O retorno de Tamura e Kentarou.
Weekly Shounen Jump #27 (08/06/2020)
One Piece c981 (Capa e Página Coloria de Abertura)
01 – Yakusoku no Neverland c180
02 – Boku no Hero Academia c274
03 – Dr. Stone c153
04 – Black Clover c253
Haikyuu!! c396 (Páginas Coloridas)
05 – Jujutsu Kaisen c109
Time Paradox Ghost Writer c04
Yuragi-sou no Yuuna-san c209 (FIM, Página Colorida)
Bone Collection c06
06 – Mitama Secu-Ri-ty c39
07 – Undead Unluck c19
Shinrin Ouja Moriking c07 (Pré-Rank)
Senran FREAKS (Página Colrloida, One-shot de Shun Yabe <Roteiro> y Kentaro Hidano <Arte>, 49 páginas)
08 – Chainsaw-man c72
09 – Mashle c18
10 – Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c161
11 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c38
12 – Act-Age c115
13 – Agravity Boys c23
14 – Majo no Moribito c17
Ausente: Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Weekly Shounen Jump #28 (15/06/2020)
Capa e Página Colorida de Abertura: Ayakashi Triangle (Nova Série de Kentarou Yabuki, 54 páginas)
Página Colorida: Chainsaw-man, Undead Unluck e Yakusoku no Neverland (FIM)
Ausente: Black Clover c254 e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Weekly Shounen Jump #29 (22/06/2020)
NOVA SÉRIE: Hakaishin Magu-chan (de Kei Kamiki)
Weekly Shounen Jump #30 (29/06/2020)
NOVA SÉRIE: Shakunetsu no Niraikinai (de Ryuuhei Tamura)
Weekly Shounen Jump #31 (06/07/2020)
NOVA SÉRIE: Boku to Roboko (de Shuuhei Miyazaki)
Vamos primeiros comentar sobre os mangás não ranqueados e sobre as próximas edições da revista: Teremos a partir da próxima semana o primeiro ranking das novas séries, veremos como elas irão ser classificadas. Yuragi-Sou no Yuuna-San depois de 24 volumes acabou. É bem interessante que dois mangás que estrearam juntos (Yuragi-Sou no Yuuna-San e Kimetsu no Yaiba) terminaram também no mesmo período, ambos naturalmente. Seria mais ainda divertido se ambos voltassem para a revista na mesma leva também.
A partir da próxima edição, irá começar, inclusive, uma nova leva, com 4 mangás. O primeiro mangá a estrear será Ayakashi Triangle, de Kentarou Yabuki, que já lançou duas séries na revista: To Love Ru e Black Cat. Enquanto o primeiro mangá, o mangaká só o desenhou, o segundo (Black Cat) Kentarou também foi responsável pelo roteiro. Eu acredito que essa nova série será um B-Shounen estilo Black Cat. De qualquer modo, provavelmente, teremos vários ecchi, mais voltados ao Fan-Service. Eu só tenho uma certeza sobre essa série: A arte não irá nos decepcionar.
Depois teremos na Edição #29 a estreia, Hakaishin Magu-chan, escrita por de um novato. Eu espero realmente que seja um novato muito promissor. Muitas vezes vemos uma leva cheia de mangakás experientes, mas quem acaba dando certo é justamente o novato desconhecido. O seu One-Shot parece que acabou sendo bem recebido, o que aumenta sua chance de sucesso. Porém a série tem uma grande influência da comédia, e não sei se a revista agora precisa de mais uma comédia. Talvez o que a revista está precisando é de algo que tenha o potencial de se tornar uma febre em vendas.
Em terceiro lugar tivemos Ryuuhei Tamura, que para mim, seu grande problema é que não consegue se destacar totalmente de Beelzebub. É um autor com nome e com potencial de lançar um novo sucesso, mas precisa criar uma identidade nova. Eu espero que esse novo mangá seja mais original e menos uma cópia do seu trabalho antigo. Em quarto tivemos mais uma série, de um novato, que também parece ser uma comédia. Eu serei sincero: Eu só vejo grande potencial na série de Kentarou Yabuki, mas espero estar errado, e essa leva resulte em um grandíssimo sucesso.
Sobre Burn The Witch, muitas pessoas acreditavam (inclusive eu) que a série iria estrear nessa leva: Seria um motivo lógico, para conseguir lançar um volume, uma série precisa ter 7 capítulos lançados (Por isso praticamente dois meses). Depois os editores normalmente esperam mais algumas semanas antes de lançar o volume, já que precisam editar os capítulols, encadernar os volumes, imprimir as cópias e enviar para as lojas. Acaba que o primeiro volume de uma série é lançado de 3 a 4 meses DEPOIS da sua estreia. Por isso estreando agora em junho, seu primeiro volume sairia em setembro ou em outubro (mais provável). Eu esperava mesmo que os editores queriam coordenar o lançamento do primeiro volume de Burn The Witch com o lançamento do filme, mas parece que não. Deste modo, é muito provável que vejamos a série estreando em agosto ou setembro, e seu volume estreando meses um ou dois meses depois da estreia do filme (que ainda não tem data, mas provável que seja lançado entre Outubro e Novembro desse ano).
Em primeiro lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que terminará na próxima edição. Eu sinceramente acharia épico de a série terminasse nesse capítulo, com algumas alterações, mas parece que o autor quer ainda reservar para os leitores alguma última surpresa no capítulo final. Yakusoku no Neverland teve seus problemas, mas mesmo assim considero sua passagem pela revista MUITO positiva. Próxima edição irei escrever minha “carta de despedida” para a série. Eu espero que ambos os autores retornem para a revista em breve (Seria terrível esperar mais de 2 anos para ver o novo projeto da dupla).
Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia, que continua conquistando ótimas colocações na TOC e também na Classificação Semanal, é uma vitória atrás da outra. O motivo é bem simples: Boku no Hero Academia está entregando uma sequência de capítulos que simplesmente espetacular e está deixando vários dos seus leitores de boca aberta. Os editores sabendo da altíssima qualidade desses capítulos, decidiram voltar a classificar a série entre os cinco primeiros colocados (O motivo explicado na semana passada continua válido, o encerramento das séries que restavam em primeiro, iria automaticamente realçar Boku no Hero Academia).
Em terceiro lugar tivemos Dr.Stone, que também começa a entregar em um momento mais emocionante do seu arco, por isso os editores se sentem mais estimulados em classificar bem a série. Em quarto lugar tivemos Black Clover, que como Boku no Hero Academia, está no ápice de uma batalha emocionante (Porém no caso de Black Clover, a batalha é bem menos importante para a história). Black Clover na próxima semana estará ausente, ainda não li o motivo, mas acredito que seja saúde do autor (Provavelmente um resfriado), já que Tabata Yuuki é um daqueles mangakás que muito raramente decide realizar uma pausa.
Em quinto lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que aproveitou da página colorida de Haikyuu!! (que essa semana entregou um capítulo espetacular, digno de nota dez) para conquistar a quinta colocação. A série também está entregando cenas de ações muito bem desenhadas e emocionantes, mas eu não vejo os editores tão estimulados a classificar tão bem a série. É muito provável que Jujutsu Kaisen comece a ser classificado constantemente entre os primeiros colocados quando o seu anime estrear em outubro. A série tem um potencial grande, e pode se tornar um novo pilar da revista. Se a série começar a vender acima de 450 mil cópias, um resultado absurdo de bom, a série começa a entrar na briga pela posição de pilar.
Em sexto lugar tivemos Mitama Security que conquistou uma colocação absurda. porém o que significa essa sexta colocações para a série? Muito, tem realmente um grande significado. Classificar uma série que não vende tão bem em uma colocação alta, na véspera de uma nova leva, é uma mensagem direta para o autor e para os seus leitores. Os editores estão dizendo que o mangá está seguro e não corre risco de cancelamento. Em sétimo lugar tivemos Undead Unluck que lançou seu segundo volume e parece ter vendido o mesmo que MASHLE, um ótimo resultado. Undead Unluck não tem, repito, não tem ainda números de vendas para se tornar um novo Jujutsu Kaisen ou Boku no Hero Academia, porém está apresentando vendas que relevam um potencial para se tornar um novo Chainsaw-man, por exemplo. Por isso, vendas boas, mas não altas.
Em oitavo lugar tivemos justamente Chainsaw-man, que para esse sétimo volume, os editores decidiram dar um grande apoio. A Shueisha está distribuindo no Japão vários posters e estátuas da série, divulgando o seu mais novo volume. Quem sabe essa jogada de Marketing não aumente as vendas gerais da série. Com o encerramento de Kimetsu no Yaiba e Yakusoku no Neverland (Ambos vendiam acima de 450 mil cópias), os editores PRECISAM encontrar mais duas séries que vendam acima de 450 mil cópias. As únicas três séries que têm potencial para realizar esse feito nos próximos 18 meses (1 ano e meio) é justamente Chainsaw-man, Act-Age e Jujutsu Kaisen. Os editores precisam apostar nessas três séries.
Em nono lugar tivemos MASHLE, que vai vender bem, mas com números parecidos com Undead Unluck. Não é uma notícia ruim, muito pelo contrário, significa que a série está vendendo bem e irá sobreviver na revista, porém, levando em conta sua classificação na TOC, serei sincero: Até comecei a acreditar que a série venderia muito bem. Entretanto, eu mesmo alertei vocês a não esperarem obrigatoriamente boas vendas de MASHLE. Existem comédias que vendem muito bem (Ex: Gintama), porém a grande maioria tem uma grande recepção internas e vendas mais baixas. Por um simples motivo: As comédias servem mais para deixar a revista mais tranquila e divertida, é uma ótima transição entre mangás mais sérios. Deste modo servem como um “BREAK”, e os leitores amam esse “Break”, porém, não amam o suficiente ao ponto de querer comprar os volumes.
Em décimo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que deve terminar nas primeiras edições do Ano 2021, por isso em dezembro deste ano. Por isso, só nos resta esperar o encerramento da série. Em décimo primeiro lugar tivemos Yozakura-san Chi no Daisakusen, que lançou seu terceiro volume, teve ter tido uma ligeira melhora nas vendas, mas nada demais. A série surgiu com um bom potencial, mas por enquanto está totalmente congelada. Levando em consideração que estão estreando muitos novatos e muitos deles não estão dando certo, é improvável o cancelamento da série. Yozakura-san vai completar 1 ano de vida, porém mais pela circunstância atual da revista, que por mérito próprio. Se tivesse estreado dois anos atrás, teria sido cancelado nessa leva, por exemplo. O que o autor pode fazer é aproveitar essa chance para dar uma guinada na série, e quem sabe, torná-la um sucesso.
Em décimo segundo lugar tivemos Act-Age, que conquistou uma colocação horrível, mas essa sua posição ao mesmo tempo tem um significado enorme para as demais séries. Para Act-Age não significa NADA, a série não está correndo risco de cancelamento e os editores ainda apoiam muito o mangá, porém é justamente por esse motivo que a sua posição tem um significado grande. Todas as séries que estão acima de Act-Age, estão seguras, e não serão canceladas nessa leva (Talvez nem na próxima, levando em consideração que a leva de Time Paradox Ghost Writer, deve ter no máximo um sucesso). Já as que estão em baixo, Agravity Boys e Majo no Moribito (respectivamente), serão cancelados. Esses dois mangás não irão sobreviver.
VOTAÇÃO SHONEN JUMP #27 – Avalie os capítulos dessa Edição!
O vencedor dessa semana acabou sendo… BOKU NO HERO ACADEMIA! O que vocês esperavam? O autor está entregando talvez uma das melhores sequências de capítulos que ele já lançou, então é normal que Boku no Hero Academia esteja ganhando semana após semana. Porém, Jujutsu Kaisen e Chainsaw-man não estão de brincadeira, e estão esperando o momento certo para atacar. Eu diria também de não subestimar Haikyuu!! e ONE PIECE, que também tem um grande potencial para conquistar a primeira colocação da TOC. Como sempre, resultado completo nos comentários dessa TOC!
O meme da semana acabou sendo o segundo colocado, Jujutsu Kaisen – Aproveitei a notícia que a Shonen Jump quer que a série venda 10 milhões cópias quando o anime for lançado, por isso que venda por volume mais que Boku no Hero Academia – Será que Jujutsu Kaisen vai alcançar esses números? Comentarei mais disso na próxima TOC. Por enquanto fiquem o meme. A votação para essa semana está aberta, e recomendo, como sempre, votar somente nas séries que você lê. Você não é obrigado a votar em todos os mangás.
PARA VOTAR NA WSJ #27: CLIQUE AQUI.