como Dandadan, Kaijuu No.8 e SPY x FAMILY – A Shonen Jump é OBRIGADA a achar também mangás do mesmo nível, no mínimo. A Shonen Jump precisa adentrar no mundo digital COMPLETAMENTE e aprender a se comportar como a maior marca de mangás existente. A Shonen Jump precisa voltar a ser PIONEIRA e colocar a marca “SHONEN” como pioneira, e não a marca Jump Plus. A Shonen Jump deve ditar o mercado, como ditou nos últimos 50 anos. A gestão do Nakano é uma grande tragédia para a marca, que vai perdendo a sua relevância, pois temos um Editor-Chefe que está deliberadamente matando a revista. Não por vontade própria, mas por incompetência.
Um Editor-Chefe que permite os melhores editores da revista migrarem para a Jump Plus, que ao invés de dar bons contratos e manter os mangakás mais talentosos, os deixam migrar para a Shonen Magazine ou para a Jump Plus. E que deste modo enche a Weekly Shonen Jump de autores medíocres guiados por editores inexperientes. Um Editor-Chefe que não consegue encontrar nenhum mangá de esporte de sucesso novo, enquanto os seus adversários encontram. Não consegue lançar nenhum novo Battle-Shounen de sucesso, enquanto os seus adversários lançam. E que a última obra a ter um anime de sucesso enquanto ainda estava na revista, é uma obra lançada 2018, QUATRO, isso mesmo, QUATRO ANOS ATRÁS.
Temos atualmente somente quatro mangás veteranos relevantes: Boku no Hero Academia que está já nos seus últimos meses. Jujutsu Kaisen que deve terminar em 2024 ou 2025. Black Clover que está indo mal em vendas e está em seu último arco (O descaso com Black Clover só seria aceitável se a revista tivesse cheia de mangás que vendessem acima de 100 mil cópias, o que não é o caso). E ONE PIECE que, se continuar nesse ritmo, vai ter que carregar essa revista nas costas até 2028. A revista está caminhando para um penhasco e o Nakano está lançando levas vazias com um ou dois mangás, sem nenhum real Battle-Shounen ou mangá de esporte.
Quando simplesmente aceitamos a gestão amadora do Nakano e aceitamos como bons os números que estão sendo entregues, estamos praticamente rebaixando a história da Weekly Shonen Jump ao nada. Nakano precisa ser demitido URGENTEMENTE e essa política AMADORA precisa ser combatida.
E mesmo com essa raiva, essa negatividade, eu mesmo assim não irei desistir do Analyse It, por isso, no aniversário de 9 anos, em 8 de Outubro, o Analyse tanto no Youtube quanto no Site voltará, porém diferente. As mudanças serão no seu comportamento em relação a revista, pois eu adotarei uma política de oposição a tudo isso que está acontecendo na revista.
Primeiro: Não irei tentar ver tudo em uma ótica positiva ou neutral. Eu escrevi com indiferença o lançamento do anime de Undead Unluck – Não mais, eu irei CRITICAR cada decisão que eu acho errada, sempre utilizando um pensamento crítico e não simplesmente o achismo. Elogiarei somente o que merece ser elogiado. Assim, criticarei por exemplo a DESORGANIZAÇÃO em relação ao lançamento dos animes de MASHLE e Undead Unluck, que deviam ter sido lançados no aniversário de 2 anos de vida, já que as séries não iriam durar tanto tempo.
Nos últimos meses simplesmente comemorei o fato deles terem ganho um anime. E isso era por que eu estava “aceitando” a mediocridade que a revista se encontra (Em nenhum momento menti a vocês, e sim eu percebi nesses dois meses de respiro que eu estava vendo tudo pela ótica errada). Irei escrever exatamente o que eu penso, sendo duro quando devo ser duro e assim dando nome aos bois.
Segundo: Não irei mais lançar vídeos sobre a TOC – Eu gosto de escrever sobre a TOC e não comentar no Youtube – Eu não vou substituir mais o conteúdo do site com o youtube. Eu irei fazer no youtube os conteúdos que não consigo realizar no site: Por isso análises que necessitam em um apelo visual maior. Quero fazer vídeos bem editados e por isso teremos no máximo dois vídeos por semana (Mas provavelmente será somente um vídeo por semana)
Terceiro: Voltarei a realizar as críticas, tenho duras críticas a fazer sobre as novas séries, mas também ótimos elogios a fazer sobre Akane Banashi e quero dizer a todos o que eu penso sobre esses mangás. Também mangás de outras revistas.
Por fim: Eu agradeço a todos vocês por estarem ao meu lado, eu amo o Analyse It, eu amo a Weekly Shonen Jump, eu amo escrever, e não estou disposto a desistir disso. É algo que eu construí com muito amor e quero manter. Eu espero que vocês continuem ao meu lado, não prometo nenhuma frequência, posso prometer somente.