O sucesso de Gotoubun e os novatos ameaçados
escrito por Diego Felipe
Não é novidade para mais ninguém que o anime de Gotoubun está sendo um sucesso, mas não custa nada explicitar alguns breves detalhes sobre esses resultados positivos. Enquanto isso, outro anime que saiu em janeiro ainda não apresentou resultados expressivos. Temos também alguns novatos que mal começaram e já estão no risco do cancelamento. Bem, sem mais delongas, vamos aos índices das edições #06 e #07.
Weekly Shounen Magazine #06 (2019):
Domestic na Kanojo (Capa, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 214)
01. Tokyo Revengers (capítulo 92)
02. Kanojo, Okarishimasu (capítulo 73)
Gotoubun no Hanayome (Capa, Página Colorida) (capítulo 68)
03. Runway de Waratte (capítulo 77)
04. DAYS (capítulo 278)
05. Senryuu Shoujo (capítulo 111)
06. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 69)
07. Nanatsu no Taizai (capítulo 295)
08. Blue Lock (capítulo 21)
09. Daiya no Ace: Act II (capítulo 151)
10. Fumetsu no Anata e (capítulo 88)
11. Enen no Shouboutai (capítulo 156)
12. Eden’s Zero (capítulo 26)
13. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 87)
14. Hitman (capítulo 27)
15. Orient (capítulo 29)
16. Shichi wa Gojuroku (capítulo 09)
17. Danshi Koukokousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi (capítulos 73 e 74)
18. Gamblers Parade (capítulo 12)
19. Yoru ni naru to Boku wa (capítulo 25)
20. Ahiru no Sora (capítulo 609)
21. Seitokai Yakuindomo (capítulo 503)
Bakemonogatari (Ausente) (pausado no capítulo 35)
Weekly Shounen Magazine #07 (2019):
Yuuki Yoda (Capa)
Gotoubun no Hanayome (Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 69)
01. Kanojo, Okarishimasu (capítulo 74)
02. Eden’s Zero (capítulo 27)
Runway de Waratte (Página Colorida) (capítulo 78)
03. Hitman (capítulo 28)
04. Tokyo Revengers (capítulo 93)
05. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 88)
06. Orient (capítulo 30)
07. Daiya no Ace: Act II (capítulo 152)
08. Fumetsu no Anata e (capítulo 89)
09. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 70)
Gamblers Parade (Página Colorida) (capítulo 13)
10. DAYS (capítulo 279)
11. Blue Lock (capítulo 22)
12. Senryuu Shoujo (capítulo 112)
13. Bakemonogatari (capítulo 36)
14. Danshi Koukokousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi (capítulos 75 e 76)
15. Domestic na Kanojo (capítulo 215)
16. Enen no Shouboutai (capítulo 157)
17. Shichi wa Gojuroku (capítulo 10)
18. Nanatsu no Taizai (capítulo 296)
19. Yoru ni naru to Boku wa (capítulo 26)
20. Ahiru no Sora (capítulo 610)
Seitokai Yakuindomo (Ausente) (pausado no capítulo 503)
A capa da edição #06 foi estampada pelos dois mangás que ganharam anime em janeiro: Domestic na Kanojo e Gotoubun no Hanayome. De quebra, DomeKano ganhou as páginas coloridas de abertura dessa edição, enquanto Gotoubun pegou as páginas coloridas adicionais. Apesar de só ter se passado um mês após a estreia dos animes já dá pra notar a diferença que está sendo a recepção dos dois animes e o impacto que eles estão trazendo para os mangás. Gotoubun está recebendo um boost significativo nas vendas de volumes físicos e digitais, está vendo sua tiragem de volumes circulantes aumentar e está recebendo mais destaque na revista. DomeKano, por sua vez, não apresentou ainda um boost nas vendas de volumes (e creio que nem vai apresentar), além de não ter sido tão divulgado quanto Gotoubun nos meses precedentes. De quebra, na edição #07 o mangá de Kei Sasuga já apareceu acima do bottom, na décima quinta colocação.
Enquanto isso, a capa da edição #07 foi estampada pela jovem cantora Yuuki Yoda, membro do grupo Nogizaka46. Nessa mesma edição Gotoubun ganhou mais páginas coloridas, desta vez as de abertura. E quando eu estava falando de boost, não estava brincando: entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro, vimos os sete primeiros volumes do mangá aparecerem no Ranking Oricon, tendo a posição mais baixa ficado para o 3º volume, que, na 32ª posição, vendeu mais 15.216 cópias (soma 251.137 cópias vendidas em quase um ano). A posição mais alta tinha ficado para o sétimo volume, que, na 17ª posição, teve mais 17.406 cópias vendidas (em dois meses, vendeu 203.461 cópias no total). O primeiro volume, lançado há 64 semanas (aproximadamente 1 ano e 3 meses) tinha vendido 15.339 cópias, somando 276.238 cópias no total. Mudando de assunto: Bakemonogatari esteve ausente na edição #06, mas retornou na edição #07, pegando a medíocre décima terceira posição. Na semana retrasada, o 4º volume vendeu 68.925 cópias, enquanto a edição especial desse mesmo volume vendeu 30.716 cópias. Adianto que na edição #08 Bakemonogatari recebeu uma página colorida de abertura.
Quem ficou em primeirão entre os ranqueados da edição #06 foi Tokyo Revengers, que segue em fase bem favorável e sem risco algum de cancelamento. Na edição #07 o mangá pegou outra posição muito boa – o quarto lugar. Outro que está em boa fase na revista e também está se mantendo no Top 10, Kanojo, Okarishimasu bateu na trave na edição #06 e por pouco não ficou em primeiro lugar – mas no primeiro lugar tinha Tokyo Revengers, tinha Tokyo Revengers no primeiro lugar. Mas na edição #07 a coisa foi diferente: Okarishimasu ficou em primeirão entre os ranqueados, estando abaixo apenas de Gotoubun na ordem de leitura (e esse tinha ganhado as páginas coloridas de abertura). Mas a boa fase não se resume meramente a posições nas edições. Aliás, se fosse assim, Danshi Koukousei nunca teria se firmado, não é mesmo? (é um gag mangá que fica sempre em posições baixas mas vende bem e tem bom público). Em menos de duas semanas o 8º volume de Okarishimasu vendeu 66.623 cópias até o dia 27 de janeiro, com perspectiva de já ter vendido pelo menos mais 15 mil cópias desde esse dia até hoje. Não duvido nem um pouco de uma adaptação animada de Okarishimasu ser anunciada mais pra frente.
Em fase sossegada e estável, Runway de Waratte pega a terceira posição na edição #06. E de quebra, ainda recebe uma página colorida na edição #07. Dependendo do futuro da revista e do interesse dos editores, não descarto que a obra receba uma adaptação em anime eventualmente (embora eu não ponha minha mão no fogo por isso). Já o mangá de futebol DAYS continuou no Top 10 nas edições #06 (ficou em quarto) e #07 (ficou em décimo). A obra ainda mantém um rendimento considerado positivo na visão dos editores, ao menos a médio prazo. A longo prazo, porém, o futuro de DAYS dependerá da situação da revista e do desempenho de DAYS.
No bottom na edição anterior, Senryuu Shoujo deu um pulo do gato daqueles e ficou em quinto na edição #06. Na edição #07 o mangá pegou uma posição mais medíocre, sendo o décimo segundo colocado – ainda assim, ficou longe do bottom. Senryuu, como já sabem, tem anime anunciado para abril, com direito a escolha da Kana Hanazawa (dubladora muito popular) para interpretar a protagonista. A meu ver ainda é relativamente cedo pra dizer se esse anime tem chances de trazer bons resultados ou não.
Depois de umas posições medianas-baixas nas edições anteriores, Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai deu um respiro e ficou em sexto e nono lugares nas edições #06 e #07, respectivamente. Bem, como eu disse na análise anterior, Mako-san é um gag mangá que não vende tanto quanto Danshi Koukousei. Mas bem, também há o lado meio cheio: os editores mantém o apoio ao mangá e a recepção dele na revista é positiva. E como mangás de comédia desse tipo não precisam necessariamente ter um nível elevado de vendas, isso vai ajudando a obra a se manter. Mesmo assim, acredito que será difícil vermos Mako-san durar a um prazo muito longo.
Ainda em situação muito confortável, Nanatsu no Taizai esteve em sétimo na edição #06. Mas na edição #07 vimos o grande pilar ser o antepenúltimo entre os ranqueados, na décima oitava posição. É claro, essas posições medíocres-baixas que Nanatsu pega não preocupam nem um pouco. Nesse caso em específico, elas são apenas uma opção do grupo editorial e não exatamente um sinal de que o mangá está em má fase – até porque ainda é o mangá com melhor nível de vendas da revista e um dos mais rentáveis da editora Kodansha.
Enquanto isso, o novato mangá de futebol Blue Lock ficou em oitavo na edição #06 e em décimo primeiro lugar na edição #07. Infelizmente o 2º volume não conseguiu vender tanto fisicamente, o que não facilita sua busca por estabilidade. A obra não tem uma má recepção mas também não empolga tanto a ponto de vender bem e aparecer no Ranking Oricon. Talvez percebendo isso, os editores já começaram a colocar Blue Lock em posições fracas nas edições seguintes. Ainda assim, fica a torcida para que a obra reverta a situação, já que seu desempenho, se por um lado pena pra ser razoável, por outro não é tão baixo a ponto do cancelamento ser a única opção para lidar com a obra – uma transferência para uma revista mensal da Kodansha (talvez a Bessatsu Shonen Magazine) ou mesmo a Magazine Pocket não seriam má ideia, dependendo da situação.
O mangá de beisebol Daiya no Ace: Act II não chegou a pegar posições muito elevadas, mas continuou no Top 10: ficou em nono na edição #06 e em sétimo na edição #07. Comercialmente falando a obra segue em ótima fase: seu 15º volume vendeu 174.636 cópias em pouco menos de duas semanas. A expectativa é que venda mais 70 mil cópias em até quatro-cinco semanas. De quebra, o anime estará de volta em breve… Sem dúvida a situação do mangá segue muito boa.
Página Colorida de Abertura (edição #07): Gotoubun no Hanayome
Fora da edição #04-05, Fumetsu no Anata e retornou na edição #06 e permaneceu na edição #07, mantendo-se no Top 10 com a décima e a oitava colocações, respectivamente. Geralmente o mangá fica em posições menos elevadas, mas até que começou sendo bem ranqueado nesse ano editorial de 2019. Mas mesmo que torne a pegar posições mais baixas, a fase ainda é estável. Enen no Shouboutai pegou a medíocre décima primeira posição na edição #06 e abriu o bottom na edição #07, na décima sexta posição. O anúncio do anime pelo visto não motivou os editores a deixarem o mangá em mais destaque antes que ele ficasse próximo de estrear. A obra está tranquila na revista, mas o desafio é seu rendimento comercial aumentar através do anime (algo que já comentei na análise anterior). O estúdio é competente e pode entregar um bom serviço, mas todo cuidado é pouco.
Em situação estável, Eden’s Zero ficou apenas na décima segunda colocação na edição #06, mas na edição #07 pegou a segunda colocação entre os ranqueados. A obra de Hiro Mashima deve se manter em fase tranquila por um bom tempo. Com maior oscilação nas posições das edições, Kishuku Gakkou no Juliet foi da décima terceira colocação na edição #06 para a quinta posição na edição #07. Em situação estável e com bom rendimento, mesmo com o fracasso do anime, Juliet vai ficando cada vez mais perto da marca de cem capítulos publicados, somando os capítulos da Bessatsu Shonen Magazine (revista mensal) com os lançados na semanal Weekly Shounen Magazine.
Página Colorida (edição #07): Runway de Waratte
Ainda brigando para se firmar na line-up, Hitman tem variado entre posições altas e medianas. Na edição #06 ficou em décimo quarto lugar. Na TOC #07 estava com um ótimo terceiro lugar. A relação dos editores com o autor Kouji Seo é boa, então não faltará apoio ao mangá para que ele emplaque ou ao menos se mantenha até onde der, caso o rendimento não suba. Enquanto isso Orient foi o décimo quinto colocado na edição #06, mais uma vez pegando uma colocação fraca. Na edição #07 deu mais sorte e foi alçado à sexta colocação entre os ranqueados. A situação de Orient na revista é estável e o mangá não corre riscos por ora, porém também está longe de ser aquilo que muitos esperavam pelo hype que a obra tinha antes de ser publicada.
O novato Shichi wa Gojuroku já está precocemente ameaçado. Na edição #06 o mangá ficou em décimo sexto, na porta do bottom. Já na edição #07, Shichi ficou no bottom, na décima sétima posição. Dificilmente um mangá que é posto já cedo em posições baixas na ordem de leitura, sem perspectiva de pegar posições melhores na ordem de leitura, consegue sobreviver. Sem surpreender, Danshi Koukokousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi mais uma vez aparece o bottom, dessa vez abrindo a zona dos cinco últimos na edição #06. Na edição #07 ficou em décimo quarto lugar, fora do bottom. Danshi Koukousei continua apresentando um bom desempenho comercial (como já falei na análise anterior das edições da revista). A fase é estável e os riscos de cancelamento são muito baixos.
Página Colorida (edição #07): Gamblers Parade
A décima oitava posição da edição #06 ficou para Gamblers Parade. Apesar das vendas do primeiro volume de Gamblers Parade não terem muito positivas do primeiro volume, os editores ainda tentarão dar apoio ao novato. Tanto é que na edição #07 Gamblers recebeu uma página colorida. Porém, os resultados das vendas do mangá são menos expressivos que os de Blue Lock, que também não está seguro por ora. Fica a torcida para que esse apoio editorial dê um efeito positivo e faça com que o segundo volume apresente melhor desempenho comercial. Favorito ao cancelamento, o novato mal-sucedido Yoru ni naru to Boku wa ficou com a décima nona colocação tanto na edição #06 (em que foi o antepenúltimo) quanto na edição #07 (em que foi o penúltimo). Se não tivermos nenhuma surpresa, é só questão de tempo para a obra cair fora do plantel.
Em contagem regressiva para seu fim, Ahiru no Sora fica ranqueado na vigésima posição tanto na edição #06 (em que foi o penúltimo) quanto na edição #07 (em que foi o último). Infelizmente, com a perda de força que a obra sofreu nos últimos anos, é bem provável que Ahiru pegue posições baixas com frequência enorme até o lançamento de seu último capítulo. O vigésimo primeiro/último lugar da edição #06 foi para Seitokai Yakuindomo. Seitokai por ora continua tranquilamente na revista, mas refletindo bem, acredito que com o passar do tempo não vai demorar para que o mangá seja finalizado, uma vez que ele já não tem mais tanto destaque quanto no passado. Na edição #07 Seitokai esteve ausente, retornando na edição #08.
Bem, pessoal, assim termino a análise das edições #06 e #07 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!