Muitos sucessos comerciais
escrito por Diego Felipe
Eita ferro… Olá, pessoal. Eu, Diego Felipe, estou de volta ao Analyse It, para o lançamento de uma nova análise de uma edição da… Weekly Shonen Jump. Foi mal, Sunday e Magazine. Ainda não será dessa vez (risos). Mas bem, essa edição vem com uma estreia interessante – temos uma nova leva e fica a torcida para que surja um novo sucesso a cada leva, não é mesmo? (sim, sabemos que isso não acontece, mas torcer não custa (risos)). Sem mais delongas, eis a TOC.
TOC Weekly Shounen Jump #39 (26/08/2019):
Yozakura-san Chi no Daisakusen (Capa, Pagina colorida de abertura, Novo mangá de Hitsuji Gondaira) (capítulo 01)
01 – Kimetsu no Yaiba (capítulo 171)
02 – One Piece (capítulo 953)
Dr. Stone c118 (Página colorida) (capítulo 118)
03 – Yakusoku no Neverland (capítulo 147)
04 – Haikyuu!! (capítulo 362)
05 – Jujutsu Kaisen (capítulo 72)
06 – Boku no Hero Academia (capítulo 240)
Black Clover (Página colorida) (capítulo 217)
07 – Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai (capítulo 124)
08 – Chainsaw-man (capítulo 35)
09 – Act-Age (capítulo 78)
10 – Kamio Yui wa Kami wo Yui (capítulo 23)
Bone Collection (Pagina colorida, One-shot de Jun Kirazaka)
11 – Yuragi-sou no Yuuna-san (capítulo 172)
12 – Samurai 8: Hachimaru-den (capítulo 15)
13 – Tokyo Shinobi Squad (capítulo 12)
14 – Futari no Taisei (capítulo 14)
15 – Beast Children (capítulo 13)
Ausente: Hunter x Hunter (em hiato, pausado no capítulo 390)
Weekly Shounen Jump #40 (02/09/2019):
Capa, Página colorida de abertura: Mitama Secureity (Novo mangá de Tsurun Hatomune)
Página colorida: Yozakura-san Chi no Daisakusen (25 páginas), Act-Age
Nessa edição tivemos a estreia de Yozakura-san Chi no Daisakusen, nova obra de Hitsuji Gondaira. Gondaira é conhecido por ter ganhado a Golden Future Cup de 2015 com o one-shot “Genjui Toteku”. Mas a serialização desse one-shot (Poro no Ryuugaku-ki) infelizmente não vingou quando foi lançada em 2017. Na verdade é comum vermos autores terem de vivenciar o fracasso antes do sucesso na Jump. Mas fica a torcida pra ele dar a volta por cima. Os autores de Boku no Hero Academia, Haikyuu!!, Black Clover e Yuragi-sou no Yuuna-san experimentaram fracassos antes de emplacaram tais obras. Pena que o autor de Saigo no Saiyuki (Nonoue Daijirou), que já vinha de fracasso, não teve a mesma sorte. Mas desejo boa sorte a Daijirou em suas próximas tentativas e a Gondaira em sua nova tentativa.
As outras páginas coloridas foram para Dr. Stone, que ainda vende bem mas não apresenta uma expectativa de boost nas vendas de volumes mesmo com o anime em exibição e o marketing forte, e Black Clover, que continua em situação confortável mesmo atualmente tendo que lidar com mangás mais novos que ele apresentando melhor rendimento. São os casos de Kimetsu no Yaiba e Yakusoku no Neverland (e futuramente Jujutsu Kaizen, se este fizer sucesso com um possível anime). Também tivemos página colorida para o one-shot Bone Collector, de Jun Kirazaka, que ao que parece é autor(a) novato(a). Ah, e para a surpresa de zero pessoas… Hunter x Hunter ainda tá em hiato.
Pela terceira vez seguida vemos Kimetsu no Yaiba ser ranqueado em primeiro lugar – o que não surpreende pois sua popularidade está no auge. Na semana retrasada todos os 16 volumes lançados de Kimetsu apareceram no Ranking Oricon, vendendo cada um pelo menos 20 mil cópias, sem falar no fanbook do mangá, que já vendeu por volta de 170-175 mil cópias (na semana retrasada tinha vendido 16.371 unidades). O anime também está vendendo muito bem em DVDs e Blu-Rays (informação que o Nicolin já tinha trazido na análise da edição anterior)… Dificilmente não veremos uma segunda temporada nos próximos anos.
O segundo lugar foi para ONE PIECE, que segue sendo o pilar supremo incontestável e pão da vida da Shounen Jump. Nem há muito o que falar sobre esse titã, não é mesmo? Embora recentemente muito se noticie que o autor já está planejando o fim da obra isso ainda deve levar muitos anos para se concretizar. A terceira posição foi para Yakusoku no Neverland após este ter ganho a capa e a página colorida de abertura pelos seus três anos de publicação na edição #38. O mangá, que provavelmente não será prolongado por muito tempo, continua vendendo muito bem: seu décimo quinto volume já vendeu quase 500 mil cópias até a semana retrasada – com a tendência de vender pelo menos mais 100 mil cópias nas próximas semanas. A expectativa é que o mangá chegue ao fim (provavelmente em 2020) em alta.
E parece que Haikyuu!! realmente voltou a ser melhor classificado nas posições ranqueáveis. Levando em conta que ganhou página colorida na edição #38, essa é a terceira edição seguida que o mangá fica ranqueado entre os cinco primeiros. Após 7 anos de publicação a popularidade de Haikyuu!! continua grande, tanto que seu anime terá uma quarta temporada. A tendência é que Haikyuu!! ainda continue em alta por mais alguns anos, se não tivermos nenhuma surpresa.
Pelo visto Jujutsu Kaizen (quinto lugar da vez) andou pegando gosto por ficar no Top 5. A partir da edição #33 Jujutsu só não apareceu no Top 5 na edição #36-37, porque ganhou páginas coloridas. São cinco ranqueamentos seguidos no Top 5, chegando até a ficar em primeiro entre os ranqueados da edição #34. É bom ver o mangá voltar a ter destaque, levando em conta que até a edição #32 ele tinha ficado mais pra escanteio, ainda mais com a estreia de Samurai 8. Para mim e para o Nicolin é sem dúvida a obra que mais tem chances de receber anime em breve – e se as vendas continuarem a aumentar é provável que a obra receba um destaque muito maior, seja antes ou depois do anúncio de um possível anime.
Mais uma vez não conseguindo dar as caras no Top 5 (ficou em sexto), Boku no Hero Academia segue em situação absolutamente confortável na line-up. Seu 24º volume tinha vendido 496.745 cópias até a semana retrasada. Até o fim de setembro já deve ter vendido mais 100 mil cópias no mínimo. Com a quarta temporada do anime a caminho e com o sucesso internacional ficando cada vez mais evidente, a tendência é que Boku no Hero continue mantendo seu desempenho excelente pelos próximos anos, mesmo lidando com uma concorrência pesada na própria Jump.
Após ter ganho página colorida na edição #38, Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai volta a ficar no meio da ordem de leitura, ficando na sétima colocação. O anime não chegou a trazer resultados espetaculares ou notórios como estamos vendo nas vendas de volumes tais como em Kimetsu no Yaiba (cujo anime também vende bem) ou Yakusoku no Neverland (cujo anime não vende muito mas contribuiu para o crescimento comercial). Mas foram suficientes para garantir uma segunda temporada e também contribuem bastante para manter a estabilidade da obra. Bokutachi vai terminar 2019 sem problemas e, se não surgirem muitos novatos de sucesso ou não começar a se desgastar demais, tem chances consideráveis de passar tranquilamente por 2020 também.
O oitavo lugar ficou para Chainsaw-man, que segue tranquilo na revista. As vendas do mangá vão melhorando aos poucos: o 3º volume vendeu 50.952 cópias em menos de duas semanas, enquanto o volume 1 foi um dos primeiros volumes mais vendidos do primeiro semestre (informação trazida pelo leitor Angrus). Acredito que em um mês em circulação alcança um nível de vendas entre 70-75 mil cópias. Como o Nicolin já havia dito antes, o mangá tem potencial e, recebendo um bom anime, pode ser um sucesso comercial.
A nona colocação da vez foi para Act-Age, que outra vez ficou no meio da ordem de leitura. O mangá não aparece entre os cinco primeiros ranqueados desde a edição #29, quando alcançou o segundo lugar. É bem provável que a obra volte a pegar posições elevadas quando o arco atual ficar mais intenso. Comercialmente falando, a fase continua boa e por enquanto as vendas de volumes ainda estão aumentando, embora ainda seja um dos mangás estáveis que menos vendem na revista. Na próxima edição Act-Age ganhará uma página colorida. Dando uma leve respirada, Kamio Yui wa Kami wo Yui conseguiu a décima colocação ficando fora do bottom, o que não garante, porém, uma melhora em sua situação. Pelo contrário… Ele ainda é um dos quatro mangás que mais têm chances de acabar cancelado e por ora não dá sinais de que conseguirá reverter sua delicada situação. Se não tivermos nenhuma surpresa, o mangá têm grandes chances de não permanecer na revista mesmo em curto prazo.
Quem abre o bottom da vez na décima primeira posição é Yuragi-sou no Yuuna-san. Mesmo não correndo o risco de ser ceifada (ainda mais com pelo menos quatro mangás novatos mal-sucedidos cada vez mais perto de serem cancelados) e de possuir um nível de vendas de volumes satisfatório as chances dela chegar ao fim no ano que vem são grandes, considerando que o mangá já não é mais tão atraente para o público quando alguns mangás mais recentes que ainda não ganharam anime (Jujutsu Kaizen e Act-Age) ou obras que ganharam anime e renderam melhores resultados comerciais (Yakusoku no Neverland e Kimetsu no Yaiba). Pelo bem do mangá e para que possa terminar de forma decente, sem um fim abrupto, é melhor que a obra não se prolongue por muito tempo.
A décima segunda colocação foi para Samurai 8: Hachimaru-den, que só foi feliz em pegar o Top 5 na edição #31 e depois alternou entre ganhar páginas coloridas, aparecer no meio da ordem de leitura e aparecer no bottom (como nessa edição). Ao que parece a recepção ao mangá não tem sido das mais entusiasmantes, embora a expectativa é que o primeiro volume não faça feio comercialmente (ou será que ter o mesmo autor de Naruto no roteiro pode não ser garantia de muita atenção?). Para todos os efeitos é fato que o mangá está sendo aquém do esperado para alguns leitores. Ele ainda não corre riscos de ser cancelado, mas se não ganhar de vez os leitores a médio prazo a situação pode se complicar.
E por fim vemos a “trindade dos lascados”: Tokyo Shinabi Squad (décimo terceiro lugar), Futari no Taisei (décimo quarto lugar) e Beast Children (décimo quinto lugar). Somando a situação não menos lascada de Kamio Yui, já são quatro mangás que devem rodar nas próximas edições. Me pergunto se isso pode abrir espaço para uma estreia vindoura de uma leva de pelo menos quatro novas obras – isso é só uma hipótese, é claro, já que o mais provável é que a próxima leva tenha só três estreantes… mas não deixaria de ser um jeito interessante de começar o ano editorial de 2020.