A volta de Hunter x Hunter.
Weekly Shounen Jump #46 (17/10/2022)
Sakamoto Days c91 (Capa, Página Colorida de Abertura, Aniversário de 2 Anos)
01 – Jujutsu Kaisen c201
02 – One Piece c1063
Akane Banashi c34 (Página Colorida)
03 – Ao no Hako c73
Ginka to Glüna c06
NEON VAMPIRE (Página Colorida, One-shot de TSCR, GFC #4, 47 páginas)
Dai Tokyo Oniyome-den c07
04 – Mashle c128
Daimonji to Mondaiji (Capítulo Especial da Saikyou Jump, 8 páginas)
Witch Watch c81 (Página Colorida)
05 – Undead Unluck c131
06 – Nige Jouzu no Wakagimi c82
07 – Boku to Roboco c109
08 – PPPPPP c53
09 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c150
10 – Black Clover c341
11 – Aliens Area c19
12 – Koukousei Kazoku c106
13 – Sugoi Smartphone c23 (FIM)
Ausentes: Boku no Hero Academia c370, Ruri Dragon c07 (Hiato) e Hunter×Hunter c391 (Hiato)
Então tivemos o anúncio da volta de Hunter x Hunter, que deve lançar mais 10 capítulos e depois retornar a hiato. Os editores devem utilizar o natal e o ano novo para darem mais tempo para Togashi terminar os dez capítulos necessários (Já que por enquanto tem um pouco de mais 5 capítulos feitos). O que o retorno de Hunter x Hunter muda na revista? Nada. Talvez alguns leitores mais velhos retornem e deem assim uma chance para algumas séries, mas no geral, não vai agregar nada. Estou feliz pelo retorno da série, pela saúde do Togashi, contudo, não muda em nada a realidade da revista.
Em primeiro lugar tivemos Jujutsu Kaisen e em segundo lugar tivemos ONE PIECE: Os editores pilares da revista que devem continuar protagonizando tanto a Weekly Shonen Jump quanto o mercado de mangás pelos próximos dois anos. Na verdade, ONE PIECE deve protagonizar o mercado por, PELO MENOS outros cinco anos. Graça a Deus Oda existe e vai salvar a revista pelos próximos anos.
Em terceiro lugar tivemos Ao no Hako, que recebe boas posições continuamente. Temos um trio de mangás promissores: Sakamoto Days que recebeu a capa de aniversário, Akane Banashi que recebeu uma bela página colorida e Ao no Hako, que como não teve grandes regalias, os editores decidiram classificar bem. São esses os mangás que atualmente são relevantes para a revista. Os demais novatos, pode até se tornar importantes com um bom anime, mas não são as principais apostas.
É por isso que vemos um inteiro monte everest entre Ao no Hako (terceiro colocado) e por exemplo o quarto e quinto colocado na TOC. Os editores sabem que os demais mangás não são tão relevantes, por isso os colocaram após todos os One-Shots, novatos e páginas coloridas. As posições PURAS de Mashle e Undead Unluck podem parecer boas, mas na verdade são posições intermediárias na ordem de leitura. Para alcançar MASHLE, o leitor deve ler 9 séries (Contando o One-Shot como dois mangás, já que tem 47 páginas) e para alcançar Undead Unluck deve ler 10.5 séries. Sim, esses mangás estão na zona intermediária e não realmente no TOP 5.
Em sexto lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi que na próxima semana vai ganhar capa. Avaliando bem a situação, eu acho que os editores estão mais tentando parar a sangria da série (por isso a queda em vendas), do que voltar a aumentar suas vendas. Essas páginas coloridas, capas e regalias, é mais um modo da série continuar a vender acima de 100 mil cópias (mídia digital incluída) até quando ganhar um anime – o que parece que não vai acontecer tão cedo -.
Em sétimo lugar tivemos Boku no Roboko. Atualmente a revista tem somente duas comédias tradicionais: Boku no Roboko e Kokosei Kazoku, por isso é provável que no próximo anos os editores tentem emplacar mais um sucesso no gênero – decisão correta? Eu acho mais urgente encontrar um mangá de esporte ou B-Shounen, mas parece que quem não tem cão, nem gato, caça com papagaio. Em oitavo lugar tivemos PPPPPP que deve se tornar o novo Yozakura-San.
Falando em Yozakura-San, a minha querida série que tem a utilidade de mamilos nos homens. Yozakura-San é divertida, tem boas cenas de ação e uma arte invejável, mas vamos ser sinceros, não serve a nada estar na revista. A única utilidade que poderia encontrar a série, seria um anime, mas parece que os editores estão esperando que o autor anuncie o seu encerramento para assim lançar um anime. Eu espero que estejam certos os rumores que o anúncio do anime seja na Jump Fiesta deste ano.
Em décimo lugar tivemos Black Clover, que está sendo sabotada por razões medíocres. Eu entendo classificar mal as séries veteranas que estão terminando para assim dar destaque a séries novatas. Eu realmente entendo e já defendi muitas vezes essas estratégias, mas tudo deve ter o seu contexto. Qual é o sentido de classificar mal um mangá popular, em uma revista no qual metade da Line-Up são mangás inúteis que vendem menos de 200 mil cópias? Nenhum. Black Clover deve estar abaixo de Akane Banashi, mas não abaixo de Undead Unluck
As últimas três colocações temos mangás que estão correndo risco de cancelamento: Aliens Area vai dançar na próxima leva, que talvez comece já na próxima semana. Koukousei Kazoku está correndo risco de ser cancelado, mas ainda não é uma certeza. E Sugoi Smartphone, último colocado, foi cancelado para dar lugar a Hunter x Hunter. Os editores podiam dar a vaga de Ruri Dragon a Hunter x Hunter, mas talvez esperam o retorno de Ruri Dragon ainda esse ano, por isso cancelarem Sugoi Smartphone.