Época de Vacas Magras.
Weekly Shounen Jump #26 (01/06/2020)
Yakusoku no Neverland c179 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – Dr. Stone c152
02 – Boku no Hero Academia c273
Shinrin Ouja Moriking c06
Chainsaw-man c71 (Página Colorida, Resultado da Pesquisa de Popularidade)
Bone Collection c05
03 – Haikyuu!! c395
Act-Age c114 (Página Colorida, Anúncio da Peça Teatral do arco de Galactic Railroad)
Time Paradox Ghost Writer c03
04 – Black Clover c252
Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c160 (Página Colorida)
05 – Mitama Secu-Ri-ty c38
06 – Jujutsu Kaisen c108
07 – Mashle c17
08 – Undead Unluck c18
09 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c37
10 – Yuragi-sou no Yuuna-san c208
11 – Majo no Moribito c16
12 – Agravity Boys c22
Ausentes: One Piece c981 e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Começando pelos mangás não ranqueados; Tivemos o anúncio de uma reimpressão do volume 21 de Kimetsu no Yaiba, que ainda não foi lançado. Tu deves está se perguntando: Como assim uma série recebeu uma reimpressão sem ter seu volume lançado? Os editores provavelmente erraram no cálculo de vendas, e perceberam já pelas pré-vendas que a série vai vender muito mais. Como já é tarde para mandar novos volumes para as lojas fisicas, decidiram anunciar uma reimpressão.
Também tivemos nessa edição o quase encerramento de Yakusoku no Neverland, que se tornaria o QUARTO MANGÁ da história a terminar com uma capa na Shonen Jump, se unindo a Slam Dunk, Yamazaki Ginjirou e KochiKame. Eu serei sincero, estaria surpreso pelos editores decidirem encerrar a série com tal regalia: Nem Naruto, Dragon Ball Z ou Kimetsu no Yaiba terminaram com capa, mas no fim, Yakusoku no Neverland terá mais alguns capítulos, mas não deve durar ainda muito tempo. Eu diria que até julho, quando estrear a próxima leva, Yakusoku no Neverland vai ter terminado.
Mesmo tendo um arco de encerramento que não me agradou, eu considero Yakusoku no Neverland um ótimo fenômeno, que comprova alguns pontos importantes: Uma boa história de mistério, com personagens carismáticos, pode vender tão bem quanto uma série B-Shounen. Inicialmente viamos Death Note como uma curva, porém, com o sucesso de Yakusoku no Neverland, pudemos observar que o público da revista é adulto o suficiente para gostar dessas séries que estão entre o Shounen e o Seinen, séries mais séries, sem grandes cenas de ação e mais voltadas para os enigmas e desenvolvimento de personagem. Os editores, deste modo, deveriam apostar mais em autores que se propõe a adotar narrativa do gênero.
Por fim, entre os mangás não ranqueados tivemos nessa semana, uma página colorida para Act-Age, que anunciou uma página colorida para a série. Muitos se decepcionaram, mas é raro que os editores anunciem um anime importante através de uma página colorida; Os últimos que tiveram somente uma PG como anúncio de anime acabaram sendo Yuragi-Sou no Yuuna-San e Hinomaru Zumou, dois animes que foram um fracasso absurdo, principalmente o de Hinomaru Zumou. Act-Age deve receber até Fevereiro de 2021 um anúncio de anime com Capa e Página Colorida de Abertura.
Em primeiro lugar tivemos Dr.Stone, que nas próximas semanas vamos ver conquistando mais vezes; ONE PIECE por causa do coronavirus teve seu rendimento diminuído, tendo um lançamento praticamente a cada 2 semanas. Kimetsu no Yaiba terminou e Yakusoku no Neverland está para terminar, deste modo, a primeira colocação está aberta para várias outras séries que antes não conseguiam alcançar a colocação: Vamos ver Dr.Stone voltando a estar em primeiro, Boku no Hero Academia e Haikyuu!! voltando ao seu período de “ouro” e quem sabe mesmo até séries como MASHLE e Jujutsu Kaisen aproveitando.
Para quem lê o Analyse It à alguns meses, sabe como os editores, historicamente, sempre deram um grande apoio a Dr.Stone: O motivo não é as suas vendas, que podemos considerar medianas, mas a série tem uma boa popularidade interna (entre os leitores da Shonen Jump, que são entre 1.6 à 2 milhões por semana), e entre os próprios editores. A série tem dois autores bem amados: O roteirista Riichiro Inagaki, que escreveu Eyeshield 21, série de grande sucesso nos anos 2000, e temos o desenhista Boichii, que mesmo sendo menos conhecidos no Japão, é muito conhecido no ocidente, por causa de Sun Ken Rock e Origin. Deste modo, mesmo não sendo o maior sucesso comercial da revista atualmente, ainda é uma série que vai estar constantemente em primeiro na classificação.
Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia. Os editores voltaram a classificar bem a série. Os motivos são três: Alguns são similares a Dr.Stone. Os editores estão classificando bem Boku no Hero Academia, pois as séries que estavam em primeiro estão ausentes e pela série ter um bom apoio entre os próprios editores. O terceiro motivo é que atualmente Boku no Hero Academia está entregando realmente capítulos espetaculares, com cenas de ação incríveis. Não é por nada que está constantemente em primeiro lugar na votação do Analyse It.
Em terceiro lugar tivemos Haikyuu!!, que também está entregando capítulos de altíssima qualidade. Muitos acreditam que a série pode terminar esse ano, eu acho que Haikyuu!! será estendido até 2022, se duvidarem, pode chegar vivo em 2023, dependendo da força de vontade do autor. Certamente a Shonen Jump não quer, nesse período de vacas magras, que o mangá de esporte mais popular dos últimos 20 anos termine. A série tem que terminar quando a revista tem séries mais populares para aguentar o tranco.
Em quarto lugar tivemos Black Clover, que teve uma “falsa” boa colocação. Os japoneses contam como posições as páginas coloridas, por isso no Ranking japonês, Black Clover, estaria na décima posição, deste modo, na metade da revista. Mas utilizando o sistema ocidental, a série ficou em quarto lugar. O motivo dessa discrepância é justamente a quantidade absurda das séries não ranqueadas na primeira metade da revista. Não podemos considerar a colocação de Black Clover, como um TOP 5, a série está na zona intermediária. O mesmo serve para o quinto colocado, Mitama Security.
Em sexto lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que vai ganhar sua primeira temporada em outubro. Para mim, a série vai se tornar um dos grandes destaques da revista, vendendo entre 400 a 700 mil unidades. O anime será produzido por um bom estúdio, com uma boa equipe, e tem tudo para entregar uma obra de ótima qualidade. Eu não vejo Jujutsu Kaisen se tornando um novo Kimetsu no Yaiba, a sua estrutura narrativa é completamente diferente, mas a série mesmo assim tem potencial para se tornar um grande sucesso.
Em sétimo lugar tivemos Mashle, que finalmente vai ter seu primeiro volume lançado no próximo mês. Aliás, o próximo mês vamos ter o lançamento de volumes de várias séries, incluindo Undead Unlucky e Yozakura-san Chi no Daisakusen. Poderemos deste modo comparar a popularidade dessas séries, se obviamente, os volumes não se esgotarem em dois segundos, como aconteceu nos meses anteriores. Sendo sincero, me incomoda muito, como nos últimos dois anos, os editores desaprenderam completamente a imprimir a quantidade correta de volumes de uma série. A reimpressão não deveria ser após alguns dias ou semanas, mas sim após alguns meses.
Em oitavo Undead Unluck, que como eu disse no paragrafo acima, vai lançar o seu segundo volume na próxima semana. Então, eu sei que muitas pessoas estão bem ansiosas para ver Undead Unluck dando certo, porém é melhor ter calma. Até agora a série não apresentou nenhum sinal que será um grande sucesso de vendas, inclusive suas vendas, no geral suas vendas inciais foram similares à aquelas iniciais de Chainsaw-man e Act-Age, que mesmo sendo atualmente séries estáveis na revista, não podemos considera-las um grande sucesso (Esse título podemos dar, por exemplo, a Jujutsu Kaisen). Por isso, não vamos ter muitas expectativas em relação a esta nova série.
Em nono lugar tivemos Yozakura-san Chi no Daisakusen, que também para mim vai ter o mesmo problema de Undead Unlucky, mesmo que venda bem, ainda não é um grande sucesso em vendas, porém nesse período de vacas magras, é aceitável. Vamos esperar que nos próximos volumes a situação mude. Em décimo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que pelo jeito vai terminar na próxima semana. Como indicado por Son Claudio para mim, a série ultimamente teve 8 capítulos por volume, e por isso na próxima semana completaria corretamente o volume 24. É muito provável que este climax seja realmente o encerramento do mangá. Mas conhecendo minhas previsões sobre a série, vou errar novamente.
Em décimo primeiro lugar tivemos Majo no Moribito, e em décimo segundo lugar Agravity Boys: Então, Agravity Boys continua sendo mal classificado, mesmo com dois lugares na revista em aberto. Eu não acredito que Majo no Moribito irá se salvar, mas as classificações indicam que os editores estão mais dispostos em cancelar Agravity Boys, por enquanto. O que deve acontecer, deste modo, é o cancelamento de AMBAS as séries e provavelmente a estreia de uma leva de 4 mangás daqui a 1 mês. A próxima leva, quase certamente, terá a estreia de Burn The Witch.
VOTAÇÃO TOC #26 – Avalie os capítulos dessa Edição!
É o momento de votar em mais uma Weekly Shonen Jump, a número #26, mas voltando atrás, na Edição #25 tivemos uma vitória esmagadora de Boku no Hero Academia, com média de 9.05, a maior voto desde quando abrimos a votação semanal. Em segundo lugar tivemos Chainsaw-man, que venceu o MEME SEM GRAÇA DA SEMANA. O motivo pelo qual escolhi Chainsaw-man, é que mesmo o capítulo de Boku no Hero Academia sendo espetacular, não tinha muito espaço para meme. Em terceiro lugar teve Jujutsu Kaisen, que também continua forte nas primeiras colocações. A classificação completa está nos comentários, com a nota de cada mangá!
Essa semana além de vocês poderem votar na TOC #26, com as mesmas regras de sempre (Votar unicamente nas séries que tu lê), tu também pode votar nos Melhores de Maio. Nessa segunda votação, tu vai avaliar os capítulos que tu lê em uma escala de 1 a 6, cada posição vai representar a sua ordem de preferência, sendo 1 O MELHOR MANGÁ! Se tu não ler algum dos mangás, simplesmente não dar nenhuma posição para aquele mangá (tu não é obrigado a avaliar nenhum mangá). Por favor, selecionar somente um mangá para cada posição.
*Sim, o meme sem graça da semana é de política, porém nada de discussão política agressiva nos comentários ou ofender alguém por causa da sua visão política. Lembrem: É só um meme.
PARA VOTAR NA WSJ #26: CLIQUE AQUI.
PARA VOTAR NOS MELHORES DE MAIO: CLIQUE AQUI.