Vocês decidiram os melhores mangás de 2019!
Depois da Primeira Parte organizada por Yaga, tivemos a segunda parte, que era uma votação aperta, no qual vocês poderiam eleger mangás qualquer revistas: Vocês votaram em três categorias; TOP 5 Melhores Mangás do Ano, O Melhor Capítulo do Ano e o Mangá mais Decepcionante do Ano. Para o melhor mangá do ano, utilizamos um sistema de pontuação, para deixar a disputa ainda mais emocionante:
Primeiro Lugar – 6 Pontos
Segundo Lugar – 4 Pontos
Terceiro Lugar – 3 Pontos
Quarto Lugar – 2 Pontos
Quinto Lugar – 1 Ponto
O TOP 10 acabou sendo:
10 – Shingeki no Kyojin (55 Pontos)
Autor(a): ISAYAMA Hajime
Revista: Bessatsu Shonen Magazine
Gênero: Fantasia, Drama, Ação e Mistério
Editora: Panini Comics(Brasil) e JBC (Portugal)
Sinopse (Union Mangas): Há muito tempo atrás, os humanos foram quase exterminados pelos Titãs. Seres humanoides gigantes que devoram as pessoas sem nenhum motivo aparente. Os poucos sobreviventes fugiram, levantaram muralhas de 50 metros para se protegerem desses seres e tentarem viver em paz… Porém, 100 anos depois, a humanidade começa a pagar por seus anos de paz: um titã colossal aparece, destruindo a muralha e dando início a um cenário de carnificina e destruição. É nesse momento em que as vidas de Eren, Mikasa e Armin serão mudadas para sempre. E assim começa uma batalha épica entre a raça humana e esses seres. A busca pela sobrevivência e o desejo de liberdade são o que movem a humanidade.
Comentário (Leonardo Nicolin): Em décimo lugar tivemos Shingeki no Kyojin. O mangá conquistou essa colocação por pouquíssimo: Quatro pontos (uma segunda colocação) a frente de Jujutsu Kaisen. A série tem atualmente 125 capítulos, 3 temporadas lançadas e é lançado pela Panini no Brasil. Shingeki no Kyojin está no seu último arco e parece estar agradando várias pessoas, por isso conseguiu conquistar a décima colocação.
09 – SPY x FAMILY (68 Pontos)
Autor(a): TATSUYA Endo
Revista: Jump Plus, Online
Gênero(s): Comédia e Ação.
Editora: Panini Comics (Brasil)
Sinopse (Union Mangas): O mestre espião de codinome “Twilight” passou seus dias em missões secretas, tudo pelo sonho de um mundo melhor. Mas um dia, ele recebe uma nova ordem particularmente difícil da central de comando. Para sua missão, ele deve formar uma família temporária e começar uma nova vida?! Uma espionagem / ação / comédia sobre uma família única!
Comentário (Leonardo Nicolin): A nova série da Jump Plus parece estar conquistando muitas pessoas, e é um dos novatos de maior sucesso da atualidade, vendendo mais de 300 mil cópias no Japão. SPY x FAMILY é uma febre de quarenta graus! Os leitores do Analyse It parecem gostar bastante da série, entregando a segunda colocação ao mangá: SPY X Family conseguiu vender séries como Dr.Stone, JoJo e One Punch-Man, incrível!
08 – Beastars (78 Pontos)
Autor: ITADAKI Paru
Revista: Weekly Shounen Champion
Gênero(s): Drama, Escolar & Fantasia.
Editora: Panini Comics (Brasil)
Sinopse (Union Mangás): Em um mundo povoado por animais antropomórficos, herbívoros e carnívoros coexistem. Para os adolescentes da Escola Cherryton, a vida escolar é cheia de esperança, romance, desconfiança e incertezas. O personagem principal é Legosi, um Lobo, membro do clube de drama. Apenas de sua aparência assustadora, ele tem um coração bem gentil. Por boa parte de sua vida, ele sempre foi objetivo de medo e ódio pelos outros animais, e ele já se acostumou com esse estilo de vida. Mas logo, ele acaba se envolvendo mais com seus colegas de classe que tem suas próprias porções de inseguranças e tem suas vidas escolares mudando lentamente.
Comentário (Leonardo Nicolin): Em oitavo lugar tivemos Beastars, que é ficou em segundo lugar no meu TOP 30 de 2018. A série recebeu um anime esse ano – Parece que o anime ajudou muitas séries a aumentarem sua popularidade na votação desse ano. Quem sabe não veremos Jujutsu Kaisen no TOP 10 do ano de 2020 -. Ob Beastars teve a mesma pontuação do sétimo colocado, porém, teve menos primeiros lugares que o sétimo, deste modo, acabou ficou na oitava colocação. Vocês podem encontrar a primeira temporada da série na Netflix.
Melhor Comentário do Leitor: “Conheci Beastars no começo desse ano antes do anime ter sido anunciado e PQP me viciei, o romance entre Legoshi e Haru me prendeu muito e os personagens secundarios são incríveis, um dos melhores mangás da década. Fiquei decepcionadíssimo com o anime, odiei o CG, não conselho ninguém assistir.”
07 – Haikyuu!! (78 Pontos)
Autor(a): FURUDATE Haruichi
Revista: Weekly Shonen Jump
Gênero(s): Esporte e Drama
Editora: Não é lançado no Brasil
Sinopse (Union Mangás): Hinata Shouyou, após assistir uma partida de vôlei, almeja se tornar um “Pequeno Gigante”, e junta-se ao clube de vôlei na sua escola, no ensino fundamental. Depois de encontrar novos membros, eles entram no torneio do ginasial, onde eles encontram o “Rei da Quadra”, Kageyama Tobio. Apesar de terem perdido, Shoyou ainda está determinado a alcançar o topo e realizar sua vingança contra Kageyama. Ao entrar no colegial, ele recebe uma grande surpresa: ele e Kageyama estão na mesma escola e no mesmo clube!
Comentário (Leonardo Nicolin): O único mangá de esporte a conseguir entra no TOP 10 acabou sendo Haikyuu!!, mas o motivo é bem óbvio, Haikyuu!! é o mangá de esporte mais popular da década e um dos mais amados da história. A série conseguiu conquistar tanto o corações dos japoneses quanto dos leitores do Analyse It – E as mudanças que o autor realizou esse ano, parecem ter sido um grande sucesso. Haikyuu!! merece todo amor do mundo.
Melhor Comentário do Votante: “Apesar de a série estar começando a se desgastar graça ao tamanho de seus jogos, Haikyuu!! conseguiu me surpreender desde da partida curta da Fukuroudani VS Mujinazaka que trouxe um estilo de jogo interessantíssimo com o personagem Kiryuu, além de desenvolve-lo muito bem pra um personagem que por enquanto teve pouco tempo de tela, além de desenvolver o Akaashi e é claro o despertar do Bokuto até a partida Karasuno VS Kamomedai que conseguiu trazer momentos épicos do Asahi, Tsukki e Hinata, além do Kageyama que sempre se destaca, além de é claro, desenvolver esses personagens e os rivais da Kamomedai, o que mais me surpreende é a capacidade do autor de desenvolver tão bem personagens com pouco tempo de tela e o pessoal da Karasuno, além de conseguir emocionar e empolgar com isso Mas o melhor disso tudo é com certeza a virada completa que o autor da dps da derrota da Karasuno, levar o protagonista pro outro lado do mundo pra desenvolver seus fundamentos não só revigora o mangá como da a oportunidade de trazer personagens novos e situaçoes que antes eram inusitadas, como as interações dos personagens que antes eram rivais e agora jogam juntos Pra mim o melhor desse ano de Haikyuu foi ter a constância no desenvolvimento de seus personagens e na capacidade de emocionar a todo instante e de ao mesmo tempo se revigorar de forma incrível, sem essa virada com certeza o primeiro lugar seria de Beastars”
06 – Chainsaw-man (81 Pontos)
Autor(a): FUJIMOTO Tatsuki
Revista: Weekly Shonen Jump
Gênero(s): Battle Shounen, Comédia e Ação
Editora: Não é lançado no Brasil
Sinopse (Union Mangas): Quando seu pai morreu, Denji ficou preso com uma dívida que era incapaz de pagar. Mas graças à ajuda de um cachorro demônio que ele salvou chamado Pochita, Denji é capaz de sobreviver como caçador de demônios de aluguel. Os poderes de serra elétrica do Pochita são bem poderosos contra estes demônios. E então, quando o Denji acaba sendo morto por um demônio, o Pochita desiste de sua vida para revivê-lo. Mas, agora o Denji renasceu como um hibrido de demônio com humano… Agora ele é o “Chainsaw Man”!
Comentário (Leonardo Nicolin): Obviamente somos um site que analisa principalmente a Weekly Shounen Jump, por isso eu esperava que a revista fosse bem na votação, mas eu realmente não esperava que Chainsaw-man conseguisse superar mangás como: Dr.Stone, Haikyuu!! e Jujutsu Kaisen. Essa é a prova de como a série conseguiu conquistar o público brasileiro. Para quem gosta de um bom Shounen engraçado e com uma pitada de drama, eu acho que Chainsaw-man é uma boa leitura.
Melhor Comentário do Votante: “Depois de ter pensado um pouco em qual mangá eu deixaria em primeiro lugar em 2019 eu vi que Chainsaw foi o meu preferido. Ele tem um mix de tudo que eu gosto e que foram muito bem utilizados no ano, ação desenfreada sem muita enrolação e muito bem quadrinizadas e dinâmicas, os momentos de humor são muito bons, os personagens não tiveram muito desenvolvimento mas o autor conseguiu dar características únicas pra cada um e são extremamente carismáticos e isso é válido pois dificilmente se vê algo com personagens tão legais, a Makima se tornou ainda mais misteriosa e interessante após os últimos capítulos de 2019 e mal posso esperar pra ver a origem dela e qual a sua verdadeira intenção, a arte demonstra muito bem a personalidade do autor, é muito estilosa e transmitem bem o que os personagens sentem. Em resumo diria que neste ano foi um mangá descompromissado, único, perfeito para se ler depois de um dia cansativo no trabalho ou facul pra dar um ânimo, e ele foi o melhor justamente por isso, é extremamente divertido.”
05 – Kingdom (85 Pontos)
Autor(a): HARA Yasuhisa
Revista: Weekly Young Jump
Gênero(s): Histórico, Guerra, Ação e Seinen
Editora: Não é lançado no Brasil
Sinopse (Union Mangas): Milhões de anos se passaram desde os tempos de lendas, quando os mundos dos homens e deuses ainda eram os mesmos. Nestes tempos eram os desejos do homem que mudaram o mundo. É o período da guerra de 500 anos: a Era dos Reinos Combatentes. Kingdom é a história de um garoto órfão e pobre tem o sonho de se tornar um grande general e assim começando seu caminho de provações e derramamento de sangue que o levarão até o topo das lendas!
Comentário (Leonardo Nicolin): A diferença entre Kingdom e Chainsaw-man me assustou muito: Por um momento da votação, Chainsaw-man inclusive conseguiu superar a série de HARA por um curto período de tempo, porém Kingdom acabou soberana. Kingdom é um dos mangás de maior sucesso no Japão e tem um grande número de seguidores no Brasil, é uma leitura obrigatória para quem gosta de uma boa série Seinen.
Melhor Comentário do Votante: “Simplesmente Fod*”
04 – Act-Age (110 Pontos)
Autor(a): TATSUYA Matsuki & SHIRO Usazaki
Revista: Weekly Shounen Jump
Gênero(s): Shounen, Drama, Real Life.
Editora: Não é lançado no Brasil
Sinopse (Union Mangás): Uma agência de atores realiza um evento em busca de novos talentos, onde Kei Yonagi, uma jovem sem experiência na mídia, decide tentar sua sorte. Ao não convencer o júri de seu trabalho, ela decide que a melhor coisa para ela e sua família é encontrar um emprego estável e abandonar o seu sonho. Mas, o que ela não sabe, é que um diretor conseguiu ver o incrível potencial que ela tem para a atuação.
Comentário (Leonardo Nicolin): Entre os mangás não Mainstream, Act-Age é aquele que recebeu mais votos, superando inclusive a marca de 100 pontos, um resultado espetacular para uma série que não tem nem um anime; Isso demonstra como os leitores do Analyse It tem um grande amor por essa série, que na verdade está conquistando todo mundo. Act-Age tem um grande potencial para se tornar um novo super sucesso no ocidente. Eu devo assumir, o ano de 2019 de Act-Age foi MUITO BOM.
Melhor Comentário do Votante: “Eu nunca adivinharia sozinho que a história de Act-Age é escrita por um autor sem nenhuma experiência prévia em serialização de mangás. As formas que ele encontra para passar o que quer sempre me fascinam, pois conseguem unir delicadeza e eloquência. Isso é essencial, pois o Tatsuya vem se aventurando nesse ano em várias temáticas ricas, como família, carreira, traição e até morte, coisas que, em uma obra dramática, não podem ser tratadas de maneira leviana. No arco do trem galáctico isso se tornou bem vívido, já que foram tomadas decisões bem corajosas, como a morte do Iwao. Ela não foi algo jogado só para causar drama, mas sim como uma forma de mexer com todos os personagens que estavam naquela trama. A forma extremamente deslumbrativa com que eles trataram a peça foi essencial naquela situação. E não foi apenas nas grandes peças que Act-Age conseguiu fazer algo de destaque. Até mesmo aquele pequeno arco escolar teve serventia para a narrativa, já que mudou alguns paradigmas que víamos na Yonagi desde o início da obra, como a dificuldade para formar amizades.
Mas convenhamos que a peça da princesa de ferro vem sendo a parte mais surpreendente da obra até o momento. Contamos com a apresentação de dois personagens muito interessantes: Hanako e Ogami. A primeira revirou de vez o psicológico da protagonista, enquanto o segundo passou por grandes experiências e mudanças por causa da protagonista. E isso é uma das coisas de que mais gosto em Act-Age: os personagens inferem naturalmente muito impacto nas vidas uns dos outros. Ou seja, eles não estão ali juntos por acaso só porque o autor quis, mas sim porque viu que a construção de um pode complementar a construção de outro. Além disso, a peça em si vem sendo muito emocionante, cheia de viradas e bem movimentada. Não bastasse isso, ela instiga ainda mais a rivalidade/amizade entre Yonagi e Chiyoko, que é algo explorado desde o início. E como estamos falando de um mangá, mídia cujo apelo visual é algo quintessencial, nada mais justo que falar do trabalho que Uzasaki Shiro vem fazendo.”
03 – Boku no Hero Academia (127 Pontos)
Autor(a): HORIKOSHI Kouhei
Revista: Weekly Shounen Jump
Gênero(s): Battle-Shounen, Super-Herói e Ação.
Editora: JBC (Brasil) e Devir (Portugal)
Sinopse (Union Mangás): A história situa-se nos dias atuais, exceto que indivíduos com super-poderes tornaram-se comuns por todo o mundo. Um garoto chamado Izuku Midoriya não possui poderes, mas continua a sonhar.
Comentário (Leonardo Nicolin): Por um momento eu me procurei, quando no primeiro dia de votação, Boku no Hero Academia não se encontrava nem nos dez primeiros colocados, porém, parece que os leitores da série preferem ler a TOC do Analyse It um pouco mais tarde: E a partir do segundo dia a série deslanchou em votos, alcançando uma ótima marca: 127 Pontos. Boku no Hero Academia é um mangá mainstream, e obviamente tem mais leitores que muitas outras séries, por isso sua terceira colocação não é uma grande surpresa.
Melhor Comentário do Votante: “Escolhi Boku no Hero Academia, porque este ano o Horikoshi-Sensei desenvolveu a estória de um jeito interessante e com um traço sempre agradável e dinâmico, lançou arcos incríveis como o da origem de Shigaraki, que é um arco que eu esperava desde a primeira vez que eu o vi. Agradou-me ainda mais o arco do exército de libertação contra liga dos vilões, que foi emocionante ver a evolução da individualidade da Himiko Toga, a superação do trauma do Twice e o domínio do chicote negro do Midoriya que espero (que ele use mais vezes). Um personagem que está se mostrando muito importante e que me está fazendo é o Hawks, um personagem muito misterioso!!! Bem é isso e muito mais que fez escolher Boku no Hero Academia , obrigado por ler!!!” – Comentário levemente editado, para melhorar a sua leitura -.
02 – Kimetsu no Yaiba (213 Pontos)
Autor(a): GOTOUGE, Koyoharu
Revista: Weekly Shounen Jump
Gênero(s): Battle Shounen, Demônios e Drama
Editora: Panini Comics (Brasil)
Sinopse (Union Mangás): O mangá conta a história de Tanjiro, o filho mais velho de uma família que é massacrada por um demônio e, a única sobrevivente do incidente foi umas das suas irmãs, que por causa do massacre acaba se transformando em um demônio. Então, o protagonista, Tanjiro, sai em uma jornada para tentar achar uma ”cura” para a sua irmã.
Comentário (Leonardo Nicolin): Não posso dizer que realmente estou surpreso pela ótima colocação de Kimetsu no Yaiba: A série com um anime teve um boost enorme de popularidade, e como também está entregando um arco espetacular, que está fechando todas as pontas abertas da série, é mais do que natural vermos a série superando os 200 pontos. Kimetsu no Yaiba é um sucesso absoluto e sinceramente merece seu sucesso. Séries mainstream quando entregam arcos bons praticamente dominam qualquer votação, por isso os três primeiros colocados foram esses três mangás que vocês viram. Porém entregam um arco ruim, meu amigo, são massacradas pelos leitores, vide Nanatsu no Taizai que conseguiu acumular incríveis 8 pontos.
Melhor Comentário do Votante: “Bem, a sequência de capítulos e os arcos apresentados foram ótimos, com um bom desenvolvimento de personagens, esse arco final incrível, com demonstração dos poderes do vilão, e o certo “desapego” da autora pelos personagens, que me lembram certas histórias.”
01 – ONE PIECE (289 Pontos)
Autor(a): ODA Eiichiro
Revista: Weekly Shounen Jump
Gênero(s): Battle Shounen, Piratas & Comédia
Editora: Panini Comics (Brasil) ou Conrad (Brasil – Cancelado).
Sinopse (Union Mangás): One Piece começa quando Gol D. Roger, o Rei Dos Piratas que possuiu tudo nesse mundo, antes de ser utado, diz que escondeu o seu tesouro em algum lugar da Grand Line, um oceano extremamente perigoso. Desde então muitos piratas se aventuram pela Grand Line para tentar encontrar o tesouro chamado One Piece. Um deles é Monkey D. Luffy, o garoto que, acidentalmente, comeu uma das Akuma No Mi, a Gomu Gomu No Mi (Fruta da Borracha), e agora ele pode esticar seu corpo como se fosse uma borracha. A jornada dele começa atrás de companheiros e um barco, que ele vai conseguindo pouco a pouco, pois tem um objetivo: Se tornar o Rei Dos Piratas.
Comentário (Leonardo Nicolin): Então… Quem vocês esperavam em primeiro lugar? Uma das séries mais populares da história, o mangá mais lido no Brasil atualmente, e que além disso, conseguiu entregar um dos arcos mais emocionantes – que está agradando vários e vários leitores – Era mais do que natural que ONE PIECE conseguisse a primeira colocação em uma votação popular. ONE PIECE é um fenômeno mundial que mudou a vida de muitas pessoas, sejamos sinceros, Oda merece todo o sucesso do mundo.
Melhor Comentário do Votante (Tiveram milhões de comentários sobre ONE PIECE, escolhi somente dois, já que a série ficou em primeiro lugar): “One Piece, desde que acompanho a série, foi um dos melhores anos com uma das melhores sequências de capítulos já vista, o desenvolvimento/amadurecimento de vários personagens que está sendo mostrado. Por mais que muitos não acreditem, a obra está sim, a encaminhar para o seu final. As revelações, respostas dadas e novos mistérios sendo mostrados, e por fim, esses últimos capítulos mostrando o passado do Oden, assim vimos um pouco de como era o bando do Barba Branca, e agora estamos a ver como era o bando do rei dos piratas. Gol D. Roger e está a ser uma das melhores experiências, vendo esse personagem em ação, bastante emocionante de várias maneiras!”
Segundo Comentário: “Em 2019 One Piece continuou o desenvolvimento do arco de Wano, que já tinha começado bem no ano passado. Novos personagens foram sendo apresentados e o background da ilha começou a ser formado. Tivemos cenas marcantes bem típicas de One Piece, como a morte do Yasuie. Tivemos também revelações como o motivo das akuma no mi artificiais se chamarem “smile” (o que contribuiu pra emoção da cena anterior), o passado da família Kozuki e, começando agora no final do ano, o passado do Oden. Pessoalmente, esse flashback do Oden está sendo uma das melhores coisas que eu já vi, contando parte da história do personagem mais importante da lore de One Piece, o Gold Roger. One Piece é meu mangá favorito e, como fã, eu me senti muito feliz lendo quase todos os capítulos lançados esse ano. Desde Marineford eu não me sentia assim em relação a um arco da série. “
MANGÁ MAIS DECEPCIONANTE DE 2019: Samurai 8
Em segundo lugar tivemos Shokugeki no Souma, com o terceiro lugar para Nanatsu no Taizai. Sobre a primeira colocação de 2019, eu devo dizer que não também não me surpreendeu; vamos ser sinceros, tínhamos uma grande aspectativa no novo mangá de Masashi Kishimoto; se esperava uma série emocionante que recuperava as qualidades do Naruto clássico, com a complexidade do Naruto Shippudden. Mas o que acabamos lendo foi uma série sem sal, totalmente perdida e com uma arte de suja e confusa. Samurai 8 acabou decepcionando a grande maioria dos seus leitores e merece sim ser a série mais decepcionante do ano.
MELHOR ADAPTAÇÃO ANIME de 2019: Kimetsu no Yaiba
Então, o estúdio Ufotable entregou um anime de altíssima qualidade, que deixou todo mundo de boca aberta: O Episódio 19 da série foi simplesmente de uma qualidade espetacular, uma das melhores animações que vi na minha vida (Quando o assunto é um anime semanal): A duplagem, a trilha sonora, a abertura, a animação dos poderes, tudo, nessa adaptação de anime foi de altissima qualidade. Kimetsu no Yaiba mereceu essa primeira colocação.
MELHOR CAPÍTULO de 2019: ONE PIECE 967
Comentário (Leonardo Nicolin): Então, para você que não lê ONE PIECE, as minhas palavras não terão nenhum efeito, mas para quem lê, sabe quanto esse capítulo foi importante para série, em um dos Flashbacks mais importante, se não o mais importante que tivemos agora. ONE PIECE está caminhando para o seu encerramento e sejamos sinceros, esse ano Oda entregou vários capítulos espetaculares. Esse é a prova em absoluta que Oda sabe o que está fazendo com a série…
As palavras? “Laugh Tale“.